![]() |
| Parque Farroupilha / Porto Alegre - Brasil |
FÉRIAS DE VERÃO
- Tais Luso de Carvalho
Aqui está mais uma crônica do cotidiano que trago para vocês: Férias!
Ah, como lembro daquelas nossas férias mais antigas, Pedro, eu, nossos filhos, ainda adolescentes, nossos cães e a tartaruga Cacilda, hoje já uma jovem senhora. Aliás, aprendo muito com a Cacilda, boa de papo. Levanta a cabeça e fica me encarando como se quisesse reclamar de alguma coisa, mas não se estressa.
Porém, férias cansa, e a volta para casa foi sempre com alegria! Os preparativos para passarmos 30 dias de férias, durante anos, foram grandes: muitas malas e mais os objetos dos cães e as coisas da Cacilda, na época uma adolescente.
A viagem já era complicada: Cacilda passava por debaixo do banco do carro para ir no meu colo. Hoje não conseguiria, cresceu. Engordou. Parece um capacete de motoqueiro.
Os cãezinhos viajavam atrás, com nossos filhos. E eu, conforme o alvoroço todo, enjoava dentro do carro. Tenho problemas com enjoo quando entro em carros em movimento. Mas nada que um remedinho não contorne o problema.
Nosso roteiro era para a Serra, Gramado e Canela, colonização alemã e italiana. Duas cidades maravilhosas, entre tantas outras desta região serrana do Rio Grande do Sul.
As tantas malas fariam qualquer pessoa normal desistir de viajar mas, sem dúvida, foram anos muito bons. Muito divertidos.
A volta tornava-se pior, refazer as malas que ficavam pequenas para coisas que comprávamos por lá.
Voltávamos para casa no final do mês, cansados mas felizes, precisaríamos de outras férias para descansar da primeira!
Mas, dava tudo certo, tínhamos energias para queimar naquele rebuliço todo! Os cãezinhos queriam viajar na janela, com as orelhas voando, os filhos - adolescentes - participavam da folia, com muitas risadas. Mas, com toda a folia, foram ótimos anos. Ficamos com lindas recordações em fotos.
Porém, chegou o dia que resolvemos imitar o nosso querido conterrâneo, o saudoso escritor Luís Fernando Veríssimo, que adorava ficar em Porto Alegre no verão! A gauchada saía e a cidade ficava muito mais calma. Os shoppings, os restaurantes, as ruas, os teatros… muita tranquilidade! E nada mais de enfrentar as estradas nos finais de semana e nas férias, onde todos fazem o mesmo caminho, Serra e Mar! Aquelas filas intermináveis nas longas estradas, sob o sol de verão, ficaram no passado.
Portanto, nesse verão ficaremos em Porto Alegre, que apresenta nessa época belos espetáculos de teatro e ótimos musicais. Não haverá mais estresse e nem cansaço, mas conforto e ótimos passeios onde moramos. Os filhos, já adultos, viajam, agora suas férias são diferentes das nossas.
Ficamos felizes com esta nossa decisão.
.jpg)



De volta a Macau, ao trabalho, aos blogues.
ResponderExcluirBoa semana
Fazer férias em contraciclo é boa ideia.
ResponderExcluirMas nem sempre é possível por causa das escolas e outras obrigações. Mas quando os filhos já estabeleceram as suas próprias famílias, quando se é reformado não há condicionamento de datas. A menos que os netos atrapalhem, o que é gostoso...
Magnífica crónica, gostei de ler.
Boa semana.
Um abraço.
Taís, ri contigo aqui, pois as nossas férias com a turminha era bem assim. Mas tenho saudades daqueles tempos tão trabaklhosos, mas lindos!
ResponderExcluirE estamos em férias desde agosto, justamente por não frequentar nossas praias aí no verão, com trânsito e tuuuuuuuuuuudo mais. Ficaremos também na selva de pedra !
beijos praianos, linda semana, chica
Uma crónica muito visual. Consegui ver tudo como se estivesse a ver um filme. Até a tartaruga Cacilda. E os seus filhos adolescentes e o seu enjoo (eu também enjoava) e o seu marido por certo cheio de paciência. Mas a vossa decisão foi boa. Ficar no lugar onde moramos quando todos vão de férias é uma boa opção. Gostei muito do seu texto, minha Amiga Taís.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Que encanto de partilha, Tais 🌞 As tuas palavras fazem-nos sentir o cheiro do mar e o calor das boas memórias de verão. Um texto leve, cheio de ternura e saudade, que nos transporta para dias felizes.
ResponderExcluirCom carinho, Daniela Silva 💜
alma-leveblog.blogspot.com
Convido-te a visitar o meu cantinho também ✨
Porto Alegre é muito bonito, foi uma boa decisão, Taís boa semana bjs.
ResponderExcluirMinha querida amiga Taís,
ResponderExcluirVocê falou dos teus momentos de férias em família, com direito a tartaruga no colo, crianças e cachorrinhos felizes, e "Dimenidrinato" para não vomitar no Pedro... Faz parte. 😂😂😂
Você lembrou do meu saudoso amigo Veríssimo (filho), pois, o pai infelizmente não conheci.
Você lembrou dos bons e velhos tempos, quando registrávamos nossas vidas em fotos de papel.
Eu creio, minha amiga Taís, que você é o tipo de pessoa de bem, que sabe valorizar e saborear o dito popular: "recordar é viver".
Tenha uma boa semana!
Beijos!!!
A minha primeira vez aí nunca esqueci um fato pitoresco. Saí caminhando, cansando, perguntei ao motorista do ônibus que parou à minha frente: “este ônibus passa no gasômetro?” e o motorista me respondeu: “Não, senhor, porque é contramão. Para chegar ao gasômetro basta atravessar a rua. Ele está do outro lado, ali, e esticou o beiço para mostrar-me o gasômetro”. E rimos os dois com bonomia.
ResponderExcluirFaz bem em ficar, Taís.
Uma boa semana!
Quem boa romaria faz em sua casa fica em paz.
Beijo,
Bom dia de paz, querida amiga Taís!
ResponderExcluirJá viajei tanto nas férias com meninos pequenos. Depois, com netinhos também pequenos. Agora, depois da pandemia, tudo passou... só alguma poucas viagens quando coincide netos poderem, eles crescem e têm outros compromissos.
Como moro em cidade de veraneio, aqui mesmo é férias o ano todo, rs, e fujo para a roça ou para a Serra do Estado, vez por outra, nas altas temporadas.
A farra das viagens com meninos pequenos é inesquecível e temos as fotos para reavivar a memória afetiva.
Ah! Nunca viajei com bichinhos, já a filha com netos sim...
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos fraternos
Muy bonitas las imágenes.
ResponderExcluirLas vacaciones en familia siempre traen grandes recuerdos y muchas anécdotas vividas.
Con el tiempo, todo va cambiando y son necesarios días más tranquilos.
Ha sido un placer disfrutar de tus letras.
Muy feliz semana.
Un beso.
Que texto magnífico. Consegui "entrar" no seu carro mesmo com a "amiga" Cacilda!
ResponderExcluirViajei consigo para as minhas férias de verão das minhas memórias...
Ótima decisão de ficar na sua cidade. Verá por certo maravilhas que no dia a dia não consegue vislumbrar.
Abraço.
https://rabiscosdestorias.blogspot.com
Por aqui o verão já terminou, mas este post trouxe uma lufada de ar fresco aos dias mais cinzentos!
ResponderExcluirBjxxx,
Pinterest | Instagram | Subscreve a nossa newsletter
Siempre es genial salir de vacaciones con quienes amas. Te mando un beso.
ResponderExcluirOlá, Taís!
ResponderExcluirFoi-se o tempo, também não viajo mais em altas temporadas. Graças a Deus os filhos cresceram e terminou aquela muvuca da criançada. Às vezes bate uma saudadezinha daqueles tempos, mas era uma trabalheira danada! Meu marido e eu ainda continuamos viajando bastante, mas em vários meses do ano, sempre fugindo do frio. Já faz bastante tempo que também resolvemos ficar por aqui quando o povo todo sai de férias. A cidade fica mais calma e a gente pode respirar. (nunca viajei com meu gatinho, sempre tive com quem deixá-lo. Agora ele está bem velhinho, tal como eu e o Nilton, rs). Adorei tua crônica.
Bjsss, Marli
Que diferentes aquellos años en los que se salía un mes de vacaciones con toda la familia, incluidas mascotas, a disfrutar del mar o montaña dependiendo de la residencia habitual. Pero al igual que haces tú cuando veo esas colas kilométricas de coches y esas playas en que la separación entre toallas es de centímetros, también me pregunto si tanto estrés puede calmar el que se vive en una gran ciudad.
ResponderExcluirSaludos.
lindo texto, ótima reflexão...penso que às vezes ficar em casa é a melhor opção, abçs
ResponderExcluirCrônica bem legal, Taís. Viajar nas férias é sempre muito bom mas tem seus percalços. Aqui no Rio eu costumava no verão ir para Cabo Frio, região muito bonita e de praia mas parece que todo mundo do Rio fazia a mesma coisa...resultado: engarrafamentos intermináveis para tudo, pra chegar, para ir à praia. O estresse não compensava, nunca mais voltamos para lá. Já faz três anos que vamos para o SESC de Grussaí, um lugar que gostamos bastante.
ResponderExcluirMas tem isso também, ficar na cidade, aproveitar o que ela tem de bom tem seu valor.
E adorei a longeva tartaruga Cacilda!
Buen destino para unas vacaciones. Lo malo es la gran distancia que hay que recorrer.
ResponderExcluirUn abrazo.
Crônica que me reporta à viagem no tempo e as diferenças das opções para os dias atuais de pausas.
ResponderExcluirSempre gostei de viajar, passear, conhecer coisas e pessoas novas. Mas no tempo das filhas crianças também íamos com o carro abarrotado.
Atualmente prefiro excursões. E estou voltando da última que me fez muito bem ao corpo e a alma. Bjss
https://pensandoemfamilia.com.br/viagem-2/viagem-5/
Oi Taís, posso imaginar o carro na porta da casa e toda aquela parafernália para a viagem, parecida com umas preparações que vimos em filmes americanos, onde esquecem a criança, rsrs. Viajar é sempre uma bela pedida, mas há quem goste de ficar e aproveitar mais sem estresse.
ResponderExcluirQue seja uma férias de belos momentos para recarga das baterias.
Gostava de conhecer a Cacilda, rsrs.
Bjs e paz amiga e feliz semana.
Vivo de férias e viajo da geladeira para minha cama de gato. rsrsrsrs
ResponderExcluirNova tirinha publicada. 😺
Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.
Gostei muito, me imaginei junto rsrs. Acho férias uma aventura pois dificilmente é como achamos que vai ser. Eu adoro aventura rara. Parabéns escreve muito bem.
ResponderExcluirOlá minha amiga!
ResponderExcluirSabe que é veradde isso.
Ficar na cidade, aproveitando que ela está vazia e cheia de coisas culturais e gastronômicas pra fazer é muito bom.
E vou te falr uma coisa: Com certeza, a Cacilda está entranda na adolescência agora.
Quando seu neto tiver uns 30, aí ela vai estar virando mocinha.
Um abração!!!
Great article and good blog. Have a nice day ok
ResponderExcluirOlá, amiga Tais.
ResponderExcluirInteressante crónica sobre férias em família.
Eu já não me lembro de ter férias em família. Como vivo só, as minhas são sempre unipessoais.
Gostei desta sua crónica, estimada amiga.
Deixo os votos de bom fim de semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Olá Taís :)
ResponderExcluirGostei muito do que li, lembrei um pouco como eram , faz muitos anos
Férias são sempre boas, mesmo que quando acabem se esteja a precisar de novo de férias :)
Agora as ferias são diferentes.
Uns dias com as filhas e netos, e outas só com o MaridU*
Mas também gosto muito de ficar pela cidade quando está com menos pessoas.
Abraço e brisas doces ***
Uma bela Crónica acerca das vossas férias. Das idas e das presentes.
ResponderExcluirNa verdade, com o passar dos anos, até nos admiramos com a trabalheira que se tinha com as férias, no tempo em que tínhamos energia para tudo.
Nas minhas memórias de infância, não há espaço de férias na praia. Aliás, só vi o mar quando tinha 12 anos. As margens do Guadiana já eram um luxo...
Mas, anos mais tarde, o tempo de rumar ao Algarve, antes da enchente de turistas, era uma aventura, com o mais pequeno sempre a perguntar: - "Ainda falta muito para lá chegarmos"?
Como sempre, é um prazer ler as suas memórias, querida Tais.
Beijinhos e um excelente fim-de-semana.
Revi-me na sua magnifica crónica das férias de verão, com os filhos ainda adolescentes.
ResponderExcluirO carro ia sempre bem cheio, não tínhamos na altura cão, mas malas não faltavam e era mesmo assim, uma alegria constante e ao regressar dizíamos sempre tal como a Taís, que precisávamos de férias para descansar antes de ir trabalhar. Hoje tudo é diferente, só eu e o marido e algumas vezes o nosso cãozinho CUKI.
Que boas memórias!
Beijos e um excelente fim de semana
Olá, Taís.
ResponderExcluirOs belos cenários permistos com o fascínio de sua
literalidade me fez voejar nas entrelinhas da sua incomum
expressividade.
Quantas lembranças imorredouras das férias que sempre
deixam marcas em nosso âmago mais profundo, como as
lendas infantis.
Tenho dois maravilhosos filhos já casados, um neto e duas
netas, e embora a alegria de vê-los bem me deixam extremamente
feliz, igual a você, eu e minha esposa já não temos tanto entusiasmo
como outrora para passeios distantes e é natural que seja assim.
Nós nos sentimos bem em desfrutarmos de passeios e eventos nos
lugares mais pitorescos da nossa própria cidade.
Adorei essa exposição do seu sentir nostálgico sobre as férias em
família e parabenizo-lhe, efusivamente, ao tempo em que lhe desejo
tudo o que a vida tem de melhor nessa nova fase de sua vida, e a
todos os seus entes queridos.
Meu carinho, meus aplausos e um cordial e fraterno abraço.
Belas fotos.
ResponderExcluirQuando somos mais jovens , enfrentamos tudo mais facilmente.
A minha primeira viagem a Itália foi em modo campismo, algo que detesto.
Abraço, querida amiga, bom final de semana
Taís,
ResponderExcluirAqui em casa, viajavamos
todas as férias até um certo
tempo, e escolhíamos julho,
por serem as fperias do esposo.
Então no verão ficavamos em casa
em Niterói e recebíamos com alegria
os 3 sobrinhos, que vinham das
montanhas e ficavam conosco
do 1º dia de férias ao último.
Assim foi até todos crescerem e
foi quando mudamos para o ES
e na praia, então assumi que
viajamos a trabalho e vivemos
em férias.
Adorei sua publicação de
boa disposição.
Bjins e Abraço em Você
e na sua Familia
CatiahôAlc.
Que recordações tão bonitas 🌞 adorei a forma como partilhas as férias de verão, com tanta alegria e momentos cheios de luz e calor ✨🌿
ResponderExcluirCom carinho,
Daniela Silva 💗
alma-leveblog.blogspot.com – espero pela tua visita no meu blog 🌸
Tais, querida amiga, bom dia de domingo ! Que delícia de crônica! Senti cada detalhe das férias, desde a bagunça divertida das malas até a companhia da Cacilda, que já é toda uma personagem com sua sabedoria silenciosa. Adorei a forma como você transformou o cotidiano em narrativa, mostrando que a felicidade muitas vezes está nos pequenos gestos, nas risadas dos filhos adolescentes e até no simples prazer de ficar em casa curtindo Porto Alegre. Obrigado por compartilhar essas memórias tão cheias de vida e poesia!
ResponderExcluirAbração do amigo carioca
Daniel
https://gagopoetico.blogspot.com/2025/10/o-louco.html
Hello, my dear Tais. I love holidays and travel, I always look forward to them. Travel broadens the mind, allowing you to discover not only new places and people, but also culture, customs, flora, and cuisine.
ResponderExcluirBeautiful photos of Porto Alegre; I'd love to go there someday!
Warmest regards, have a good Sunday, and a wonderful new week.
Olá, amiga Tais.
ResponderExcluirPassando por aqui, para desejar uma feliz semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Olá Taís
ResponderExcluirEu amo férias
Bom quando podemos viajar como vc relatou
Mas nada como deitar numa rede com uma limonada e
ler seus livros favoritos
O lazer é necessário pra termos uma boa
qualidade de vida
Amei sua crônica, bem nostálgica.
Abraços.
Aquellas vacaciones de antaño las disfrutaste enormemente. Lo has contado muy bien. Y si, los tiempos cambian, las situaciones familiares, la edad...y uno vuelve a los rincones amados con plena tranquilidad a saborear una nueva etapa de la vida.
ResponderExcluirUn saludo.
Olá querida Tais! Adoro o facto de mencionar aqui que viajar É CANSATIVO! É que é mesmo! 😅 Há pessoas que parece que não têm bem a noção. Eu adoro viajar e conhecer lugares novos, mas já sei muito bem que vou chegar de rastos. É muita coisa para preparar. Além dos km percorridos... é uma "estafa"! É bom ver a nossa cidade calma, despida de trânsitos intensos e multidões. Lisboa também é assim. 😊 Abraços!
ResponderExcluirQue texto gostoso de ler! Senti suas emoções e recordações daqui.
ResponderExcluirQuerida Tais,
ResponderExcluirQue delícia de crônica! 🥰Sua narrativa trouxe à tona toda a alegria, o divertido e o carinho das férias em família. Me senti dentro do carro abarrotado de malas, com os cães, a tartaruga Cacilda e os adolescentes animados, vivendo aquele cansaço gostoso que só as férias conseguem proporcionar. Adorei o humor sutil e a ternura com que você descreve cada detalhe do cotidiano. E que sabedoria a de optar pela calmaria de Porto Alegre no verão, aproveitando os encantos da cidade com conforto e tranquilidade. Uma crônica que aquece o coração e nos faz sorrir.
Obrigada 🙏🏻
Beijo lindona
Bom dia, Taís
ResponderExcluirQue lembrança boa, viajar com a família faz um bem enorme, aproveitar as oportunidades é enriquecedor, bjs querida.
Boa tarde, amiga Tais,
ResponderExcluirPassando por aqui, para desejar um feliz fim de semana.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com