![]() |
Parque Farroupilha / Porto Alegre - Brasil |
FÉRIAS DE VERÃO
- Tais Luso de Carvalho
Aqui está mais uma crônica do cotidiano que trago para vocês: Férias!
Ah, como lembro daquelas nossas férias mais antigas, Pedro, eu, nossos filhos, ainda adolescentes, nossos cães e a tartaruga Cacilda, hoje já uma jovem senhora. Aliás, aprendo muito com a Cacilda, boa de papo. Levanta a cabeça e fica me encarando como se quisesse reclamar de alguma coisa. Não se estressa.
Porém, férias cansa, e a volta para casa foi sempre com alegria! Os preparativos para passarmos 30 dias de férias, durante anos, foram grandes: muitas malas e mais os objetos dos cães e as coisas da Cacilda, na época uma adolescente.
A viagem já era complicada: Cacilda passava por debaixo do banco do carro para ir no meu colo. Hoje não conseguiria, cresceu. Engordou. Parece um capacete de motoqueiro.
Os cãezinhos viajavam atrás, com nossos filhos. E eu, conforme o alvoroço todo, enjoava dentro do carro. Tenho problemas com enjoo quando entro em carros em movimento. Mas nada que um remedinho não contorne o problema.
Nosso roteiro era para a Serra, Gramado e Canela, colonização alemã e italiana. Duas cidades maravilhosas, entre tantas outras desta região serrana do Rio Grande do Sul.
As tantas malas fariam qualquer pessoa normal desistir de viajar mas, sem dúvida, foram anos muito bons. Muito divertidos.
A volta tornava-se pior, refazer as malas que ficavam pequenas para coisas que comprávamos por lá.
Voltávamos para casa no final do mês, cansados mas felizes, precisaríamos de outras férias para descansar da primeira!
Mas, dava tudo sempre certo, tínhamos energias para queimar naquele reboliço todo! Os cãezinhos queriam viajar na janela, com as orelhas voando, os filhos - adolescentes - participavam da folia, com risos e gargalhadas. Mas, com toda a folia, foram ótimos anos. Ficamos com uma linda recordação em fotos.
Porém, chegou o dia que resolvemos imitar o nosso querido conterrâneo, o saudoso escritor Luís Fernando Veríssimo, que adorava ficar em Porto Alegre no verão! A gauchada saia e a cidade ficava muito mais calma. Os shoppings, os restaurantes, as ruas, os teatros… muita tranquilidade! E nada mais de enfrentar as estradas nos finais de semana e nas férias, onde todos fazem o mesmo caminho, Serra e Mar! Aquelas filas intermináveis nas longas estradas, sob o sol de verão, ficaram no passado.
Portanto, nesse verão ficaremos em Porto Alegre, que apresenta nessa época belos espetáculos de teatro e ótimos espetáculos musicais. Não haverá mais estresse e nem cansaço, mas conforto e ótimos passeios onde moramos. Os filhos, já adultos, viajam, suas férias diferentes.
Ficamos felizes com esta nossa decisão.
De volta a Macau, ao trabalho, aos blogues.
ResponderExcluirBoa semana
Fazer férias em contraciclo é boa ideia.
ResponderExcluirMas nem sempre é possível por causa das escolas e outras obrigações. Mas quando os filhos já estabeleceram as suas próprias famílias, quando se é reformado não há condicionamento de datas. A menos que os netos atrapalhem, o que é gostoso...
Magnífica crónica, gostei de ler.
Boa semana.
Um abraço.
Taís, ri contigo aqui, pois as nossas férias com a turminha era bem assim. Mas tenho saudades daqueles tempos tão trabaklhosos, mas lindos!
ResponderExcluirE estamos em férias desde agosto, justamente por não frequentar nossas praias aí no verão, com trânsito e tuuuuuuuuuuudo mais. Ficaremos também na selva de pedra !
beijos praianos, linda semana, chica
Uma crónica muito visual. Consegui ver tudo como se estivesse a ver um filme. Até a tartaruga Cacilda. E os seus filhos adolescentes e o seu enjoo (eu também enjoava) e o seu marido por certo cheio de paciência. Mas a vossa decisão foi boa. Ficar no lugar onde moramos quando todos vão de férias é uma boa opção. Gostei muito do seu texto, minha Amiga Taís.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Que encanto de partilha, Tais 🌞 As tuas palavras fazem-nos sentir o cheiro do mar e o calor das boas memórias de verão. Um texto leve, cheio de ternura e saudade, que nos transporta para dias felizes.
ResponderExcluirCom carinho, Daniela Silva 💜
alma-leveblog.blogspot.com
Convido-te a visitar o meu cantinho também ✨
Porto Alegre é muito bonito, foi uma boa decisão, Taís boa semana bjs.
ResponderExcluirMinha querida amiga Taís,
ResponderExcluirVocê falou dos teus momentos de férias em família, com direito a tartaruga no colo, crianças e cachorrinhos felizes, e "Dimenidrinato" para não vomitar no Pedro... Faz parte. 😂😂😂
Você lembrou do meu saudoso amigo Veríssimo (filho), pois, o pai infelizmente não conheci.
Você lembrou dos bons e velhos tempos, quando registrávamos nossas vidas em fotos de papel.
Eu creio, minha amiga Taís, que você é o tipo de pessoa de bem, que sabe valorizar e saborear o dito popular: "recordar é viver".
Tenha uma boa semana!
Beijos!!!
A minha primeira vez aí nunca esqueci um fato pitoresco. Saí caminhando, cansando, perguntei ao motorista do ônibus que parou à minha frente: “este ônibus passa no gasômetro?” e o motorista me respondeu: “Não, senhor, porque é contramão. Para chegar ao gasômetro basta atravessar a rua. Ele está do outro lado, ali, e esticou o beiço para mostrar-me o gasômetro”. E rimos os dois com bonomia.
ResponderExcluirFaz bem em ficar, Taís.
Uma boa semana!
Quem boa romaria faz em sua casa fica em paz.
Beijo,
Bom dia de paz, querida amiga Taís!
ResponderExcluirJá viajei tanto nas férias com meninos pequenos. Depois, com netinhos também pequenos. Agora, depois da pandemia, tudo passou... só alguma poucas viagens quando coincide netos poderem, eles crescem e têm outros compromissos.
Como moro em cidade de veraneio, aqui mesmo é férias o ano todo, rs, e fujo para a roça ou para a Serra do Estado, vez por outra, nas altas temporadas.
A farra das viagens com meninos pequenos é inesquecível e temos as fotos para reavivar a memória afetiva.
Ah! Nunca viajei com bichinhos, já a filha com netos sim...
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos fraternos
Muy bonitas las imágenes.
ResponderExcluirLas vacaciones en familia siempre traen grandes recuerdos y muchas anécdotas vividas.
Con el tiempo, todo va cambiando y son necesarios días más tranquilos.
Ha sido un placer disfrutar de tus letras.
Muy feliz semana.
Un beso.
Que texto magnífico. Consegui "entrar" no seu carro mesmo com a "amiga" Cacilda!
ResponderExcluirViajei consigo para as minhas férias de verão das minhas memórias...
Ótima decisão de ficar na sua cidade. Verá por certo maravilhas que no dia a dia não consegue vislumbrar.
Abraço.
https://rabiscosdestorias.blogspot.com
Por aqui o verão já terminou, mas este post trouxe uma lufada de ar fresco aos dias mais cinzentos!
ResponderExcluirBjxxx,
Pinterest | Instagram | Subscreve a nossa newsletter
Siempre es genial salir de vacaciones con quienes amas. Te mando un beso.
ResponderExcluir