29 de julho de 2018

UM POUCO BELOS, UM POUCO FERAS






   - Tais Luso

Com muita frequência nos deparamos com situações que não entendemos e que não encontramos explicações para elas. Quando há reciprocidade de sentimentos, um feliz convívio impera. Nasce um sentimento de amizade muito bonito.
Existem pessoas com qualidades excepcionais: pessoas que reúnem generosidade, afeto, delicadeza, conhecimento etc. Mas, por outro lado, existe também o que faz parte do gene humano: a inveja, o desrespeito, a arrogância, a crueldade, entre outras manifestações pobres e dolorosas. E sentimentos assim não são compatíveis com um bom relacionamento. Fica uma situação ambígua. Por um lado, o desejo de relacionar-se, por outro lado a vontade de cair fora, de desaparecer do infeliz encontro. E isso existe nas famílias, na faculdade, no trabalho, no lazer . Presente em todos os setores da sociedade.
É lindo o sentimento de solidariedade diante das inúmeras catástrofes que já tivemos conhecimento. Nesses momentos o ser humano dá o seu melhor. Os abraços, o carinho e a ajuda com mantimentos, agasalhos, remédios aparecem num ato de amor ao próximo. É uma grande emoção quando vemos pessoas que têm como meta minimizar o sofrimento das outras. Tenho o maior carinho pelos Médicos sem Fronteiras, pelo trabalho do Greenpeace, e por muitos trabalhos Voluntários ou ONGS não Governamentais. São pessoas que doam amor.
Nessas ocasiões, de extremo sofrimento, acreditamos muito na nossa espécie, naqueles que ajudam, que prestam socorro, que se comovem, que choram junto. Mas também aparecem os oportunistas que diante duma calamidade saqueiam as casas e estabelecimentos comerciais. Como daria pra chamar esta gente? De animais? Não; os animais não agem assim, eles também são vítimas de uma parte da sociedade cada vez mais cruel. 
Então fica a pergunta: afinal, como é esse Ser humano? É o herói que salva, que se comove, que acolhe, que doa órgãos, que pesquisa em prol da vida, ou aquele que engana, que trucida, que mata, que tortura e que crucifica sem pena!?
Não sei. O que sei é que somos a única espécie que consegue ser bela e fera. E esse sentimento, essa  postura nos leva sempre a desconfiar da nossa própria espécie, de sua grandeza. E o pior é que sempre foi assim na história da humanidade.


Salvando o cachorrinho...
Solidariedade
Agradecido
Madre Teresa de Calcutá



51 comentários:

  1. Tais, mais uma vez foste maravilhosa! Tens toda razão. Aplaudimos as pessoas de bem, que praticam a solidariedade sem nada querer aparecer, na "moita" ,às escuras e repugnamos aquelas que ,ao contrário fazem apenas mal , nos deixando pasmas, quase sem acreditar!

    beijos, de volta e sentindo muiiiito frio, chica

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente divino, este texto!! Parabéns!!

    Especial... A saudade dói no meu peito, já despedaçado. [Poetizando e Encantando]

    Beijo e um excelente Domingo!

    ResponderExcluir
  3. El ser humano es capaz de hacer actos heroícos y actos detectables. Estos primeros son los que debemos tener presentes, para tenerlos como ejemplos.

    Besos

    ResponderExcluir
  4. Plenamente de acordo com sua crônica Tais. Vejo também que a maior crueldade é a mental. Vai dilapidando as pessoas aos poucos. Inferiorizando-as pelo "não ter". Até porque, para esses indivíduos, valemos pelo que temos e, não pelo que somos. A solidariedade é bem distinta na diversidade de classe social, gênero e idade. Há que se destacar também os infiltrados que usam do sofrimento alheio em benefício próprio. Desumano!
    Excelente sua reflexão.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Taís, um texto sob medida para esta sociedade que não escolheu ainda o quer ser. Parabéns, você excede!

    ResponderExcluir
  6. Muito bem Taís, uma cronica crítica de comportamentos da raça humana, que nunca entendemos e não podemos aceitar.As feras estão soltas por todos os lados e prontas para levarem vantagens, até mesmo aquelas que fazem o bem para parecerem bonzinhos, merecem nossa atenção e vigia. O mundo precisa mais de imprescindíveis.
    Meu terno abraço e boa semana para vocês.
    Beijo amiga.

    ResponderExcluir
  7. Creo que está perfectamente explicado: somos ángeles pero con la capacidad de convertirnos en fieras y esto último quizás no sea justo decirlo porque el animal no suele matar por placer sino por necesidad. El hombre es el único animal que puede matar solo por odio o lo que es aú n peor, por placer. Somos capaces de los actos más generosos y de los más odiosos, depende de las circunstancias.

    Interesantísimo tema cosa que se puede aplicar a todos los que nos viene ofreciendo. Yo siento no tener juna explicación que condujera al remedio de la maaldad, lo siento.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do texto.
    As imagens são comoventes.

    Um beijinho e boa semana:)

    ResponderExcluir
  9. O ser humano é ao mesmo tempo " bela e fera " e eu sempre costumo dizer que no mundo há muitos mais " belas " que feras , porque se assim não fosse, o mundo teria acabo. O problema é que os meios de comunicação fazem questão de nos mostrarem " vezes sem conta " as desgraças ass misérias humanas e nunca mostram o bem que se faz por esse mundo afora; e são tantas as noticias más, em todos os jornais televisivos, revistas e jornais diários que nós ficamos convencidos que o bem desistiu de nos visitar. Já falei várias vezes de um programa que passa no canal 1 da televisão portuguesa que só trata do que se passa nas várias regiões do país; quem vir esse programa, acha que Portugal é um cantinho do céu, pois durante uma hota vemos o que de bom tem o nosso país, o que é feito de bom em cada região; quando acaba o programa, ficamos " de alma lavada " e contentes com o bdm que é feito em cada cantinho do nosso Podtugal, Sabes a que horas passa esse programa, Tais? Às 18 horas. Quem assiste? Os idosos e os aposentados. No horário considerado nobre tudo muda; não há nada de bom e só desgracas aparecem e assin continua até mais ou menos as 24h, altura em que aparecem debates interessantes sobre vários assuntos.Quem vê? Só quem não trabalha e pode dar-se ao luxo de levantar tarde. Não sei se já leste o livro " A Menina que roubava livros", mas nele a narradora é a morte e a uma dada altura, estando ela ( a morte ) a fazer o seu trabalho, diz mais ou menos isto : " fico espantada com o ser humano, capaz de feitos maravilhosos e ao mesmo tempo capaz de atrocidades horrendas " . Tem razão a morte, o ser hunano " bela e fera " ao mesmo tempo. Quanto a Madre Teresa, talvez seja a lider religiosa que mais aprecio: considerada a santa de todas as religiões, a santa dos ghetos, a santa dos mais pobres dentre os pobres; o que importava para ela eram as pessoas fossem elas católicas, protestantes, muçulmanas, budistas, etc, etc, e por elas pedia aos poderosos fossem eles ditadoes, democratas , ou tivessem qualquer outra designação politica. GENTE é GENTE, POBRE é POBRE e interessa é aliviar o sofrimento desses seres humanos. Assim ela pensava e por isso a admiro muito. Amiga, já me vou embora, tá? Prometo que para a próxima olharei o relógio! Um beijinho e, como sempre , um tema pertinente que nos deve levar a pensar nas atitudes que temos perante os outros. Beijinho e boa noite.

    ResponderExcluir
  10. Não olho o relógio e não releio o que escrevi! Resultado? Erros..e....falta de desconfiómetro.
    Beijinhos e....mt paciência, amiga!
    Emilia ( tb faltou a assinatura...valha-me a santa!!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica a vontade, querida Emília, tu és de casa!
      Beijinho!

      Excluir
  11. Querida Vizinha/Escritora, Taís Luso !
    Somos assim, mesmo. Agimos desta forma, diante
    dos extremos.
    Parabéns, pelo texto, uma ótima semana e um
    carinhoso abraço.
    Sinval.

    ResponderExcluir
  12. Nós, seres humanos, cheios de imperfeições, temos essa dupla faceta.
    tanto conseguimos ser anjos como demónios.
    Muitas vezes quase sem intervalos entre ambos.
    Beijo, boa semana

    ResponderExcluir
  13. Uma excelente reflexão e belos olhares...bj

    ResponderExcluir
  14. O ser humano é isso. Capaz do melhor e do pior como refere no seu texto excelente. Mas há pessoas que são verdadeiros anjos que passam pelo nosso mundo, também é verdade…
    Uma boa semana, minha Amiga Tais.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. Parabéns pelo excelente texto. Para ler e reflectir. :))

    Hoje: O meu sentimento não morreu.

    Bjos
    Votos de um óptima Segunda- Feira

    ResponderExcluir
  16. Anônimo09:39

    Somos seres de sombra e luz...
    Seres de contradição.

    Muitas vezes não conseguimos frear nossos impulsos. Escolhemos o caminho torto e depois sofremos e fazemos sofrer.

    Quem sabe um dia a gente aprende a se perdoar, e, assim, consiga olhar o mundo com mais leveza, sem autocondenações e com mais paciência, e benevolência, com o próximo. Somos feras feridas...

    OBS: Descobri seu blog ontem. Um grande achado. Vou visitar suas memórias...

    Um abraço

    Lili ( de Minas )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lili, fico contente, seja bem-vinda!
      Um abraço

      Excluir
  17. Tais Luso
    Claro que estou muito de acordo com a crónica. A mesma comporta as duas facetas que distinguem a sociedade: a solidariedade de massas e a parte individual. Solidariedade, perante catástrofes funciona sempre bem. Porém há a parte individual, a que o homem pode revelar por actos intempestivos, todo do mal que lhe vai na alma. Ia dizer muitas vezes com razão, se houvesse alguma razoabilidade em certo actos. Creio que é muito transversal à sociedade bastantes doenças mentais. São essas as causadoras de muitas vidas e amizades desfeitas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Larissa, escreveste um texto muito bonito como sempre fazes, e fica a pergunta, porquê? porque existe esse lado fera no ser humano se ninguém parece ter orgulho nesse lado escuro da humanidade,
    criticado por todos, e portanto com a atração dos livros ou dos filmes onde o horror desperta a curiosidade de tanta gente que não se importa de visualizar essas cenas desumanas ?
    não consigo responder à questão sobre a utilidade do mal na mente dos homens, se aprendemos a distinguir o bem do mal ?

    deixo um abraço e que a amizade e o amor sejam sempre os mais fortes

    Angela
    https://poesiesenportugais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudaste meu nome, amiga? Ainda...TAÍS!
      beijinho, Angela! Acontece. rs

      Excluir
  19. A educação é muito importante, porém, a sociedade também molda o ser humano e não deixa de ser uma fábrica de traumatizados a começar na própria escola, mas mais forte do que a educação, há a índole relacionada com a genética.
    É triste ver a humanidade tão imperfeita...
    Excelente crónica, querida Amiga.
    Abraço grande.
    ~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  20. Amiga Tais, parabéns por mais uma belíssima crónica.
    Uma crónica para ler, reler e reflectir. Um tema interessante para uma boa conversa.
    Como não tenho em mim resposta para a tua pergunta “Como é esse Ser humano?” busquei em Fernando Pessoa meia dúzia de palavras: “A alma humana é um abismo obscuro e viscoso.”
    Beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de dizer que as fotos que escolheste são FANTÁSTICAS!
      Bjs.

      Excluir
  21. Es que así somos los humanos, amiga Tais, capaces de la solidaridad más inmensa y a la vez de la crueldad más espantosa. Casi no tenemos términos medios.

    Un beso austral.

    ResponderExcluir
  22. Cara amiga Tais, a humanidade não deveria ser assim, tão contrastante, mas, infelizmente, assim o é. Creio que sempre será assim, ou pelo menos ainda por alguns milhares ou milhões de anos, pois o destino humano é a evolução, mas tal evolução acontece na medida da interação dos já mais lapidados moralmente com aqueles outros, que ainda se encontram alguns degraus atrás. Se todos estivéssemos no mesmo patamar por certo não haveria evolução.
    Um abração. Tenhas uma linda semana, de frio, mas, sem chuva.

    ResponderExcluir
  23. Esa es la naturaleza humana, llena de Luz o de maldad. O un poco de cada una.
    Por suerte, siempre son más los solidarios y pro-activos, aunque lo hagan en silencio, sin publicidad. Sin prensa.

    El morbo, la maldad, las catástrofes, venden más "noticia".

    Besos

    ResponderExcluir
  24. Eis uma Crónica que nos abre um longo caminho para a reflexão, amiga Tais!

    Desde que o mundo é mundo sempre houve seres humanos que mais parecem feras, contudo, não podemos fazer a separação de homens bons ou maus, porque a bondade e a maldade coabitam na alma humana. Muito mais do que aquilo que se possa imaginar.

    A propósito desta Crónica, lembrei-me disto que li há muito tempo e tomo a liberdade de trazer aqui um excerto. Ficará ao critério da Tais publicar ou não.

    Um dos preceitos mais enraizados e mais geralmente admitidos é o de acreditar que os homens possuem em si qualidades imutáveis: há homens bons ou maus, inteligentes ou estúpidos, enérgicos ou apáticos, e por aí adiante. Ora, os homens não são assim. Podemos, apenas dizer que um homem é mais vezes bom que mau, mais vezes inteligente que estúpido, mais vezes enérgico que apático, ou o contrário; mas classificar um homem, como sempre fazemos, de bom ou inteligente e um outro de mau ou estúpido é um erro.
    Leon Tolstói in Ressurreição


    Exceptuando os casos de doentes psicopatas, não poderia estar mais de acordo.

    Um beijinho com admiração e amizade.

    Janita

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, Taís
    Gostei demais da sua crônica.
    Nos leva a refletir.

    Agradeço a sua visitinha e doce comentário.
    Me emocionei ao ler sobre a caixinha de cremação dos seus bichinhos.
    Que lindo gesto, querida.
    Deixo um beijinho e o meu carinho.
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  26. Boa noite, querida amiga Taís!
    Vir aqui e encontrar alimento sólido a saciar nossa ânsia de substância profunda para substanciar nossa formação humana.
    Temos todos o lado bela e o lado fera.
    Creio que seja movida pela fera quando sou egoísta e que faco parte da teia do universo.
    Tenha dias felizes e abençoados junto aos seus amados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
  27. Excelente texto minha amiga e felizmente que ainda existe neste planeta muita gente boa e que nos surpreende pela positiva.
    Um abraço e continuação de boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  28. O Mundo Cão, estará sempre presente e irá sempre
    sobrepor-se ao desprendimento dos corações abertos
    ao sofrimento dos outros.
    Como eu admiro essa gente, que muitas vezes, vê o
    seu esforço anulado por esses "bichos" em forma de gente.
    Para reflectir....
    Beijo

    ResponderExcluir
  29. Creo que llevamos dentro los dos polos opuestos y no se porque me da que sacamos mas el negativo.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  30. Olá Taís,

    O pior ser vivente que Deus criou foi o homem( que dizem racionais ) que discordo, pois ele mata por vingança, rouba milhões que dariam para saciar a fome dos menos favorecidos, aí pergunto: que racionalidade é essa? Ainda bem que os outros animais tachados de irracionais, que também discordo, só matam pra comer, é a sobrevivência da espécie. Diferente do homem que deveria deixar as armas que matam e trabalhar e estudar os quais muitos eu conheci.
    Eu fui privilegiada, não precisei trabalhar para estudar e nem meu filho, mas após a diplomação fomos à procura incessante de trabalho, ambos concursados, eu me aposentei e ele continua.
    O exemplo vem de casa e não é do Estado maior que tudo faz para menosprezar nossa inteligência.
    Beijos com carinho
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  31. Anônimo05:01

    Bom dia Taís, concordo a Lua Singular, como chamrar de "Humano" um ser que é capaz de molestar uma filha criança, de tirar uma vida , tortuurar, e os outros tantos métodos de massacre. Vivemos numa sociedade sem educação, sem saúde e digamos "fartura de tudo" mas que não faltasse o amor nos corações e o temos de Deus!
    Sua crônica além de oportuna é rica e grandiosa em sua composição!

    Bom final semana!

    bjs queridona!

    ResponderExcluir
  32. Se continuarmos a viver sob as regras do senhor Trump o mundo tornará um inferno para as pessoas boas.
    bjs

    ResponderExcluir
  33. Bom dia querida Tais! Pequenos gestos, grandes mudanças. A bondade é uma qualidade a qual todos nós deveríamos ter. É através dela que passamos a acreditar nas pessoas: quem é bom tem a alma nobre e generosa.
    Ser bom é ser amável, Uma pessoa bondosa está sempre procurando um jeito de ajudar o seu próximo. A benevolência sempre nos leva a agir com o coração e com boa vontade. Quem é bom, também é generoso, amigo em todas as horas. Adorei ter lido esse texto maravilhoso, e que nos aguça a vontade de ser bom. Feliz semana. Temos postagem nova por lá.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia, querida Tais,
    depois de ler a sua crônica com palavras assertivas para o tema,cheguei a humilde conclusão de que há duas espécies de " ser humano",pois é difícil aceitar que uma pessoa que faz apenas o bem em todos os sentidos, possa em seguida abusar, matar, saquear e outras coisas más.Exemplo da Madre Tereza de Calcutá, podemos imaginá-la sempre fazendo o bem, porque se houvesse uma ruptura dessa personalidade, com certeza não seria mais a mesma pessoa.É difícil analisar,o comportamento do ser humano e suas atitudes. Sua crônica como sempre muito vibrante e nos faz despertar para alguns assuntos. Beijos!

    ResponderExcluir
  35. O teu magnifico texto é um convite há reflexão, um exemplo a seguir.
    As imagens não fazem mais que potenciar aquilo que tão bem escreves.
    Abraços de vida, querida amiga.

    ResponderExcluir
  36. Uma bela página onde mostras bem os dois lados da humanidade. Acredito e me esforço sempre, por manter a crença que um dia tudo será diferente e toda a humanidade se amará de verdade,fraternamente.

    Estou de volta de um tempo de descanso e a parabenizo por esta bela crônica.
    Um abraço.
    Élys.

    ResponderExcluir
  37. E devíamos ser só belos, o planeta agradeceria.
    Tem muita gente boa no mundo, mas não o suficiente.

    Adorei o texto,
    Abraço e ótimo final de semana
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Ola Tais, peço desculpa pelo lapso com o teu nome!
    possivelmente estive a comentar no blogue da Larissa, às vezes passo por lá ler os poemas dela :)
    e devo ter "encadeado" o nome no teu blogue, mas reconheço que não me esqueço da tua carinha que aparece no espaço de apresentação,
    beijinhos amiga,
    bom fim de semana, que o amor e a amizade sempre nos tragam paz e união :)
    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsss, olá, Ângela, não te preocupes, até foi motivo de riso, pois também já fiz o mesmo. É comum acontecer isso, querida. São tantos os amigos que nos confunde.
      Um beijo e um ótimo fim de semana!

      Excluir
  39. Es en esos momentos, cuando vemos la grandeza del ser humano y su solidaridad haciendo el bien por el bien,, cuando nos sentimos parte de un mundo común. Gracias a esos momentos.

    Porque hay veces en que la maldad aliada a la inteligencia nos pone ante los ojos la evidencia de que también el mal, por el mal, existe. Y entonces...

    ResponderExcluir

  40. TAIS,

    o ser humano também é aquele que chegou o mais tardiamente neste planeta Terra.
    Se compararmos a vida do ser humano neste planeta e as vinte e quatro horas do dia, chegamos no último segundo dessas vinte e quatro horas.
    E se olharmos para uma barata, ela existe milhões de anos antes do ser humano,só para dar um exemplo!
    O que tornou o ser humano absolutamente,superior a todas as espécies, é o fato de sermos os únicos a fazer cultura, ou seja transformar o meio ambiente para a nossa melhor adaptabilidade e sobrevivência.
    E foi esta mesma capacidade de fazer cultura que dividiu a espécie humana em ricos e pobres, honestos e desonestos,invejosos e generosos, bons e maus enfim...
    O que somos é exatamente a imperfeição e perfeição num só ser!
    A perfeição Deus nos fez e as distorções culturais que verificamos por aí, nós mesmos as criamos.
    Seremos eternamente assim, capazes de gastarmos milhões para salvarmos a ararinha azul e deixarmos um ser humano morrer num hospital por falta de solidariedade humana e no dia seguinte mandarmos uma nave espacial tripulada à marte!
    É isso aí!

    ResponderExcluir
  41. Bom dia, a maioria do ser humano é solidário, tem esperança que a dignidade de vida chegue a todos, esta maioria é aquela população com mentalidade humilde, que não gosta de ser tratada pela sua formação academica, que só atende quando lhe chamam Dr. como se o titulo lhe desse competência, num lado da sociedade está uma minoria cínica, egoísta repugnante que causa desgraça premeditadamente, no outro lado está o povo que uma dia vai derrubar a minoria ameaçadora.
    Não podemos ser todos iguais, não é possível o povo ser todo rico ou exibir bens materiais, mas é possível termos todos uma vida digna com direitos iguais.

    “Não sou esperto nem sou bruto
    Nem bem nem mal educado
    Sou simplesmente o produto
    Do meio onde fui criado.”
    António Aleixo

    Feliz semana,
    AG

    ResponderExcluir
  42. Ei Tais
    Que maravilhosa publicação com imagens
    fantásticas.
    O ser humano é belo quando age
    da maneira correta.
    Sua postagem é cheia de
    verdades.
    Encantada.
    Quando desejar passa nesse
    outro endereço meu
    https://reflexoemcoisasdemulher.blogspot.com

    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  43. Oi querida
    O ser humano é complexo, a nossa faculdade de pensar nos coloca diante de sentimentos ambíguos, somos uma caixa de surpresas. Cada ser é unico, mesmo que todos sejam humanos, com histórias, percepções, subjetividades peculiares. Acho que atender às pessoas é sempre para mim uma nova descoberta. Bjs

    ResponderExcluir
  44. E isso mesmo, Tais. "Um pouco belos, um pouco feras". Há muitas explicações para sermos tão desiguais, e por mais que tais explicações encham compêndios ainda estamos muito longe dessa igualdade em tudo, incluindo nos comportamentos. O que importa é que há uma grande parte da sociedade que faz tudo para estender a mão, o olhar ao outro, seguindo o ensinamento cristão, ainda é pouco. Mas não vamos perder a esperança de um dia termos um mundo melhor...
    Beijos,

    ResponderExcluir
  45. ....miséria ambiciosa...Tornam os corações duros.
    Tem um comentário que aclara tudo....
    Sou simplesmente o produto
    Do meio onde fui criado.”
    António Aleixo

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís