13 de agosto de 2018

CUIDE NA ESCOLHA DO NOME DO FILHO



           - Taís Luso
É hilário quando alguns pais homenageiam seus ídolos colocando seus nomes nos filhotes recém-nascidos. Esses filhos nem sonham o quanto essa idolatria atrapalhará suas vidas. E carregarão esse calvário pela vida afora.
Bem, aí vem a pergunta que faço ao ver umas coisas esdrúxulas pela frente: de onde saiu isso? Por que aparecem por aqui o Jéferson, a Dayanne, a Jennifer, o Aelington, a Franciely ? Poxa... mas como se escreve isto? Será a pergunta mais feita para essas crianças. E fica registrado Aelington da Silva! Mozart da Silva! Sim, nada estrangeiro combina com Silva. Cem milhões de brasileiros carregam um Silva no sobrenome.
Nesse redemoinho de nomes, começo a lembrar de alguns pais que adoram ler sobre a Idade Antiga, a Idade Média etc., e colocam nos seus anjinhos a assombração de Sócrates, Anníbal, Cícero, Honório, Homero, Jesus, Rômulo, Mozart... para serem lembrados ao longo da vida. Sonhos. E, ainda encontramos as Semirames, Sibylla, Porsenna,  Scipião... que coisa medonha!
Outros pais, para dificultar mais a vidinha dos filhos, procuram dois nomes: um para satisfazer a mãe, outro para satisfação do pai, da avó, do avô. Mas no final serão chamados pelos apelidos. Então surgem as Ana Iracema, Adelaide Cristina, Maria Gioconda, Maria Evangelina,  Mário Mariano... E as que não sabem como canta o galo, arriscam um Edigar. Não aguento o Edigar - o filho da minha diarista. Mas tenho de ouvir sobre o Edigar para não perder a diarista.
Também penso na turma dos devotos que não negam homenagens aos seus santos: aparecem, então, as Genoveva, Edwiges, Petronilla, Maria Aurélia, Esperidião, Amâncio, Expedito, Hermenegildo... São mais de 1200 santinhos! Bota fé nisso.
E, para fechar o clã dos famosos, trago aquelas coisas estapafúrdias da vida: as Aldegunda, os Fhilogônio, Epaminondas, Brunhilde, Godofredo, Simplício, Setembrino, Natalino (só ganha presente de Natal),   Francisoréia, Maria Divina... e por aí vai. Tenho um bisavô espalhado aí por cima... E não tem perdão.
E mais, muito mais quando entram os nomes compostos, vindos do nome da mãe e do pai: Claudia e Valdernei geram o Clau-der-nei !! Isso fica muito bonitinho...
- Vem cá com a vovó, Claudernei...
E a coisa piora quando o Claudernei resolve ter seus filhotes: o Clauberto, o Clauco, a Claurinda, a Clausete e a Claurisbela. E os amigos passam a chamá-los - todos - de Clau!! Fica o clã dos Clau. É lindo.
Mas nesse belo Universo, gosto muito é de Fredegonda! Fredegonda foi a primeira concubina e depois mulher de Chilperico, rei de França e da Austrasia. Assassinou a rainha Galsuinda, para subir ao trono em seu lugar. Depois de outros assassinatos, Fredegonda morreu no ano de 597. Dá pra ver que o drama vem de longe.
E para fechar com chave de ouro deixo aqui o nominho completo do Imperador Dom  Pedro I - respire fundo e vem comigo:
Pedro de Alcântara Francisco Antonio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. 
Museu Imperial )
Essa gente é,  foi e será sempre muito divertida! Mas é isso: como essas e outras esquisitices jamais acabarão, que vivam bem todos os homenageados e os predestinados desse mundo maravilhoso e criativo!

_________________


___________



47 comentários:

  1. Boa Noite, querida amiga Taís!
    Uma postagem magnífica e que ri muito lendo os nomes postados.
    Depois, na relação sua aparece o nome do meu pai amado que foi motivo de grande problemática no outro século.
    Mru avô colocou seu nome de Jesus no registro e o padre que o batizou não aceitou, dando como nome batismal o de Pedro.
    Que confusão!
    Para documentos, Jesus.
    Para todos, Pedro.
    Gostei muito de lembrar do meu amado pai aqui no dia seguinte ao Dia dos pais.
    Tenha dias felizes e abençoados junto aos seus amados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz bem

    ResponderExcluir
  2. Tenho um afilhado.
    Mas, antes de aceitar ser padrinho dele, perguntei que nome estavam a pensar dar-lhe.
    Se fosse uma dessas parvoíces não contassem comigo.
    Fernando Luís, é esse o nome dele.
    O nome decente, normal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aplausos, você é demais. Ri muito como a Rosélia e com dó das criancinhas, lembro que há muito tempo num concurso de nomes esquisitos do Silvio Santos, eu ainda era menina, apareceu uma menininha com o nome de Rolha, na época imediatamente o Silvio a tirou do concurso e disse que ela escolhesse um nome que gostasse que ele providenciaria a mudança junto ao cartório. Falei demais, é que nunca esqueci. Grata por estes momentos ímpares, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, queridas amigas!
      Vamos rir para não chorar, já dizia, com sabedoria, meu pai amado.
      Tenhamos um dia abençoado!
      Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem à ambas

      Excluir
  4. Amiga Tais, que crónica deliciosa!!!!!!
    Comecei o dia rindo e isso é bom, muito bom!
    Tive uma colega de nome Elisa Botas. Menina, o que a gozavam quando calçava botas. O que vale é que ela, uma alentejana bem humorada, levava tudo na boa!
    De uma lista de nomes portugueses caricatos tirei três para acrescentares à tua lista:
    António Treze de Junho de Mil Novecentos e Dezassete
    Himineu Casamenticio das Dores Conjugais
    Marciano Verdinho das Antenas Longas
    Que tal?
    Lembrei-me agora do João Sabonete, um jovem ajudante da minha mãe na cozinha, em Moçambique. Por vezes o Sabonete estava menos aromático e quando lhe dizíamos «Sabonete vai usar o sabão» ele ria imenso e lá ia refrescar-se...
    Amei, amiga!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor da história é que me divirto com os 'causos' que vocês deixam aqui!! Esse é o lado ótimo!
      Beijinho, amiga!

      Excluir
  5. Taís, adorei o bom humor! Vemos cada nome que pelo amor de Deus! Tive uma tia que fez cada combinação que nem te conto...Unia nomes!!! Não vou falar mais pois moramos na mesma cidade,rs.... Mas vemos de tuuuuuuuuuuuuuuuuuudo! Adorei te ler! bjs, chica

    ResponderExcluir
  6. Es terrible como los padres pueden dañar la vida de los hijos con nombres así. Recuerdo el caso de un matrimonio que quería poner a su hijo el nombre "Hitler". Por suerte, no se lo permitieron en el Registro civil, no el juez cuando los padres interpusieron una demanda. Como leo la prensa de muchos países, ahora no recuerdo en cual fue. Pero el caso fue bien real.

    Besos

    ResponderExcluir
  7. A sua crónica, cheia de humor, leva-me a pensar o que se passará na cabeça das pessoas para darem aos filhos nomes completamente disparatados e anacrónicos…
    Eu tenho uma filha chamada Ana Isabel e um filho chamado Pedro. E gosto…
    Uma boa semana, minha querida Amiga Tais.
    um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia amiga Taís!
    É hilário mesmo muitas pessoas colocarem nomes nos filhos bem diferentes.rs
    Eu só tenho uma filha e acho que escolhemos muito bem(Cristiane Maria).
    Amei a crônica e ri muito com os comentários.kkk
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  9. Já vi vários nomes esquisitos por aí viu e concordo com você rsrs

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Já sorri divertida, Tais.
    Obrigada por isso! :)

    Por cá também é uso colocarem nas crianças os nomes dos avós ou outros veneráveis familiares. Por isso carrego com um nome do qual nunca gostei; era o nome de minha avó paterna. Por sinal, agora, nestes tempos modernos, voltou a estar em uso, mas quando era criança só velhinhas tinham o nome que eu tenho. :))

    Beijinhos, amiga.

    ResponderExcluir
  11. Por cá também há a cada um!
    Quando eu nasci, meu pai tinha escolhido o nome de Salete em homenagem à filha do patrão, em casa de quem cresceu. A minha madrinha que se chamava Elvira disse que só o seria se eu tivesse o nome dela. Não é um nome vulgar, na cidade onde vivo só conheci a minha madrinha além de mim com este nome. Quando criança os gaiatos riam-se de mim dizendo." Dona Elvira pó pó"em alusão aos carros antigos que em Portugal se chamam Dona Elvira.
    Mas pior ainda era a minha mãe que se chamava Gravelina, e a quem as pessoas chamavam de muita maneira, menos da correta.
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Excelente Taís! Esse é um assunto delicado para muito pais. Tenho um amigo cujo filho mais velho é Michael. Tudo bem, uma variação do nome bíblico Miguel que deu origem a dezenas de outros como Michel, Michele, Mikail, Mikal, Mike e outros tantos. O problema do Michael, é que os pais dele exigem que todos o chamem com a pronúncia, "Maike". Porque em inglês seria essa a pronúncia. Tentei dizer para meu amigo quem em português se pronuncia MICHAEL mesmo. Quase perdi o amigo.

    ResponderExcluir
  13. Amei a sua disposição em escolher bem, os nomes para aqui compor, com tanto esmero o seu hilário texto, e nos dar o prazer de rir um pouco de tudo isso, amo rir e com respeito eu sei, pois ainda bem que hoje em dia há como trocar de nome!
    Meu pai se chamava Virgílio, ainda bem que eu sempre amei mitologia e adorava o nome dele, rsrs, mas nem faço ideia de como minha avó escolheu?!
    Enfim minha amiga, tem de tudo e é muito bom isso!
    Abraços bem apertados!

    ResponderExcluir
  14. De acuerdo, Tais.
    Cada criatura que viene al mundo tiene de por sí muchos problemas que superar, como para que sus padres encima le pongan nombres inapropiados, que les hacen más difícil la vida. Leí que a un pobre bebé en la República Dominicana le pusieron Hapyberdey tuyu!!!!¡¡¡¡

    Un beso.

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante a falta de pensamento dos pais para dar nome aos filhos, que certamente alguns terão um grande problema para mudar este junto ao Fórum.
    Eu tenho uma prima com nome de Pedronilda e que eu nunca a chamei por este nome e sim por Petra e ela amou,kkkk
    Mas este final com a Fredegonda me fez rir nesta alta hora Taís.
    Carinhoso abraço amiga na feliz semana.
    Beijo de paz.

    ResponderExcluir
  16. Olhe Taís ... eu penso da mesma maneira!!!bj

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Tais! Tenho andado por fora: praia com netos, campo com irmã, praia com amigas e hoje por cá com muitas saudades daquele que faz hoje 55 anos me deu, perante Deus, a sua aliança...mas que hoje continua no meu dedo e ele... a vê lá do céu
    Como sempre gostei muito da sua crónica e do seu humor. E sempre encontramos nomes com que alguns pais quiserem homenagear pessoas, datas, locais...
    Mais uma para sua diversão: uma senhora que trabalhava na casa dos meus Pais chamava-se Benvinda. Nada de especial se não soubéssemos o nome todo: Benvinda a República de Portugal! Nascera no dia 5 de Outubro de 1910..
    Beijos Tais!

    ResponderExcluir
  18. Muito bom mesmo. Eu era para ser Simone, mas na altura não deixaram :))

    Hoje; No meu olhar, um sentimento profundo

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira /Feriado.

    ResponderExcluir
  19. Distinta Vizinha/Escritora, Taís Luso !
    Tudo isto e "praga de madrinha", numa condenação
    perpétua... Nossa !
    Parabéns, Amiga. Belo texto.
    Um fraterno abraço.
    Sinval.


    ResponderExcluir
  20. Trágico cômico. Bem difícil se levar pela vida afora alguns nomes. Eu conheci uma pessoa que deu nomes (indígenas) aos filhos: Ubirajara e Urinajá. É mole??? bjs

    ResponderExcluir
  21. Me pregunto si se dejase poder elegir al hijo sería mejor la elección, lo dudo también.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  22. Dar um nome ao filho como Mozart ou qualquer outro apelido duma celebridade acho que seja uma anomalia agradável do povo brasileiro.
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Tais Luso
    O grade nome de D. Pedro (de Alcântara, deriva de, que à época do seu nascimento, bem chique a realeza, mais de quem tinha pretensões de grandeza, carregar os seus descentes de apelidos. Outra coisa é a onomástica do Brasil, que é muito extensa, talvez devido às bastantes etnias de que foi constituída essa grande nação. De resto aí há nomes bem bonitos também. Há que diga que os nomes influenciam comportamentos. Será?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel, sim, o caso da realeza é compreensível, coloquei como conhecimento, curiosidade.
      Se o nome influencia o comportamento? Não, ao meu ver é zero, conheço um 'Jesus' por aqui que é medonho! Se influenciasse seria um santo!
      Beijo, amigo.

      Excluir
  24. Querida amiga Taís: o pior que eu conheço é um tal de Luis Ignácio, que Deus o mate e o Diabo lhe carregue, rsrs. Um beijo, minha boa amiga!

    ResponderExcluir
  25. Um texto muito interessante e era e é comum nos Reis terem nomes enormes que penso que até os próprios nem o sabiam de cor.
    Um abraço.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  26. Ei tais! Terrível isso! rsrs Eu tenho dois sobrinhos com nomes de Rolando e outro Heracton. os chamamos pelos apelidos, que tambem não são bonitos.Meu cunhado e minha irmã são fantásticos! E quantos Elvis Presley , Michael Jackson vemos por ai a fora! Eu mesmo tenho um nome, em homenagem a um primo que venho a falecer ainda criança. Que solidariedade de minha mãe. Poxa! Queria ser Felipe ( gosto desse nome) ou outro nome menos forte que Adalberto; apesar do significado bem bacana do germânico. Tenho uma amiga com o nome de Laodiceia! Quem conhece a bíblia sabe que não se deve por esse nome em suas filhas. Bom ri bastante por aqui, e como sempre uma boa leitura. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  27. Uma página que tenho que concordar plenamente contigo.
    Tens toda razão.
    Um abraço. Elys

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, Taís
    É verdade, amiga.
    Colocam os nomes nas pobres crianças e por vezes nem sabem como se escreve.
    Afff...
    Um beijinho e o meu carinho
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  29. Taís, este da Silva é que me incomoda muito. Bota muito nisso, querida amiga.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tinha notado no comentário, mas o problema não está no 'Silva', nome bem brasileiro, o problema está no 'molusco'. rs
      beijo!

      Excluir
  30. Bom dia, não tenho nada de conservador, mas sou contra a importação de estrangeirismos tirados dos filmes, novelas, livros e outras coisas mais, sou defensor de tudo que é cultural relativo ao meu país, assim, defendo que os portugueses sejam registados com nomes bem portugueses.
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderExcluir
  31. Bom dia Taís
    E esses capote Valente, Defuntina de Souza cruz, João da cu da luz, Rego penteado, imagine uma pessoa carregando o nome desse pela vida afora. Um prazer ler sua crônica e nós distrair com o seu bom humor Lindo fds para você minha amiga e para o Pedro. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  32. Hay nombres casi imposibles de pronunciar o recordar.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  33. Antiguamente, la tadición era poner el no.bre de los abuelos. Luego llegó la moda de buscarse nombres de personajes de la actualidad .De ahí que en ciertos años abundara un cierto nombre, hasta que aparecía una celebridad nueva y entonces todos se inclunaban por ese nombre.

    Besos

    ResponderExcluir
  34. Oi Taís,
    Eu fui no Blog de artes aquele dia, mas depois de ler tudo não tinha comentários.
    Você falou em Silva, meu sobrenome é Silva do meu pai, no qual herdei a inteligência ainda bem que foi só isso, pois o resto de adjetivos podiam jogar no lixo. Daí me casei ficou Silva Ramos, melhorou um pouquinho e para não perder a pensão só me casei na igreja: foi um luxo.kkk
    Adotei meu filho com 10 dias e quis homenagear meu sogro que não conheci, tirei o ão e coloquei am: Cristovam
    Que achou? mas muitos o chamam só de Cris é tão pequenino pelo seu tamanho.kkk.
    Quando estudei a vida de D. Pedro, fiquei abismada de tantos sobrenomes. Depois ficou D.PedroI e seu filho D.Pedro II e não tinha nada com o sobrenome.
    Beijos
    Lua SingulaD
    Gosta de dançar? dê um pulinho lá no meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dorli, olha, o caso do sobrenome SILVA não é propriamente o SILVA, pois é genuinamente brasileiro, mas quando colocam Mozart da Silva, Beethoven da Silva... fica difícil de aguentar, percebes a loucura da composição?

      Quanto aos comentários no meu blog 'Das Artes' recebo pelo contato que está na coluna, querida! Não fiz aberto pelo tempo e pelas solicitações que me pedem e que infelizmente não tenho tempo de atender como gostaria, mas tudo que me enviam, recebo, uns respondo dentro do meu tempo mas fazer pesquisas para quem pede já não posso, demanda mais tempo.
      Beijo, querida, um bom fim de semana.

      Excluir
  35. Olá Amiga!
    Depois de alguns meses ausente, retornando aos projetos vivenciados na biblioteca, um deles, alunos leitores e escritores, estamos de volta ao poetizando e hoje com a participação da aluna Mariana, Seja bem vinda!

    Parabéns pela linda publicação! Tem muitos que não suportam seus nomes, isto acontece porque os pais foram no impulso sem pensar futuramente no gosto filho (a) Amei a crônica amiga.

    Abraços, feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde!

    Convidamos-vos a ler o capítulo 6 do nosso conto escrito a várias mãos "Janelas de Tempo"
    http://contospartilhados.blogspot.com/2018/08/janelas-de-tempo-capitulo-6.html

    Boa semana
    Saudações literárias!

    ResponderExcluir
  37. Querida Taís,

    Estava saudosa de voar aqui, menina!...rss

    Realmente esta questão de nomes (batizar...) bem
    complicada e hilária também... E você, amiga, vai nos levando
    numa narrativa com fôlego de rir, refletir e viajar nas nossas
    memórias a "despejar" na partilha neste "seu divã", você gostando,
    acumulando material para outras crônicas...rss
    Agora, sério, chamo de magia da literatura, que uma história leva
    à outra e sucessivamente... No meu caso, eu gosto do meu nome e fui
    salva pela minha tia, nos últimos minutos de meu pai registrar com
    uma lista de nomes na letra S (combinar com a minha irmã Suzana...rss),
    desta listra somente euzinha aprovava o nome Sônia, já pensou se chamada
    de Sueli ou Simone, não combina comigo, não que os nomes sejam feios,
    porém nada haver comigo, fico bem na pele de Suzete...rss

    Pronto, Taís, conseguiu meu depoimento no seu divã...rss
    Agora, fiquei curiosa, e você, teve alguma possibilidade de
    não ser chamada Taís?

    Dias felizes, minha amiga!

    Continuo nos passos lentos nas postagens no meu blog
    e na visitas dos blogs dos amigos...
    Grata sempre pela sua presença atenciosa lá, viu!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, menina!!! que bom que voltou, saudades também. rss, pois é, fiquei feliz com meu Taís, só que quando assinava minhas peças pintadas, colocava
      Thaís Luso - com agá é mais artístico. Sempre a insatisfação do ser humano...mas há anos que voltei para o Taís, com acento. Gosto, também tem a minha cara.
      Sim, essa postagem está um divã... mas sou eu que me divirto com vocês.
      Beijo, me aguarda.

      Excluir
    2. Aprecio mais o Taís, é um nome belo e transmite
      personalidade.

      Beijo, minha amiga!

      Excluir
  38. Boa tarde, querida Taís, com acento rs
    Sua crônica nos mostra bem a realidade triste do nomes que os pais resolvem dar aos seus filhos.Existe cada história que é de chorar, aí a gente não sabe se o nome é do cachorro ou do dono.
    Meu vizinho chama-se Etílico, pode um nome desses?
    Aí, a mulher dele o chama de Éti. Agora acredite se quiser o nome do cachorrinho dele é Bruno.Quem sabe as gerações vindouras começarão usar os nomes gregos,nomes da mitologia, de filósofo, pois dizem que tudo volta a ser.(risos).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  39. Pois é, se é para sentar no seu divã, já o faço prazerosamente.
    Satisfeito com meu nome, sim. Mas, na infância, era simplesmente Carlos. Todos me chamavam Carlos. Os amigos da infância que permanecem me chamam Carlos. Até o meu primeiro emprego, ainda menino era Carlos. Melhor ainda, Carlinhos, de tão menino que entrei no mercado de trabalho. Na universidade, me tornei Zé Carlos. Mas era mesmo Zé, pra lá e pra cá.
    Mas acredite, no meu trabalho atual, (há mais de quinze anos) por conta de um funcionário que eu o trouxe para trabalhar comigo, tirando-o da portaria do prédio em que eu morava, todos me chamam de professor. Do zeladores aos porteiros, passando pelos vizinhos de quase todos os andares porque a minha sala de trabalho foi comprada na planta. Um ouve, o outro repete, e os meus cabelos brancos ajudam, rss.
    Adorei a crônica. Você está sempre tocando num ponto sensível da pele do leitor...
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  40. Taisinha, uma das coisas que mais gosto em você, é o teu bom humor. Este bom humor elegante e que me prende na leitura. Ri muito agora, estou até comentado com o marido... rimos!
    A Fredegonda me fez ir as pesquisas kkkkk que mulher boazinha, tem até livro online sobre ela. Que nome kkkkk.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís