20 de outubro de 2019

MAR PORTUGUÊS - Fernando Pessoa




MAR PORTUGUÊS  / Fernando Pessoa




Ó Mar Salgado, quanto do teu sal!
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

____________________________________________
In , Poesias, Fernando Pessoa - Porto Alegre: L&PM 1996, p. 9
___________________________________________________

Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, a 13 de junho de 1888. Não é apenas falar do maior poeta da língua portuguesa do século XX, mas é também falar de uma personalidade  controvertida (como a de todo o gênio) e de uma obra vasta, afinal, Pessoa é vários poetas num só. Filho de Joaquim de Seabra Pessoa, funcionário público e crítico musical  e de Maria Madalena Pinheiro Nogueira. 

Com 5 anos de idade, Fernando Pessoa perde o pai  (de tuberculose), e sua mãe ganha o irmão Jorge. A morte do pai traz muitas dificuldades financeiras e a família é obrigada a baixar o nível de vida, passando a morar na casa de Dionísia, a avó louca do poeta. Em 1894 morre o seu irmão, a vida de F. Pessoa é marcada por acontecimentos trágicos. Em 1895 sua mãe casa-se com o comandante João Miguel Rosa, cônsul de Portugal em Durban, na África do Sul e para lá a família se muda no ano seguinte. Lá, Pessoa cursa o primário num colégio de freiras e 3 anos depois ingressa no Durban High School, considerado um aluno excepcional,  faz em 3 anos o que deveria fazer em 5 anos.

Em 1905 o poeta retorna a Portugal onde vai morar com a tia-avó Maria, e inscreve-se na Faculdade de Letras, mas com a criação poética pulsando em toda a sua intensidade. Em 1906, com a morte da avó, recebe uma herança e aplica numa pequena tipografia. Falta-lhe experiência e o empreendimento fracassa. Passa, então, a trabalhar como correspondente de línguas estrangeiras em escritórios de importação e exportação.

Em 1935 Fernando Pessoa, deixou a sua última frase em inglês: 
I Know not what tomorrow will bring. ( Eu não sei o que o amanhã trará). Morre no dia 30 de novembro de 1935, no hospital de cirrose hepática, aos 47 anos.

Voltarei em outra postagem escrevendo mais sobre a vida de Fernando Pessoa, o ícone da poesia moderna, trarei, principalmente, como nasceram seus heterônimos.

___________________________________
Mar  Português / declamado por Silvio Matos








43 comentários:

  1. Bom dia, Tais!
    Amei ler aqui este poema belíssimo de Fernando Pessoa.
    Sabes bem o quanto gosto deste poeta do desassossego. Dele tenho no Rol 58 postagens e, espero, outras tantas se seguirão... vá lá, tantas talvez não...
    Foi gostoso ouvi-lo declamado por Silvio Matos.
    Querida amiga, gosto de gostar do que gostas e, mais ainda, gosto de gostar de ti.
    Beijo, bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida... que luxo de amiga que tenho!
      A recíproca é verdadeira, minha querida!
      beijinho, um bom domingo!

      Excluir
  2. Lindíssima essa poesia de Pessoa e adorei o vídeo e a declamação tão bem interpretada! Valeu! beijos, tudo de bom,ótimo domingo,chica

    ResponderExcluir
  3. Tais falar de Fernando Pessoa é falar de um génio da literatura, curiosamente porque coordenei um livro com a reunião dos seus escritos numa revista de contabilidade. Interagi ai com um seu sobrinho, entretanto falecido. Possuo o livro: TEXTOS PARA DIRIGENTES DE EMPRESAS, que serviu de oferta de Natal de empresa de Publicidade. Ai pode ser lido, escrito por Pessoa: "não há empregados maus, há é patrões que têm empregados maus". Aqui está uma grande verdade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. PERDÓN AMIGA TAIS: Me equivoqué al comentar tanto en tu blog como en el de Pedro y en el comentario al tuyo menciono equivocadamente a Pedro. Te ruego lo puedas corregir o no publicar. Gracias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Esteban, peço desculpas por ter excluído o comentário errado! Se você puder enviá-lo novamente ficarei muito contente.
      Beijo, meu amigo.

      Excluir
  5. Minha querida Taís,
    Fernando Pessoa o mestre dos heterônimos... Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Bernardo Soares, entre outros... É "biscoito fino!"... E é figura sempre presente no DOUG BLOG, pois, como eu sempre digo: "Eu sou muito PESSOA!"
    Beijos e bom domingo!!!

    ResponderExcluir
  6. Minha Vizinha/Escritora, Taís Luso !
    Lindo texto sobre o genial Fernando Pessoa.
    Muito grato. Uma verdadeira aula !
    Uma ótima semana e um fraternal abraço.
    Sinval.

    ResponderExcluir
  7. gostei bastante!

    Hoje :- Melancolia da lágrima

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo

    ResponderExcluir
  8. bonito poema com um vedio tb bonito parabens amiga feliz domingo tudo de bom bjs

    ResponderExcluir
  9. esse poema é lindíssimo Taís, uma bela homenagem!
    também gostei de ver as jovens deste video, perto da torre de Belém!:
    https://www.youtube.com/watch?v=ptolS175ZLY
    beijinhos, bom domingo
    Angela

    ResponderExcluir
  10. Mar Português, um belo poema de um grande poeta. Não sendo só imaginação. Aconteceu na realidade. Muitos partiram e não mais voltaram a Portugal.

    Tenha uma boa noite amiga Tais Luso. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite de paz dominical, querida amiga Tais!
    Adorei o video e o barulhinho do mar,o ruido das maritacas (creio).
    Gosto muito de poemas que abordam o mar, seus misterios, seus encantos...
    Suas escolhas sao excelentes.
    Tenha uma nova semana feliz!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  12. Um génio.
    Que, como todos génios, era um ser humano permanentemente inquieto.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  13. Sin duda, amiga Tais, todo vale la pena. Principalmente llenarse de aires poéticos tan sublimes como los del maestro Pessoa.

    Abrazo.

    ResponderExcluir
  14. Foi lindo encontrar aqui o "Mar Português" do Fernando Pessoa. Gostei imenso de ouvir Silvio Matos dizê-lo. Um poema que sei de cor desde criança. É magnífico!
    Uma boa semana, minha Amiga Tais.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. Sn duda alguna llegó a ser un gran hombre. Portugal debe sentire orgullosa de haber tenido tan grande poeta. Aunque ya hace muchos años que e fué , sigue viviendo a través de sus obras.

    Besos

    ResponderExcluir
  16. Teria eu, provavelmente, 14 anos, quando o meu professor de Língua Portuguesa me incumbiu de declamar este mesmo poema de Pessoa na aula da semana seguinte...
    Excelente publicação, Taís. A biografia, a declamação de Sílvio Matos, ambas, afinal, evocando o grande génio da nossa literatura lusófona. Não consegui conter uma certa emoção.
    Uma semana tranquila.

    ResponderExcluir
  17. It is very beautiful.
    Have a nice evening.

    ResponderExcluir
  18. Tais, minha amiga

    adorei ler neste seu espaço de cultura e inteligência uma estrofe da Mensagem, que muitos consideram (e estou tentado a dar-lhes razão) como o "Poema", se não mesmo o "único" poema de Fernando Pessoa, enquanto tal (isto é, sem os heterónimos).

    gosto muito dessa estrofe, como aliás de todo o poema, mas ultimamente ando "apanhado" por estes versos do insigne Poeta:

    (...) À espada em tuas mãos achada
    Teu olhar desce:
    - "Que farei eu com esta espada"?
    Ergueste-a e, fez-se!...

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Olá Amiga
    Uma poesia linda. Amei o vídeo. Felizes dias para vocês. Estou sem interagir devido um tempestade que não passa. Vim me distrair lendo você. Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Pessoa é a coisa "mais grande" da poesia e inspirador de tantos pelo mundo.
    Cantava com beleza o mar e no balanço deste nos levou aos mais belos momentos,
    dos tantos Pessoas.
    Bela partilha amiga com detalhes interessantes.
    Gostei e espero a segunda parte.
    Uma bela semana para vocês,
    Beijo de paz amiga.

    ResponderExcluir
  21. Oi Tais
    Adoro Fernando Pessoa.
    Na minha casa tem livros até no banheiro.
    Obrigada pelos elogios
    Fui filha adotiva! Fui o oposto do que escrevi
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  22. Oi Tais,
    Fernando Pessoa é sempre inspirador em todas suas manifestações pessoais e criativas. Sua obra afaga e espanta na medida de cada leitor(a).
    Gostei imensamente de saber fatos que desconhecia.

    * Em tempo: fiquei toda prosa com tua opinião sobre os meus arroubos poéticos lá na postagem das imagens, porque, os três legendados são meus<3. Obrigaaada!
    E sim, as imagens são do Canadá. Ali é a quadra residencial do meu filho.Em muitos aspectos Ottawa se assemelha largamente à Brasília.

    Uma linda semana aí pra ti.
    Bjo,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Calu, claro que sei dos versos que são teus, e gostei um monte! Não sabia dessa tua verve poética...
      O Do Rubem Alves é o final.
      beijinhos!

      Excluir
  23. Mais uma belíssima postagem aqui no “Blog da Taís Luso”, agora brindando a todos com quatro momentos que envolvem a figura do genial poeta português, Fernando Pessoa: primeiro a famosa pintura de Almada Negreiros, de 1964, tendo o grande poeta como tema; depois vem o conhecido poema de Fernando Pessoa intitulado Mar Português, com versos como estes:

    “Valeu a pena? Tudo vale a pena
    Se a alma não é pequena.”

    Terceiro momento, a biografia de Fernando Pessoa e, por último, este poema declamado no vídeo. Parabéns!
    Um beijinho daqui do escritório.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Tais,
    Como portuguesa sinto-me muito lisonjeada com este tributo a Fernando Pessoa falando da sua vida e postando um dos seus poema mais famosos.
    Belíssima a declamação de Sílvio Matos.
    Muito obrigada.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderExcluir

  25. Fernando Pessoa,era Genial .....,
    dentro de qualquer pele.
    Nunca cansa.
    Beijo
    NB. Me aguarde...,continuo inventando e produzindo.

    ResponderExcluir
  26. Andor ,um poema que conheço de cor.
    abraço

    ResponderExcluir
  27. Tais,
    Maravilhosa publicação!
    Bjins
    Catiaholc.

    ResponderExcluir
  28. Minha amiga Taís,
    Pedro veio antes de mim e sufragou quatro momentos da postagem. Apesar de estar mais perto, ele não tinha o direito de antecipar-se, rss. Inesquecível pintura de Almada, o excerto do poema Mensagem, pinceladas biográficas (não caberia aqui algo mais denso) e a interpretação de Silvio Matos. Fez-me lembrar da sala de aula. Não precisamos decodificar os gestos... o vídeo parece querer nos colocar no tempo do poeta!
    Um beijo, minha amiga Taís!

    ResponderExcluir
  29. É verdade, sabemos de cor.
    Bela postagem!

    "Para ser grande, sê inteiro: nada
    Teu exagera ou exclui.
    Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
    No mínimo que fazes.
    Assim em cada lago a lua toda
    Brilha, porque alta vive."

    Fernando Pessoa

    Beijinho, querida Taís.

    ResponderExcluir
  30. Oh Taís querida, que maravilhosa partilha,bela declamação!

    Boa noite e feliz sexta-feira.

    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Querida amiga Taís

    Eu deveria ser uma das primeiras pessoas a comentar este poema. :))
    E porquê? Tenho uma pequena agradável história, pessoal, sobre ele. A pequenina chega a casa e, com os olhinhos preocupados diz-me: "Ó mãe, olha a professora disse-me para aprender um poema para declamar na festa da escola". Então, qual será? Vamos lá ver um que não seja grande, porque é já depois de amanhã...Ela pega num pequeno volume, de uma colecção que apareceu em tempos publicando grandes autores, e diz: "aqui vamos encontrar de certeza um que não será difícil". E abriu-o em "Mar Português"... Passámos à leitura, ela muito cansadinha, com os olhos a fecharem-se e a pedir-me "lê que eu oiço, mãe". E assim na noite seguinte...
    Hoje, quando nos lembramos disso, rimo-nos agradadas, e declamamos quase a uma só voz o "Mar Português, com a mesma toada e o mesmo prazer.

    Muito obrigada, minha amiga, pelo link que me levou, do Museu da Língua Portuguesa.

    Bom fim-de-semana.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
  32. Uma escolha magnifica, um poeta que adoro, um poema inesquecível e uma declamação brilhante.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  33. Fernando Pessoa tudo de bom! Grata! Bjo

    ResponderExcluir
  34. Obrigado por esse texto maravilhoso, pois, tinha muita curiosidade de saber um pouco mais sobre a vida desse gênio, que foi Fernando Pessoa...

    ResponderExcluir
  35. Bom dia. É com enorme gosto que passo por aqui pois o seu blogue é um fascínio. Fiquei seguidor e linkei no pensamentos
    Serei visitante assíduo. Fernando pessoa um poeta exemplar.
    .
    Desejando um Domingo de Paz e Bem

    ResponderExcluir
  36. Bom dia, Tais! Que gratidão por ter nos dado toda essa compreenssão de Fernando pessoa , o grande escritor. Tenho aqui a biografia dele escrita por Robet Brechon, e que ainda não li na integra. Mais uma vez uma esmerada postagem que merece aplausos! Feliz semana. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  37. Lindo demais Tais, adorei o poema declamado em vídeo!
    Gostei de relembrar um pouco da história de Fernando Pessoa, legal que dará seguimento.
    Abraço e bom domingo!

    ResponderExcluir
  38. A alma irrequieta de Fernando Pessoa, a sua genialidade que não cabia em apenas um nome ou uma personalidade, o verso surpreendente, a vida por vezes triste, tudo isso vale cada leitura, cada verso. Novo, eu prestava toda atenção ao compasso dos seus versos, tentava confessadamente imitá-lo, naturalizava-me português em diversos poemas. "Mar Português" é um de seus mais emblemáticos poemas! Gratíssimo! Beijo, amiga.

    ResponderExcluir
  39. Acho lindíssimo esse poema, desde quando o li pela primeira vez no ensino médio acho incrível.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís