7 de março de 2020

UM DIA PARA A MULHER E NADA MAIS ?





___Taís Luso___


Pois é, ele está de volta, o Dia Internacional da Mulher – 8 de Março. Já escrevi bastante sobre esse dia. Dá para variar um pouco o assunto, mas a essência é a mesma: a luta das mulheres pelo reconhecimento, pela capacidade, pela igualdade e pelo preconceito existente.

Estive lendo uma ótima postagem sobre o 'Dia Internacional da Mulher' no Blog Xaile de Seda, da amiga Olinda Melo, e gostei muito. Lá está uma passagem de José Saramago que diz:

"Como é que pudemos viver assim tanto tempo condenando metade da humanidade à subordinação e à humilhação? "

Pois é, o problema não está na mulher, está no homem! Existe um 'Dia Internacional do Homem?' Confesso que fui pesquisar, andei muito e vi de tudo. Existem centenas de dias comemorativos e não existe um dia especial para o homem. Existe o  Dia da Tartaruga, o Dia do Vendedor de Livros, o Dia do Desbravador, Dia da CozinheiraDia de Santo Antonio - o santo casamenteiro. Lembro de uma conhecida que  colocou o santinho dentro de uma mala, debaixo de sua cama e lá ficou  de castigo por muitos anos, não estava resolvendo o problema para seu casamento. Existem 'dias' para todos os gostos. Coisas Inacreditáveis. Mas o 'Dia Internacional do Homem'... não existe. Ou não é conhecido.

Encontrei o dia do Goleiro, o Dia da Madrinha, o Dia do Conservador - que fofo! Encontrei também o Dia do Gato, Dia do Boi!! E depois de pesquisar muito, encontrei o Dia Internacional do Homem - 19 de Novembro!!  Sim, é vero, existe, mas não é comemorado. Não é conhecido!

Poderia ser um dia comemorado para exaltar as virtudes desses mesmos homens que nós, mulheres, educamos. Poderiam  estar mais presentes  na defesa dos direitos das mulheres; poderiam ajudar a diminuir muito mais o preconceito e maior combate a esse horror do feminicídio que está se alastrando no mundo inteiro.

Dia da Mulher para quê ? Para continuar a lutar e a pedir o que há muito já é lei ? A discriminação e o preconceito são crimes! É só aplicar a lei, com rigor.





________________________//________________________






42 comentários:

  1. "Como é que pudemos viver assim tanto tempo condenando metade da humanidade à subordinação e à humilhação? "

    É o que temos.

    E, embora alguma coisa tenha mudado, há ainda muito caminho a percorrer.

    Saudações poéticas!


    ResponderExcluir
  2. Bom dia minha querida amiga Tais,

    Li sua crônica de um só fôlego, tens toda razão , existe o dia do homem, mas não é comemorado com o entusiasmo que se comemora o nosso Dia, e creio que daqui pra frente esse dia do homem tende a cair no ostracismo, são tantos os massacres, os ataques e mal tratos em geral, e por uns todos pagam.
    Muito boa e pertinente sua crônica.
    Feliz Dia da Mulher.
    Deixo o convite pra comer bolinho com Toninho:

    ttps://celebrandosuavida.blogspot.com/2020/03/hoje-e-o-dia-dele-nosso-querido-toninho.html#comment-form

    Bjs festivos e flores e mimos.

    ResponderExcluir
  3. Falaste tudo e muito bem! A lei existe, basta que seja ou consigam aplica-la como previsto.
    Realmente nem precisaria existir um dia pra nós, apenas existe por uma convenção. Mulheres precisam de respeito, amor, reconhecimento, parceria lado a lado do homem e também se fazer respeitar pela sua voz e atos.

    Mas, mesmo assim, desejo eu tenhamos um domingo lindo, cheio de alegrias! Obrigadão pelo carinho lá no blog, na carta que republiquei! beijos, tuuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Olá Tais, paso polo seu blog de novo, para agradecer sua visita no meu. Também para ver que amosan hoxe os blogs en col do Dia da Muller Traballadora. É curioso. Acabo de ler o post de Elvira Carbalho e vexo que tanto no seu como no dela refréxanse as mesmas ideas que eu teño sobre esta celebración. Gustaríame compartilo no Facebook, se non lle importa, porque quixera que o lean outras persoas. Hai moito que aprender e vostede é uma investigadora ben documentada e fala con propiedade. Comparto a sua maneira de velo e síntome identificada. Que pase un bo domingo.

    ResponderExcluir
  5. Non foi possible compartir no Facebook porque non ten esa opcción.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia:- Pois é. Pobre do homem que nem um dia especial merece, lol.

    Mas pronto. Um dia muito feliz para todas as mulheres do mundo
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    ^^^ Para si que é mulher ... Lágrimas ^^^

    ResponderExcluir
  7. Querida Taís

    Muito obrigada por ter referenciado aqui o "Xaile de Seda", para mais neste dia dedicado à Mulher, porque, quer queiramos quer não, todos os olhos estão postos em nós, e assim, oportunidade quase única de ir denunciando aquilo a que Saramago chamou de "séculos de subordinação e humilhação".

    Na actualidade, para além da conhecida discriminação no trabalho e outras, continuamos a ter de lidar com o feminicídeo, fenómeno que quase entrou na ordem do dia. E de tão noticiado parece ter o resultado inverso que é de se deixar de lhe dar importância e de recrudescer.

    A aplicação da lei existente não colhe, pelo que um novo olhar do legislador sobre esse flagelo se impõe. Lembro-me de, em determinada ocasião, ter feito um post sobre a "Lei da Maria da Penha" e de, inclusivamente, ter referido a origem próxima dessa lei, que é a própria história de Maria da Penha.

    Por cá torna-se urgente a revisão da nossa legislação ou então de uma fiscalização aturada sobre o que tem falhado.

    Querida Taís

    Muito obrigada por ter referenciado aqui o "Xaile de Seda", para mais neste dia dedicado à Mulher, porque quer queiramos quer não todos os olhos estão postos em nós, e assim, oportunidade quase única de ir denunciando aquilo a que Saramago chamou de "séculos de subordinação e humilhação".

    Na actualidade, para além da conhecida discriminação no trabalho e outras, continuamos a ter de lidar com o feminicídeo, fenómeno que quase entrou na ordem do dia. E de tão noticiado parece ter o resultado inverso que é de se deixar de lhe dar importância e de recrudescer.

    A aplicação da lei existente não colhe, pelo que um novo olhar do legislador sobre esse flagelo se impõe. Lembro-me de, em determinada ocasião, ter feito um post sobre a "Lei da Maria da Penha" e de, inclusivamente, ter referido a origem próxima dessa lei, que é a própria história de Maria da Penha.

    Por cá torna-se urgente a revisão da nossa legislação ou então de uma fiscalização aturada sobre o que tem falhado.

    Continuemos pois a aproveitar este dia como um farol para iluminar consciências.

    Minha amiga, as suas Crónicas trazem-nos sempre motivos para reflectir sobre os vários aspectos da vida em sociedade.

    Beijo

    Olinda

    ResponderExcluir
  8. Reflexiva e com algum humor esta sua crónica, minha Amiga Taís. Dia Internacional da Mulher. Como nasceu este dia já todos sabemos. E na realidade são as mulheres no seu "consentido exílio das ocupações domésticas" que preservam a atmosfera familiar partilhada por todos. E não se rendem às imposições previstas. E continuam a sonhar com coragem, silenciosamente. E há países onde a desigualdade e a falta de direitos é imensa. Talvez faça sentido este dia...
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  9. Caras Senhoras, vocês não estão erradas quando recusam as regras da vida que são introduzidas no mundo, especialmente porque foram os homens que as criaram sem elas.
    Abraço amical

    ResponderExcluir
  10. Pois é , Taís, tudo está dito, mas, malfeito, mal cumprido, mal respeitado.Vimos(vemos) através dos séculos, como mulheres aguerridas brandaram com vigor contra todas as injustiças vistas e ocultas. Parece-me que o trabalho ainda está distante do término.

    Que a data ressignifique as consciências opacas.
    Bjo,
    Calu

    ResponderExcluir
  11. Oi Tais!
    Muito interessante, seu texto, muito a refletir...
    A data é necessária para que não se esqueça o caminho percorrido, muitas vezes a caminhada é lenta e dolorosa, mas temos que insistir até porque há muitos que gostariam de retroceder aos velhos tempos de dominação.
    E sim, alguma coisa deixamos de fazer porque as novas gerações continuam a matar mulheres, humilhá-las por não se sujeitarem a ser objetos de homens insensíveis e machistas. Leis e nossa educação não estão funcionando, pelo menos é o que dizem as estatísticas neste quesito.
    Não havia pensado em dia do homem neste sentido, interessante.
    Cada degrau subido é um passo dado.

    Abração e bom domingo!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Tais! Belíssima e inteligente abordagem. Li seu grandioso texto como reflexão dos fatos. Acredito, que se houvesse igualdade, não precisariam nos lembrar, que vocês mulheres são as pilastras desse mundo...“Mulher, ó mulher.
    Pudesse eu recomeçar esse este mundo,
    inventaria de criar-te primeiro,
    e somente depois retiraria Adão de tuas costelas.”
    PADRE FÁBIO DE MELO ( Com gratidão e carinho.) Grande beijo.

    ResponderExcluir
  13. Taís,o dia da mulher são todos,pena que muitas não são valorizadas.
    Adorei ler.
    Bjs-Carmen Lúcia

    ResponderExcluir
  14. Tempo impregnados do patriarcalismo, cultura que impregnou nossas histórias de lutas por liberdade e igualdades de direito. Muitas conquistas, mas ainda um longo caminho a seguir. Nós enquanto mães e educadoras temos uma função neste reverter de violências contra mulher e muito mais. bjs Lindo fundo musical

    ResponderExcluir
  15. Ainda há muita descriminação e violência doméstica no ocidente, mas é no mundo árabe e em África que a situação das mulheres é calamitosa...
    E foi para defendermos as mulheres em risco que foi criado o Dia da Mulher não para confraternização do mulherio dondoca...
    Desde que percorro o mundo blogueiro, que sou assídua leitora do Xaile de Seda, onde Olinda Melo aborda com pertinência e sensatez assuntos essencialmente respeitantes à literatura.
    Gostei desta reportagem concisa e fulcral; da imagem de uma pintura muito bela e da bela voz de Maria Martha, ousando numa canção que ainda tem um perfil masculino...
    Uma ótima semana, querida Taís. Beijos.
    ~~~~~

    ResponderExcluir
  16. Olá Taís,
    um belo texto! Existe dia para quase tudo não é? Eu não ligo muito para esta coisa dos dias e este muito menos! A história que originou este dia, deixa-me triste!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Pois é! não adianta falar de estados de direito democrático, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de saúde, educação e cultura, de direitos laborais, de emprego, de Constituição... quando sabemos que tudo isto é incompatível com a irracional autofagia da virtualidade, da desregulamentação dos mercados, da mundialização, da globalização, do liberalismo absoluto, das trans e multinacionais, notoriamente comprometedores, todos eles, do elevado nível atingido pelas faculdades mentais dos indivíduos, ferindo de morte a frágil consciência moral, paulatinamente aferida pelas criaturas civilizadas...
    Quanto aos dias disto e daquilo, não passam de tentativas vãs de branquear os incontáveis atropelos perpetrados sobre as minorias e/ou os mais fracos.
    Excelente texto Táis. Feliz dia da mulher.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Excelente crónica, se as leis fossem realmente aplicadas, certamente a realidade poderia ser um pouco melhor em certos aspectos, mas infelizmente, a realidade sobrepõe-se às leis. Ainda falta muito, até as mulheres serem realmente respeitadas pelo mundo fora, principalmente em certos países.
    Por isso é importante comemorar este dia, pois sempre é mais um Relembrar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Muitos parabéns pelo vosso dia,
    para todas as mulheres desejo
    que seja vivido com amor/alegria
    para si amiga Tais Luso um beijo!

    ResponderExcluir
  20. Muito pertinente a sua crônica Taís
    Mas infelizmente não há muito o que comemorar pois o mais importantes dos valores que rege a conduta de um sr humano foi perdido... o respeito
    Mas mesmo assim... simbora que é a luta é árdua
    Mulher é obra divina da criação. É força suprema da natureza, é sublime beleza. Há mulher para tudo no mundo, mas todas carregam o mundo no coração. Parabéns pelo seu dia!
    Beijinhos perfumados de poesia

    ResponderExcluir
  21. De mulher para mulher, um abraço solidário, e um voto de que em breve, este dia deixe de fazer sentido, porque a sociedade terá enfim descoberto que Mulheres e Homens são partes iguais da mesma Humanidade e como tal são tratadas.
    Abraço e dia feliz

    É verdade o dia do Homem não é comemorado. Eles preferem, (pelo menos por aqui, e o ano passado até o padre aqui da minha paróquia o disse no fim da missa) considerar o dia de Todos os Santos como o dia deles. Porque será que eles se consideram Santos? Por tratarem as suas mulheres, as suas empregadas, as suas filhas, como um ser inferior? Por lhes baterem e as maltratarem? Apetece-me perguntar : Quo vadis Humanidade?
    Abraço

    ResponderExcluir
  22. Olá, Taís

    Venho pedir-lhe desculpas pela duplicação do comentário.
    Uma coisa sem jeito. Nem sei como aconteceu...

    Beijo

    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Olinda, não se preocupe com errinhos na postagem, isso não é nada! Na verdade eu queria ter falado com você sobre "Saramago" e não encontrei seu e-mail!
      Mas só tenho a agradecer, vejo que você ficou feliz!
      Mil beijos e meu carinho!

      Excluir
  23. Tais desde já, extremamente grato pela tua demonstração de amizade ao demonstrares preocupação pelo meu caso de saúde. Eu nunca deixo de ser extremamente optimista. Que sobreviveu, como eu, a um AVC, cujo relatório médico sentenciava: se eu sobrevivesse ficaria a vegetar o resto da vida. de facto tive em casa, cerca de dois meses em semi- coma. sei que tive muitas visitas, que passaram em claro, mas num momento de lucidez vi um dos meus cunhados, debruçado sobre mim, como quem estava a ver-me pela última vez. Não falava, mas pensei: coitados deles se não fosse eu! Contei isto num programa de televisão, a propósito. A apresentadora, realçou o facto de eu me apresentar sempre sorridente, contudo estar sempre sorridente, é minha imagem de marca, apesar de ter estado sete anos sem sorriso.
    Não me perdi, deixo dito que, para mim: a mulher é poema; é uma flor.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, você sempre foi e é muito querido e muito gentil! Falamos com frequência em você aqui em casa. Aconteceu isso com você, foi uma lástima, mas você se recuperou e pelos seus poemas e outras postagens está ótimo. Torcemos sempre pelos amigos como você. Quem não tem suas caídas nessa vida? O bom é que levantamos, e você é muito otimista, o que ajuda muito nas recuperações.
      Beijo, amigo!

      Excluir
  24. Boa noite de Domingo festivo, querida amiga Taís!
    Logo cedo li a querida Olinda e amei o apreciado por lá.
    Infelizmente, mesmo com a Lei, ainda os brutamontes estão à solta nos jornais se exibindo nos dez minutos de fama por terem dado vazão ao seu machismo baixo e assassino.
    Por sorte, temos ao nosso lado um Homem com ou sem Dia e lhe devotamos todos nossos dias com dignidade que merecem pois somos Mulheres fidedignas e virtuosas.
    Vamos, resilientemente, dando Vivas por nossa condição feminina de ser
    Tenha uma ótima noite de domingo, amiga!
    Bjm festivo, carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
  25. Tais conto isto para dizerem: coitado! Antes como grande aventura. Já aos anos era, quando se trabalhava sol a sol, era difícil me baterem a trabalhar no campo, eu próprio criei numa courela de meu pai saber, uma horta, "parece" que falava com as plantas e elas "pareciam" escutar. A horta já atraía. Fui assim que alguém disse a meu pai: tens uma horta soberba!
    Sabia que não tinha nascido para trabalhar campo. Servi na Guerra Colonial: por das vezes fui chamado ao comandante, o o meu comportamento era de herói que disse, gosto muito de heróis mas só interessam cá em cima, porque debaixo de chão não servem de nada, tem cuidado. A verdeira herocidade foi ter sobrevivido ao AVC. Em suma aos 24, regressei de Angola. Fui trabalhador-estudante, 4 anos depois tinha adquirido carro zero Km. O meu currículo é muito rico, até conta com o AVC. Contar tudo seria, a minha autobiografia que vem sendo feita aqui na blogsfera, depois de já ter editado dois livros autobiográficos: AMOR NA GUERRA e LISBOA CAFÉ.
    Beijos


    ResponderExcluir
  26. brilhante crónica, Tais.
    esse fio de ironia (um pouco amarga) que perpassa é uma contundente farpa
    lançada a todos os "convencionalismos" sobre a emancipação da Mulher.

    "o problema não está na mulher, está no homem!..." isto é, no poder social e político que enforma a sociedade. e bem sabemos que nenhum poder abre mão de si próprio, se a tal não for obrigado!

    um pouco à margem, permito-me assinalar a cumplicidade, neste blog, de duas mulheres inteligentes e cultas, a propósito de uma arguta proclamação de Saramago sobre o tema - o que demonstra que a inteligência não tem sexo ... rss

    beijo


    ResponderExcluir
  27. Bom vim no seu cantinho. Desejo tmb um dia uma noite né. Pois o dia já passou. Parabéns pelo nosso dia da mulher. Bjs querida

    ResponderExcluir
  28. Retomando as rotinas depois de uma semana em correria em Portugal.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  29. Querida Taís,
    Toda mulher deve ser lembrada, não apenas por um dia, mas, no dia a dia.
    Que todas vocês sejam festejadas, não por uma mera convenção social, mas, pelo apreço valioso de suas reais conquistas.
    A força que uma mulher guarda dentro de si, é equivalente a de muitos homens reunidos, pois, como diz uma de minhas frases:

    “Homens param o Mundo e mulheres parem o Mundo!”

    O coração de uma mulher bate sempre acelerado, no amor, na dor... Na vida.
    Que toda mulher seja sempre respeitada, com carinho e amor perene!
    Carinhosos beijos e boa semana para ti!!!

    ResponderExcluir
  30. Alertar nunca é demais mas exagerar não é necessário e nem precisamos disso pois com jeito vai!!! Bj

    ResponderExcluir
  31. As suas interrogações fazem todo o sentido, Taís. Sem colocar em causa seja o que for, valha-nos que, para quem vive a vida de igual para igual, olhos nos olhos, a comemoração destes dias passa-lhe praticamente ao lado.

    Uma boa semana :)

    ResponderExcluir
  32. Bello homenaje a la mujer amiga Tais, ¡Feliz día!aunque con atraso, pero nunca es tarde si la dicha es grande, y lo es, por ser mujer y porque todos los días es el día de la mujer.
    Un gran abrazo amiga

    ResponderExcluir
  33. Anônimo13:41

    Adorei seu texto valorizando as virtudes da mulher e buscando homenagear os homens também.
    Acho que todos merecem ter seu dia mas como você disse, algo tem que mudar.
    Feliz dia da mulher, beijos Larissa.

    ResponderExcluir
  34. Taís, antes parabenizo
    Pelo novo nome dado
    A este blog encantado!
    Depois, claro, a meu juízo,
    Consertar tudo é preciso
    Por estar doente, o mundo,
    Pois matam a cada segundo
    Uma mulher! É o fim!..
    Não pode ficar assim:
    Matem cada vagabundo!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laerte, esse foi o primeiro nome do blog, voltei às origens!
      Brigadão, querido amigo, uma ótima semana!
      grande abraço!

      Excluir
  35. Olá Taís, eu sou daquelas que não faz questão de comemorações sobre esse dia.
    Há tanto por fazer pelas mulheres que um dia não quer dizer nada.
    Apenas nos lembra que há muito por fazer para ainda se equiparar, questionar, resolver, cuidar, lutar, etc, etc, etc....
    Parabéns pelo belo texto e pesquisa!! Aplausos!!
    Paz e bem!
    Beijimhos

    ResponderExcluir
  36. Como eu celebro a Mulher todos os dias, posso ainda dizer que este teu alerta é lamentavelmente pertinente por todas as mulheres que continuam a ser humilhadas, exploradas... a não ter voz.
    Amei esta crónica!
    Bejo, querida amiga.

    ResponderExcluir
  37. Ainda bem que as mulheres estão virando o jogo dos homens no tabuleiro do tempo. Faz muito tempo que tal acontece, ainda é pouco. Constela-se de expectativa a vigília da espera de que este jogo seja virado de vez em todo o mundo, pois em muitas partes dele "a coisa ainda está feia". Quando não houver mais a necessidade de se dedicar um dia para as mulheres, será o grande dia da Comemoração.
    Um beijo, minha amiga!

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde Taís,
    Os meus Parabéns por esta excelente Crónica, com a qual não posso deixar de estar mais de acordo.
    "Dia da Mulher para quê ? Para continuar a lutar e a pedir o que há muito já é lei ? A discriminação e o preconceito são crimes! É só aplicar a lei, com rigor.".
    Nada a acrescentar.
    Taís disse tudo o que penso e não sei explicar de forma tão clara e objetiva.
    Um beijinho e obrigada pelo que me toca.
    Ailime

    ResponderExcluir
  39. Confesso que este, costuma ser um dia, que nada me diz... nem o costumo assinalar por lá no meu canto... a simples existência deste dia... já marca a diferença... que nos continua reservada, ainda, em muitos aspectos...
    Gostei imenso da crónica, Tais... lúcida... assertiva... e autêntica!
    Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís