17 de junho de 2020

O NOSSO ENVELHECER





                       ___Taís Luso ___

Primeiro temos de esperar acontecer a descoberta da vacina para o covid 19, depois sairemos dessa pandemia, exaustos, sofridos, alguns mais pobres, outros mais ricos; alguns mais gordos, outros mais magros; uns equilibrados, outros mais neuróticos. E a vida seguirá.

Mas cada um de nós sairá desse isolamento com alguma coisa que aprendeu,  certamente. Porém o que temos no momento é uma montanha de preocupações com uma boa instabilidade no nosso país. Segundo o nosso vice-presidente, Hamilton Morão, não temos uma instabilidade Institucional, temos no país é uma grande instabilidade emocional.  Concordo em parte, mas a desarmonia é grande, cada amanhecer  é uma caixinha de surpresa, mas vamos nos animar, pessoal! Um dia tudo irá para o lugar certo, assim espero.

Além dessa atual pandemia há uma exaustão política; estamos intranquilos, inseguros e meio desorientados. Estamos preocupados, queremos viver com tranquilidade, ver a beleza nas coisas mais simples; queremos nos comprometer com um futuro que nos dê segurança, saúde e educação. Depois exigimos o resto...

A gente vai sacando, que pouca coisa tem importância, por isso, que com o passar dos anos vamos nos desapegando da cacarecada inútil de fases que passaram. O foco agora é outro. O presente é esse, temos de arrumar é o nosso futuro!

É bom esquecermos daquela palavrinha chula de 'melhor idade', essa ilusão em nossa vida parece brincadeira. Quando eu tiver 90 anos, por certo não chamarei de minha melhor idade, mas será uma fase da minha vida que viverei com a intensidade que puder. Existem excelentes momentos em todas as fases da vida. É questão de adaptação, estarmos vivos é maravilhoso.

Quero ter o meu silêncio, quero conservar os meus sentimentos e poder chorar descansada para manter a leveza da minha alma.

Lembro de uma frase na  parte final de um texto de Oswaldo Montenegro que diz  assim:

"A gente vai sacando que não tem importância e que pouca coisa no mundo tem importância, isso primeiro frustra, depois vai dando alívio e liberdade."

 "Vale a pena! Se puder, envelheça”.









42 comentários:

  1. A alternativa a envelhecer é o quê?
    Morrer cedo?
    Passo!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedro, não falei em 'alternativa a envelhecer'. Falo em envelhecer e sermos felizes, pois o foco na terceira idade é outro. Esses termos que a sociedade nos impõe como a tal da 'melhor idade' é bizarro! Quero um dia é viver toda a verdade com alegria, sem subterfúgios .
      Beijo

      Excluir
  2. Caros amigos
    Cinco quilômetros da minha casa encontra-se a renomada empresa Janssens pharmatica que em breve vai testar uma vacina em pessoas.
    Enquanto isso, temos que nos contentar com uma máscara ,lavar as mãos e manter distância um a outro , somente isto salva vidas.
    Cuidem-se.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia:- E ainda não se começou a falar da violência doméstica e dos futuros divórcios causados pelo Stress do confinamento. Oxalá não se fale disso, mas...
    .
    Deixando cumprimentos
    Um miminho 🌹

    ResponderExcluir
  4. Que lindo te ler! E essa pandemia tem nos tirado a paz ,ainda mais aqui no Brasil com tant0s desacertos e "mimimizagens"...Aqui tudo virou política: o vírus, os remédios, tuuuuuuuuuuuuuudo... Não suporto mais isso! Quanto ao termo melhor idade ,acho um saco...A melhor idade é aquela na qual nos sentimos bem e intensas podemos ser. No mais, os dias vão passando, envelhecendo e agradecendo por aqui estar! bjs, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  5. "Quero ter o meu silêncio, quero conservar os meus sentimentos e poder chorar descansada para manter a leveza da minha alma."

    Boa tarde de muita paz, querida amiga Taís!
    Li tudo com carinho, mas permita-me deixar acima o que caiu como luva de pelica em meu 💙, amiga. Saciou-me. Fez eco em meu 💙.
    Felizes os sensíveis que molham a face com lágrimas de ternura!
    Vamos envelhecer com muito Amor no peito, do lado esquerdo.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
  6. Nos ha cambiado a todos la vida. Hemos estado bastante tiempo confinado y sin poder ver a la familia y a los amigos cercanos. Ahora vamos a todos lados con mascarillas y preocupados, porque le enemigo invisible puede estar en cualquier parte.

    Esperemos salir de esta y además reforzados. A lo largo de la historia se han producido muchas epidemias y ahora nos ha tocado a nosotros esta.

    Lo mejor es tomarlo con resignación...no nos toca más que esperar, que los coientíficos encuentren una solución y de hecho se está trabajando mucho al respecto.

    Besos

    ResponderExcluir
  7. Nossas vidas vao mudar , com certeza! Deus nos abençoe! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Creo que después de todo lo que hemos o estamos pasando algo cambiara o eso espero. Claro que tampoco hay que ser neuróticos y ver peligro en las mínimas cosas.
    Algo muy parecido a la ultima frase que nos dejas un dicho que tenemos aquí que dice "es malo llegar a viejo pero peor es no llegar"

    Saludos.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Tais,
    Na verdade o mundo atravessa uma grave crise.
    A pandemia já é um caso muito sério. Quando os políticos não ajudam é uma grande dor de cabeça.
    Que saibamos desta fase tão crítica aprender também a envelhecer.
    Tenhamos fé e esperança que tudo vai passar e dar certo.
    Beijinhos e continuação de boa semana, com saúde.
    Ailime

    ResponderExcluir
  10. O grande problema
    de qualquer pensamento profundo
    são as generalizações
    como se todos fossemos iguais neste Mundo
    como se todos tivéssemos as mesmas motivações

    Vejamos como ficaria o pequeno texto de Oswaldo se aplicado a quem tenha nascido em berço de ouro:
    A gente vai sacando que muita coisa no mundo tem importância, isso primeiro entusiasma, depois vai dando crença, poder e mais poder! Vale a pena! Se puder envelheça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rogério, eu não posso escrever sobre o que os outros pensam sobre determinados assuntos, mas posso escrever sobre o que 'eu penso'. Essa é a minha intenção aqui. Também penso que muitas coisas não têm mais sentido e nem a importância e o valor que dávamos em outros tempos. Isso é liberdade, é amadurecimento, é uma visão de vida. É o meu modo de pensar.
      Uma boa semana.

      Excluir
  11. Um post que gostei muito de ler. Dizem que saber envelhecer é uma arte e eu confesso que não a domino. Mas envelhecer com as minhas faculdades mentais e motoras intactas é o meu sonho.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  12. Querida Taís,
    Que possamos sair desta crise com perspectivas de futuro. Isto tem que mudar! Tenhamos esperança e façamos por isso.
    Teu texto termina com uma bela lição. Saibamos aproveitar a vida sem nos preocuparmos com coisas sem importância.

    Beijos, amiga.

    ResponderExcluir
  13. Envelhecer com sabedoria, não é fácil, minha Amiga Taís. Mas concordo com a sua crónica. Entendo o que diz e o que deseja: "queremos nos comprometer com um futuro que nos dê segurança, saúde, alegria e bem-estar. Só isso!! O mínimo para fazer um povo feliz." Oxalá tudo isso seja conseguido. Muita saúde.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  14. Que profundo seu texto, Taís, a sabedoria de saber envelhecer dá essa liberdade de escrever o que se sente, parabéns!
    Muitos perdem um tempo muito precioso de vida, resistindo o envelhecer que queiramos ou não, acontece, não há filtro ou bisturi que impeça. Apesar dos limites físicos, estou curtindo essa fase e valorizando cada momento do que tem valor para mim, com as "ferramentas" que posso ter.
    Abração!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Taís.
    Acho que em 3 meses, envelheci 3 anos! Sério, na aparência física e também na alma.

    ResponderExcluir
  16. Se puder, envelheça! Grande poeta, Osvaldo Montenegro.
    Já dizia outro poeta: a primeira condição para envelhecer é viver muito tempo. É chegar à idade madura, quando você começa a pensar nas tolices da juventude, querendo repeti-las e, na maioria das vezes, sem poder voltar a cometê-las. É que você já venceu a fase do desejo, a da razão e está na fase do juízo. É para isto que nos adverte. Há muita gente sem juízo nos dirigindo e, quase todos, na idade do juízo? Seria verdade? Esta é uma boa indagação.
    O país está sem rumo porque há muita gente sem juízo, vivendo com os arroubos da juventude, risos! Queremos tranquilidade, risos
    Beijos, minha amiga Taís, e não esqueça de cuidar-se e fazer o mesmo com a família!

    ResponderExcluir
  17. ¿Y no es la inestabilidad institucional, el reflejo de nuestra inestabilidad emocional?
    ¿O será al revés?
    Llegar a los 90 con la mente lúcida y con el desparpajo de quien, por fin, sabe qué es la libertad y la ejerce, debe ser el summum de la felicidad.
    Esperemos que para entonces podamos seguir comunicándonos y reírnos de todo. Petons.

    ResponderExcluir
  18. Vizinha / Escritora, Taís Luso !
    O pior da "melhor idade" é presenciar, nos outros,
    a repetição dos erros que cometemos na juventude, sem
    nada poder fazer para evita-los...
    Isto é angustiante.
    Um fraternal abraço, parabéns pelo belo assunto e uma
    ótima semana !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  19. Que lindo texto , muito verdadeiro com o tempo vamos nos desapegando as cacarecadas da vida e dando valor as pequenas coisas e muito mais ao tempo. A impressão que tenho é que esse tempo de pandemia me fez uma lacuna no meu tempo, de repente me conecto novamente e assim estou indo... Que Deus nos ajude! Bjs

    ResponderExcluir
  20. sábias palavras, Tais
    a vivência das coisas, mesmo as mais difíceis, (ou sobretudo essas)
    permite-nos um olhar mais tolerante sobre nós próprios e os outros.
    e vencer a dor fina da amargura a que as consciências mais lúcidas
    estão sujeitas-

    gostei muito,

    beijo, minha amiga

    ResponderExcluir
  21. Olá, Taís
    Uma bela crónica sobre a actualidade no seu Brasil e sobre a vida em geral!
    Acredite que o que aí se vive está a acontecer também deste lado do Atlântico: a instabilidade grassa em todo o Planeta, infelizmente.
    Vamos todos fazer um esforço, para que o vírus não se propague.
    Bom fim de semana, com todos os cuidados.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  22. Bom dia querida Taís

    Excelente sua crônica, cada um tem sua forma de pensar,; claro. Penso que todo esse processo de desarmonia entre os políticos e Presidente da República, a preocupação com os efeitos da pandemia, as dores de quem teve seu ente querido sem direito a despedida, que nada incomoda e assusta amais do que falar do envelhecer.
    São poucas as pessoas que não se mordem com a idade, concordo que não seja a melhor idade, pois as limitações chegam e trava certos desejos, mas eu acho que tem importãncia a sabedoria que adquirimos, e ter o privilégio de envelhecer em condições de ser útil a si próprio e manter a lucidez é um presente de Deus.

    Votos d'um feliz fim semana com as graças de Deus sobre você e todos os seus.

    Bjs de luz flor!

    ResponderExcluir
  23. Na prática envelhecer não é a melhor idade, mas a sabedoria torna a alma leve retirando da bagagem coisas desnecessárias.
    Uma noite abençoada para ti. Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Muy cierto. Cada fase de la vida es especial. A mi me gusta esta en la que estoy, con toda la experiencia de vida. Disfruto de ser abuela y estar con mi hija y nietas, donde orecisamente me tocó estsr aislada por la pandemia. BEIJOS E ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  25. Envelhecer... não será entusiasmante... mas continua a ser a melhor forma de se continuar por cá... e vivo!...
    Assim nos possibilite o presente... a possibilidade de envelhecer... o que estará vedado a muitos... quando o presente se lhes apresenta duro e sem perspectivas... pelo que o futuro, à partida... estará condenado...
    Vivemos tempos que testam a nossa resiliência, sob muitas formas... e será impossível o nosso lado emocional não ser afectado de alguma forma...
    Portugal acordou hoje, com a chocante notícia... de um actor de sucesso... que se suicidou... para trás ficou uma carreira de sucesso, no teatro, televisão e cinema... no mundo da moda e do desporto... 5 filhos... uma companheira... um casamento para celebrar no próximo ano, uma casa para terminar... uma novela que estava presentemente a gravar, no início... tinha 49 anos. E apesar de tudo isto... a dor de continuar vivo, no seu presente, sobrepôs-se a tudo!... Talvez envelhecer... seja a pressão maior... nesta sociedade que pratica o culto da imagem... para as gerações mais novas... sabendo-se que a pressão será bem maior ainda, no mundo artístico, para as mulheres...
    Agora imagine-se um universo, com bem menos perspectivas ainda... de tantos anónimos, cuja história de vida... ainda lhes proporcionou bem menos oportunidades...
    O difícil, mesmo... é saber viver... e suportar em cada dia tudo o que nos derruba, em tantas vertentes... e saber conviver bem, com os nossos receios, pressões diárias, frustrações e fantasmas...
    Belíssima reflexão sob o tema, como já é habitual, Tais!
    Beijinho! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  26. Perfeito, eu já estou nesta estrada e amo a vida e envelhecer é a chance de usufruí-la. Mas quero tranquilidade que a Pandemia nos tirou, que entrelaços, quero a natureza, queo saúde... E vamos aguardando o caldeirão para de ferver ... bjs

    ResponderExcluir
  27. Não vejo a hora de tudo isso passar. Infelizmente todos teremos perdas. Mais vai passar. Nada é pra sempre bom é que Deus está conosco e tudo tem o seu controle. Bjs querida e um maravilhoso final de semana

    ResponderExcluir
  28. Boa noite Tais. Antes você deixou comentário nas cachoeiras de São João del Rei Minas Gerais. Hoje você deixou comentário nas cachoeiras de Bertioga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsss, então foi isso!! Achei que só tinha uma postagem das cachoeiras!
      Ok, obrigada, Luiz!
      Bom domingo.

      Excluir
  29. Envelhecer-se é a grande arte colocada no nosso colo Taís. Se por um lado envelhecer-se é um acumulo de sabedoria, pensar-se-ia que teria uma utilidade em favor da humanidade e o que vemos é justamente um alijamento destes envelhecidos, que não são os vinhos que se guarda para melhores ocasiões. Em se tratando de nosso Brasil, envelhecer parece como uma coisa de alto risco. Vivemos no escuro sabendo que buracos estão por todos os lados e assim vamos assumindo esta consciência da não importância, aqui bem colocada em sua cronica que no final bem ilustrada com o pensamento do Montenegro.
    Muito boa e consciente Taís.
    E vamos que vamos como diria nossa amiga Chica.
    Um bom domingo para vocês numa semana leve, apesar dos pesares.
    Beijo amiga e grato sempre pela presença incentivadora.

    ResponderExcluir
  30. Envelhecer é tão inexorável como o devir temporal da nossa ilusão de ser. A marcha cronológica que nos submete à derrota do tempo, pode sempre ser compensada com uma filosofia de vida atininente aos mais legítimos e saudáveis principios do convívio sénior, no âmbito da aceitação do próprio e de quem o rodeia.

    Excelente texto, Tais.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  31. Aquilo que escreves convida à reflexão. É evidente que uma situação sssim leva-nos a um estado de pasmo, que está a passar? Sim, porque desconhecemos a origem e o fato que leva o inimigo é invisible. Nem dispara, é um cobarde.
    Vamos ter que aprender a viver asim, é evidente. Mas ver que alguém se aproxima e vai por otro lado, e até olha para ti com nojo, isso marca, e muito!
    Temos que ir envelhecendo, é certo, mas que seja sem que não nos falte de nada.
    Abraços de vida, querida amiga

    ResponderExcluir
  32. Tais,
    Muito boa essa conversa sobre
    a vida, os acontecimentos e
    e a forma de viver os dias.
    Eu tive muita pressa quando jovem
    e aos poucos fui entendendo o
    dia a dia sem correr. Nos últimos
    três meses estou aprendendo a ver as noites
    serem esticadas e sentir o corpo doer
    até a hora de levantar da cama e assistir
    os dias se repetindo...
    Brigadin pela boa prosa.
    Bjins e boa nova semana
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  33. Confesso que gostaria de envelhecer, porém, sem dar trabalho a ninguém. Rsrs. Bela e bem pertinente a tua crônica Taís. Parabéns!

    Beijos e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir
  34. Olá, Taís!

    Penso que a melhor idade é a que estou vivendo hoje, pois o amanhã é tão incerto.
    Tento envelhecer com alegria, procurando sempre fazer o meu melhor e amar muito as pessoas a minha volta.
    Não sei se isso me torna mais sábia, mas com certeza me faz mais feliz.
    Envelhecer com leveza é o que desejo.

    Quanto a pandemia o que sinto é que ela mostrou uma face que muitos não viam ou não conheciam, inclusive em relação a si mesmo.
    Também inflamou o ego de muitos, que estão sempre querendo ter razão. Mas também tem aqueles que se dispuseram a abrir mão do seu tempo em benefício do outro.
    Mais uma ótima reflexão que encontro aqui.
    Um abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
  35. Muito sugestivas as imagens da Ilha.
    no outro blog.

    Não conhecia.

    Obrigado.

    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
  36. envelhecer claro, e que não nos falte a ternura dos 80 e dos 90...

    ResponderExcluir
  37. "Quero ter o meu silêncio, quero conservar os meus sentimentos e poder chorar descansada para manter a leveza da minha alma."
    Pois eu também quero tudo isso, querida amiga. Querer, quero!
    E envelhecer em paz com o mundo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  38. Querida Taís

    Essa reflexão é necessária, sim. Vamos sair desta pandemia diferentes, cada um mostrando em si ou escondendo o estrago que sofreu. Quem não for apanhado pelo vírus terá a oportunidade de tentar limar arestas e trabalhar por um mundo melhor.
    E envelhecer!

    Beijo

    Olinda

    ResponderExcluir
  39. Vou envelhecer certamente.....
    Abraço

    ...


    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís