15 de julho de 2020

O MEDO É UMA DEFESA

TROLLTUNGA - a montanha mais temida / Noruega

             
                   
                   - Taís Luso 

Ter medo é necessário, serve como alerta às bobagens que costumamos fazer. Pessoas arriscam-se ao enfrentar o desconhecido ou dedicando-se, com mais força, aos esportes radicais. Deve ser maravilhoso esse desafio, uma dose de sei lá o quê, com uma pitada de loucura.
E pensando nisso, me veio à mente alguns medos que justificam uma perplexidade, um assombro, uma taquicardia a ser superada.
Recordo que minha primeira viajem de avião foi frustrante; só fui comer do outro lado do Atlântico; atravessei o oceano enjoada e calada. Romântico foi o fato de me ver sobre as nuvens e com o Atlântico aos meus pés, poeticamente.
Lembro do momento, antes do voo, em que a aeromoça mostrou, com muito charme, a porta de emergência, o salva-vidas e várias recomendações para qualquer problema no mar. E pensei: caracas, o que eu vim fazer aqui? Fiquei paralisada e pensei: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Não dava mais para descer do avião.
Deu medo, sim. E se o comandante falhasse? O computador, o motor, a torre, um raio Que Deus me receba em seus braços - pensei. Já estava voando.
Lá embaixo o oceano, tão lindo! Quantos poemas inspiram Mas tenho fobia, não sou amiga dos mares e oceanos, embora tenha aprendido  a nadar no mar. Mas aquela imensidão que cruza a linha do infinito me deixa desconfortável. Jamais cruzaria oceanos em transatlânticos. Mas nada contra o lindo mar, o problema está em mim.
Outros medos que mexem muito conosco, são coisas penduradas nas alturas: passarelas nos penhascos, pisos em vidros e nas alturas, pontes que balançam e que tiram a segurança. É uma sensação horrorosa de impotência, de conscientização de que não somos nada, um grão diante da natureza. E  isso mexe com toda a estrutura psíquica de gente que tem algum problema com altura. Já andei em 'Montanha Russa' em Disco Mexicano, em Roda Gigante e o charme desses brinquedos são os gritos apavorados. É a vida por um fio.
Mas o ser humano é assim, quando está numa calmaria, diz que a vida está monótona; quando entra numa 'fria', estufa o peito, grita e murcha.
E seja o que Deus quiser!

     

Observando a paisagem
Passarela na China com fundo de vidro
Piso de vidro
Limpando vidros nas alturas...





__________________//______________________






41 comentários:

  1. Boa noite de serenidade, querida amiga Taís!
    Sinceramente não suporto nenhum tipo de radicais.
    Só de ver suas fotos, sinto medo... Nervoso...
    Quanto às viagens de navio ou de avião, tranquilo para mim, engraçado isso, não?
    Gosto de partir e voltar...
    A Pandemia sim é terrível e Deus nos cuide a
    todos, amiga.
    Muito boa sua crônica.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Quella passerella in vetro deve essere una meraviglia.
    Buon giovedi.

    ResponderExcluir
  3. Na primeira viagem de avião o que me assustou mais foi a descolagem.
    Se o nervo intestinal não soltou naquele dia nunca mais solta :)))
    Beijos

    ResponderExcluir

  4. Como é possível a pessoa desafiara assim a sua própria vida?
    Já andei várias vezes de avião. Confesso que nunca tive medo, nem receio, nem outra coisa qualquer parecida, como tremor por exemplo.
    .
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Belo artigo, como sempre. Eu já tive medos que considerava inultrapassáveis tais como nadar sem pé e a vertigem das alturas. Um verdadeiro pânico. Fui lutando e um belo dia atirei-me para a parte funda da piscina. Não sei onde fui buscar a coragem, mas depois passei a entrar de salto. Perdi, também, o medo das alturas com o meu marido. Ele enlaçava-me pela cintura e, quando eu dava conta, já estava rente ao abismo. Fui-me sentindo ave. Quanto mais medo se tem mais se gosta.
    Devo dizer que nunca senti perigo. Era tudo seguro, era tudo tão belo, e ele estava atento. Foram experiências que devo registar também, querida Taís. Boa dica!
    Andar de avião, era tal a vontade que, a primeira vez, não tive medo. Meia hora de Lisboa ao Porto, na TAP. Quase só tive tempo de tomar um café, mas gostei imenso.

    Terno abraço, querida amiga.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho medos de riscos ..Já fui bem mais aventureira, mas hoje tenho medo até de minha sombra,rs bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  7. Estive três anos na FAP. O meu desejo era voar, sonhava com voar! Nasci a dois passo do que hoje é o Aeroporto Sá Carneiro, do Porto, em Pedras Rubras, e que então não passava dum aerodromo. Desde o quintal de casa via como os aviões parecia que tropeçavam com o telhado de casa. Por fim sonhos cumpridos.
    Medo, não coneço, e oxalá não chegue nunca asentir. Sei que pode existir o risco, mas que também pode ser superado.
    Tudo o que expões é certo, e muita gente passa por isso, mas é só por uma falta de conmhecimento desse possivel risco.
    Abraços de vida, querida amiga

    ResponderExcluir
  8. Olá Taís querida,

    Nossa! Tenho fobia, a exemplo a foto do rapaz limpando janela sem segurança, me dói a alma, tenho medo do mar, muito medo, de altura não tenho, adoro qdo estou voando olhar o mar lá em baixo, já fiquei presa em elevador no 23º andar e encarei 15 minutos sem pânico, esporte radicias nunca me encheram os olhos.

    Excelente crônica.

    Bjs e boa tarde.

    ResponderExcluir
  9. Das alturas, confesso que tenho medo, muito medo. E não me apanham em certos sítios como o da passarela chinesa com fundo de vidro...
    De avião, perdi o medo. Andei tantas vezes (por motivos profissionais) que era como andar de autocarro (ónibus).
    Gostei do seu post, ele embora recorde alguns medos...
    Continuação de boa semana, querida amiga Taís.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Taís, alguns medos se justificam, outros não,da mesma forma que os dominamos ou não...Depende das circunstâncias. Lembro que quando era moça tinha pavor só de me imaginar grávida e o parto, mas quando aconteceu não tive o menor medo.
    Assim como você tenho medo de altura desde que caí da escada há uns 20 anos, pior é que sinto pavor de ver os outros nas alturas, é uma angustia. Curioso é que quando criança subia nos lugares mais difíceis e perigosos sem me preocupar com o perigo iminente, acho que criança se acha inatingível.
    Beirando os 58, confesso que tenho medos na mesma proporção de meus limites físicos, prefiro ser medrosa do que me arriscar, machucar e dar trabalho para os outros depois.
    Adorei o texto, leve e agradável leitura!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi Taís,
    também fico desconfortável, medrosa mesmo, em grandes alturas, porém, ironicamente não sinto medo em avião, vá-se entender...Não sou afeita a montanhas russas estratosféricas. Prefiro assistir do chão, o povo, aos berros nos carrinhos.Ás vezes, a gente entra em roubadas, como a que me meti na Disney com minha neta num passeio por dentro do mundo do Harry Poter.Eu estava achando que ia andar de trenzinho por cenários, mas, de repente o trenzinho entrou num túnel escuro e começou a subir e descer vertiginosamente, um horror.
    Depois disso, eu perguntava na entrada como era o passeio a ser visitado.

    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  12. En avión nunca viaje en barco me di unos paseo por un canal y en el mar cerca de la costa no estaba el mar plano pero tampoco estaba de temer.
    De todas fotos que nos dejas quizás la única en la que podría salir es en la pasarela de cristal, en las otras como decimos por aquí "ni harto de vino".

    Saludos.

    ResponderExcluir
  13. Querida Taís,
    A adrenalina permite a alguns, no ato de desafiar o medo. E por mais contraditório que possa parecer, muitos acham no medo, uma boa sensação.
    Mas, alguém totalmente desprovido de medo, se torna dentro da sociedade, uma pessoa perigosa, pois, gente destemida demais, sente prazer nas aventuraras. Tem uma frase minha que diz:

    “O destemido, sente prazer no aventurar-se... No ultrapassar a média do bom senso!”

    O pior medo que o ser humano pode sentir, é o de ser probo, pois, como tão bem disse “Ruy Barbosa”:

    “De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto!”

    Uma bela crônica (com umas fotos, um tanto quanto FAKES) 😂😂😂
    Beijos e cuide-se, pois, no Sul, agora o vírus também resolveu bater forte!!!

    ResponderExcluir
  14. Los miedos también son obstáculos que debemos atravesar y tú lo has hecho de forma excelente. Yo también tengo miedo a las alturas, entiendo tu texto. Saludos desde El Blog de Boris Estebitan.

    ResponderExcluir
  15. Da minha primeira experiência de voo, só me lembro de me sentir abafado como se eu estivesse a entrar numa toca.Mas confesso nunca tive de sobrevoar o oceano
    bjs

    ResponderExcluir
  16. há sempre um "limpa vidros" ou algo parecido a estragar a "festa"
    da adrenalina. maldade sua, minha amiga... rss

    adorei o texto. brilhante.
    a amiga Tais em todo seu esplendor de admirável cronista.

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, querida Tais, ah!o medo é um sentimento comum a todo ser humano, mas permite nos protegermos de possíveis perigos do cotidiano. Penso que o medo nos ajuda a sermos mais ponderados com os acidentes da vida.Quem jamais sentiu um medinho na vida?
    Gosto das alturas, mas não andaria naquelas passarelas com piso de vidro, passo longe de brinquedos que mexem com meu medo como: montanha russa.Ainda quero voar de asa delta rssssssssssss Sua crônica sempre muito inspiradora. Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Vês, eu e Manuel Veiga, lado a lado. Gente boa o portuga. Alma sensível e generosa.
    Deixemos o Manuel flanar. As fotos são de tirar o fôlego, mas nunca enfrentei tais perigos. E Montanha Russa, uma única vez. E nunca mais aventuras desse tipo. E os meus medos por eles andam? Sabe que não os sei. Mas, como diz o Manuel, amigo comum, as suas crônicas estão sempre buscando prodígios, medos, perfídias, amarguras etc. para tirar o leitor da sua zona de conforto!
    Este é o meu medo, a cada crônica, eu digo: lá vem Taís me tirar da minha zona de conforto, risos!
    Um beijo, minha amiga!

    ResponderExcluir
  19. Sobre o medo...

    O medo
    (versão actualizada)

    Rir? Sorrir?
    Sorrir de um medo?
    Desse medo
    que resulta
    do nosso próprio enredo?
    Em criança, nesse tempo
    o medo fazia parte do crescimento
    Vencíamos o medo, íamos crescendo
    Hoje, ao certo, não sei definir o medo
    Só sei que gostaria
    que o medo pudesse ser
    qualquer coisa de tangível,
    de apalpar, de cheirar e de se ver
    E se o fosse, que fosse redondo,
    que ao rolar o fizesse com estrondo
    E que se tivesse cheiro,
    que fosse o do sebo salazarento
    E que ao tacto se sentisse a impressão
    do fogo vivo das fogueiras da inquisição
    Depois, o medo podia ser apontado
    e, sei lá, esmagado ou até cortado

    Ver-se-ia que o medo
    Não tendo nada dentro
    Se libertaria o Mundo
    deste medo tão profundo

    Rogério Pereira

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Taís
    Não tenho medo de muita coisa. Amo voar, gosto de está em alto mar. O resto não sei se temo porquê nunca me aventurei. Eu tenho medo e da maldade dos seres humanos. Um feliz fds. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  21. Dizem que o homem é incendiário aos vinte anos e bombeiro aos quarenta. Nunca tive medo de altura, mas a partir de algum tempo comecei a temer até degrau de escada e chega a me dar vertigem só em ver esses malucos às alturas. Espero que vocês estejam bem. Como diz o Mané - nós estamos bem ( bem encagaçados )com essa praga chinesa; e fazendo os deveres de casa direitinho, por necessário. Esperamos que vocês também se cuidem. Agradecemos a visita tua com as palavras de carinho. Abraços. Laerte, Sandra e Arthur.

    ResponderExcluir
  22. Tenho medos e um deles tem a ver com alturas!!! Bj

    ResponderExcluir
  23. Que fotos maravilhosas. Eu nunca tive medo da altura, mas hoje meu labirinto já me deixa bem insegura. Penso que cada um tem seus medo e que eles também nos protege. Voei desde menina, adorava esta experiência, mas comia tanto que passava mal. Hoje quando viajo fico um pouco ansiosa depois relaxo, mas quando há turbulências fico assustada. Não sou muito ousada e nunca o me lancei aos esportes radicais. Bjs Bom final de semana

    ResponderExcluir
  24. O medo, a dor física, a ansiedade-sinal, sim, são tudo mecanismos de defesa que ajudam a espécie humana a manter a devida homeostase, caso contrário, já estaríamos extintos...
    Um texto (como sempre) de flagrante actualidade, a chamar a atenção do leitor para os assunto que realmente importam.
    Gostei muito, amiga Thaís.
    Bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  25. O medo, a dor física e ansiedade-sinal são tudo mecanismos de defesa capazes de manterem o equilíbrio homeostático dos nosso psiquismo, caso contrário já se teria extinguido a espécie humana.
    Um belo texto, repleto de flagrante actualidade, numa altura em que o ser humano se tem vindo a tornar mais e mais suicidário.
    Gostei imenso.
    Um bom fim-de-semana.
    Humberto Maranduva

    ResponderExcluir
  26. Tais fui lendo com a atenção que me merecem as suas crónicas de, que sempre gosto (continuo sendo fã). De emoções fortes nunca me entusiasmei, mas de viagens de avião sempre me sinto tranquilo. Viagens de barco então acho excelente, de duas viagens que fiz, entre Luanda e Lisboa, mesmo em aventuras, como haver temporais nas duas vezes, sendo que num desses, em que era habitual, haver centenas de de militares em cada refeição, um dia houve, que só apareceram dois e um era eu. O paquete baloiçava tanto que, que tive de utilizar uma das mãos a segurar o prato, para não deslizar na mesa. Na outra viagem, houve fogo a bordo, que muitos temiam o pior, houve mesmo gente a entrar em pânico. Ainda assim, para mim, viajar de barco é o máximo.
    Reportando-me: confinamento tive já três meses se sair de casa, mas nesta altura já vou vou saindo, sempre por perto, para fazer exercício.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi mãe!

    Um texto mais uma vez muito bem escrito. Entretanto, apesar de não ser o objetivo, ri bastante enquanto o lia, pois lembrei de algumas situações que passei na infância em razão do que eu aprontava. Daí a primeira coisa que me passou pela cabeça foi a frase que dizias: "Tem medo, mas não tem vergonha, né?" O problema é que tu não te segurava, muitas vezes, e começavas a rir, também! Aliás, estou escrevendo e rindo ao mesmo tempo!

    Parabéns pelo texto.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsss, pois é, o que foste lembrar!! Sim, eu dava a bronca e depois ria. E muitas vezes ia rir longe, não podia comprometer a minha imagem de 'educadora', rsss. Mas contudo saíste um excelente filho e uma pessoa de grande valor.
      Sou tua maior fã!
      Beijo, gostei da surpresa por aqui!

      Excluir
  28. Olá Taís, tai um assunto que fujo esportes radicais e aventuras turísticas. Ultima que fiz foi para agradar uma namorada no Tivoli parque no Rio, que sofrer aquele na montanha russa. E estas imagens apresentadas dá medo só de ver e achar, que é mentira.
    O medo é do homem, e lembro do Belchior (Pequeno Mapa do Tempo) quando você relata sua primeira viagem de avião. Com licença vou colocar um trecho da canção:
    (Eu tenho medo e medo está por fora
    O medo anda por dentro do teu coração
    Eu tenho medo de que chegue a hora
    Em que eu precise entrar no avião
    Eu tenho medo de abrir a porta
    Que dá pro sertão da minha solidão)
    Muito interessante sua cronica com o belo toque de humor amiga.
    Uma boa semana para a família.
    Beijo amiga

    ResponderExcluir
  29. Os nossos medos. E eu tenho tantos que nem conto... Mas tornam-nos mais prudentes.
    Como sempre um crónica magnífica com excelentes fotografias, minha Amiga Taís.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  30. Ciao Tais, buona serata.

    ResponderExcluir
  31. Quando eu era menina dizia que não tinha medo de nada. Era tão inocente. Hoje tenho tantos medos. Porem nem todos os medos são saudáveis e nos livram de certos perigos.
    Às vezes acontece precisamente o contrário, e eu conheci alguns casos de heroísmo baseados precisamente no medo. Meu marido foi louvado por um ato de heroísmo na Guiné durante a guerra colonial, que salvou de morte certa vários companheiros numa emboscada. E ainda hoje ele diz que nunca teve tanto medo na sua vida e que foi precisamente esse medo que o obrigou a agir. E conheci outros casos assim.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  32. Querida Vikzinha / Escritora, Taís Luso !
    Ao ver as imagens postadas, senti minha
    base tremer...
    Tenho medo de sentir insegurança, seja
    qual for a situação.
    Parabens pelo tema abordado. Uma feliz
    semana e um fraternal abraço !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  33. Olá querida Tais,
    Eu me identifico com esse medo de atravessar o Atlantico, principalmente de avião, juro, morro de medo só de pensar, e eu também sei nadar. Sei lá, o que é isso, viu,
    Enfim, medo mesmo é do coronavirus que se tornou bem real na nossa familia.Que triste!
    Adorável a sua crônica com imagens que só de olhar dá medo!
    Tenha uma ótima semana com saude, paz e bem!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  34. Termos medo faz parte da vida, só não podemos ser reféns dele.

    ResponderExcluir
  35. Olá, Taís
    "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come" como gostei de ler.
    "Não dava mais para descer do avião", pois, nem adianta dizer onde é a porta porque não há cais de estação ou apeadeiro para sair. Também aprendi a nadar no mar mas assusta ter de ficar de molho durante horas, dias, quem sabe? O certo é que a gente vai, arrisca e, depois, não adianta cismar o assunto na hora. O que tiver de ser, será.
    Gostei muito de voltar. Lê-la vale a pena.
    E como vai essa bagunça por aí. Espero que as dificuldades sejam superadas e a saúde preservada em si e em todos os seus entes queridos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  36. Ni loca me verías en un lugar así. Sufro de vértigo. Beijos

    ResponderExcluir
  37. Sou medrosa, super medrosa, admito!
    Tenho medo de quase tudo. Medo até de que os meus medos causem medo ao Medo e ele me provoque mais medo.
    Percebes-me amiga? Não! Não te preocupes, que eu ainda não pirei! Mas confesso que é bom ficar imaginando como seria o Medo sentindo medo.
    O meu medo maior? Morte violenta... help!!!!
    Bela crónica amadinha, as usual!
    Beijo, bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite Taís,
    O medo, esse monstro que
    me mete medo.
    Já tive alguns medos que graças a Deus consegui ultrapassar, mas, neste momento, ando com medo do medo. A Pandemia tem exercido em mim grande ansiedade e o medo tomou conta de mim. No entanto, tento não perder o controlo e estou-o enfrentado. Espero dar cabo dele:))!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  39. Sem dúvida! O medo é mesmo uma defesa... que nos vem lembrar, que o mérito não está em não ter medo. Mas sim, em saber conviver com nossos medos, e ainda assim, fazer-lhes frente... a alguns deles, pelo menos!...
    Eu continuo com a minha fobia a insectos... mas este ano, permiti-me a ter um ninho de abelhas numa das minhas floreiras... ignorei o meu medo (até porque abelha é um bichinho que zela para que o nosso mundo não acabe)... e o meu receio, não me deu problema... muitos dos nossos medos serão algo só nosso... às vezes... é mesmo possível conviver com os nossos medos, se não lhes dermos mais espaço, do que eles já reclamam...
    Adorei sua crónica, Tais... e a abordagem do tema... que me mostrou... que jamais conseguirei deixar meus vidros do lado de fora... tão limpos assim!... :-)) como na última imagem... alguns medos... serão mesmo inultrapassáveis!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  40. Só de olhar as imagens que escolheu, sinto arrepios. O medo tem dois lados. Um que nos faz repensar escolhas e nos ajuda. Outro, que nos afasta de grandes momentos. Não sou fã de viagens aéreas e estar em um cruzeiro, vixe, nem em pesadelos. O mar é minha paixão, mas pertinho, onde posso colocar os pés com tranquilidade. Não nasci com espírito aventureiro rss. Bjs.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís