23 de agosto de 2020

LIMITES PARA A SINCERIDADE




                           - Taís Luso 

Hoje abordo um assunto que incomoda a muitos; a sinceridade! Volta e meia surpreendo-me com inúmeras pessoas que dizem:
O que tenho de dizer digo na cara, pois sou muito sincero!”
Digo que isso não é sinceridade, isso é grossura. Na verdade eu nunca peço tamanha sinceridade a ninguém. Peço apenas uma opinião normal, e deduzo que não estou pedindo que mintam. Por vezes prefiro que essas pessoas guardem suas toneladas de sinceridade para si.
Por que alguém deveria dizer a um membro da Academia Brasileira de Letras que ele está no lugar errado, se todos sabem que ele só sairá de lá quando morrer? Existem coisas ditas que só servem para causar atritos. Nada mais. Não ajuda em nada.
Jamais se deveria chegar para alguém, que fez uma plástica, que sofreu muitas dores e dizer que o nariz anterior era melhor! Isso é de morrer, não é sinceridade! Por que dizer isso se a criatura já fez o reboliço e não tem volta? São verdades que não precisam ser ditas, é uma sinceridade desnecessária e que não passa de uma opinião pessoal. E se ela gostou do novo modelito?
Existem coisas, que temos de partir para o embate, foram longe demais, mas na maioria das vezes não é necessário. Pessoas agressivas, intolerantes, arrogantes e autoritárias nunca foram bem-aceitas num convívio em que se espera um pouquinho de harmonia.
Por falta de sensibilidade é que se formam as encrencas. Muitas palavras são arremessadas de qualquer jeito, por isso que viver é mais fácil do que conviver. Há momentos que a paz é mais valiosa do que ir para o embate sem necessidade. É como ler uma bula de remédio, pesar os riscos e os benefícios e ver o que vale a pena. Prefiro ter mais sensibilidade e reserva do que extrapolar muita sinceridade.
Mas muitas pessoas já adquiriram um certo conhecimento nessa área e usam o modo afastamento.
Relacionamentos, sejam familiares ou de amizade, sempre terão seus altos e baixos e sempre sofrerão algumas turbulências. Nesses casos o silêncio é um potente aliado. E acreditando nisso também acredito que soluções existem, simplesmente porque ainda existe gente muito especial.
Na verdade, ninguém precisa anunciar força demais na sua sinceridade para que suas palavras tenham crédito.









49 comentários:

  1. Concordo completamente. Às vezes até me aborrecem aquelas pessoas que têm a mania de que são sinceras e que dizem sempre a verdade. Magoam os outros e na verdade por vezes a sinceridade é só quando lhes convém.
    Uma mentiritita que não prejudica ou a omissão de algo para não magoar, que mal tem?
    Considero-me uma pessoa sincera e detesto pessoas mentirosas, mas por vezes também fujo à verdade, sem prejuízo para ninguém e sem magoar ningúem.

    Beijinhos e um bom domingo:)

    ResponderExcluir
  2. Há muita falta de sinceridade e também me incomoda quando assim é!
    Bom domingo🙏

    ResponderExcluir
  3. Perfeito teu texto! Há muitos SINCEROS que se aproveitam pra ter esse predicado, fantasiando sua GROSUURA e falta de desconfiômetro!...AFFF! Vemos tantas coisas! Adorei te ler! bjs, lindo domingo! chica

    ResponderExcluir
  4. Querida Taís

    Colocou o assunto tão bem que só tenho de lhe dar os meus Parabéns, pela sua
    sensibilidade e talento.

    Sinceridade deslocada é mesmo grossura. Não precisamos ser desagradáveis para dizer o que pensamos e então quando não é pedida a nossa opinião devemos remeter-nos ao silêncio. Quem diz "sou muito sincero e digo sempre o que penso", sem ter a noção do quanto poderá ofender, não tem a mínima noção do que é viver em sociedade.

    Minha amiga, desejo-lhe um bom domingo junto aos seus. Com muita Saúde.

    Beijos
    Olinda

    ResponderExcluir
  5. Frontalidade e má educação andam (praticamente) de mãos dados. Quem fala de forma normal não diz que o está a fazer de forma sincera ou frontal.
    Gostei muito de ler este texto

    .
    Um domingo feliz

    ResponderExcluir
  6. Bom dia de domingo, querida amiga Taís!
    Que benção verdadeira é ler uma crônica que diz tudo como sinto!
    Há pessoas tão grosseiras que acabam sozinhas enterradas dentro da sua "sinceridade" agressiva e nada elegante, totalmente sem etica no trato.
    Disse tudo muito bem colocado e eu me afasto de gente assim que de humana nada tem, nem parece que se poliu ao longo da vida, pois viver é isso e conviver passa longe de denegrir a imagem do outro que pode pensar e ser diferente de nós, mas é uma pessoa bem mais humana que nós talvez.
    Uma vez viajando, via terrestre por uma companhia de turismo, alguém foi ser 'sincero' com outro alguém e botou até o dedo no nariz do outro mal sabendo que a outra parte era um comendador(educado) e a coisa não ficou boa para o lado do 'sincero'(sem educação)...
    Moral da história: guardemos nossa falsa sinceridade (grosseria) como convém. Tenhamos ética e elegância no trato. Muitas vezes, isso se chama ser uma pessoa misericordiosa e compreensiva, algo que nos falta a muitos e modificaria o mundo. Evitaria muitos atritos por nossa impetuosidade desenfreada.
    A educação é o limite. Até nosso temperamento pode ser polido ...
    Estou radiante por sua abordagem tão sutil e verdadeiramente sincera.
    Cada vez mais me convenço de que você está certa, amiga.
    O silêncio é a arma dos que sabem conviver com os deselegantes, pois os deixamos de boca fechada nas imundícies que profere inutilmente.
    Infelizmente tenho na família uma pessoa assim e com uma idade muito avançada beirando os 90, nada se poliu, nada mudou nesse quesito...
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  7. Taís,
    Eu concordo que bom senso é
    necessário até para ser dizer
    o que chama de verdade.
    Há coisas que não
    são necessárias.
    Já calei muitas vezes
    e não me arrependi em
    nenhuma delas.
    Adorei sua maravilhosa crônica.
    Bjins de bom domingo
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  8. Há de tudo, Tais... há sinceridade, que roça os limites da crueldade... e há quem não esteja preparado para a sinceridade... por mais bem intencionada que seja... contentado-se ou preferindo mesmo a falta dela...
    Até definir um ponto de equilíbrio não é fácil, nesta matéria...
    Isto das relações humanas tem mesmo muito que se lhe diga... o entendimento entre pessoas próximas... está sujeito a mil vulnerabilidades... o entendimento no mundo... então, nem se fala...
    Belíssima crónica, Tais, sobre um tema riquíssimo!...
    Beijinhos! Feliz domingo, estimando que por aí tudo esteja o melhor possível... por aqui... já começando a tratar de tudo, em termos de assuntos pendentes, para encarar uma segunda vaga... que inevitavelmente chegará no próximo Outono... já está a começar em muitos países da Europa... o que associado a baixas temperaturas e humidade, recomeços das aulas em modo presencial, abertura de ligações aéreas, e restabelecimento de actividades económicas... dentro de um mês e pouco... será mais que certo... sem vacinas ainda, por aqui no nosso país...
    Estou saturadíssima desta virusice... mas... não dá para trocar de planeta, por enquanto... :-))
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Ótimo texto, Tais! Nem tudo que se pensa é necessário dizer, mesmo quando o tema nos é direcionado, direta ou indiretamente...Vale refletir se vale a pena se indispor.
    Falta bom senso e sobra inconveniência. Em chats de programa de notícias por exemplo, além das divergências por política, muitos entram para falar da roupa do jornalista, do cabelo, da dicção, da idade...Totalmente desnecessário, para mim é vergonhoso, isso sim. Vontade de rebater eu tenho, mas o bom senso me faz pensar que estaria cometendo o mesmo erro ao usar o chat para isso.
    Adorei, abraço e bom final de domingo!

    ResponderExcluir
  10. Querida, Taís!

    É preciso delicadeza e ponderação para dizer as coisas. Já fui magoada por uma pessoa da família que se diz "sincera", mas na verdade destila até um pouco de crueldade.
    Como sempre uma ótima reflexão encontro aqui.

    Um lindo final de domingo pra você.
    Sônia

    ResponderExcluir
  11. Ai minha amiga, conheço algumas pessoas que não têm freio. Já lidou de perto com pessoas do signo carneiro? Elas (pelo menos as várias que conheço) não tem freio. Aquilo que pensam dizem sem pensar se podem ou não ofender as pessoas.E para mal dos meus pecados, tenho um em casa. Excelente marido e pai. Capaz de dar o sangue, foi sempre dador, enquanto teve idade, e de deixar de comer para dar o seu prato a quem precisa. Mas também capaz de situações como esta ocorrida na Meia-Praia em Lagos. Há uns cinco ou seis anos uma senhora dirigiu-se a ele para o cumprimentar. Tinham sido colegas de escola nos anos 50 e nunca mais se tinham visto. Ela reconheceu-o ele não. Depois dela se ter identificado, ele diz na maior calma sorrindo. "Nunca te teria reconhecido. Estás tão velha." Eu fiquei para morrer, mas ela respondeu rindo: Os anos passam por todos. Não te vês ao espelho?"
    Mais tarde, pedi-lhe desculpa e ela disse-me não ter estranhado que ele sempre fora assim. O que pensa sai logo pela boca. Mais tarde até é capaz de dizer que não devia ter dito isto ou aquilo. Mas já não há nada a fazer.
    Abraço, saúde e uma boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rssssss, Virgem Maria!! Desculpe, querida amiga, essa foi fatal... pra que tanta sinceridade, não é? Esse teu comentário enriqueceu a crônica, um depoimento pessoal. Mas assim existe muitas pessoas, é a trava que falta. Todos passamos por esses constrangimentos.
      Obrigada, Elvira, beijo!

      Excluir
  12. OK, aceito o desafio para reflectir consigo sobre a "sinceridade"
    Tenho grande preocupação em ser sincero comigo mesmo... com frontalidade, sem meias tintas, na hora... e na hora, é por vezes depois quando eu próprio tenho dúvidas se foi certo e errado o meu acto. Com os outro é isso mesmo o que eu faço...

    O seu exemplo
    «Jamais se deveria chegar para alguém, que fez uma plástica, que sofreu dores e dizer que o nariz anterior era melhor! Isso é de morrer, não é sinceridade!»
    Nunca o faria se a plástica resultasse de um reconstrução da face como resultado de um acidente. Mas se tal plástica fosse um investimento para a melhoria da imagem e se me perguntassem a opinião eu a exprimiria com toda a sinceridade...

    Fica sobre o tema tanto para dizer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não diria a ela que o nariz anterior era melhor por um simples fato: iria a tal pessoa reverter o nariz para ter o modelito anterior? Não; não reverteria! Ninguém faz isso.
      Minha opinião estaria certa ou apenas um gosto pessoal? E gosto é muito relativo. Também não tentaria convencer alguém a não dar a sua opinião contrária. Eu cuido das coisas que 'eu digo'.
      Pergunto a você, Rogério: o que eu ganharia de satisfação com a minha sinceridade mal pensada e extrapolada? Ela sim, ficaria demolida. Triste e insegura.
      Quando as pessoas fazem plástica, isso vem de anos, e não há santo que as faça mudar de ideia.
      Uma boa semana.

      Excluir
  13. A sensatez e o sentimento até nos podem aconselhar a mentira piedosa.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  14. Sinceridade, para mim, é falar a verdade. Mas não a verdade que sai dos meus conceitos a propósito de comportamentos de terceiros. Sempre encontramos pessoas que vão dizendo o que pensam, sem pesar as consequências negativas que suas palavras vão acarretar. Se não gosto, sempre pergunto: você ficou mais feliz assim? É o que importa, não acha? Quado se trata de roupas que vestem mal, prefiro dizer que a
    pessoa fica tão linda com uma outra que já vi, perguntando se não prefere ir com ela. Não gosto de gente grossa, mal educada. Causam nuvens escuras em qualquer círculo. Devemos ser sinceros, muito sinceros mesmo, conosco, não camuflando nossas condutas por vezes indesejáveis e refletindo sobre elas. Já existe tanta falta de harmonia, para que provocar mais, com opiniões subjetivas? Você mencionou plásticas, que são bem visíveis. Quem faz está insatisfeito com algum detalhe físico e não merece ouvir de ninguém que ela não ficou boa. É preciso ter sensibilidade, realmente. Sabe Tais, creio que os que fazem afirmações do tipo "digo o que penso", não suportam ouvir de outros o que eles também pensam rss.
    Uma excelente e sempre oportuna abordagem. Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Freqüentemente, nós mesmos não somos honestos conosco. Além disso, nem sempre ser franco é a solução certa, pois muitas pessoas não gostam de ser criticadas.
    bjos

    ResponderExcluir
  16. Nem todas as verdades são para ser ditas. Há que ter diplomacia e até generosidade com aquilo que se diz aos outros. Só posso estar de acordo com a sua crónica, minha Amiga Taís.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Minha querida Taís
    Regressei da primeira parte das minhas férias. Ficarei aqui uns dia e seguirei depois para a segunda ( e última) parte - férias este ano passadas cá dentro…
    Aproveitarei este intervalo para vos visitar 😊
    E, já agora… penso que a Nanda se apresentará no próximo dia 1 de Setembro…

    Concordo inteiramente com as suas palavras, e subscrevo a opinião, muito sensata, do nosso querido Pedro Coimbra.
    Tudo tem ( ou dever ter... ) limites, e uma sinceridade exagerada pode causar dissabores e roçar a má educação.
    Com em tudo... "no meio é que está a virtude"!

    Desejo uma semana feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  18. "Ta legal, eu aceito o argumento", Paulinho da Viola, para descontrair ou para dizer-lhe que você está coberta de razão. Creio que você desconfia, sou muito comedido. Tais indelicadezas estão fora da minha agenda. Olhar, ver, ouvir e calar, já nos ensinava Guimarães Rosa.
    Fique com a delicadeza de um abraço afetuoso e uma boa semana!

    ResponderExcluir
  19. Você tem razão, Taís.
    Sinceridade em demasia destrói bons relacionamentos.
    Tenha uma abençoada nova semana.
    Muitos beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Taís!
    Já estive com o Pedro em sua grande generosidade literária.
    Hoje você vem com uma abordagem critica e perigosa da sinceridade que se torna grosseria e muito bem ilustrada com os exemplos. A sinceridade acho que cabe quando é solicitada como conselho. Certo dia a uma amiga eu usei de uma sinceridade sobre algo que ela faz e que creio não agrada muitas pessoas, no que ela disse, que as pessoas gostavam. Eu pedi desculpas e me calei e disse para continuar. Mas fiquei com a dúvida se as pessoas estavam sendo sinceras com ela como eu o fui.
    Enfim sinceridade é como conselho mesmo Taís, se não se pede para saber mesmo, é melhor agradar e elogiar e a amizade continua.Mas é duro, não poder ser ser sincero.
    Uma feliz semana alegre e leve e com menos frio por aí,rsrs.
    Beijo amiga.

    ResponderExcluir
  21. Olá, Taís. Já cometi sincericídio várias vezes, mas hoje estou mais calma: não saio por aí dando minha opinião a torto e a direito sem que ela seja solicitada. Mas se ela for solicitada, me sinto na obrigação de dizer a verdade, isso é, se eu sentir que ela vai construir alguma coisa melhor na pessoa. Caso contrário, fico 'na minha.'

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rss, gostei do 'sincericídio', bem lembrado. Criativo.
      Abraços!

      Excluir
  22. Tais, os anos vão passando e começo a expressar mais contundentemente aquilo que sinto. Não estava a ser fiel, na totalidade, a mim mesmo. Dependendo de cada situação, masi ainda de cada pessoa, convido-a a uma reflexão e se não entra então disparo com certa moderação.
    Abraços de vida, querida amiga

    ResponderExcluir
  23. Gosto muio de suas crõnicas e mais uma vez concordo plenamente com o que dizes.
    Um abraço, minha amiga, Taís

    ResponderExcluir
  24. Olá Amiga, Acho que opinar em certas situações é complicado, não se pode ou deve-se ser franca. Mas tudo depende, às vezes, precisamos usar de franqueza e sinceridade, em outras é melhor ficar em cima do muro...
    beijinhos
    Léah

    ResponderExcluir
  25. Ser sinceros es bueno pero en ocasiones una mentira piadosa no esta de mas, como en el caso de la operación de nariz que nos hablas.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  26. Taís:
    ¡totalmente de acuerdo con lo que dices!
    No se puede decir la "verdad" siempre. No se trata de mentir, sino de callar lo que no se debe decir. Hay que ser educado y saber cuándo callar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Quando eu crescer quero
    escrever igual a você,
    isso se eu aprender, é
    claro.
    Um beijo e boa noite.

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Sim, amiga!

    A sensibilidade comanda as nossas acções, gestos, opções de vida!

    Gostei do que escreveu.

    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
  29. Há muita sinceridade que não é mais do que falta de educação...
    Excelente crónica, que subscrevo.
    Bom fim de semana, querida amiga Taís.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  30. Uma crônica que muito me alegrou lê-la. Lembrei-me de muitas das conversas que tivemos ao longo dos anos sobre esse mesmo assunto, no qual tu e eu nunca discordamos, no que respeita às nossas posições, que são contrárias a desses chatos que não param de falar "coisas para o nosso bem" pensando que estão descobrindo um novo planeta habitável. Nós dois nunca aceitamos pessoas que rezam um rosário inteiro quando apenas perguntamos como estão nossos cabelos. Maravilhosa e genial crônica, Taís. Se tu me permitisse eu assinaria embaixo contigo. Parabéns.
    Um beijinho daqui do escritório.
    Pedro

    ResponderExcluir
  31. Amiga, seu entrada me faz pensar muito! Muita sinceridade com quem nao merece e ruim para nos ne? e tambem quando as pessoas sao falsas temos que ter um jeito neutral com elas, nao precisamos ser sinceros 100% porque muitas vezes ficamos feridos... da para pensar muito , obrigada. Beijao e bom final de semana

    ResponderExcluir
  32. É preciso ter muita sensibilidade para escrever esta crónica. É que não posso estar mais de acordo. Quando arremessamos pedras, é sinal de muitos pedregulhos por dentro. Não é assim que eles saem - sabemos isso. Porque será que temos que nos vangloriar de grande frontalidade? É mesmo de desconfiar.
    Querida Taís, a vida é tão bela! Aproveitemos!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia Taís
    Muitas pessoas dizem ser sinceras, mas na verdade quando é dito algo impróprio ou quê machuque outra pessoa não creio que seja sinceridade,mas grosseria. Tudo tem que ser dito com moderação e em alguns casos nem dito. Feliz fds para vocês.. Beijos

    ResponderExcluir
  34. palavras sábias, amiga Tais.
    a sinceridade, como todas as qualidades de carácter,
    são discretas (ou não são).

    beijo

    ResponderExcluir
  35. Quem se faz acreditar não precisa provas, querida amiga Taís!
    Diz e está dito, fa e está falado!
    Beijo, querida amiga!

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde Taís Luso.
    O respeito e empatia são necessários nas relações para não magoar.
    Bom fim de semana. Bjs.

    ResponderExcluir
  37. Querida Vizinha / Escritora, Taís Luso !
    Estou de pleno aordo com as ponderações inseridas
    em teu belo texto.
    Tudo pode ser dito de forma elegante.
    A prepotência e a arrogância devemm ser substituidas,
    então, pelo silêncio.
    Um carinhoso abraço, Parabéns, e um feliz final de
    semana !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  38. Uma crônica, abordando um assunto pertinente e relevante. Muita gente, em nome da sinceridade, age com grossura, magoando os outros e sem a mínima necessidade.
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  39. Oi, querida! Vim ver se já havia publicado mais uma de suas excelentes crônicas. Estou aguardando. Bjs.

    ResponderExcluir
  40. Oi mãe, boa noite!

    Ótimo textos, como sempre! Sinceridade sem sensibilidade e elegância é "sincericídio", ou seja, mata a amizade, destrói relações e isola as pessoas.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá lá!!! Salve, filho, é verdade, a sensibilidade deve andar junto, sempre, tantas coisas que não deve se dizer, aí entra a elegância, também.
      Obrigada,
      um beijinho!

      Excluir
  41. Boa noite Taís,
    Outra Crónica maravilhosa.
    Usar a sinceridade para ferir é de um mau gosto a toda a prova e falta de princípios.
    Nestes casos o silêncio será o mais indicado.
    Ser sincero é ser leal, amigo e não provocar sofrimento no outro.
    Um beijinho,
    Ailime

    ResponderExcluir
  42. Oi amiga, boa noite! Navegando pelos blogs, encontrei o seu. Amei sua crônica sobre a sinceridade. Vou até compartilhar com pessoas que precisam ler. Podemos ser verdadeiros sem magoar ninguém, não é verdade ?

    Abraços
    Dan
    https://gagopoetico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  43. Tudo tem um limite, podemos ser autênticos sem ferir ninhuem com sinceridades desnecessárias. bjs

    ResponderExcluir
  44. Hoje,além de me deliciar com o seu artigo,fui ler alguns
    comentários......e digo que vale a pena. Há muita cabeça boa,
    neste seu Blog.
    ´Parabéns.
    Beijo

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís