3 de dezembro de 2020

CHEGOU DEZEMBRO !

Catedral (de pedra) Nossa Senhora de Lourdes / Canela RS - Brasil


                       - Taís Luso 


Entramos em Dezembro, o mês do sonho coletivo, da maior festa do ano. Nesse 2020 vai ser difícil chegarmos no dia 25 de dezembro sem sentirmos um  vazio que nunca sentimos antes. Sempre comemoramos o Natal com alegria. 

Relutei em assumir o atual momento e o que penso. Em poder pensar diferente e sem culpa pelo meu desânimo. E só encontrei uma explicação para essa prostração: Tradição! Não quero esquecer minha infância, velhos sonhos de criança, ilusões de um mundo melhor, os Natais de minha família e os ótimos Natais que fiz para meus filhos. 

Mas agora há uma pedra no meio do caminho; 

No meio do caminho há uma pandemia.

Vi que não haverá razão para me defrontar novamente com aquele peru centenário - prato tradicional de Natal no Brasil.  Essa festa, em plena pandemia, está fora do esquadro, e levo medo do peru me levar às lágrimas! Mas nada melhor como um dia após o outro,  nesse tempo de muitos cuidados. 

Segundo o ISMA-BR, dezembro é considerado o mês de maior estresse  subindo para níveis de 75%. Muito trabalho, cansaço, alguns solitários, saudades, lembranças dos que já nos deixaram. E como não presentear os parentes e amigos que amamos, se as músicas de Natal,  tocam em todas os lugares e mexem com nosso emocional? No Natal somos pura emoção. Era alegria que jorrava no mundo inteiro  nessa festa considerada a maior  do mundo. Mas não vai ser assim.

Sim, é Dezembro, mês das emoções, presentes, a bela Ceia, belíssima decoração nas vitrinas e sentimentos que afloram em sinceros desejos de felicidades para o mundo inteiro. Nossos corações pulam de alegria, mas será uma comemoração anormal. E uma festa que terá seu curso bem diferente. 

Também cansei desse estresse de final de ano, fico com olhos fundos e cara de ex-combatente,  tal é o cansaço. Mas tudo sempre foi alegria. Talvez venha a gostar desta pausa que vamos fazer. Pandemia não combina com festas. As Canções Natalinas me proporcionarão as emoções que por hora busco. 

     Natal comove sempre. Mas não há como ter um espírito festeiro quando o mundo está em crise. Este é o mês da troca de afetos,  da compreensão, do perdão, da solidariedade. E da saudade. Essa é a época que passamos a sentir muito de perto, o sentido e o valor da vida, pois o coração busca paz. 

Quero somar para poder dividir. Um ótimo Dezembro a todos os amigos!



Adeste Fidelis / Pavatotti








57 comentários:

  1. Feliz mês de Dezembro, que seja o prenúncio de um 2021 muito melhor que 2020.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que o Dezembro seja bom para todo o mundo. Gostei muito do video

    Cumpts

    ResponderExcluir
  3. É bem verdade,Tais! Em dezembro,Natal e em especial nesse ano, nossa sensiblidade está à milhão. Aqui muita indecisão, muito a enfrentar ainda nesse mês, mas esperamos poder chegar no Natal com tudo bem e na noite, teremos uma parte da família apenas...Mas será sempre um Natal diferente. Não vi nada de shoppings, pois desde março não saio que não seja pra acompanhar no hospital e exames... mas, vamos que vamos. Gostaria de dormir e acordar em fevereiro já,rs...beijos de máscaras, chica

    ResponderExcluir
  4. Querida Taís,
    Tem uma frase minha que diz:

    “O lado ruim das coisas boas, é que eles duram menos que o lado ruim!”

    Pois é, vamos primeiro ao lado bom... “Luciano Pavarotti”, sempre espetacular de se escutar!
    Mas... E sempre existe um MAS nesta vida, qual nos move ao “hoje em reprises”, neste momento extremamente difícil que vivemos, onde o improvável nos privou de quase tudo, até quem não se ligava em datas festivas, sentirá saudades dos Natais de outrora. Muitos dirão: - Ah, como eu queria outra vez, o espírito dos meus alegres Natais!
    Os Natais de “ontem”, tinham uma sacralidade que as novas gerações não fazem ideia. As gerações mudaram, o Mundo mudou e teremos de nos adaptar a tudo.
    Os Natais da minha infância foram felizes e puros. O Natal do “Vinte e Vinte” será “forjado com cicatrizes”. Porém, vamos manter a fé que estamos perto do fim desta pandemia, que transformou a mágica atmosfera natalina (deste ano), em um dia de “Solis Invictus” do Império Romano.
    Beijos e cuide-se!!!

    ResponderExcluir
  5. Que texto bonito, cheio de verdades, amiga Tais, adorei!
    Particularmente já não comemoro ou decoro a casa há tempos, mas gosto do clima, das música, só não da muvuca de compras, agora menos ainda.
    Tomara que venha logo essas vacinas e sejam eficazes para podermos tomar nossas decisões porque depender de consciência coletiva e governantes...é a treva.
    Que tenhamos um dezembro feliz na medida do possível.
    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Oi Taís,
    faço coro contigo em cada linha escrita;esse Natal vai ter uma moldura diferente, vai exigir uma entrega esforçada em esperança e fé, mas vai avivar em nós o verdadeiro sentido da data. Teremos, ao menos, o encontro por vídeo pra acalmar as saudades. Ano passado eu estava defronte a esta linda igreja com grande parte da família vendo o desfile de Natal. As crianças entusiasmadas com o Papai Noel descendo de rapel pela torre central.Saudades!
    Por bênção, sempre teremos outros Natais!

    Feliz dezembro, querida.
    Bjos,
    Carmen

    ResponderExcluir
  7. Olá, bom dia! Passando para te desejar saúde, paz, e muita alegria!

    ResponderExcluir
  8. Olá Taís
    Seu textto, como sempre, muito bem escrito.
    Terei a família reunida mas tomando, naturalmente, todos os cuidados.
    Filhota e netinha estarão vindo da Alemanha e o filho de São Paulo.
    Estou aqui contando os dias para matar as saudades.
    Ainda bem que minha filhota mais velha mora aqui no Rio.
    Desejo um abençoado Natal para você e família.
    Muitos beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  9. Boa tardinha de Dezembro, querida amiga Taís!
    Sabe, amiga, já passei um natal no hospital pois minha cirugia foi no dia 26... Para engambelar-me, veio uma sobremesa bem gostosa e uma fatia de peru no almoço...
    Fiquei tão feliz mesmo assim.
    Agora, será outro Natal diferente, sem comer extravagâncias pela saúde e sem os amados por perto por questão de consciência.
    O vídeo é lindo. Amei ouvir agora.
    Seus sentires são os nossos de uma certa forma.
    Vamos superar e viver outros lindos Natais, se Deus quiser!
    Tenha saúde em todos os níveis do seu ser!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  10. Desde luego serán unas navidades diferentes yo deje unos días de vacaciones para ir a pasar con la familia y ni iré así que será un año con solo conversaciones telefónicas.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  11. Tais, estamos tomados pela melancolia e pelo saudosismo, já que nos privamos de encontros e de demonstrações explícitas de afeto. O sentido do Natal não será destruído pela pandemia. Penso até que, mesmo sem as lindezas que presenciamos na data, o espírito de solidariedade permanecerá, ainda que a exigir cuidados especiais. Confesso que não tenho ânimo para comprar presentes, mas o farei. Como a frustração é geral, precisamos fazer algo que ilumine nossos corações. E só conseguimos isso em família, alegrando-nos uns aos outros. Essa pedra no caminho há de ser destruída. Só peço a Deus a graça de poder estar com meus irmãos e sobrinhos no Natal, todos com saúde. Não me importa ceia nem canções, apenas a felicidade dessa união, ainda que os sorrisos permaneçam apenas nos olhares. Grande abraço, querida!

    ResponderExcluir
  12. Tais, eu me esqueci de dizer que coloquei o som bem alto, para me deliciar com o vídeo. lindo! Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Feliz mês de Dezembro. Minha avô não gostava dos anos bissextos. Dizia que em ano bissexto, nem trigo na eira nem fruta no cesto. Este além da fome, ainda trouxe o diabo no ventre. Esperemos que acabe depressa e que 2021 traga a cura.
    Dentro do possível que seja um Dezembro feliz para todos.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  14. Sim, Dezembro chegou, como sempre no dia 1 e, como sempre, considerado o último dia do ano; como sempre, também, recebem-no, em todo o mundo, " com pompa e circunstância ", com luzinhas piscando por todo o lado, casas enfeitadas, passadeiras vermelhas ao longo das calçadas ( na minha cidade é assim..), pessoas a correr procurando o melhor presente, crianças preocupadas com a cartinha há muito escrita e que demora a ir para o correio. É sempre assim, mas o mês de Dezembro não se preocupa com isso e, creio, que não entende toda esta correria em seu nome; segundo se consta, é a festa mais esperada do ano, a dita festa da familia, a comemoração do nascimento de um menino chamado Jesus. Mas, Dezembro não tem conhecimento de nenhum desses factos; limita-se a fazer o que a mãe natureza lhe ordena , independentemente do que aconteceu no ano passado, apesar de todas as " maleitas " deste que estamos a viver e muito menos preocupado com o que poderá acontecer no próximo. Chega, como quer a natureza, com um calor, por vezes exagerado, para uns, frio tremendo para muitos e neve para outros tantos. É esta a sina do mês de Dezembro, obedecer ao ritmo constante e certo da mãe natureza, esperando que o ser o humano cumpra o que tanto promete neste mês do ano; que seja sempre solidário, que olhe à sua volta e cuide dos que têm frio, dos que têm fome, dos que não têm tecto e de tantos outros que, devido a esta pandemia, não têm força nem vontade de olhar as ruas ilumidadas , de ver as passadeiras vermelhas, de admirar os tantos presépios feitos em cada canto. É Nata, diz o ser humano,m as o que o ser humano finge não ver é que esse Natal, essa festa maior, esse brilho, não é para todos e que em muitas partes do globo as guerras continuam e a escuridão é tanta que nem as estrelas do céu são capazes de a atenuar. Mas...Dezembro cumpre a sua função e chega a todos, não discriminando raças, credos , opções de vida...chega carregando com ele um lema de vida, viver cada dia o melhor possivel, com respeito por tudo e todos , enfim....fazendo como ele, cumprindo o nosso dever como cidadãos de um mundo que se deseja cada vez melhor. Façamos a nossa parte, como Dezembro faz a dele.
    Amiga Tais, como sempre uma cronica fantastica, onde se sente a tua tristeza pelo tanto de sofrimento que estamos a ver à nossa volta. Sofrimento sempre tivemos e continuaremos a ter, mas este parece diferente; será? Talvez!!! Ainda há poucas horas fui despedir-de de um amigo que partiu; não olhei o seu rosto pela última vez, não abracei a mulher, os dois filhos e o neto; mandei, de longe, um beijinho a cada um; é aqui, Amiga,que está a diferença entre o sofrimento deste mês de Dezembro e um sofrimento igual ou maior do Dezembro do ano passado. Mas...Dezembro não tem culpa! Façamos dele o melhor que pudermos para que a esperança continue viva em nossos coracoes. SAÚDE, querida Amiga e um abraço do tamanho da distância que nos separa
    Emilia ⚘🌻🙏🌈

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo...o último mês..Natal...corações
      Beijo
      Emilia

      Excluir
  15. Tais, demos graças a Deus
    Por nós estarmos de pé!
    "Oh, homem de pouca fé",
    Agradeça pelos teus!...
    Viva a vida, com os seus
    Percalços pelo caminho
    Em que há rosa e espinho,
    A transpor, na travessia.
    Depois das trevas: o dia,
    E voaremos do ninho!...

    Belíssima crônica Tais, mas muito triste... O teto do universo não despencou sobre nossas cabeças! Já existe medicamento para esse mal que no início foi um desastre... Temos que nos conformar - cada filho que passe com os seus - afinal, constituíram família!... deixem os velhos comerem o peito do peru natalino e congelar o resto para o próximo Natal - de recordação. Nós passaremos sozinhos, mas o peru, as frutas, o bom vinho, não faltarão ao desperdício! Bom Natal! Laerte.

    ResponderExcluir
  16. Vizinha / Escritora, Taís Luso !
    Oportuno, o teu texto.
    Certamente, será um Natal atípico.
    As festas se restringirão ao âmbito familiar,
    com muitas reflexões...
    Não podemos perder o foco ao Aniversariante...
    Parabéns, Amiga. Um feliz final de semana e um
    fraternal abraço. CUIDA-TE.
    Sinval.

    ResponderExcluir
  17. Será um natal bem diferente do habitual.
    Mas talvez se façam menos gestos destituídos de amor e fraternidade.
    Magnífica crónica.
    Bom fim de semana, querida amiga Taís.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Tais. Esse dezembro promete ser diferente dos outros. Por um lado, é triste. Estamos acostumados aos abraços apertados, aos beijos prolongados, aos encontros esperados. Por outro lado, acho que é uma oportunidade de reconhecermos o valor de tudo isso que, às vezes, fazemos no automático. Ótimo mês e boas festas!
    beijão

    https://ludantasmusica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Boa música e excelente crónica, assim como a boa intenção.
    Para mim é uma época que desejo passe depressa, há muito que o Natal perdeu sentido para mim. Este ano até pode que se aproxime aos meus desejos, ao suprimir certas euforias desmedidas.
    Abraços de vida e cuida-te muito

    ResponderExcluir
  20. Olá amiga Taís, a sua reflexão cai no nosso coração como um paninho quente que
    nos aquece a alma por estarmos unidos nesta prece por dias melhores e mais confiantes
    na fraternidade do tempo de Natal
    é sim o Natal que nos bate à porta, com as luzes coloridas, as montras mais ornamentadas, os docinhos da praxe, e os sinos prontos para tocar a felicidade
    do nascimento do menino
    mas ao mesmo tempo tememos a espada de Dâmocles que nos tira a inocência da infância
    e nos mostra que o tempo não está para afetos muito próximos!
    então temos que cuidar de nós e dos outros e agradecer se nos mantemos de saúde
    isso como um belo presente de Natal que nos possam dar :)
    beijinhos Taís e votos de feliz mês de Dezembro
    Angela

    ResponderExcluir
  21. Muitas indecisões:como fazer sem inquietações? Como vc, meus natais são a alma da minha história, e a emoção de todo uma vida me toma. Pensar em dar pausa, até pensei, mas estamos tentando de dar uma forma para podermos estar juntos nesta comunhão. bvjs

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Taís,
    Independentemente dos acontecimentos, o Natal é manjedoura, é simplicidade e o nascimento de Jesus! Festa se faz dentro do coração.
    Bom fim de semana.Bjs.

    ResponderExcluir
  23. O Natal entra na escrita em jeito receoso e nada festivo. É o que temos e não queremos nem compreendemos. Já é muito bom ter alguém com quem compartilhar.
    Esta crónica é um bom desabafo, querida Tais

    Desejo paz e saúde. Bom Dezembro!

    ResponderExcluir
  24. Bom fim de noite para um feliz fim de semana Taís.
    Venho da sala de Pedro o encontrei num papo com Drummond,
    que falou sobre a tal pedra e acabei, onde edificou sua vida se tornando um grande poeta escritor. Hoje somos nós perdidos em meio a um tiroteio de mal sucedidos admnistradores, que interferem diretamente em nossas vidas. Somos esta inquieta situação de medo e estranheza onde nossos sonhos se perdem pelos caminhos e assim entramos em nossa ultima estação das doze e agora olhamos para trás e não temos aquela emoção de contar o nosso passado e o presente se apresenta ainda mais tristonho e incerto, que só nos resta olhar para os céus e pedir por Deus.
    Assim seja nosso Dezembro um lindo campo de renovadas esperanças.
    Linda a igreja e o canto natalino me emociona em vários sentidos.
    Meu abraço amiga e vamos crer no dia seguinte.
    Beijo de paz amiga.

    ResponderExcluir
  25. Querida Taís, Com toda certeza não terei os amigos e os parentes que nos natais passados se juntavam aqui em casa para comemorarmos. Mas o importante é termos em mente que o Natal não deve ser visto como uma ceia especial uma troca de presentes, o vinho caro... O Natal seja lá qual for a situação, sempre será o dia do nascimento do filho de Deus... Foi o dia escolhido? pois não se sabe com certeza a data certa de seu nascimento! Mas não importa, É O DIA DO SEU NASCIMENTO, e é o que devemos comemorar...O que virá depois a gente vê e resolve.
    Não adianta chorarmos com antecedência, ficarmos lamentando que vai ser um natal diferente, claro que vai ser...Para mim será, pois estarei mais estressada, com mais revolta contra nossos políticos, triste pela morte de tanta gente no mundo, quantas crianças e jovens ficaram órfãos, ou pais sem seus filhos, quantos sem seus empregos, quantas firmas faliram, quantos por egoísmo não se protegem e infectam outros... Não nos reunirmos com amigos e trocarmos presentes poderá ser recompensado quando tudo isso acabar. Mas o nascimento de Jesus, sempre será no dia 25 de Dezembro e devemos louvar, e agradecermos por estarmos com saúde e vivos.
    È isso que penso Taís, e espero e desejo que todos tenhamos paciência, fé e esperança de termos muitos outros natais em nossas vidas...
    Beijinhos e saúde.

    ResponderExcluir
  26. Este mês celebramos o Natal e fim do ano connosco dois. Sem pechinchas de Natal, sem peru por dez, mas uma reunião ambiente a dois, com uma visão positiva para o futuro.
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Dezembro, sim...
    a escorrer Memórias e Emoções cálidas. belas !

    Bom Dezembro, minha amiga
    beijo, Tais

    ResponderExcluir
  28. Este será o natal mais solitários de nossas vidas porque quem dá valor à vida não reunirá os parentes para esta comovente celebração
    Cada em sua casa curtindo a saudade dos seus e sonhando com aquele abraço, aquele aconchego que não vamos oferecer
    No ar apenas uma onda de grande solidão
    Beijinhos e um feliz final de semana

    ResponderExcluir
  29. Que puedas descansar este Diciembre.
    Felices Fiestas en paz y tranquilidad.
    Pavarotti, siempre magnífico, siempre querido, siempre recordado.

    Beijos e abraços

    ResponderExcluir
  30. Olá minha querida amiga Taís!
    Sentiremos falta do beijinho, falta do abraço!
    Mas, temos de ser fortes emocionalmente e positivos!
    E acreditar que melhores dias virão!
    E que voltaremos mais sorridentes e mais fortalecidos.
    Muita saúde e muita paz!
    Beijinhos natalícios!🍂💙🍂
    Megy Maia🌈

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde, querida Tais, belíssima foto da catedral.
    Então chegou dezembro, o mês tão esperado por todos, porém neste, tudo já começou diferente.Como fazer uma ceia de Natal se os filhos estão distantes, devido à pandemia, como bem escreveu "Mas agora há uma pedra no meio do caminho;
    No meio do caminho há uma pandemia."Não nego que minhas emoções mudaram de direção e está ficando difícil. O que podemos fazer a não ser aguardar a chegada do Natal e pedir a bênção do Jesus Menino.Obrigada pela sua maravilhosa crônica, como sempre, aliás. E deu um toque especial com Pavarotti. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  32. ......estava conformado sem o tradicional, mas resolvi não ficar em casa e ir
    passar essa semana, para um Natal diferente a dois.......Mas, não é que o meu Concelho atingiu o pico, o todo o Concelho ficou confinado, sem se poder deslocar para os Concelhos vizinhos....Agora tenho que ir comprar bacalhau, para uma ceia
    inédita.....e tratar deter de volta, o sinal dado ao hotel....E esta heeimmm....
    Beijo virtual e Feliz...Natal.

    ResponderExcluir
  33. Querida Taís lembra-se de mim? Nunca esqueci a sua simpatia e os seus textos repletos de sensibilidade .
    Regressei ao blogue, sim esta situação que tanto nos aflige também faz despertar outras emoções.
    A escrita e o convívio salutar que existe nos blogues faz-me falta neste momento de carências.
    Também nunca fui apreciadora desta época, mas quando nos é retirado o melhor dela, ficamos vazios.
    Mas vamos ser positivas, cuidadosas e pensar que o Natal pode ser comemorado em qualquer época, basta termos saúde não é verdade ?

    Um grande beijinho e feliz NATAL !
    Fê blue bird

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Fê, mas é claro que lembro de você, e quando você se retirou, achei uma pena, mas tive naquela época a convicção que você um dia iria retornar. Então seja bem-vinda ao nosso convívio que também gosto muito, é saudável.
      Saudades de você, irei visitá-la!
      Beijinho, gostei demais de sua visita!!
      Cuide-se bastante.

      Excluir
  34. Querida, Taís!

    O Natal esse ano vai ser mais silencioso, sem tantos aparatos. Tudo que desejo é me reunir a mesa com filhos, netos e genro e ter uma ceia repleta de amor e saúde.
    Penso como você: não dá pra ter um natal festeiro com o mundo em crise.

    Um ótimo mês de dezembro pra você.
    Abraço com carinho,
    Sônia

    ResponderExcluir
  35. OLÁ, BOA TARDE! ADOREI O SEU BLOG, MUITO LINDO. JÁ ESTOU SEGUINDO VOCÊ. ABRAÇOS. ELISABETE.

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde Taís,
    Como sempre uma excelente crónica.
    Este ano com todas estas circunstâncias adversas vamos ter talvez mais tempo para a introspeção e pensar que o verdadeiro Natal é a celebração do nascimento de Jesus.
    Que Ele preencha de amor e esperança os nossos corações atribulados.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  37. Olá! boa tarde. Passando para te desejar um bom domingo. Gostei do seu blog, já estou te seguindo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  38. "Somar para dividir". Sempre excelente, minha Amiga Taís. Este Natal vai ser diferente. Mas lembre os Natais da sua infância, os Natais de quando era tudo mais normal. Lembre que lhe vai fazer bem. Adorei a sua crónica. Que bom ouvir Pavatotti.
    Que o seu mês de Dezembro seja cheio de bênçãos.
    Cuide-se bem.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  39. Tienes toda la razón, en Navidad somos pura emoción. Todos los sentimientos de manera muy particular están a flor de piel.
    Son días emotivos, llenos de nostalgia.
    Saludos.

    ResponderExcluir
  40. Oi Tais
    Sim ,chegamos no último mês do ano e nem vimos o ano passar_ só alvoroçados com um vírus que se espalhou de repente pelo mundo todo, deixando-nos atônitos.
    Nunca fui muito de grandes celebrações no Natal, desde menina que sem mãe, criada só com o pai que nao era dado a grandes mesas postas e árvores de Natal e me levava para a igreja onde adorava ver aquele coral de homens e mulheres vestidos a rigor entoando hinos lindos Absorvi esse espírito natalino e mesmo depois com os filho era tudo muito discreto. Presentes para as crianças ,aquelas guloseimas de época e os famosos cultos de natal, que continuaram. Hoje ainda me encontro com os filhos nas comemorações, e esse ano mais discretamente ainda. Não devo sentir muito Tais. Minha preocupação é unicamente que esse mal geral acabe de uma vez por todas e devolva nossos dias comuns e normais.
    Você é um ótima cronista, escreve tudo exatamente como a gente quer ouvir. Obrigada.
    'Somar ,depois Dividir', isso deve ser a ideia principal num ano de tantas perdas.
    abraço, e bom Dezembro.

    ResponderExcluir
  41. Querida Taís

    Nesta Crónica sobre o mês de Dezembro e tudo o que ele nos traz, transmite-nos aquilo que cada um de nós sente e almeja. São memórias que vêm colidir com as novas circunstâncias que vivemos globalmente. Em vez da alegria desta quadra natalícia temos a ameaça do vírus a cada esquina, a cada gesto. A Consoada com a família reduzida ao agregado ou nem isso.

    Adorei ouvir Pavarotti, em Adeste Fidelis. Lembra-nos um tempo outro, de reuniões familiares em torno de expressões de Fé.

    Oportuna a sua Crónica. Gostei muito.

    Beijinhos

    Olinda

    P.S. Minha amiga, tenho ainda dois comentários seus pendentes, em "Inamovível Pedra". Não percebi se os publico ou não.
    Aguardo sua resposta :)
    Bj

    ResponderExcluir
  42. A foto é linda, gosto dessa igreja em Canela! Bons momentos já vivi pertinho dela quando estive por lá...
    Ah!, quanto ao Natal, serão muitas adaptações, mas, realmente, será muitíssimo diferente. Fazer o quê?! Ser gratos ao Rei Jesus e prosseguir aguardando dias melhores. Que venha a vacina para que o nosso porvir dê uma virada feliz...
    Abçs

    ResponderExcluir
  43. Dezembro é um mês de renovação de esperança.

    ResponderExcluir
  44. Passei para ver as novidades.
    Aproveito para lhe desejar um bom fim de semana, querida amiga Taís.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  45. Taís,
    Eu amo dezembros,
    mas sou suspeita pois
    é o mês do meu aniversário, lá pro final:30.
    Independente desse fato eu amo
    ver as pessoas pelo mundo
    todo.
    Esse não eu não imagino
    como será... e nem vou
    pensar nisso agora, porque
    se não vou ficar triste,
    pois não adianta pensar
    em quem sobreviveu e
    sem chorar as outras que
    tiveram tantas perdas.
    Adorei seu texto como
    sempre. fim de semana
    CatiahoAlc.
    Bjins e bom

    ResponderExcluir
  46. Olá querida Taís,
    Não sou chegada ao mês de dezembro, se pudesse mergulharia no mar para um isolamento maior do que o que ora vivemos. É a festa comercial onde Jesus não é lembrado, é a exibição de look's caros, comes e bebes e fraternidade ZERO!
    Aproveito e ja antecipar os meus votos natalinos e de ]boas Festas. vou pausar os blog's até janeiro.

    Se puder visite as aniversariantes do dia.
    https://celebrandosuavida.blogspot.com/2020/12/duas-amigas-celebram-hoje-dadiva-da-vida.html

    Grande bj no coração flor.

    ResponderExcluir
  47. Ola amiga. também estou muito desanimado neste mês de dezembro.
    Não é só por causa da pandemia, acrescenta-se que meu marido está de luto, perdeu o filho e essas serão as primeiras festas sem ele. Muito difícil!e nestas datas a saudade e inevitavel. A pandemia tirou nossas vidas, aqueles momentos de ida e volta para o trabalho, de encontrar amigos e tudo que é normal no dia a dia que torna o luto mais suportável, a perda de um filho é muito difícil e é preciso cabeça distraída para suportar a dor.Além disso, não vamos passar as férias em Santa Catarina como costumamos fazer todos os verões, devido à pandemia é melhor não sair de casa. Não vi minha família esse ano também, eles moram no Rio e a situação lá é muito difícil agora, muitos casos.
    Acima, por primera vez nao vamos a poder ir a tirar ferias a Santa Catarina, porque na Argentina as coisas esta dificil e nao queremos ter o risco de nao poder voltar e Brasil ainda tem suas fronteiras terrestes fechadas, assim que neste verao nao vamos a Brasil. Tampouco foi no inverno a Rio a visitar minha familia. Tudo e triste! vai ser dificil nossa Natal.
    A musica Adeste fideles e maravilhosa, adoro!
    O natal nao vai ser fácil, mas tenho que me esforçar para que minhas duas filhas tenham um natal sem tantas tristezas
    Beijao querida e um otimo dezembro, apesar de tudo o que acontece temos que ser fortes temos que ser fortes e seguir em frente!!! espero voce no blog, também escrevi com um tom esperançoso minha nova entrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Estelita, nossa... amiga, perder um filho não tem explicação! Meus sentimentos. Amiga, não dá para sair aqui no Brasil e em lugar nenhum, a doença evoluiu! As aglomerações são muitas, a festas clandestinas não param, gente irresponsável. E ainda somos obrigados a ouvirmos uma porção de besteiras sobre a pandemia que é real. Não há do que duvidar.
      Mas temos de aguentar e cumprir todos os protocolos.
      Um beijo, querida, fica bem! Não venha pro Brasil agora, e onde você fica de férias, não está na da bom, alias, no Brasil todo.

      Excluir
  48. Sim, Tais, chegou dezembro e , um dezembro um tanto atípico. Pra dizer a verdade não sou muito apegado a festas de fim de ano. Uma correria louca atrás do que é supérfluo e, um sentimento deturpado pelo natal. Creio que todos nós, mais velhos, sabemos muito bem desse lindo sentimento espiritual, que infelizmente ficou lá atrás, trocada por historia criada para o consumo... Grande beijo. Feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
  49. Um belo texto, repleto de actualidade, de resto, como é seu timbre.
    Dezembro desfolha-se, paulatinamente, no calendário da parede, e gira entontecido nas voltas de rotação e translacção da Terra.
    Como costumo dizer, continua a estar tudo nas mãos dos Homens, pelo que só nos podemos queixar de nós próprios.

    Abraço.

    Humberto.

    ResponderExcluir
  50. Há sempre pedras no nosso caminho. Algumas t~em de ser extirpadas à força, outras chutadas para canto. Não nos conformemos nem desanimemos.

    Votos de um Santo e Feliz Natal!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  51. Palavras apaixonadas muito bem descritas com esse maravilhoso desconhecido, é uma criação do esplendor de sua alma.
    Bom fim de semana , desejo que você esteja bem e sempre muito feliz.
    Muitos abraços com carinho


    ResponderExcluir
  52. Beleza de crónica e no momento ...
    Venha a vacina e que seja eficaz.
    Abraço

    ResponderExcluir
  53. Dezembro, é um mês que adoro, mas este ano... apreciei-o se uma forma semi amarga, por estar profundamente descaracterizado. A pandemia privou-nos de muita coisa... em especial da leveza e magia, que sempre associamos a este mês. E correria também!
    Fiz as compras para a casa com semanas de antecedência, para evitar supermercados, muito corridos, não comprei nada para ninguém, nem para mim mesma, evitando lojas e Shoppings, que me poderiam fornecer algum brinde indesejável, para trazer para dentro de casa, num mês como este... ninguém na minha casa entra, desde que começou a pandemia... só pela Net ou telemóvel. Não quis remexer em caixas de endereços de Natal... e espalhar em casa, novos esconderijos para o vírus se abrigar, comprei algumas coisas simbólicas de Natal... associados a chocolates, devidamente embalados, para consumir e ir tudo fora depois da quadra, sem fazer reboliço pela casa... pois as deslocações de ar, preocupam-me... tal como o manuseamento em objectos desnecessários... mãe continua bem... o Natal já passou... este ano será mais fácil de arrumar a casa, após o Natal... e temos de ir prosseguindo com as tácticas de sobrevivência... que a mantenham a ela, bem , até à chegada da vacina... talvez mais meio ano, se manterem o calendário de vacinação, com as vacinas mais difíceis de conservar, com 80 graus negativos... ela deverá apanhar a vacina lá para Abril, Maio ou Junho... eu nem sei quando chegará a minha vez... mas não estou preocupada! Estou convencidíssima que ambas já pegámos a coisa, bem no principio em Janeiro de há quase um ano atrás, quando nem havia máscaras nem testes para ninguém, ainda... a minha mãe terá desenvolvido urticária ligeira, e creio que a forte medicação que toma para a insuficiência respiratória e cardíaca, controlou tudo o mais... eu fiquei com algumas sequelas até hoje... um cansaço, que ainda de vez em quando se manifesta, mas não tive febre... mas sentia que algo não estava bem, andando quase um mês a toma Ben-U-Rons, para o que não teria cura, com alguns tremores estranhos e uma falta de forças inexplicável, mais nos primeiros dias...
    Desde Janeiro passado, que a nossa táctica é nunca chegarmos ao pé uma da outra, muito perto... sempre metro e meio, dois de distância, dentro de casa, haja o que houver...
    Dezembro quase no fim... mãe continua bem, dentro do quadro habitual... Missão cumprida!... Talvez o próximo, possa ser bem melhor!...
    Que tenha tido um Dezembro tão feliz quanto possível, para vocês, é o que eu espero que tenham tido... desejando desde já um 2021 incomparavelmente melhor, e bem mais animador para todo o mundo!
    Beijinhos! Tudo de bom, por aí, e continuação de Festas Felizes, para vocês!
    Ana

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís