19 de dezembro de 2020

O QUE É FELICIDADE

 


                     -  Taís Luso de Carvalho


'A felicidade é o melhor remédio contra as doenças cardíacas'. A afirmação foi feita numa palestra dada pelo conhecido médico e cirurgião cardiovascular de Porto Alegre o qual  focaliza  o estilo de vida das pessoas .

Conheço o Dr. Fernando Lucchese: é um daqueles médicos que gostaríamos de ter em cada especialidade que precisássemos: o médico humano, o médico amigo.

Tenho vários de seus livros, e lembro que ao levar minha mãe ao seu consultório, vi no semblante dela (após a morte de meu pai) um carinho agradecido pelas palavras desse médico. Um agradecimento pelo seu interesse. Ela estava frágil, saímos fortalecidas e com confiança.

Segundo o Dr Lucchese, as doenças estão mais associadas com o estilo de vida que se leva do que com o controle dos resultados dos exames. 'De que adianta ter o índice de colesterol adequado se estás infeliz?' - indagou o médico.

'A lógica é esta: estilo de vida = saúde = felicidade = longevidade. O mais importante é o estilo de vida que levamos, seguido do meio ambiente, genética e assistência médica'.

E continua:

'Fazer o que se gosta é mais essencial do que vários exames'. 

Também a qualidade de vida está associada a outros fatores, como a relação com a família e a situação financeira. Um sorriso é mais importante que a beleza; indivíduos que sabem rir de suas fragilidades têm vida mais longa e são mais felizes; ter prazer no trabalho é felicidade certa; não dever dinheiro é felicidade pura; e pessoas espiritualizadas vivem mais felizes por mais tempo.

Nos Estados Unidos foi apresentado um levantamento entre os anos de 1940 e 2000. Foi feita uma relação entre o nível de felicidade das pessoas em relação ao aumento de renda financeira familiar. A pesquisa mostrou que ninguém ficou mais feliz apesar de ter ficado mais rico. Uma situação financeira organizada pode deixar as pessoas mais felizes do que aquelas com excesso de dinheiro e que, em alguns casos, pode trazer mais problemas do que soluções.

 Quantas vezes pensamos que nossa meta de felicidade possa estar numa casa na praia, outra na serra, no carro do ano ou em várias viagens pelo mundo? Mas ao retornarmos das viagens ou termos adquirido esses bens, vamos ver que estamos com os mesmos problemas, com mais dívidas e menos dinheiro. E que nosso interior em nada mudou. Viajar é delicioso, mas não é passaporte para felicidade.

Penso que ser feliz é encontrar nas pequenas coisas a razão de viver; é conseguir viver sem raiva, sem mágoas, sem doenças. Não possuir tais sentimentos é difícil; estamos cercados por pessoas de todos os tipos: pessoas invejosas, mesquinhas, sem caráter. E se equilibrar nesse meio doentio não é fácil. Fácil é absorvermos as impurezas do meio e ficarmos transtornados, sem eira nem beira.

Ser feliz é encontrar a pessoa certa para viver ao nosso lado; é poder ter nosso animalzinho de estimação sem ninguém encher o saco colocando defeito em tudo o que fazemos; é não se meter nas escolhas dos outros; é poder dormir as horas que nosso organismo pede; é encontrar alguém que participe e troque conosco momentos de alegrias e tristezas, e ter a certeza que somos amados pelo que somos.

Seria mais fácil sermos felizes se viéssemos ao mundo já sabendo que um dia tudo acaba; e que daqui nada levaremos, senão o amor que vivemos.

Mas nem isso a gente se dá conta.



_______________//___________________





62 comentários:

  1. Olá, amiga, espero que esteja bem!


    Hoje é só para desejar um BOM NATAL,

    a si e aos seus!

    ResponderExcluir
  2. Querida Tais, esta é uma das mais lindas crónicas que li aqui.
    Realmente, começamos a vida com a mente limpa e nada fazemos para a manter assim; vamos enchendo com pensamentos negativos repetitivos, que nos impedem de ser felizes.
    Sabendo que a felicidade/infelicidade existe apenas na nossa cabeça, munidos de sensibilidade e bom senso aceitemo-nos como somos, com quem estamos, o que temos, e vivamos em plenitude o momento presente. A vida é um dom, uma caminhada com princípio, meio e fim. Não percamos tempo. A felicidade pode estar ao virar da esquina.
    Beijo, querida amiga.
    (Experimentei a felicidade neste momento contigo. Fácil, não?!)

    ResponderExcluir
  3. Mais uma crónica bastante reflexiva. A felicidade está realmente dentro de nós, na vida que escolhemos, na importância que damos àquilo que temos. É quase um estado de espírito. O médico de que fala (há pucos assim) tem toda a razão. De que adiantam os remédios se depois não encontramos forma de gostar do que fazemos e temos?
    Desejo que tenha um Natal com conforto e um ano de 2021 com saúde e paz.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Taís, que lindo post e adoro o Dr. Fernando Lucchesi e suas pílulas de felicidade...Sempre achamos um que serve para nós! E para mim, creio que se esperarmos a felicidade constante, nos ralamos...Ela chega em pequenos momentos que nos deixam felizes e é por isso, temos que curtir cada um.Nos fortalece! Feliz Natal pra ti, Pedro e todos os teus! beijos, nos veremos no 2021! chica

    ResponderExcluir
  5. Querida Taís

    Questão pertinente, mormente agora que atravessamos momentos terríveis. E válida para todos os tempos. Descobrir o que nos faz felizes e seguir esse rumo é uma sabedoria que já deveria nascer connosco. Mas não. No nosso crescimento e aprendizagem deveremos inscrever como prioritária essa coisa tão bela que é ser feliz. Uma meta a alcançar, com afinco.

    O seu texto é lúcido e útil. Traz-nos dicas sábias. Relativizar e dar importância apenas ao que é realmente importante. Rir, coisa boa, de que muitas vezes nos esquecemos.

    Minha querida, o Natal deste ano vai ser diferente, é verdade. Teremos de estar o mais resguardados possível. Mas saibamos dar o devido valor ao que temos, não é verdade? E ser felizes com as pequenas coisas.

    Adorei a sua Crónica. Para ler e reler. Um refrigério para as angústias que nos assolam na actualidade.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  6. Mais um belo texto, cheio de reflexões necessárias!
    Quanto mais buscamos "coisas" para nos alegrar, mais fugimos de nossa essência e não percebemos as pequenas felicidades. É um aprendizado, amiga, dentro da realidade de cada um, encontrar essas alegrias. E com certeza, um cachorro nos proporciona muita alegria e aprendizados.
    Abração, Tais, bom domingo!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia , Tais! Que beleza de mensagem num final de ano muito conturbado. Confesso que estou cansado de ler sobre o covid o tempo todo. Nós brasileiros temos essa força que nos faz vencer as dificuldades. Moramos num pais de descasos e, ainda esboçamos sorrisos gratuitos por ai , apesar de não ser fácil. Tem aquela pessoas que já trazem o sorriso estampado no rosto; os considero seres iluminados. Foi muito bom ler seu texto , que nos traz uma terapia de conforto nessa manhãzinha de domingo. Desejo a você e aos seus um Feliz natal ! Grande beijo.

    ResponderExcluir
  8. Amiga desejo lindas festas bjs saude

    ResponderExcluir
  9. ❤️Natal, é amor em ação. Toda vez que nós amamos, toda vez que nós doamos, é Natal❤️

    Bom dia de domingo, querida amiga Teresa!
    Hoje venho especialmente para lhe desejar um Feliz Natal como puder passar, amiga.
    É tempo de simplicidade e alegria.
    Muito obrigada por tudo neste ano.
    Interessante como e verdadeira sua crônica no quesito de estarmos cercadas de gente de todo tipo, invejosas, maldosaas, rancorosas, etc, mas em tudo ninguém pode destruir nossa felicidade. Jamais! As coisas ruins que nos jogam em cima voltam para quem as soltou. A lei do retorno é infalível. O mal não compensa de jeito nenhum. A pouca inteligência de quem age de maneira perversa é incrível.
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm carinhoso, fraterno e natalino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só hoje percebi meu equivoco tão indelicado de ter trocado seu nome, Taís. Mil perdões, amiga. Se fosse outra pessoa, ficaria aborrecida, mas sei bem da sua educação. Desculpe-me e ainda bem que vim de novo.
      Tenha um abençoado Natal!
      Passei uns dias doloridos, mas acabou.
      Bjm carinhoso natalino de gratidão

      Excluir
    2. O que vale é a intenção, querida amiga, e Teresa é nossa amiga em comum, não se preocupe! rsss... Natal é uma época linda, mas um pouco atrapalhada, muita gente para abraçar!
      beijinho

      Excluir
    3. Que linda sua elegância virtual, minha amiga! Obrigada de ����

      Excluir
  10. Acredito mesmo que a felicidade seja mesmo o melhor amigo do coração. Havendo felicidade, haverão menos nervos, e o coração estará mais sereno e em paz.
    .
    Um domingo feliz

    ResponderExcluir
  11. A felicidade é tudo isso e que eu sintetizaria, na frase de alguém que muito prezo «A felicidade consiste em dar passos na direcção de si próprio e ver o que se é.»

    ResponderExcluir
  12. Querida Taís,
    Que maravilha de texto!
    Felicidade foi isso que li aqui... Felicidade de dividir tuas letrinhas unidas umas nas outras conosco. O teu modo de entender o jeito de ser feliz.
    Bem disse “Léon Tolstoi”:

    “A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira!”

    Fiquei curioso em saber se existe parentesco do “Dr. Fernando Lucchese”, com o meu colega Mestre, “Marco Lucchesi” (sétimo ocupante da cadeira nº15 da “ABL - Academia Brasileira de Letras”) e atual presidente desta casa, para mais um mandato. E mesmo um sobrenome terminando em (e) e o outro em (i), vou procurar saber se existe um feliz parentesco entre eles.
    Já que o tema é entender esta tal felicidade... Que o teu Natal seja como disse “Charles Dickens”:

    “Feliz, feliz Natal, que nos traz de volta as ilusões da infância, recorda ao idoso os prazeres da juventude e transporta o viajante de volta à própria lareira e à tranquilidade do seu lar!”

    Beijos Felizes e cuide-se!!!

    ResponderExcluir
  13. Tais, não existe uma definição para a felicidade. Eu a tenho como sensação de paz. Nunca perguntamos às pessoas se são felizes. Infelizmente, fazemos nossa avaliação, muitas vezes equivocada, nos baseando em fatores que nada têm a ver com o sentimento. Você fez uma ótima abordagem do tema, pois evidenciou o bem estar como companheiro da felicidade. Esse médico que mencionou tem sensibilidade e sabedoria, pois coloca no pico o que é realmente importante, além das questões físicas. Quando vejo todos bem em minha família, sou feliz. Realmente, bens materiais não preenchem as lacunas do bem estar, eis que sua simples posse leva a euforia que julgávamos poder sentir ao adquiri-los. E é fundamental nos darmos conta de que "estamos" felizes, pois essa é uma sensação que precisamos alimentar e que não nos abraça o tempo todo. Amei sua crônica, querida. Que viva um Natal muito feliz!!! Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite querida Taís,

    Felicidade, um tema complexo para vivê-lo e muito mais para escrever sobre o mesmo, mas vc com sua habilidade abordou comprecisão e talento.
    Felicidade para mim, é acima de tudo ter a proteção de Deus, a viver em paz, ter boa saúde, o bem estar, há quem sinta-se feliz apenas se tiver uma gorda conta bancária.

    Eu me sinto plenamente feliz em poder trocar figurinhas com meus amigos seguidores e saber que estamos ilesos desse terrível mal.

    Eu desejo a você e toda família um grandioso Natal e agradeço sua companhia e as prazerosa leituras aqui na sua página.

    Saudações fraternas ao casal.

    ResponderExcluir
  15. Concordo plenamente consigo, a felicidade encontra-se tantas vezes nas pequenas coisas da vida. O meu filho disse-me uma vez, que eu ficava feliz com pouco. Na realidade, fico feliz com aquilo que me dá paz interior.
    Na medida do possível desejo-lhe um Feliz Natal 🎄 e um excelente Ano Novo 🍾 🎊 pleno de alegrias, paz, saúde e amor.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Con un doctor como ese no me extraña que con sus palabras salgas mejor que con un montón de medicamentos.
    Como nos dices la felicidad no viene con grandes propiedades ya que como alguien dijo "no es mas feliz quien mas tiene si no el que menos necesita". En ocasiones a los que ya vamos teniendo una edad vemos que quizás éramos mas felices con pocas cosas que ahora los niños con un montón de ellas. En ocasiones les vemos disfrutar con solo una caja de cartón.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  17. Tais nada podia estar mais certo que as tuas palavras, as riquezas não sinónimo de felicidade. Ela está sempre dentro de nós, e quanto a mim, essa felicidade, que muitos dizem ser loucura, que faz ultrapassar os males por que se passa. Aproveito para desejar Bom Natal e Festas Felizes. Bjs

    ResponderExcluir
  18. Taís,
    Adorei ler mais essa publicação
    sua. Me fez bem e é
    exatamente como eu penso
    e procuro viver meu dia a dia.
    Desejo que tenhamos
    um Natal de Paz conosco
    e com o nosso próximo,
    mesmo que distantes.
    Bjins de Natal.
    CatiahoAlc.
    dos Blogs
    https://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/
    http://reflexodalma.blogspot.com/
    https://frasesemreflexos.blogspot.com/
    https://delasdelesouviceversa.blogspot.com/



    ResponderExcluir
  19. A felicidade vai-se conquistando, E cada dia é um recomeço.
    Concordo, querida Taís: fazer o que se gosta, estilo de vida, amar as pessoas e os momentos. A vida é tão curta!
    Boa crónica!

    Aproveito para desejar BOAS FESTAS e saúde.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  20. Querida amiga, eu sou feliz e não sabia, pois tenho uma saúde de ferro, embora um pouquinho enferrujada! Linda crônica! E esse Lucchese parece ser mais profícuo que o presidente da ABL. Realmente a vida é muito boa para se levar a sério - tem-se que passar por ela a passeio, com diz o malandro... O importante é amar e se inserir no meio como alguém útil aos demais. Somos felizes quando promovemos a felicidade do outro - é o tal dando que se recebe... Amiga, oportuno para desejar a ti e aos teus Feliz Natal e Próspero Ano Novo! Abraço cordial! Laerte.

    ResponderExcluir
  21. Olá Amiga Taís, a felicidade está sempre onde a colocamos, me sinto feliz com pouco, com um tempo para pintar meus quadros, quando vejo e sinto que meus filhos estão felizes, só não estou feliz com o andamento do meu país, isso realmente me deixa preocupada e logicamente infeliz. Agora meu marido vem de uma família de cardíacos e ele agora, com um marca passo no coração, está mais feliz que antes, pois não se aborrece mais no trabalho, está aposentado, fazendo o que sempre sonhou... Como vê a felicidade está onde a colocamos.
    Por falar em felicidade desejo que tenhas um feliz Natal, com muita paz, amor e saúde
    Junto aos seus familiares.
    Com carinho um abraço bem apertado (virtual pode) e beijinhos.
    Léah

    ResponderExcluir
  22. Que bonita a filosofia de vida passada por este médico Taís.
    Viver é um processo bonito, que precisa ser revisto a cada
    tempo, a cada mudança de estação e sair renovado e mais forte.
    Ser feliz é uma arte mesmo. Saber priorizar o que nos traduz e induz
    ao viver novo dia é muito lindo.
    Assim desejo a voce e o Pedro Um Feliz Natal pleno de paz e que irradiando alegrias possam viver um 2021 valioso amiga e será um prazer esta na companhia de vocês por mais um ano.
    Grato pela sua presença incentivadora.
    Beijo amiga.

    ResponderExcluir
  23. Desejo uma excelente NOITE DE CONSOADA,

    a si à sua família,

    em PAZ e HARMONÍNIA,

    repleta de FELICIDADES!

    ResponderExcluir
  24. Passando, relendo, e deixando...
    .
    Votos de um Natal muito Feliz. Se possível junto da família e de quem estiver em seu coração

    BOAS FESTAS

    ResponderExcluir
  25. Querida Táis.

    Parece tão simples, ser feliz, mas porque é tão difícil de alcançar?
    Vivemos rodeados de distrações que nos confundem e acabamos perdidos na sua busca.
    Ser feliz é sentir paz interior, quando atingimos essa plenitude, tudo o que é supérfluo não tem qualquer significado.
    Feliz Natal minha amiga, com muita saúde e, claro, felicidade no coração.

    Um beijinho

    ResponderExcluir
  26. Un precioso mensaje y una gran reflexión .
    Alcanzar la felicidad es algo maravilloso.
    Te deseo una feliz Navidad.
    Un beso y muchas gracias.

    ResponderExcluir
  27. Sei que este ano não foi fácil para ninguém, apesar disso desejo-lhe que o seu Natal seja festejado com Amor, Saúde e Paz.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  28. Olá querida Taís,
    É tão bom o que você escreve que ao refletir sobre a felicidade o tema ganha formas que cabem na gente direitinho. Realmente, a felicidade está nas pequenas coisas que realizamos no cotidiano e nem nos damos conta do real valor que elas tem!
    Parabéns pelo lindo texto!! Desejo a você um Feliz e abençoado Natal junto dos seus familiares! Bjs

    ResponderExcluir
  29. Cara Senhora,
    Desejo que o Natal tudo corra o melhor possível e que o ano que aí vem nos encha de esperança

    ResponderExcluir
  30. É preciso muito suor para
    ser feliz. Não o suor que
    brota na testa da gente,
    mas na testa de quem faz
    o máximo para nos deixar
    desse jeito, feliz.
    Um beijo, Taís e um feliz
    natal pra você e os seus
    leitores.

    ResponderExcluir
  31. Oi Taís
    Como é prazeroso ler e refletir com as suas crônicas cheias de verdades
    Talvez a gente não consiga a felicidade plena mas é preciso amealhar as pequenas felicidades como nossos maiores tesouros
    Desejo a você um Feliz Natal pleno de paz, amor, fé e muita saúde e um Ano Novo cheio de realizações! Que Deus, em sua infinita bondade, abençoe e encha de paz todos os corações. Natal é tempo de comemorar a vida, espalhar o amor e semear a esperança.
    Beijinhos Natalinos carregadinhos de amor

    ResponderExcluir
  32. Taís:
    ser felices, tomarse la vida con calma, cuidarse...
    Buenos consejos, desde luego. Lo difícil es hacerlos todos y siempre.
    Feliz Navidad, Taís.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite, querida Tais, sempre soube que o nosso bem estar, nosso bom humor nos ajuda a sermos saudáveis e felizes.Você listou várias coisas que nos deixam felizes, porém, nem sempre conseguimos,tê-las cem por cento.Exemplo disso é o tempo que vivemos nesta pandemia,que nos gera insegurança, ansiedade e muitas doenças assintomáticas.Pensando aqui, como ser totalmente feliz nestes momentos.O Doutor Fernando Lucchese tem toda a razão, devemos sim, nos cuidarmos, médicos assim deveriam existir mais.Meus filhos vieram à chácara para jantar conosco.Desejo a você e o amigo um Santo e Feliz Natal.Grande abraço!

    ResponderExcluir
  34. Bom dia Tais,
    Desejo-lhe santo e feliz Natal com saúde, paz e muito amor.
    Que 2021 seja um Ano melhor para todos nós.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  35. Boa noite amiga Taís
    Belas frases para refletirmos. A pandemia deixou uma lição pelo menos para mim como somos frágeis. A vida é um sopro. Uma abençoada noite de Natal para vocês. Um grande abraço e outro no meu amigo Pedro.

    ResponderExcluir
  36. Nesta época tão atarefada as visitas têm de ser, forçosamente, rápidas… (daí o Copy & Paste, do qual peço desculpa… 😥)
    Mas eu não podia deixar de vir agradecer, em meu nome e no da Nanda, a tua presença na minha CASA.
    Aproveitando para desejar um Feliz Ano Novo não posso deixar de dizer:
    “Tu ajudaste a tornar os meus dias menos sombrios neste ano difícil que passou, e as tuas palavras fazem parte das melhores lembranças que me ficam dos 366 dias que caminhámos lado a lado (na blogosfera, claro! 😊).
    FELIZ ANO NOVO!

    (VOLTAREI PARA LER E COMENTAR, ANOTA AÍ…)

    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde Taís,
    Penso que a felicidade mora dentro da simplicidade de um momento bonito que escolhemos e nomeamos estar feliz.
    Te desejo um Ano Novo feliz, com saúde e paz! Bjs.

    ResponderExcluir
  38. que excelente, amiga Tais
    sabemos, em verdade, as boas receitas para a felicidade
    lemos, observamos e sabemos ...

    e, no entanto, alguns poetas falam de "um pouco mais de azul" ... inalcansável

    chatarrões, esses tipo, né?

    beijo, minha amiga
    desejo para ti e Família um excelente Ano 2021

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "inalcançavel" deve ler-se
      (gralha feia rss). sorry

      Excluir
  39. Se calhar agora é pensar que 2021 SÓ pode ser MUITO melhor.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  40. Um belíssimo texto sobre a matéria, Tais... saber viver, o eterno busílis... saber viver bem... o elixir da longa vida... que tantos, mesmo com riquezas a perder de vista... não têm nem ideia...
    No entanto, no momento... mergulhámos em tempos... pouco colaborantes para as nossas fibrilações e arritmias... mas que contudo, nunca antes como agora, tanto nos fizeram pensar na importância de um agora... bem usufruído e partilhado!
    Peço desculpa pelo meu atraso, Tais, em passar por aqui... mas no momento ando tentando preservar ao máximo... alguém que tem mesmo problemas do foro cardíaco... e em que nestes tempos que correm... em que todos os convívios e distrações fora de portas, lhe foram retirados, para seu próprio bem... fica difícil controlar alguns dos seus níveis de ansiedade e tristeza em alguns dias...
    Deixo um beijinho, Tais, estimando que tenham passado um óptimo Natal, apesar de todas as limitações, do momento, deixando os meus votos de continuação de Festas Felizes, para si e todos os seus, e que 2021 seja incomparavelmente melhor!
    E aproveitando que hoje cheguei até aqui... irei espreitar no intervalos dos meus afazeres, os posts anteriores que recentemente, me forma escapando na pressa dos dias, por aqui, ao longo do dia...
    Beijinhos! Continuação de Festas Felizes, com saúde e tranquilidade, para todos aí desse lado!
    Ana
    Ana

    ResponderExcluir
  41. Hey dear! Loved your post and allready followed your blog, i want invite you to visit and follow my blog back <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Querida Tais: también te deseo a ti a Pedro y a toda tu familia:Ano Novo com muita saúde e esperança! Beijos e abraços

    ResponderExcluir
  43. Tais, foi muito bom ler as suas crônicas no ano que quase termina. Obrigada pelas suas visitas e, certamente, em 21 estaremos compartilhando o nosso melhor novamente. Avante...
    Gostei do que escreveu sobre a felicidade. Já cheguei a conclusão que o homem sem Deus é vazio e infeliz. Tudo é nada sem a presença da alegria, paz e contentamento verdadeiros que vêm Dele! Não é dinheiro, saúde, viagens, muita cultura que trazem a felicidade real!...
    Aguardemos o Ano Novo e que ele seja bom e esperançoso... Abçs

    ResponderExcluir
  44. Por saber que todos voltam ao lugar
    em que fizeram comentário é que eu
    volto para desejar a eles que torço
    para que tenhamos um feliz Ano novo
    cheio de abraços, carne de peru,
    champanhe e rabanada.
    Feliz Ano Novo de novo, minha gente!

    ResponderExcluir
  45. Abraço, e continuação de Boas Festas, com muita saúde.

    ResponderExcluir
  46. Ser feliz (nós e os outros) deve ser sempre o nosso principal objetivo de vida. E é muito fácil ser feliz, basta estar satisfeito com o que se tem e se é, sem deixar de querer mais e melhor.
    Taís, a sua crónica é excelente.
    FELIZ ANO NOVO
    Confina-te mas não te feches, infeta os outros de esperança e promove o contágio da paz, da fraternidade e da justiça social.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  47. Ninguém saberá responder a essa pergunta ceio eu, Tais. É difícil...acho que ela não existe por completo. A vida é feita de instantes, uns muito bons, outros terriveis e ainda há aqueles que sabemos serem definitivos para muitos e, quando o são para os nossos mais queridos, então, se transformam em dor tremenda. Por isso, querida Amiga, aproveitemos os momentos bona, sorrindo, abraçando, afagando, porque nunca sabemos se teremos outro . Como se costuma dizer, " para morrer, basta estar vivo" Agora estou aqui a escrever-te, muito feliz por seres a minha Grande Amiga, mas, amanhã...já não sei. E é por issom precisamente que vim cá; vai começar um novo ano e o que quero dele, Amiga! Somente que me dê saúde, a mim, aos meus familiares e amigos, para que assim eu possa viver cada momento, enfrentando os desafios que , de certeza, a vida me vai t5azer. Hoje temos o covid, amanhã teremos outro qualquer problema sério, mas, se tivermos saúde seremos capazes de os enfrentar com outro ânimo, não é verdade! O Natal não fou bom? Se pensar naqueles que não puderam sequer pensar nele, posso afirmar que foi maravilhoso. O vosso também foi, querida Amiga e saber que estiveram bem, que continuam saudáveis, para mim, foi uma enorme felicidade. Temos conversado por celular, coisa que nunca tinha imaginado e, quando penso que posso pegar nele e desabafar contigo, é outro motivo de grande felicidade e ficaria aqui muito tempo a enumerar os momentos felizes que tive neste ano que está a terminar, mesmo com o medo desta " praga ". Vim para te dizer, querida Amiga, que foi uma benção ter-te conhecido e a unica coisa que peço ao 2021 é que dê saúde a todos nós para assim continuarmos a viver os momentos de grande felicidade que a nossa amizade nos proporciona. Obrigada pelo carinho, Minha Amiga e um abraço do tamanho do mundo; agarradinhos a ele vão muitos, muitos beijinhos
    Emilia 🙏 🥂 🌻

    ResponderExcluir
  48. Sei que não seria preciso, mas...vamos lá corrigir
    Momentos bons...por isso...o que quero dele, Amiga?
    Me vai trazer...não é verdade?
    Foi bom?
    Cruz credo...tanta falha!!! Os olhinhos já não são o que eram!!!
    Beijo
    Emilia

    ResponderExcluir
  49. Querida Taís

    Venho agradecer-lhe a sua presença amiga no Xaile de Seda e os seus belos comentários, com votos de que o Ano Novo lhe traga as maiores felicidades, junto aos seus.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  50. 🕊️Um novo ano vai começar, lembre-se de sonhar para que você continue a ter motivos para ser feliz.🕊️

    Feliz 2021, querida amiga Taís!
    Bjm carinhoso e fraterno de gratidão
    😘🏡🙏🙌

    ResponderExcluir
  51. Muito bom! Gostei de ler! Grata.

    Votos de um Ano Novo cheio de realizações e felicidade!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  52. Querida Taís, estou completamente de acordo com todos os ítens da sua excelente crónica.

    UM ANO NOVO BOM E FELIZ. BEIJINHOS.
    ~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  53. OLÁ TAÍS
    EXCELENTE CRÓNICA
    muito grata pela partilha

    estive 5 meses ausente,
    mas graças a Deus estou de regresso
    Seguir em frente, para o ano vindouro, é o que pretendo fazer!

    2021
    espero que seja um ano para quebrar barreiras,
    lutar pelo que se acredita, concretizar.

    Muda-se de ano,
    muda-se de sonhos, muda-se de objetivos,
    muda-se de aparência, mas jamais se mudam os amigos!

    Por isso mesmo, quero prometer ser mais assídua nos blogues.
    Ter fé no ano que vai começar.
    O que será que Deus tem para nós?

    Feliz Ano Novo!
    Celebre os amigos verdadeiros.
    FELIZ 2021

    Venha visitar-me em:

    http://momentos-perfeitos.blogspot.com/
    http://pensamentosimagens.blogspot.com/
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/

    Beijos da Tulipa

    ResponderExcluir
  54. Meus amigos Tais e Pedro.
    Hoje venho para desejar um feliz ano novo repleto de coisas boas. Feliz 2021.

    ResponderExcluir
  55. Oi Tais
    Gostei muito da oportunidade de encontrar sua página e ficar nela, lendo suas crônicas felizes. Sim, é a pura felicidade ter sintonia na leitura diária.
    Quando não falamos muito na felicidade é porque ela faz parte_ já existe em nós. E assim todas as outras maravilhas da vida. Felicidade é também maravilhar-se!
    Sim, o Ano foi difícil mas conseguimos vence-lo e aqui estamos para comemorar os últimos instantes, fazendo o que gostamos ,portanto sendo felizes.
    Obrigada, Tais pela presença ,pelo acolhimento.
    Feliz Novo Anoo

    ResponderExcluir
  56. Assim penso e procuro viver, lógico que há momentos que nuvens negras nos atormentam, mas até elas se dissipam. Prezo minhas relações e cuido bem deste jardim, priorizo...bjs

    ResponderExcluir
  57. Adorei...Tentarei seguir alguns exemplos...

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís