1 de janeiro de 2021

HÁ SEMPRE UM RECOMEÇO

 



                  ___Taís Luso de Carvalho___


Lembro de uma matéria que li na Scientific American Brasil. Tratava-se de um estudo que estava sendo feito por neurocientistas sobre o processo de formação de memórias: para alterar, substituir e até mesmo apagar lembranças traumáticas. Projetos para sermos  mais felizes.

Bem, mais um ano, mais um recomeço! Muitas coisas boas aconteceram até aqui, outras nem tanto. É normal, faz parte do nosso aprendizado quando buscamos um melhor viver. A vida não é um oba-oba e nem tudo é cor-de-rosa.  Muita coisa é bazófia. 

Crescemos, amadurecemos, perdemos, ganhamos, e continuamos, muitas vezes, grudados em fatos acontecidos que nunca tiveram a dimensão que um dia lhes foram atribuídos. Na verdade, penso eu, poucas coisas na vida têm realmente grande importância,  a maioria é firula. Mas estão presentes, e se não cuidarmos ficam ali, na espreita, para um dia virarem mágoas que com o tempo petrificam e nos farão eternos sofredores. 

Seria ótimo esquecer o que não faz mais sentido, coisas que impedem uma felicidade mais duradoura. Seria bom poder esquecer um pouco as dores do passado, atitudes agressivas, invejas e mentiras que guardamos por longos anos. Que peso! É difícil de passar uma borracha? Sem dúvida! Mas não impossível. Há coisas pequenas demais que não valem a pena guardar. Ou revirar...

     Muitas coisas  se vincularam a um passado e que já prescreveu seu tempo de validade. Não devem pesar mais.  Não podem fazer de nós, pessoas   infelizes.

Mágoas, ranços, ingratidões, injustiças… Sim, machucam, mas é preciso uma intervenção drástica para extirpar a infecção e curá-la dentro de nós. É como se tivéssemos um enorme furúnculo —, se deixá-lo por muito tempo, a intervenção será cada vez mais invasiva. As sequelas, maiores. Então, há urgência. 

Reconstruir outra jornada é a meta, mas o bom é aliviar o peso que carregamos. Cada um sabe o que é melhor pra si. E não é por nada que vários neurologistas estão queimando as pestanas para nos dar uma mãozinha generosa. Apagar o peso inútil. E queremos, como não? 

Pensando bem… o que há de tão importante a não ser o fato de levar uma vida saudável e boa, dentro dos princípios honestos? Existem caminhos que dão menos trabalho. E um deles é ser honestos conosco, apesar de certos acenos. É  um atalho e tanto, é a melhor maneira para vivermos uma vida sem sustos, sem arrependimentos. Muitas vezes nos preocupamos com os outros e esquecemos de cuidar da matéria-prima: nós! 

Sentir o saldo positivo da renovação é  'Leveza'. 

Quero isso para mim.




______________________//______________________





43 comentários:

  1. Pois é, Taís, já saímos mais leves depois da leitura de suas reflexões sobre o momento da mudança.
    É tempo de rolar na relva como um potro novo, aliás deveríamos fazer isto todos os dias. Por que esperar a simbologia de um ano novo?
    Também quero isto para mim: leveza.
    Espero que, em 2021, todos os seus desejos (e de toda a família) sejam realizados, minha querida amiga!
    Saúde, paz e prosperidade para todos da sua prole. (Você usou bazófia, firula etc. Usei prole, risos!
    Beijos, miha amiga!

    ResponderExcluir
  2. Taís, nem sempre conseguimos apagar com a borracha as recordações, as doenças, os traumatizantes momentos vividos.
    Podemos, isso sim, tentar aprender com cada dessas experiência e tocar ´pra frente...
    E assim, recomeçamos, nessa nova folha em branco que ganhamos, escrito bem grande, em letras garrafais: QUEREMOS VACINA! CHEGUE LOGO!
    Precisamos viver, nos libertar!
    Vamos que vamos, esperando por isso ,pra que os dias passem com a esperança de que diferentes sejam...
    beijos, tuuuuuuuudo de bom em 21 pra vocês! chica

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, amiga Tais, não sei de que forma esses tais cientistas vão conseguir apagar da memória das pessoas as suas experiências menos boas.
    Um furúnculo, é isso mesmo, uma urgência em ser extirpado o pus virolento que alastra, mas a mente é terreno melindroso.

    Felizmente, para mim, nunca vivi nenhuma experiência verdadeiramente traumática que me tenha desejado ver livre dessa memória, mas acredito que pelo mundo afora haja muitos casos terríveis que impossibilitam um viver mental tranquilo e sádio.

    As minhas vivências passadas, melhores e piores, fazem parte de mim, de quem sou, da minha vida. Não gostaria de só lembrar coisas boas que, afinal, até nem são tantas assim.

    Uma Crónica que me fez meditar um pouco mais antes de escrever.
    Agradeço esta reflexão, Tais, este ir ao fundo da memória, fazendo o inesperado balanço da minha vida. :)

    Feliz Ano Novo, Amiga.

    Beijinhos e tudo de bom para si e Família.

    ResponderExcluir
  4. Gostando muito de ler este seu texto. Brilhante.
    .
    Feliz Ano de 2021
    Saudações poéticas

    ResponderExcluir
  5. Olá querida! Gostei muito de ler e aprendia algumas coisas! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tais, seu desejo de leveza é fundamental ao bem estar. Para isso temos, realmente, que nos desfazer do muito que alimentamos, sem necessidade, ao longo da vida. Ficamos presos a tantas inutilidades! Creio que podemos, sim, aliviar a bagagem. As memórias ficam, mas não podem nos atrapalhar, nos machucar. É difícil deixar o que nos magoou lá atrás, mas não impossível. Estamos, constantemente, nos renovando, o que é inquestionável. E nesse processo estabelecemos novas prioridades. Uma vida tranquila, sem aspirações mirabolantes, um aceitar com prazer a simplicidade, uma valoração do afeto, uma convivência harmoniosa... nada melhor. É tempo de refletir, com sabedoria, sobre os fundamentos de sua lúcida e bela crônica. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Amiga venho desejar um feliz ano com tudo de bom com muita saude bjs

    ResponderExcluir
  8. " Existem caminhos que dão menos trabalho.", dizes.
    Nunca contorno o árduo caminho da vida. Não tropeço em coisas pequenas e guardo na memória coisas boas, mas não enjeito as más. Ambas me dão a perceção de como as enfrentar sem a elas fugir, e se umas, as boas, me animam e incentivam, as outras me educam o gesto (e a Alma) para as enfrentar.

    E não podemos falar em leveza
    num Mundo em todo o caminho pesa

    ResponderExcluir
  9. Sería bueno poder olvidar algunas cosas, pero si tales cosas siguen en la memoria de los otros, no nos sirve de nada. Lo bueno sería poder borrar algunas cosas del pasado.
    Feliz año, Taís.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Também gosto da partilha!
    Recomeçar é sempre bom!!!
    Feliz 2021 🥂🎉✨

    ResponderExcluir
  11. E com certeza absoluta a Senhora merece
    Feliz Ano Novo

    ResponderExcluir
  12. Olá Taís. Mais uma das suas cronicas que eu apreciei. A sua mensagem de esperança para o futuro encheu-me a alma. Obrigada.
    Estive uns tempos sem fazer ligação ao meu blog e leituras de blogs de amigas. Com a dificuldade imposta pelas actuais restrições devido à Covid19 de, como sempre fazíamos, reunir todos os filhos e netos para jantar no dia 24 (em Portugal chamamos de “Consoada”) acabei por optar por ir com os que estão mais longe longe, e passei uns dias na casa da família da minha filha mais velha na Suécia. Então, dos nossos 9 netos, eu estava apenas com os 3, mas foi bom porque eu não os via há um ano.
    Desejo para si e todos os seus, um muito bom Ano de 2021. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Te saúdo, Taís. O futuro está destinado a manter a Alma cheia, repleta de Esperança e Vida. Este Texto é uma espécie de Guia para se Meditar e seguir.
    Auguro um Ano de Futuro e Vida.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  14. Tão verdadeiro este texto, Taís!
    Carregar sentimentos negativos do passado é muito ruim, quanto mais cedo aprendemos isso, melhor. Esses sentimentos negativos de uma situação "complicada" precisa ser encarado, resolvido...Até precisamos de um tempo para processar a raiva, a mágoa e não fazer, falar besteira tomado por estes sentimentos, mas depois desse tempinho, resolver é o melhor e se não tiver um resultado saudável, melhor apagar ou se carregará para o resto da vida um peso que nem existe mais.
    Demorei para aprender, mas melhor que morrer carregando chumbo emocional.
    Como sempre adorei a leitura e reflexão, parabéns!
    Abração!

    ResponderExcluir
  15. Feliz 2021, querida amiga Taís!
    Leveza... que palavra maravilhosa para iniciarmos o ano.
    "Há coisas pequenas demais que não valem a pena guardar. Ou revirar..."
    Tantas reflexões aqui para erguer nosso elã, tudo muito bem claro para lermos e refletirmos.
    A mudança de ano nos favorece novo vigor. Vamos nos encher de forças, esquecendo o que passou.
    Gostei muito, querida.
    Tenha dias abençoados e felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
  16. Querida amiga, Tais,com certeza muitas pessoas também desejam a leveza que traz em sua bela crônica.O ano iniciou e, em nossos corações há ainda o árduo pensamento de termos dias melhores.Precisamos aprender a deixar o fardo que carregamos e, muitas vezes não nos pertence, ajudamos outras pessoas a carregar seu peso inútil e acabamos nos esquecendo de nós,como você disse: a matéria prima. Precisamos mudar em nosso interior para com esta atitude haja mudança no outro.E, ao analisarmos a nossa vida vemos que trazemos muitos fatos do passado, mas que ainda fazem parte de nossas lembranças e doem também.Sentir o saldo positivo da renovação é 'Leveza'. Quero isso para mim".Eu também, querida amiga.Desejo a você e família um ano novo repleto de leveza. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Taís
    Para termos um verdadeiro ano novo temos mesmo quê apagar o ano velho, o passado só nos serve de aprendizado. O presente é o quê temos, temos um novo ano todinho nosso para procuramos ser feliz é fazer quem amamos felizes. Confesso que ESTOU feliz por ter a oportunidade de entrar em mais um ano. Segundo as médicas vencemos o covid. Ainda ficamos com sequelas no pulmão, mas estamos vivas e ágora só pensamos em viver cada momento permitido por Deus. Se cuidem, não vacile. Lembrança ao Pedro. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  18. TAIS,


    COMO SEU ANTIGO SEGUIDOR E DO QUAL MUITO ME ORGULHO EM SER COMUNICO QUE
    NO NOSSO BOG "HUMOR EM TEXTO" ESTÁ PUBLICADO UM ANUNCIO DE JORNAL QUE PROVA QUE OS HOMENS CANALHAS NÃO ENVELHECEM.
    GOSTARIA DA SUA OPINIÃO!
    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  19. El dejar acumulados ciertos sentimiento sin echar fuera con el tiempo se enquistan y terminan siendo aun peor que en ocasiones generan actos execrables.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  20. Querida, Taís!

    A mente é um labirinto, algumas lembranças se perdem lá dentro e quando menos se espera, saem e nos fazem reviver algumas dores e medos.
    Acredito que para recomeçar é preciso aceitar que determinado fato aconteceu, perdoar e seguir em frente sem ficar remoendo o acontecimento.
    Mas, algumas pessoas vivem traumas tão profundos que fica difícil dimensionar suas lembranças de dores e angústias, nesses casos, seria muito bom se houvesse uma maneira de apagar e limpar essas memórias.

    Que o ano traga a renovação e leveza que deseja.
    Estamos todos necessidatos de um ano mais leve.

    Bjs


    ResponderExcluir
  21. Não acredito em recomeços enquanto a humanidade esteja focada no ter, ter, ter, à custa de qualquer ignomínia seja em relação ao planeta, seja em relação aos seus próprios irmãos mais desprotegidos.
    Abraço saúde e bom ano

    ResponderExcluir
  22. Gostei sobremodo, do tema da sua crónica...
    «Há coisas pequenas demais que não valem a pena guardar. Ou revirar...»
    Porém, estão lá e surgem subitamente! E parece que guardamos mais as mágoas do que as alegrias!...
    O segredo é tentarmos nos rir delas...
    Por exemplo,, há uma criatura na blogosfera que, por inveja, enredou-me numa enorme intriga... Depois de abrir o meu blogue, alterou o aspeto do seu 'cantinho' e entrou numa espécie de competição comigo...
    Foi um dos acontecimentos mais tristes que me sucederam... Porém, já consigo fazer humor e rir-me da situação picaresca...
    A ironia e o bom humor, ajudam muito a conseguir essa 'leveza' que todos desejamos.
    Dias de paz, harmonia e contentamento neste ano que supomos ver erradicado o mal que ensombra-nos a vida.
    Abraço, querida Taís
    ~~~~

    ResponderExcluir
  23. Hay maniobras científicas que dan escalofríos, porque el Gran Hermano de Orwell ya está aquí, vigilando. Y si sólo se quedara en la puerta, controlando, vale. Pero si encima entra dentro de nuestra mente, poniendo y quitando sensaciones y recuerdos como en la película Desafío Total, espero no llegar a vivirlo. El cerebro, ni tocarlo, Tais.
    Un fuerte abrazo y mis mejores deseos para ti y tu familia en el 2021

    ResponderExcluir
  24. Tais,
    Querida, adorei ler sua
    publicação e penso na mesma
    direção. Leveza
    é uma palavra/ação que
    muda a gente de dentro para fora.
    Me fez muito bem quando
    tomei a decisão de viver com LEVEZA.
    Minha natureza desde menina
    é de esquecer com facilidade
    os males que me causaram a Vida,
    e assim prossigo. Não esqueço,
    mas não trago à tona a não ser para
    meu aprendizado.
    Desejo que nesse novo
    ano a palavra de ordem
    seja "esperança";
    então
    Bjins de ESPERANÇA
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  25. Os chineses, no dia de ano novo (Lunar) atiram tudo fora.
    Está na hora de aprender com eles.
    Beijinhos, Feliz Ano Novo

    ResponderExcluir
  26. Recomeçar. Reconstruir outra jornada. É isso, minha querida Amiga Taís. 2020 passou. Temos que acreditar que 2021 é realmente um recomeço, como diz nesta excelente crónica.
    Tudo passará. Esta nossa angústia também.
    Um ano de 2021 com saúde, amor, esperança e paz.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  27. Querida Tais, curiosamente hoje comentava com o meu marido algo parecido ao que escreveu.
    Recomeçar é tudo isso, perdoar as mágoas do passado, dar importância aos valores que nos regem e desvalorizar o que não nos acrescenta.
    Se à nossa volta andarem ao contrário, temos pena, e seguimos o nosso rumo.
    Leveza, também quero minha amiga e se assim o entendermos, conseguimos!

    Bem-haja !

    Um beijinho leve e amigo

    ResponderExcluir
  28. Oi Taís
    Não levo jeito para pinturas, meu fraco são os números.
    Eu vivo o hoje, amanhã só Deus sabe!
    A musiquinha era quando lecionava para os pequeninos em São Bernardo do Campo.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Taís,
    Uma crónica excelente para iniciar o Novo Ano.
    Sou pela paz, pela leveza, pelo perdão, por ter paz de espírito.
    Não quer dizer que em certos momentos ainda sofra por alguns traumas da minha longínqua infância, mas o tempo tem ajudado a sarar.
    Um grande beijinho e feliz e leve 2021 com muita saúde, extensivo a sua Família.
    Ailime

    ResponderExcluir
  30. Olá Taís espero que tenhas tido uma entrada de Ano feliz, cheia de alegria e paz e que assim prossiga até o final deste 2021 com muita saúde para você e todos os familiares.

    Amiga sinto muito discordar de suas palavras.
    Nem todos os acontecimentos traumáticos são passíveis de esquecimento. só se sofrendo de amnésia. Realmente temos que apelar para nossa paz e alegria interiores, e haja! Com tanta gente morrendo, batendo a minha porta pedindo ajuda de alimento, por terem perdido emprego e parentes! Amiga é muito difícil ignorar e pensar só nas coisas boas. Agradeço a Deus ter saído fisicamente ilesa do Covid em 2020, mas quando teremos vacina? Quando for possível comprarmos, do nosso próprio bolso? Porque é isso que o nosso presidente quer. E como será para os pobres que nem comida têm? Como está o coração de quem perdeu pai ou mãe, ou filhos?
    Há desgraças impossíveis de se esquecer, e acredito que vão com a pessoa até o fim de suas da vidas.
    E infelizmente o ano de 2020 deixou seu rastro de dor e angustia, que ficarão muitos anos amargurando pessoas. Isso irá além do 2021, Além do que, aqui no Brasil ainda está crescendo o número de mortes por Covid, sem nenhuma providência real.
    Beijinhos,
    Léah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leáh, concordo, claro que não podemos esquecer de tudo que acontece em nossas vidas. Veja bem o que eu disse no texto:

      " Seria ótimo esquecer o que não faz mais sentido, coisas que impedem uma felicidade mais duradoura. Seria bom poder esquecer um pouco as dores do passado, atitudes agressivas, invejas e mentiras que guardamos por longos anos. Que peso! É difícil de passar uma borracha? Sem dúvida! Mas não impossível.

      " Há coisas pequenas demais que não valem a pena guardar. Ou revirar..."

      Léah, perder nossos entes queridos, familiares, amigos queridos e outras tragédias, são coisas sérias, amiga! Eu falei que damos muita bola para 'firulas', invejas, ofensas gratuitas, coisas de infância que não foram graves, e para essas há o recurso da terapia!
      Conheci uma pessoa com 80 anos que ainda tinha mágoas da mãe por que achava, quando jovem, que o queridinho da família era o irmão! Carregou essa mágoa a vida toda! Podia ter feito uma terapia...
      Um beijo, amiga.

      Excluir
    2. No meu ponto de vista situações traumáticas variam de pessoa para pessoa, afinal cada ser humano é um universo independente do outro, assim são os sentimentos que guardam, pela vida a fora na proporção da sensibilidade de cada um.
      bjs.

      Excluir
  31. Querida Taís

    Totalmente de acordo, minha amiga. Inicia este ano com uma Crónica maravilhosa.
    São ideias que deveremos transportar em nós e acreditar que a transformação
    terá de vir de dentro. Só assim conseguiremos tratar de nós e dos outros.

    Continuação de um Bom Ano, minha amiga.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  32. Querida amiga Taís: estamos em sintonia. A conclusão é a mesma que acabo de postar. Incrível este desleixo. E nós, apenas com um espaço de blog, temos que mandar nosso recado! Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  33. Anônimo16:29

    Olá Taís, realmente não dá pra apagar as lembranças ruins mas podemos resignificá-las.
    Dar um novo sentido, um novo significado.
    Parabéns pela reflexão. Vamos ter mais leveza em 2021.
    Tudo passa.
    Abraços feliz 2021

    ResponderExcluir
  34. Olá, amiga Taís,
    Concordo contigo, e além de tudo isso, a vida é tão breve para carregar pesos desnecessários. Vamos começar o ano com bagagem leve!
    Parabéns pela linda crônica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Bom dia, Tais!
    Magnífica crónica no início de mais um ano, sobre um tema (sério) muito bem escolhido e abordado com o teu jeitinho habitual. Parabéns!
    A vida faz-se de recomeços uns mais amargos que outros, e nós temos de os "engolir" com coragem, sem angústias.
    Estou numa fase da vida em que prezo pela leveza na alma e nos ombros. Peso a mais só na balança, que teimosamente continua me arreliando. Um dia deito-a ao lixo!
    Feliz 2021, querida amiga. Saúde, para continuares escrevendo crónicas inspiradas e inspiradoras.
    Beijo

    ResponderExcluir
  36. Adorei a sua excelente crónica.
    E não me vou esquecer dela... rsrsrs...
    Continuação de boa semana, querida amiga Tais.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  37. Oi Taís
    Linda poesia,
    Mais um ano se passou, o tempo bate nosso rosto e nos entristecemos.
    Só as lembranças da infância é que faz a diferença
    Era muito sapeca.kkk
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  38. olá Tais, deixo votos de continuação de bom ano 2021 com muita saúde!
    como é habitual a sua crónica coloca questões pertinentes que fazem parte da nossa vivência
    talvez nos acompanhe a mágoa de não podermos voltar ao passado e mudar certos compartimentos que tivemos em relação aos outros, e que com a maturidade do tempo,
    achamos que poderiam ter sido mais bem sucedidos?!
    há situações que talvez não gostemos de esquecer porquê? porque achamos que merecemos um "castigo" por não terem sido cumpridos alguns mandamentos mais fraternos?
    no presente, Deus queira que saiamos desta pandemia e que os meses de angústia possam ser esquecidos sem maiores danos...
    beijinhos,
    Angela

    ResponderExcluir
  39. Gostei muito deste seu texto. Muito verdadeiro. Um tratado de felicidade.
    Muito grata.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  40. Bom dia querida Taís,

    Concordo e confesso que gostei muito do tema abordado. Eu tenho certa facilidade em esquecer as coisas desagradáveis, mas tem uns acontecimentos que são insistentes . Que Deus nos conceda isenção plena desse terrível vírus; Um texto oportuno , muito reflexivo, Tem muita gente entrando em deprê meu Deus.
    Um beijo no coração e muita paz nesse ano e saúde tb.

    ResponderExcluir
  41. Saibamos percorrer este novo ano, bem desafiante... apenas com a bagagem necessária... só com o que é mesmo essencial e importante... e estes tempos bem stressantes e aflitivos, neste aspecto... têm-nos vindo a mostrar o que é mesmo de verdadeiro valor!
    Este 2021, não começou bem para o mundo... mas quero crer que gradualmente, nos conduzirá a algo melhor! Que não nos falhe em saúde, para nós e os nossos... tudo o mais... logo se verá!...
    Beijinhos! Saúde para todos, e uma Ano o melhor possível, para todos aí desse lado!
    Ana

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís