9 de março de 2022

OFENSA A TODAS AS MULHERES !

 

 Leonardo da Vinci  -  La Scapigliata / 1506    



                        - Taís Luso de Carvalho


É difícil compreender tamanha desumanidade que acontece nessa guerra na Ucrânia invadida pela Rússia. Pensei que a humanidade tivesse aprendido um pouco com as duas Grandes Guerras, com o horror do Holocausto e outras coisas mais que envergonham o passado da humanidade. Mas não, ledo engano. O ser humano é imprevisível nas suas recaídas.

Mas, ainda há muito amor, dedicação e compaixão nas pessoas. Minha alma fica em festa ao ver o esforço e a felicidade dos profissionais da saúde ao salvarem vidas!

No mês de março, próximo ao dia 8 - Dia Internacional da Mulher -, em meio a uma Guerra sórdida, aconteceu um caso lastimável que ninguém esperava ver aqui no Brasil; um episódio que ainda ferve e borbulha na mais alta indignação, em todos os cantos.

Relato aqui, uma grande ofensa às mulheres, feita por um deputado do Estado de São Paulo, Arthur do Val, que não deveria abrir a boca para dizer tanta bobagem, mas sim esconder seu exibicionismo, seu machismo, sua desumanidade, seu desequilíbrio. Enviou um áudio, ainda  fora do Brasil, para seu grupo de amigos do WhatsApp. E, aqui, o vídeo vazou na Internet, causando enorme indignação.

Não postarei o vídeo e não transcreverei as palavras chulas usadas por esse deputado do Estado de São Paulo, depreciando a nobreza e o caráter das mulheres da Ucrânia. Esse indivíduo  pleiteava concorrer ao Governo de seu Estado - agora, não mais! Há muitos pedidos para cassação de seus Direitos Políticos.

Seus atos serão julgados pelos seus pares, na Assembleia Legislativa, pelo Conselho de Ética, Comissão de Constituição e Justiça, etc. Já vimos o bastante das declarações machistas e misóginas nos vídeos do YouTube. Aqui, apenas uma frase:

AS UCRÂNIAS SÃO FÁCEIS PORQUE SÃO POBRES”.

Que horror, isso correu o país, muito rápido. Que falta de respeito! Já temos o bastante para nos envergonhar! Parlamentares, Ministros e o Povo Brasileiro repudiaram suas palavras e seu comportamento por esse Brasil afora, esse seu vídeo horroroso!

São coisas muito difíceis de uma mulher esquecer. Mulher não é propriedade e nem brinquedo de ninguém. As suas desculpas dirigidas às mulheres, a sua tentativa de dizer que ele não é aquilo que disse, que foi num momento de empolgação, irrita e criminaliza mais essa infeliz criatura. O que disse não cabe em nenhuma situação, muito menos nesse sofrimento atual de um país massacrado. Numa guerra!

O fato desse deputado ter ido à Ucrânia levar dinheiro arrecadado para os refugiados ucranianos, não invalida as coisas chulas que falou, uma criatura sem sentimentos, sem respeito e sem compaixão pelas mulheres sofridas e amarguradas que estão fugindo com seus filhos, enquanto seus maridos permanecem na Ucrânia em defesa da Liberdade e da Democracia de seu país.

Além de uma triste pandemia; além de uma guerra absurda, temos de conviver com um tipo assim, inescrupuloso, sem um mínimo de  sentimento.

É uma atitude que não tem perdão, é a essência de gente abominável que habita esse planeta.




_______________//_______________





49 comentários:

  1. Quem é este fdp??
    Nojento de merd@!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está no texto, é um deputado do Estado de São Paulo, Arthur do Val.
      Beijos

      Excluir
    2. Exprimi-me mal.
      O que eu queria dizer é quem é que ele pensa que é.
      Beijos, bfds

      Excluir
  2. Osservazioni intense, e di bella lettura, su eventi accaduti nel recente presente.
    Articolo notevole, molto apprezzato.
    Buona giornata, e un saluto,silvia

    ResponderExcluir
  3. Se debería de haber aprendido, para eso están las lecciones de la vida.
    Pero los demonios no están dispuestos a a prender, a mutar en ángeles blancos.
    Feliz día Tais. Un beso

    ResponderExcluir
  4. Quem não respeita os outros não merece respeito. Esse deputado do Estado de São Paulo perdeu uma enorme oportunidade de estar calado porque o que diz é ofensivo e revela uma enorme seriedade mo cargo que exerce. Como não se demite? Como não é demitido?
    As suas crónicas, sempre oportunas, minha Amiga Taís.
    Muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente asqueroso esse sujeito! E tantas coisas que ninguém merecia. Inclusive declarações recentes do Procurador falando sobre mulheres que devem se sentir felizes por poderem ESCOLHER cor do esmalte e sapatos.Aff... E o anta mor também deu uma pérola dele. Enfim, estamos bem,SQN!!!

    beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  6. Pelo que relata, esse ser vivo, não é um homem, mas sim, um individuo nojento, sem caráter, sem respeito pela mulher. Foi uma mulher que o pariu, que o trouxe ao mundo. Uma pessoa execrável esse pseudo "ser humano" que até é um deputado defensor do Povo. Um miserável.
    .
    Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  7. Duro é saber que a Assembleia Legislativa de São Paulo não cassará o seu mandato, haja vista que o outro deputado, aquele que, durante a uma das sessões da Assembleia, apalpou um colega de trabalho, deputada, portanto, e a maioria (de homens?) o suspendeu por 180 dias.
    As comissões de Ética de cada uma das assembleias estaduais e, a maior de todas, a da Câmara Federal, carecem de ética. Se não tivessem a certeza da impunidade, renunciariam. Ou cometeriam um "seppuku", também conhecido como harakiri ou haraquiri. No popular, suicídio. Só podemos nos indignar.
    Um beijo, minha amiga Taís!

    ResponderExcluir
  8. Minha querida Taís

    Quando pensávamos que já tínhamos visto e ouvido tudo nestes dias, mais isto. E pensar que se trata de alguém que ocupa um lugar que lhe foi outorgado pelo povo. A ajuda que ele levou envenenou-o com a sua falta de respeito e consideração para com as Mulheres ucranianas, e o mesmo é dizer contra todas nós.

    Nem tenho palavras para exprimir a minha revolta e, ao mesmo tempo, impotência pois sabemos que esses crimes não são passíveis do devido castigo.

    Connosco ficará para sempre a mágoa e, infelizmente, a certeza de que por mais que se viva a humanidade não mudará.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  9. Olá, amiga Tais,
    É de facto vergonhoso, esse comportamento por parte de quem faz parte do poder no Brasil. Esses senhores, aliás, tal como o Presidente Bolsonaro, sempre consideraram a mulher como inferior ao homem, por isso, não espanta essas declarações que referia na crónica.
    Ainda vivemos numa sociedade, onde a mulher é tratada como inferior, especialmente aí no Brasil, que ainda é um país muito machista.

    Excelente crónica, e muito oportuna.

    Continuação de boa semana, com muita saúde.

    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Solo con leer esa frase creo lo dice todo de esa persona.
    Aquí un líder que dice que las mujeres que denuncian malos tratos de sus parejas todas dicen mentiras. El denuncia pintadas amenazantes en sus caballos, no se si deberíamos pensar lo mismo.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  11. Minha querida amiga Taís!
    Por mais anos que passem existem sempre pessoas sem escrúpulos!
    Fico indignada com tais blasfémias!
    Um beijinho no seu coração!
    Gratidão e fé!
    😊💙😊 Megy Maia

    ResponderExcluir
  12. Oi Taís, seu depoimento de repudio é de todos nós. Envergonhou-me quando tive acesso a estes horror de expressão de um politico, por isso cuspo neles e jogo o tal leite ruim na cara deles. As vezes penso que politico não presta, que se tornam irreconhecíveis após tomar posse. Este infeliz ainda se sentia capaz de governar um estado. Deve ser cassado e execrado por muitos anos inelegível. Temo pela memoria curta das pessoas e pelo jogo do toma lá da cá muito comum entre eles.
    Que suas palavras voem até este crápula.
    Assino e compartilho amiga.
    Um abração pelo dia dedicado embora manchado por este bicho.
    Beijo de paz amiga.
    Feliz fim de semana e que a paz seja possível no leste.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia de paz, querida amiga Taís!
    Um tema mais do que necessário ser abordado.
    Como pode ainda haver troglodita na face da Terra (e há)?
    Impressionante tratar mulher pobre ou negra ou deficiente como objeto sexual.
    É nojento da parte de monstros "bem vestidos" simulando serem "boa gente".
    Depois se diz que a mulher é isso, aquilo...
    Há homens que têm que aprender a serem Homens.
    Meu repúdio total pela fala dele desde que a ouvimos.
    Suas abordagens são atualíssimas.
    Tenha dias abençoados com paz!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir
  14. Tus palabras: Es una actitud imperdonable, es la esencia de la gente abominable que habita este planeta. Añadiría: y que por desgracia para tanta persona de buena fe, estos seres impresentables existen, son muchos y se regocijan en el mal de los demás. A toda esa gentuza debemos eliminar de cualquier cargo público que puedan ostentar.
    Un abrazo Taís.

    ResponderExcluir
  15. Quanto mais conheço o ser humano, mais eu amo os animais, querida Tais.
    Excelente a sua crônica que aplaudo.
    Tenha um ótimo fim de semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  16. Sin duda , es indignante.
    Una gran falta de respeto.Imperdonable.
    Estupenda tus letras.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica muito oportuna, que muito gostei, e desejar um Feliz fim de semana, com muita saúde.

    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Por mais tempo que passe existem sempre pessoas sem escrúpulos!
    Não tem o minimo de respeito pela vida humana!
    Uma ótima crônica com um assunto que deve ser abordado, sempre.

    Tenha um bom fim de semana.

    Beijinhos emeu carinho.

    ResponderExcluir
  19. Você fez uma grande lavoura de desenmascarar um impresentábel, como muitos mais que ha e que utilizan a mulher como brincadeira.
    Qué tristeza ver ista masacre despiadada. Crianças sem amparo, mulheres fugindo cos seus filhos e filhas...
    Terribel que istas cousas acontezan entre gente civilizada. Como vicê dí bem claro, não chegóu co sangue derramado inutilmente noutras guerras.
    Tristeça não tem fim.
    O meu abraço, amiga Tais

    ResponderExcluir
  20. Minha querida Taís, gosto muitissimo do Brasil, onde já estive. Além disso, conheço imensas pessoas brasileiras.

    Sinceramente, surpreendeu-me muito a eleição de Bolsonaro , cujo comportamento e discurso - também ele misógino e racista - era mais do que conhecido , até em Portugal.

    Estou chocada com a inqualificável frase proferida por essa criatura desprezível e nem quero imaginar o resto. E piorou tudo quando nem sequer assume o que disse e se desculpou , porque nada desculpa uma infâmia.

    No entanto, o que mais me indignou neste tempo sem luz de Bolsonaro , talvez porque toda a minha vida profissional se passou na Educação e tenho uma neta com onze anos, foi uma ministra ter divulgado o nome de uma menina de dez anos , cuja gravidez resultou de violação. E, houve gente insensível e religiosamente fanática , gritando "assassina" junto à clínica onde ocorreu o aborto!!

    O Brasil não merece ter criaturas assim no Poder e espetro sinceramente que se liberte delas nas próximas eleições.


    Minha amiga, apresento desculpas pela extensão do comentário .

    Abraço caloroso e com voto de excelente final de semana

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente há criaturas humanas que, de tão desumanos são imorais, vis...
    Elevado é o teu Post.Parabéns.
    Honra a todas as MULHERES.



    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  22. Hola Thais, esta gentuza, no puede tener ningún cargo público, y haces muy bien denunciando estas cosas, para que se conozcan.
    Feliz semana.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  23. Realmente é inaceitável e lastimável para não dizer outra coisa o que esse "senhor" disse das mulheres ucranianas.
    Um abraço e bom Domingo.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderExcluir
  24. Sempre tem pessoas sem escrúpulos se aproveitando das pessoas que estão em dificuldades.
    Que sejam punidos!

    Querida Tais, tenha um feliz domingo.
    Beijinhos🌷

    ResponderExcluir
  25. Lamentável o que o tal deputado falou, palavras insignificantes e idiotas. Só se deu mal!
    Gostei de ler suas opiniões,Tais, sempre aprendo c você.
    Bom final de domingo e boa semana. Bj

    ResponderExcluir
  26. Querida Tais,
    Faço minhas as suas palavras, já não bastava essa guerra totalmente desnecessária ainda temos que conviver com declarações nojentas de um deputado que há tempos atrás foi exaltado como a renovação da política brasileira, que tristeza! Como alguém pode numa guerra sem precedentes pensar em mulheres como objetos para o seu prazer, fantasiar situações em meio ao caos, é a falta total de sensibilidade, caráter e vergonha na cara! Nunca gostei desse sujeito, sempre achei um picareta metido a engraçadinho, agora parece que a sua carreira política chegou ao fim! Que seja assim.
    Parabéns pelo ótimo e contundente texto, mais uma vez você arrebentou.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  27. Até difícil comentar esse assunto,Taís
    Vontade mesmo pensar que não existe homem capaz dessa baixaria, pior que não _como ele tantos outros sem caráter envergonhando as famílias.
    Bom é que por descuidos ou não , conseguimos mais um fora da política.
    Que outros se apresentem e sejam também linchados!
    Muito bom e pertinente seu texto.
    Não queria voltar ao Brasil antes das eleições rs mas nao posso ficar
    tanto tempo fora ! Me livraria da fala deles.
    Amando o sol daqui que nao esquenta, Taís ( mal aquece) rs
    enquanto estão a 40 graus, aqui temos ao sol rsrs
    beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Minha querida Taís
    Não tive oportunidade (felizmente) de ver esse vídeo.
    Mas só o que você nos relata é mais do que suficiente para nos fazer dar volta ao estômago.
    Homens que se manifestam dessa maneira não têm mulheres na família? Mãe? Irmãs? Primas?
    Provavelmente não têm (não tiveram) mãe, são de geração espontânea, verdadeiros abortos da Natureza.
    Não são dignos de viver entre gente, e muito menos ocuparem os lugares que lhes concederam.
    Perdoe-me... mas coisas destas causam-me uma revolta tão grande que eu, que me considero uma pessoa pacífica, viro fera!
    Que lhe seja aplicado o castigo que merece!

    Abraço apertado e feliz mês de Março.

    PS - Tenho a sensação de que cometi uma grande indelicadeza - não agradecer os Parabéns pelo aniversário do meu blog... 😥 Se, efectivamente isso aconteceu, peço mil perdões. E muito obrigada... tardiamente.

    Uma semana feliz.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


    ResponderExcluir
  29. A horrorosa frase chegou a Portugal e creio que a todo o mundo.
    Esse deputado devia ser deportado para uma ilha deserta.
    Excelente crónica, como sempre.
    Boa semana, amiga Taís.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  30. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e com a qual concordo plenamente. É desejar uma excelente semana, com muita saúde!

    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Arthur do Val vergonha pura. ¡Qué misogeno y bruto!

    Beijos e feliz día de la mujer, siempre, cada día.

    ResponderExcluir
  32. Amiga Taís, se há ocasiões em que bendigo a minha ignorância acerca das coisas que se passam nas redes sociais, esta é uma delas. Não conheço as deploráveis e nojentas declações desse crápula, mas basta-me ler a sua Crónica para imaginar o teor de tais vómitos.
    De momento, toda a minha atenção e revolta anda à volta desta guerra, também ela ignóbil e nojenta, despoletada por um outro animal: Vladimir Putin.

    Só comento pela consideração que a amiga me merece, caso contrário não gastaria "cera com tão fraco defunto". Esse tal do Val, quis protagonismo optando pelas palavras que conhece e o definem. Os cães ladram e a caravana passa. O outro, anda a matar pessoas indefesas e inocentes. Atacar e destruir uma MATERNIDADE? Há crimes de sangue que não têm perdão...A esses, EU NÃO PERDOO!

    Um beijinho e boa semana, amiga Taís.

    ResponderExcluir
  33. Taís amiga,
    Estamos cada dia mais
    empobrecido,
    como Povo, como Nação
    e como Gente.
    Parece que os líderes
    perderam não.somente o bom senso
    mas o senso.
    E isso é grave e triste.
    Bjins de boa nova semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  34. Querida, é um absurdo esse dito político querendo se aproveitar do cargo para fazer besteiras, como se já não bastassem as vergonhas pelas quais passamos na imprensa mundial. O caso já foi muito comentado, nem vou mais falar muito, só dizer que fiquei envergonhada e indignada pelas mulheres.
    Gostaria de dizer que seu comentário no meu blog entrou e que realmente não dá para comentar no site da Lena Ponte, mas transmitirei a ela suas congratulações.
    Um beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  35. Tais.
    Há certas pessoas que não deviam abrir a boca, pois só sai asneiras que viram ofensas.
    Devemos ter respeito por todo mundo, sejam ucranianos, russos, moldavos etc etc, o Povo náo tem culpa de certas guerras. Essa culpa é dos senhores da guerra.
    Uma boa crónica, como sempre.
    Boa semana e muito obrigada!
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  36. Tais,
    Eu tenho esse espaço
    aqui, quando desejar
    passar la vou amar:
    https://ob-servandoeab-sorvendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde Taís.
    Neste caso a única coisa válida nesse áudio horripilante foi esse elemento não fazer parte mais de cargos importantes, assim espero que seja expulso e também mostrar quê ainda existe pessoas decentes quê sentiram repúdio das palavras deste moleque. Triste situação da população da Ucrânia. Felizes dias para vocês, lembrança ao Pedro. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  38. Quando uma pessoa nessa posição diz uma coisa dessas imagine no seu dia a dia, nas pequenas coisas da vida.
    Medo!
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  39. Es mejor estar callados, que hablar de esa forma abominable.

    Ya tendríamo que haber aprendido, que la guerra no trae nada más que muerte y dolor y siempre se ceba, con el ser más indefenso.

    Besos

    ResponderExcluir
  40. Boa noite, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e desejar uma boa noite, e continuação de ótima semana, com muita saúde.

    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. gostei da indignação que li. de facto, é lamentável.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde Taís,
    Grande e corajosa Crónica!
    Fiquei arrepiada só de ler essa frase!
    É lamentável que em pleno sec. XXI aconteçam estas guerras e ainda mais pessoas que têm a ousadia de falar assim de Mulheres tão dignas como são as Ucranianas a passarem por momentos tão difíceis e dolorosos.
    Um beijinho e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  43. o homem é um mentecapto!...

    náo sei o que indigna mais - se a referencia ao pais
    se a menção à pobreza.

    beijo.

    ResponderExcluir
  44. Sabes, Tais, não é muito fácil encontrar palavras para comentar tamanha estupidez, mas resolvi começar pelo significado de " mulheres fáceis ". O que serão " mulheres fáceis?". Sei o que esse imbecil quis dizer, o que está implicito nessas frase, mas eu creio que, se uma mulhoer pobre aceita ir para a cama com um qualquer desconhecido, ela é, para mim, uma heroina, uma guerreira, porque prefere isso a deixar que os seus filhos fiquem sem comida ; se é rica , nada lhe falta e mesmo assim resolve sair com outro homem, nem é fácil nem dificil, é uma mulher ambiciosa , que vai ganhar um bom dinheiro e assim, poderá comprar aquele casaco de peles ou aquela mala Louis Vitton que o marido não lhe dá. Eu, por exemplo, Tais, tanto sou uma mulher fácil, como dificil e isso vai depender do meu estado de espirito ; se o que me propõem, sejam os filhos, marido ou amigos me agrada, facilmente me convencem e eu aceito com agrado a ideia deles casso contrário , tornar-me-ei uma mulher dificil, pois não conseguirão convencer-me. Posto isto , resta-me dizer que este patipe é um " camelo " sem querer ofender estes animais calmos e pacificos que caminham no deserto com muita coragem e sem reclamações. Pobres, ricas ou remediadas as mulheres são umas guerreiras, corajosas e fortes, capazes de tudo para realizarem os seus sonhos e, principalmente para defenderem as suas crias e ai de quem se meta com elas. O meu carinho e respeito por todas as mulheres Ucranianas que fogem num desespero tremendo, tentando salvar os seus meninos. Obrigada, Tais, por denunciares esta barbaridade que nos leva a reflectir na facilidade com que pomos " rótulos " nas pessoas; fazemos isso, com muita frequência, Amiga! Um beijinho
    Emilia 🙏 👏 🕊

    ResponderExcluir
  45. Infelizmente, não me surpreende este tipo de discurso... pois tenho ouvido alguns discursos tão básicos, vulgares e surpreendentes de Jair, nestes últimos anos, que vem legitimando posturas bem dentro do género, a propósito de tudo e mais um par de botas... que acho que ambos estão nivelados por igual... bem por baixo... e ambas as personagens são coerentes na sua acefalidade...
    Um beijinho, Tais! Vamos ter fé que melhores dias cheguem... e que melhores políticos surjam...
    Ana

    ResponderExcluir
  46. Olá Taís.
    De Portugal um abraço agradecendo a sua passagem no Parapeito.
    Infelizmente como esse deputado do Estado de São Paulo , há muitos outros pelo mundo.
    Vergonhoso que nos tempos que correm aconteça assim "história"
    Todas as pessoas tem de ser respeitadas sejam elas de que país forem, sejam pobres ou não.
    É muito triste, muito grave ver que nada se aprende com os erros do passado. Havendo assim pessoas como essa criatura que fez um comentário tão Ignóbil é
    muito difícil ter esperança na raça humana.
    Todos nós somos responsáveis pelas nossas escolhas, em termos políticos se escolhemos mal temos depois situações como as que relatou aqui.
    Que venham melhores tempos.
    Brisas doces*

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís