18 de março de 2022

ONDE ESTÁ O PAÍS DO FUTURO?

 

Cristo Redentor - Rio de Janeiro / Brasil



           - Taís Luso de Carvalho


Não tem como se viver em paz neste país enovelado, em que a sua política é um interminável novelo e difícil de desatar os nós. Com os anos esse emaranhado confuso vai se multiplicando, enquanto nossas esperanças e nossos sonhos se esvaem. Talvez os sonhos fiquem para as futuras gerações do dito País do Futuro. Buscamos certezas, mas não existem certezas.

Quando jovem, fui para Alemanha fazer um curso e lá fiquei dois meses, março/abril. Um país que exalava honestidade e amor ao trabalho. Suas ruas muito limpas, muito capricho, eram lavadas à noite, por grandes máquinas, enquanto todos dormiam. Não haviam cobradores ou fiscais nos bondes, nas bancas de jornais e outros serviços porque havia honestidade. Ao colocar meu pé fora da calçada, os carros paravam para que eu atravessasse. Sem o semáforo, sem sinal algum, e paravam! Povo educado – pensava eu um tanto entusiasmada.

Ao retornar ao Brasil, com muitas saudades, com todo amor pra dar, fui fazer o mesmo, coloquei meu pé fora da calçada esperando que houvesse a mesma gentileza e um taxista soltou a buzina em cima de mim para garantir sua passagem, mas quase me matou de susto. E ali, naquele momento, retornei à minha vida real que eu havia esquecido. Hoje, isso já melhorou bastante, o povo mudou, já existem essas gentilezas. Aprendi que educação e conscientização começam lá atrás, na infância. Hoje, já fico feliz ao ver mudanças, por menores que sejam. 

Também lembro da minha felicidade ao retornar ao Brasil e entrar no espaço aéreo brasileiro. Com 19 anos tive um sentimento macabro:

"Se esse avião cair, morro feliz, morro no meu país!"

Governo que não cuida de suas crianças; governo que não aposta no trio básico: Saúde, Educação e Segurança é um Governo fracassado. Voltei comparando duas culturas muito diferentes; voltei misturando alhos com bugalhos. Naquela época,  minha saudade trouxe-me ilusão e  impediu-me de ver o descaso dos nossos políticos e dos nossos governos. Contudo, era aqui que estavam as minhas raízes! A saudade explodiu no peito e o patriotismo exacerbou, pois eu sou brasileira.

Corrupção não casa com  Governo austero. O único sentimento que temos disponível, atualmente, chama-se Esperança. E um dia, quem sabe, o Brasil terá um outro amanhecer, um país mais íntegro e justo, com leis  fortes, e que desapareça a grande impunidade. Não posso pensar que o crime compensa. Um povo forte se faz com uma longa construção de forças, de vontade e de justiça. E honestidade! Mas essa virada não verei, não tenho ilusões. 

Porém, não quero que meu país seja conhecido por suas lindas praias, pelo sol, pelo luxo do carnaval, pelo futebol… isso é muito pouco!

Quero muito mais, gostaria de sentir orgulho do potencial do Brasil. Gostaria de acreditar no que escuto há décadas, de acreditar naquele País do Futuro - que nos prometeram e não cumpriram.

Então...que Deus olhe por nós.




______________//______________




 

38 comentários:

  1. Pergunta que nos fazemos, e nesta sua crônica muita realidade e sonhos. Nosso país é lindo, é rico, temos privilégio da diversidade regionais. Contudo, sem um direcionamento político não há o desenvolvimento social e assim vamos nestes tropeços e abusurdos que vivenciamos. Bom final de semana.
    Não quero esmorecer na esperança

    ResponderExcluir
  2. Así es, querida Tais. Promesas que no se cumplen .
    Queda la esperanza de que vendrá un tiempo mejor.
    Os deseo mucha suerte en vuestro país que, aunque no lo conozco, estoy segura que debe de ser precioso.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  3. País maravilhoso, onde encontramos diferentes paisagens que enchem os olhos de turistas do mundo inteiro.
    Pena tão maltratadoa, Tais
    Só Deus mesmo para nos ajudar a "salvar" nosso querido Brasil.
    Mais uma vez, excelente a sua crônica.
    Fique bem e se cuide.
    Um beijinho carinhoso
    Verena.

    ResponderExcluir
  4. Os tempos mudam. As pessoas mudam. Muitos motoristas nem nas passadeiras param quando alguém as pretende atravessar. A educação, infelizmente, piorou.
    Muitos governos cada vez mais só são bons para o Povo nas eleições. Depois é uma desgraça.
    Enfim... gostei muito do seu texto. O meu elogio pelo sublime discernimento.
    .
    Poéticos cumprimentos … feliz fim-de-semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  5. Só com MUITA ajuda divina!! Affff... E vamos que vamos com esperança dando cria a cada dia pra não se perder de nós. Há dias em que ela fica presa apenas por um fiapinho... Mesmo assim, esperemos! AFFF,AFFF e muitos AFFF...Eles podem substituir palavras que aqui não quero escrever! beijos, tudo de bom,lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  6. Siempre se prefiere vivir en el país, en que te vió nacer, aunque haya muchos defectos, que haya que corregir.

    Besos

    ResponderExcluir
  7. Há dias adiamos tudo. Há dias, há anos, há séculos. O país do futuro sempre foi uma utopia do cidadão brasileiro, não da classe dirigente, porque os políticos brasileiros e o poder econômico, sem exceção, só olham para seus umbigos e quando querem fazer uma coisa, urdem projetos para "meter a mão" nas burras do Estado brasileiro... E extorquem tudo. São tão cínicos que chegam a ter 55.000 milhões em espécie em casa... E faz tempo que este é um assunto esquecido pela mídia brasileira... Aliás... esquece... minha amiga Taís!
    Um bom final de semana!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga, passou dois meses na Alemanha e fez comparações entre os dois povos. Eu passei dois meses no Brasil, em actividade profissional, e fiz comparação entre a vivência observada e o desenvolvimento do teu país e aquela imagem que me era dada pela telenovela. Inicio dos anos 90. E foi uma surpresa, que posso sintetizar numa breve frase:
    "Que pena este povo mal escolher quem o governe!
    E Collor de Melo viria a ser eleito!

    ResponderExcluir
  9. Minha querida amiga Taís, esses princípios de educação, honestidade e civismo, nem mesmo na Alemanha de hoje se verificam, como no tempo da sua juventude. Pelo menos foi essa a impressão que eu tive na semana que passei no sul, em Munique.
    Foi grande o meu desapontamento, quando vi montes de "beatas" de cigarros junto dos bancos dos jardins públicos. Quanto à paragem dos veículos para dar passagem aos peões fora das passadeiras, esqueça! A minha nora ia sendo atropelada, numa rua que nem sequer tinha muito movimento.
    Sobre o Brasil, só sei o que vou lendo, mas não vejo jeito senão ir vivendo nessa esperança de que tudo melhore. Pode ser...um dia! Dia esse, que não será para os nossos dias. Nem aí, nem aqui, nem em parte alguma deste Mundo desajustado e conturbado.
    Sim, minha querida amiga Taís: Que Deus nos ajude.
    Mas ajude, principalmente, o povo ucraniano!

    Beijinho e um fim de semana tranquilo.

    ResponderExcluir
  10. Oxsservazioni intense, e molto personali, sul proprio paese, messo a confronto con altro più evoluto...
    Buon fine settimana, silvia

    ResponderExcluir
  11. A sua crónica, sempre pertinente faz pensar. E digo com você: é preciso não perder a esperança. "E um dia, quem sabe, o Brasil terá um outro amanhecer, um país mais íntegro e justo, com leis bem mais fortes, e que desapareça a impunidade". Eu quero acreditar que sim, porque o Brasil tem imensas potencialidades para ser um país para todos se sentirem bem.
    Muita saúde.
    Um bom fim de semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Eu acredito que o Brasil é "[...]País do Futuro - que nos prometeram e não cumpriram.

    Então...que Deus nos ajude[...]" a acreditar que um dia haverá homens bons que nos conduzirão pelo caminho da Justiça, da Paz, da Vida...

    Beijo e Paz
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  13. Olá, amiga Tais,
    Não conheço a Alemanha. Nunca lá estive. Mas sei que tem um nível de vida muito superior ao de Portugal e do Brasil, inclusive tem outra cultura e costumes. Por isso, não me admira nada, essa díspar diferença a todos os níveis, que aqui deixou na sua excelente crónica.

    Votos de um excelente fim de semana, com muita saúde.

    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. ... e hão-de ser os brasileiros a construir esse "PAíS DE FUTURO"...
    com a certeza de que as grandes tranformaçóes rumo ao Futuro têm seu tempo de maturação

    e em tdos os paises do Mundo existe sempre um "pouco mais de azul" que espera...

    Gostei muito. amiga Tais
    beijos

    ResponderExcluir
  15. La verdad con que se expresa, ha conseguido que pueda entender perfectamente el dolor que siente, el desengaño y la frustración que muestran sus palabras. El pueblo alemán conoció la mayor ignominia de su historia, llevada a cabo por un hombre que fue elegido democráticamente: todos conocemos la Historia. Los pueblos nos dejamos engañar por los mayores farsantes: no puedo comprender como a Donald Trump le eligieron 70 millones de personas. Creemos a quienes nos prometen soluciones que saben nunca cumplirán... Soy pesimista pero, con todos sus defectos, la democracia es lo mejor tenemos, por supuesto, si la corrupción no es tan poderosa que no hay forma de luchar contra ella, de forma eficaz.
    En Europa está sucediendo hace tiempo un fenómeno llamado multipartidismo, de tal manera, que nadie consigue tener una mayoría que le permita sacar adelante un modelo de sociedad y gobernanza. Esto que, a priori, puede parecer bueno, ha terminado por ser algo sumamente peligroso: aparecen la extrema derecha y el nazismo. Algo de lo que hay que alertar a la opinión pública: no podemos volver a caer en los mismos errores.
    Este es, en mi opinión, el mayor riesgo de las democracias y la mayor calamidad que puede caer sobre nosotros.
    La tarea es de proporciones descomunales pero no hay que dejar de "denunciar" todas las conductas que amenazan nuestras vidas y las de todos los seres humanos porque el silencio protege a los déspotas.
    Gracias por sus generosas y siempre amables palabras en mi blog. Perdón por los días que tardo en contestar. Un abrazo con mis mejores deseos de paz y felicidad para todo el pueblo brasileño.
    Perdón por este comentario tan largo. Estoy totalmente de acuerdo con sus palabras, usted tiene razón y, además, usa la mesura e incluso la delicadeza. Es cierto, los pueblos nos merecemos que nuestros gobernantes sean honrados y que trabajen para mejorar las vidas de sus gentes.

    ResponderExcluir
  16. Promesas incumplidas, y esperanzo un ápice de esperanza.
    Esto no hay quien lo pare, todo va a peor. Esperemos a esos hombres buenos si los hay.
    Feliz fin de semana. Un abrazo Tais.

    ResponderExcluir
  17. Estava terminando o primeiro comentário e um lapso o deletou.

    Estou igual ao Brasil, andando para trás...

    Boa noite, querida amiga Taís!
    Estamos num beco sem saída.
    Parece que voltamos à era da escravidão, presos em casa por causa da violência, as mulheres sujeitas ao destempero dos machões que matam desmiolada e cruelmente.
    Ainda à mercê das novas ondas e os afoitos retirando máscaras, enquanto casos de morte já ressurgem na China...
    Guerra de todo tipo fora e dentro do nosso país.
    O futuro chegará para nós?
    Só mesmo muita fé e esperança para vivermos aqui por Amor à pátria que nos foi incutido desde a infância.
    Mesmo assim, somos "pátria amada Brasil", sem sombra de dúvidas alguma.
    Há muito a questionar por aqui, mas vamos tentando governar bem a nossa família que seja (a virtual também) e ter esperança de um futuro feliz para toda nação brasileira com pão e dignidade para TODOS..
    Amiga, obrigada por trazer excelentes abordagens em suas crônicas.
    Tenha um domingo abençoado com saúde e paz!.
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir
  18. Vivemos no País Impossível, Taís. A sua crônica levou-me ao livro que escrevi e o editor está adiando a publicação há quase três anos. Espera o fim da pandemia. Que o meu país não acabe antes.
    Você expressa o que eu expresso: a estupefação pelo destino do nosso país. Que dor. Nenhuma solução no horizonte.
    Mas seguimos. Temos que seguir. Contra toda falta de esperança, não podemos desesperar.
    Um beijo, Taís.
    Vamos juntos.

    ResponderExcluir
  19. No momento vivemos todos de promessas políticas adiadas... e para mais com uma conjuntura crescentemente complicada, em factores adicionais... alterações climáticas, epidemias, guerras ainda de contornos indefinidos, crises energéticas e nas fontes alimentares com redes de distribuição incertas... creio que é um sentimento que estará a percorrer o mundo de uma forma transversal... há um sentimento de insatisfação colectivo... uma conjuntura que não permite notórios melhoramentos... e que acaba por ser aproveitado por posições mais extremistas tantas vezes... desembocando em mais agitações sociais!
    Quero acreditar que o Brasil e o mundo, atinjam um patamar bem melhor... mas a nível global, creio estarmos a atravessar um momento particularmente delicado, que limitando as medidas económicas, faz pender a acção dos governos mais para o universo das promessas... as economias ainda não recuperaram de dois anos de pandemia... que afectaram tantas áreas...
    Creio que hoje em dia, também a Alemanha não estará a passar uma fase fácil... tendo de gerir uma imigração crescente... que vê neste país... uma harmonia, e um bom nível económico... que creio já não se sentir assim tanto, actualmente... num mundo em mudança acelerada, no momento: este Inverno a Alemanha e parte da Europa, estarão sem fontes seguras energéticas nem de produção de cereais, maioritariamente vindas da Rússia e da Ucrânia... esfumaram-se ambas nestas últimas 3 semanas!...
    Estamos todos ainda sem saber para que lado do bote correr, aqui pela Europa... mas que vai virar... vai... para que direcção... também não sabemos...
    Não tenho acompanhado muito a situação politica no Brasil, ultimamente... pelo que não sei se se conseguirão obter/esperar resultados diferentes, se forem eleitos os políticos de sempre, que apostem nas costumeiras políticas...
    Acho que como diz a Chica... só com muita ajuda divina! Quer aí no Brasil... quer por aqui na Europa!...
    Gostei imenso da sua crónica, Tais, que como sempre esboça um desenho bem realista, assente na sua visão pessoal, destes conturbados tempos de agora...
    Beijinhos, Tais! Continuação de um bom domingo!
    Ana

    ResponderExcluir
  20. Querida Taís

    Eu amo o Brasil desde criança, de quando ouvia a minha irmã mais
    velha cantar músicas brasileiras. Perduravam no tempo,
    dava para as aprender, saber os nomes dos cantores. E havia um
    certo culto das coisas brasileiras, dos costumes, da literatura,
    das danças.

    Assim, tudo o que acontece no Brasil, aos brasileiros, sinto-o
    como se fosse comigo. Desejo ardentemente que essa grande terra
    encontre o seu caminho, os seus Filhos têm competência para
    desenhar e construir o "Pais do Futuro", alias, o "País do Presente",
    o "futuro" é um lugar muito distante.

    Crónica linda, com a sensibilidade à flor da pele, minha amiga.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  21. Los políticos en los mítines electorales no se cansan de promesas que luego no cumplen. Cuando están en la oposición en ocasiones se unen a quien protesta por alguna injusticia se unen a ellos aunque se hayan opuesto a una ley que intente arreglarla.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  22. Governantes incompetentes conseguem destruir mesmo países fantásticos como o Brasil.
    Que tem TUDO, mas rigorosamente TUDO para ser fenomenal.
    Beijo, boa semana

    ResponderExcluir
  23. É sempre uma incerteza o nosso futuro nas mãos de quem nos governa. Precisamos quando são incompetentes, corruptos, e com tiques ditatoriais, com o Bolsonaro.

    Votos de uma excelente semana, com muita saúde, amiga Tais.

    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Minha querida amiga Taís,
    sinto a sua crónica como se fosse minha, porque infelizmente também sinto a mesma frustração, também há muito que morreu em mim a ilusão e os sonhos que tinha na juventude para o meu país e para os meus filhos.
    Só vejo ganancia, e agora esta guerra, e esta desilusão generalizada no rosto de todo o mundo.
    Deus nos salve minha querida!
    Ainda em modo pausa no meu blogue, mas feliz por a ver ENTRE NÓS, venho aqui agradecer-lhe e dar-lhe um grande abraço solidário.

    Fê blue bird

    ResponderExcluir
  25. É isso mesmo Taís, do jeito que a coisa está somente DEUS consertará.

    Beijos e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir
  26. Qué voy a decir, no hay nada más que añadir porque supongo que como yo misma, sus palabras las firmaría cualquier observador.
    Aun así, cuando tenía 19 años y yo no había salido de Barcelona, hicimos un viaje en moto por España durante un par de meses, no sólo por las capitales, sino también por zonas rurales de los cuatro puntos. El atraso que vi entonces no lo olvidaré nunca, pero visto en perspectiva tengo comprobado que casi nada de aquello existe. De ahí que cuando me da por pensar en lo muchísimo que hoy tenemos que mejorar, la esperanza de que aunque lento, eso llegará, no me abandona.
    Un abrazo, Tais.

    ResponderExcluir
  27. Pena , muita pena, que o Brasil com tanta potencialidade , com pessoas maravilhosas, com enorme alegria de viver ..esteja numa situação tão triste, tão má..

    Minha querida Taís, não perca(mos) a esperança !


    Beijinho e boa semana

    ResponderExcluir
  28. Estimada amiga Taís, todo tu relato hoy día nada de eso existe. Estamos en un mundo globalizado donde cada uno ha sido educado de manera muy distinta. En mi época de juventud, las personas se respetaban, se saludaban, se cerraba un contrato con un apretón de manos, no hacía falta ir directamente a la notaria. Se cedía el asiento en el autobús o tranvía a las personas de cierta edad y embarazadas, los coches y motos paraban cuando ibas a cruzar la calle... y un sinfín de detalles generosos y humanos. Todo eso y más es simplemente educación, en casa de los padres y en los colegios. Hoy día, la educación a pasado a decir el padre o la madre cállate ahora no niño/a que no me dejas oír la televisión. Antiguamente, se sentaba la familia reunida en la mesa para comer o día, cada uno va por su cuenta. No se pueden pedir peras al olmo, por desgracia esa es la sociedad que nos hemos dado a nosotros, aunque poco nos quede de estar en ella y lamentablemente la que les hemos dejado a nuestros hijos y nietos.
    Un gran abrazo amiga Taís.

    ResponderExcluir
  29. No corren buenos tiempos para el mundo en general.
    Mucha culpa tienen las decisiones políticas y la corrupción.
    Es fácil caer en el desaliento, pues los problemas están a la orden del día, pero es necesario no perder la esperanza.
    Una crónica muy acertada querida Taís.
    Besos.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia, querida Tais.
    Bela imagem do Rio de Janeiro.Pertinente a sua crônica. Imaginei-me em outro país para sentir o que você escreveu. País que nos faz querer ficar para sempre, mas em algum momento sentimos que pertencemos ao Brasil.Tantos fatos ruins continuam a acontecer numa sequência assustadora. Porém não podemos e nem devemos perder a esperança de dias melhores, acredito sim, que lá na frente ainda teremos tempos bons. O Brasil tem muito potencial, vamos acreditar que nossas orações estão sendo ouvidas.
    Tenha um lindo dia. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  31. Gostei da análise comparativa da súa crónica.
    Eu tive experenças semelhantes quando trabalhei na Suiza, Holanda, Inglaterra...e logo regresava a Espanha e vía o nosso atraso com respecto a ises países e sentim vergonha do nosso. Hoje tudo está melhorado mas penso que iles sempre irão de frente em tudo.
    Um praçer ler seus textos tão críticos e constructivos.
    Um beijinho e bom finde.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito apreciei, e desejar um Feliz fim de semana, com muita saúde.

    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Minha querida Taís,
    O colunista “Diogo Mainardi” disse:

    “O Brasil é o país do futuro. A gente não vai melhorar. São os outros que vão piorar!”

    E olha o “Putin” aí, deixando isso bem evidente.
    Vivemos em um País onde o ensino e os educadores/alunos não estão sendo valorizados, as artes sendo sucateadas sem dó e nem piedade, a saúde foi deixada em segundo plano e a mola mestra que deveria ser a alimentação do povo, anda com valores abusivos nas gôndolas dos mercados.
    Como essa nossa “Brasília amarela” anda desgovernada, minha amiga Taís. E assim, como disse o “poetinha - A nossa patriazinha continuará pobrezinha, coitadinha, pois, não rima com mãe gentil...”
    O “Brasil” é uma “NAÇÃO, não uma DANAÇÃO”, aqui nascemos e de modo ufanista queremos ver nossa “casa” prosperar.
    Já residi em outros países, mas, como diz uma de minhas frases:

    “Rio de Janeiro... Meu lugar no Mundo!”

    Um texto muito bom este teu, que exprime sem artifícios nem intenções de disfarçar os teus pensamentos e sentimentos, trazendo também uma bela imagem do meu “Rio de Janeiro”.
    Beijos, uma ótima fim de semana que enceta e cuide-se bem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Taís,
      Havia lido tua resposta aqui, mas, quando fui responder, não mais encontrei.
      “Segue o baile...”
      Mais beijos!!!

      Excluir
  34. Uma crónica de dor e lamento, mas também de esperança e de luta.

    O Brasil é um potencial tamanho do mundo e as condições naturais de paraíso na terra.

    Gostei muito, gosto sempre. Abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  35. Ainda falta muito para o Brasil rem uma civilização adiantada. Se tiver, querida amiga Taís, se tiver!
    Beijos,
    Jorge

    ResponderExcluir
  36. Taís, que Deus olhe por todos nós!
    devemos relembrar que todos os países passam por ciclos, alguns bem dolorosos,
    veja-se o país citado, a Alemanha, o pior destino que lhe calhou no século passado, e até no século anterior…
    ninguém está a salvo das adversidades da vida
    o Brasil é imensamente rico e tem tudo
    para ver chegar "um outro amanhecer, um país mais íntegro e justo.."
    beijinhos Tais

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís