15 de maio de 2022

DORES EMOCIONAIS

 

Operários 1933 - Tarsila do Amaral



       - Taís Luso de Carvalho


Há dias, assisti  uma entrevista com um conceituado cardiologista da cidade de São Paulo. Passado algum tempo, entre as várias perguntas, chegou da plateia uma pergunta muito interessante:

Doutor, as dores de amor causam algum dano ao coração?

O médico sorriu da pergunta, mas respondeu com absoluta convicção:

Sim, não só as dores de amor como todas as dores emocionais prejudicam o nosso coração, pois o coração gosta é de alegria!

Achei muito especial a resposta do cardiologista. Uma mente conturbada e sofrida faz um estrago enorme a esse órgão. A ansiedade produz muita adrenalina e estimula muito nosso sistema nervoso, e isso para as doenças é um pulo. Na verdade o homem é o que é, mas alguns "reparos" não é  uma  má  ideia  para nosso próprio benefício.

Naquele momento, pensei o tanto que tratamos mal esse precioso órgão. Pouco ligamos para nosso coração que trabalha dia e noite, às vezes, atormentado e estressado.

Na verdade, nós somos um poço de insatisfação. Não só reclamamos do inverno, como reclamamos do verão, da chuva fria e do sol quente; reclamamos da praia lotada, como da Serra gelada. Reclamamos de inúmeras coisas.

Mas, o ruim é quando não relevamos nada e reclamamos da insignificância de coisas da vida. Sejam essas reclamações dirigidas aos parentes, amigos  ou apenas conhecidos. É terrível isso, mas um afastamento, sem atritos, dessa gente indesejável, nosso coração agradecerá.

Então, meu bom Deus, se possível dê um jeito na sua bela obra, dê uma pincelada nessas suas criaturas que ainda não assimilaram a bondade, os afetos, a solidariedade, pois o mundo é  maravilhoso! Nunca seremos à sua "imagem e semelhança", mas nós, os humanos, podemos dar uma melhorada, deixar de lado a inveja, a vaidade, a arrogância, o egoísmo e buscar uma vida de mais alegria e igualdade. Acho que seremos mais felizes. Nossos corações permanecerão por aqui para agradecer.






36 comentários:

  1. Buena reflexion. Yo creo que el momento de que dejemos de envidiar y de quejarnos seremos más felices. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  2. Não serão as piores dores?
    Beijo, boa semana

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Tais :)
    Que publicação excelente
    Uma lição de vida.
    Como falou tão certo esse cardiologista!.
    Que o coração não doí, ainda é para alguns um mito.
    Pobre coração,que tão mal o tratamos, nestes tempos de sufoco de incerteza e de tantos outros sentimentos que esmagam a alegria.
    Cada um de nós deve fazer para que o seu coração bata ao compasso da alegria e do amor.
    Gostei muito de estar aqui.
    Vou de coração leve.
    Brisas doces para esse lado ***

    ResponderExcluir
  4. Que preciosa crónica Tais, ha sido un placer leer estás respuestas del cardiólogo y como tú lo has expuesto.
    Efectivamente el corazón es nota todas las sensaciones que la cabeza maquina, y muchas de ellas son nefastas para este órgano.
    Si todas las personas fuéramos mejores, el corazón tendría mejor salud y en consecuencia el mundo iría mejor.
    Me ha encantado.
    Un abrazo y que tengas una bonita semana.

    ResponderExcluir
  5. Uma crónica maravilhosa, minha Amiga Taís. Também gostei da resposta do cardiologista e só posso concordar com ele. O importante é aceitar cada dia como uma dádiva e saber agradecê-la vivendo sem insatisfações despropositadas.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Muy buena reflexión. Con un comportamiento más bondadoso y sincero hacia los demás, nuestro corazón estaría más feliz.
    Muy grato leerte.
    Un beso, Tais. Feliz semana.

    ResponderExcluir
  7. Que beleza! Exatamente isso! Nós, humanos, achamos sempre um jeito de reclamar e nos agitar com alguma coisa...Tudo é motivo de reclamar e "sofrer"...Pobre coração. O médico falou a verdade!!! Gostei muito! beijos, inté! chica

    ResponderExcluir
  8. Olá, amiga Tais,
    Pois é, o nosso coração prega-nos muitas partidas. Muitas vezes, basta estarmos emocionalmente afetados, para que o coração reaja negativamente.
    No meu caso, como sou hipertenso, se me inervar ou tiver algum problema emocional, sinto logo o meu coração a reagir.
    Por isso mesmo, tento levar as coisas com calma e serenidade.

    Excelente crónica, e muito pertinente.

    Votos de uma excelente semana, com muita saúde.

    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Tendremos cuenta, lo que has expuesto en tu escrito y procuraremos tener tranquilidad.
    Besos

    ResponderExcluir
  10. Amiga Taís, a resposta desse cardiologista trouxe-me a descoberta do porquê do mau estado em que se encontra o meu pobre coração. Mas não pense que foi por excesso de amores e desgostos de...foi justamente pelo contrário: A ausência dele.
    Tive um grande na adolescência que o deixou doente...Depois, mais tarde...De tanto ter para dar e nada ter recebido, o meu coração estourou...

    Um grande Abraço pleno de Amor fraternal, querida Amiga Taís.

    ResponderExcluir
  11. Nice post♥️
    Don't forget visit me Skuy Food Recipes

    ResponderExcluir
  12. Como nos dices le tratamos demasiado mal quejándonos de todo ya que nunca estamos de acuerdo con nada.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  13. una "doençazita" do coração faz bem à saude...,, enfim digo eu que nada percebo de corações doentes

    beijos, amiga Tais

    ResponderExcluir
  14. Taís,
    A vida é maravilhosa e de e
    ser vivida e celebrada
    o tempo todo.
    Adorei ler e refletir
    junto com Vc e seus leitores.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  15. Sempre peço a Deus que ilumine a Humanidade e nos dê capacidade para receber essa Luz!

    Quanto à insatisfação que aqui refere, seu texto vem na linha de uma citação muito recente que fiz de Neale Donald num dos meus blogues afirmando que algo vai muito mal se até os elementos privilegiados da sociedade estão insatisfeitos.

    Querida Taís, caloroso abraço, boa semana :)

    ResponderExcluir
  16. Querida Tais,
    Como o ser humano maltrata o coração, o bom da vida é compartilhar, sorrir, amar, se divertir, brincar, viver e perdemos tempo com picuinhas, bobagens, discussões inúteis e coisas que poderiam ser tratadas de outra forma. Eu acredito que viver a vida com leveza e bom humor sempre será a melhor opção, por mais dias assim é o que sempre peço a Deus! Adorei o seu texto e queria te agradeço pelo lindo comentário deixado no meu blog.
    Te desejo uma ótima semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. No cabe la menor duda que el doctor tiene toda la razón. Maltratamos ese órgano tan fundamental para nuestras vidas y la mayoría de veces, por estupideces y no por problemas reales que nos puedan afectar en grado máximo.
    El ser humano por quejarse ya se queja absolutamente de todo cuanto le rodea.
    Un abrazo y feliz resto dse semana Taís.

    ResponderExcluir
  18. Claro que o cardiologista sabe do que fala e todos nós já constatamos que a alegria e boa disposição ajudam muito, mas, o problema é nem sempre conseguirmos agir dessa forma. Sempre dei muito valor às pessoas que, apesar das dificuldades da vida, andam sempre bem dispostas, sempre alegres e nota-se, no olhar, que estão mesmo de " bem com a vida ". Gostaria de ser assim, Tais, mas, apesar de me considerar uma abençoada, não consigo evitar que o meu coração se abale e, por mais que me pergunte a razão, não consigo resposta; deixei de me preocupar com isso e cheguei à conclusão de que sou " uma alma inquieta " e a única coisa a fazer é aceitar-me assim. Há muito que as pequeninas ofensas deixaram de me importunar, fui aprendendo que só devo dar valor às pessoas que realmente me importam e, se, por acaso, por parte de alguma , houver algo que me perturbe, com toda a certeza, teremos uma conversa franca e o problema será resolvido; se não conseguir esse diálogo, Amiga, arrumo de vez e digo a mim mesma: " se não quer conversar é porque não valoriza a amizade e portanto não se perde nada ". Magoa um pouquinho, mas, depois da minha decisão, o sofrimento acaba. Já me aconteceu com algumas pessoas que considerava boas Amigas, mas, depois, cheguei à conclusão que foi muito bom terem saido da minha vida., pois eram pessoas más e algumas muito rancorosas que, por " dá cá aquela palha " , afastam-se e não são capazes de dizer a razão de tal atitude. Sei que vou continuar a ser " uma alma inquieta ", a ir-me abaixo" com facilidade, mas, tenho a certeza que sou muito fiel às amizades e que nunca me afasto de uma pessoa sem tentar entender os motivos de determinadas acções. Ninguém é perfeito, isso é uma verdade, mas, com a idade, temos a obrigação de aprender que o outro merece o nosso respeito e que a vida torna-se muito mais leve se a soubermos viver com ética, educação e respeito. Podemos não conseguir andar sempre com um sorriso nos lábios, mas termos a consciência de que não provocamos nem procuramos " atritos " dá -nos uma serenidade muito necessária ao nosso pobre coração tantas vezes cansado de reclamações . Aceitemos a vida como é, tentado, todos os dias, fazer amigos e espalhar afectos. Crónica muito assertiva, querida Tais, com um tema que nos deve levar a reflectir. Beijinhos e obrigada! Não te conheço pessoalmente, mas, pelo que escreves, vê-se que tens um coração carregadinho de afecto, sempre pronto a ser distribuido pelos outros Saúde, querida AMIGA.
    Emilia

    ResponderExcluir
  19. Hoje vivemos num mundo onde nada presta, reclamamos de tudo, nada agrada a ninguém, pois somente nós somos perfeitos. O egoísmo está sempre em primeiro lugar. Gostei bastante da resposta do médico. Bela Crônica Taís. Parabéns!

    Beijos e muita saúde e paz para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir
  20. Oi, Tais!
    Tem gente sem vocação para ser feliz e entra num ciclo de auto envenenamento. Dizem "pessoa amarga" e esse fel afeta o fígado, pâncreas, baço e logicamente o coração. O amor é o antídoto. Amor pela vida, pelas pessoas, pela natureza... Qualquer forma de amor vale a pena! :) Sua crônica faz refletir. Cada um sabe sua dor, mas não dá para viver só de dor!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  21. Bom dia de paz!
    Muito obrigada pela atenção na minha ausência. Seu zelo me comove, querida amiga Taís.
    Voltando aos poucos, com calma para agradecer aos amigos.
    Tai um tema que sempre me interessou, não só pelas minhas dores pessoais como pelas dores da humanidade que são muitas e enormes para quem sabe enxergar.
    Quando fiz minha pós em Terapia Comunitária, foi para aprender a lidar com elas e com as camadas da alma nossa.

    "Quando a boca cala, o corpo fala".

    O autoconhecimemto nos favorece muito.
    Julgar os semelhantes é fácil e todos fazemos muito bem, aliás, somos peritos, como sua crônica deixa transparecer bem no final de forma sutil e educada com sabedoria.
    Cabe aqui a empatia e a misericórdia Divina que somos, delicadamente, convidados à prática.
    Muito obrigada por tudo.
    Se demorar em voltar, já sabe.
    Seja abençoada junto aos seus!
    Beijinhos de paz e bem😘🕊️💙

    ResponderExcluir
  22. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito apreciei, e desejar a continuação de ótima!

    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Taís,
    Uma Crónica maravilhosa, que adorei ler.
    O coração é um órgão que sofre muito com as nossas emoções e temos mesmo que o resguardar e tonificá-lo!
    Uma boa caminhada ajuda a aliviar a mente e o coração agradece, além de nos libertarmos de quanto possa nos transtornar, o que no mundo e hoje é um pouco difícil.
    Beijinhos e uma boa quinta feira.
    Ailime

    ResponderExcluir
  24. Olá , querida Tais. Sua crônica me fez analisar muitas coisas pelas quais passei e ainda estou passando.Sinto que preciso de calma e mais alegria, porém nem sempre conseguimos, mesmo com ajuda de profissionais, parece que o fundo do poço é mais longo.Pensei em meu coração, como você disse, trabalha sem descanso e ainda precisa aguentar nosso estresse, nossa angústia e nossa tristeza. Sua crônica me levou a refletir e pedir a Deus para me ajudar a encontrar a paz e a alegria. Obrigada, querida amiga. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  25. As dores emocionais, são corrosão pura... mas ainda assim, tantas vezes nos levam a melhor, e nos continuam a passar despercebidas...
    Quanto à humanidade... acho que nasceu para dar a outra face... e se continuar a esbofetear entre si... desde o começo dos tempos... até ao fim dos mesmos! Eta fornada, carregadinha de defeito!... Acho que já nem é defeito... é feitio, mesmo!
    Uma crónica, com o habitual brilhantismo reflexivo, Tais, que nos faz parar para pensar!
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  26. Taís, que texto fantástico esse que nos trazes, tantas considerações que ainda não tinha pensado. É urgente repensar a vida e nos tratarmos com muito cuidado, o coração e a nossa saúde agradecem. Beijos ;) https://botecodasletras2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, Taís!

    Infeliz realidade... arrastando consigo multidões alienadas.

    Daí, o ultimato para mudar a situação de constante vitimismo e mais heróis como tivemos tantos no passado.

    Excelente prosa. Fiquei seguidora.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  28. Olá Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito apreciei, e desejar um Feliz fim de semana, com muita saúde.
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. E não só o coração. Já reparou que quando sofremos pela perda de um ente muito querido, pela doença, ou pelo afastamento de alguém que amamos, é quando nós adoecemos com mais facilidade?
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderExcluir
  30. Excelente reflexão.
    As dores emocionais, as mágoas e todos os sentimentos negativos, enfraquecem o nosso corpo, alma e coração.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. As vezes a gente sabe que reclamar não é a forma de nos desvencilhar
    do que nos incomoda_ já virou mania as murmurações sobre coisinhas pequenas.
    e com elas sobrecarregamos o corpo inteiro..
    Outras vezes a dor é bem forte e não há como não sofrer, mas somos
    capazes de ir em frente e vencê-la.
    Gostei da crônica Taís , nos faz repensar nas belezas que é viver alegrando-nos e agradecendo. Deixemos as lamúrias !
    Uma boa semana , amiga ,com a alegria que faz bem ao coração.

    ResponderExcluir
  32. oh! tão triste,,, a minha amiga Tais Luso, troca meu nome e chama-me Manuel Freitas, personalidade de muitos méritos certamente, mas eu sou Manuel Veiga, simplesmente... rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rssssss, triste mesmo, tenho de ir e corrigir onde cometi esse erro, mas meu amigo Manuel Veiga, não conheço nenhum Manuel Freitas! Deve ser cansaço mental!
      Uma feliz semana,
      beijo, amigo.

      Excluir
  33. Parece que já incorporamos o verbo reclamar rss. Vemos primeiro o que nos incomoda, quando deveríamos abraçar o que nos faz bem e jogar o resto fora. Creio que os males do corpo resultam, sobremaneira, do mal que fazemos a nós mesmos, com insatisfações e, principalmente, com silêncio. Essas dores emocionais, quando alimentadas, impedem escolhas muito mais proveitosas. Há pessoas que optam por ser felizes e merecem meus aplausos, pois isso não é assim tão fácil. Mais uma vez, querida, tenho que felicitá-la pela apropriada abordagem. Bjs.

    ResponderExcluir
  34. Mais uma vez amei ler a seu reflexivo texto, querida Taís
    E vamos ser feliz aproveitar o que de bom a vida nos tem a oferecer.
    Um beijinho carinhoso
    Verena.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís