12 de junho de 2022

O LADO SÓRDIDO...

 

 Trolltunga / Noruega 


                       - Taís Luso de Carvalho


Com frequência, todos nós convivemos com gente bastante diferente, mas algumas pessoas servem de exemplo por suas grandes virtudes, dá vontade de ir abraçando o mundo pelo caminho. Mas, também vemos cenas e escutamos notícias tão cruéis que dá um desânimo, uma descrença grande na humanidade. Como é bom quando vemos o lado saudável e maravilhoso das pessoas, o lado puro, o lado sem afetação. O lado solidário, corajoso, mas delicado.

Também observamos muito aquele lado enjoativo de pessoas que precisam exibir uma "certa grandeza", mostrar que estão muito bem posicionados na vida, que a tudo dominam. É chato e maçante lidar com esse lado antipático do ser humano. O lado pretensioso. Lidar com suas inseguranças ou com uma agressividade disfarçada. Ainda não descobriram que a simplicidade de espírito é que encanta.

Vi, ontem, num jornal da noite, um pai de família que foi dispensado de seu trabalho, como tantos outros no mundo inteiro. Casado e com dois filhos pequenos, contou ao repórter todo seu drama, e chorou! Um choro tão profundo, tão sentido, difícil de segurar... Quando um homem chora, parece que chora o mundo! Tudo muito pesado, muita emoção.

Mas, ao acompanhar a matéria triste daquele pai desempregado, e de tanta gente na mesma situação, fiquei na torcida que alguém telefonasse para a emissora e que controlasse a situação daquele homem.

São dramas que ficam marcados e juntam-se a tantos outros que estão espalhados pela vida. Como o ser humano se difere! Que brutal contraste ao ver um humilde e responsável homem chorar, desesperado, enquanto lá do outro lado, bem distante, a coisa não acaba, impera a brutalidade, a crueldade em nome do poder. E os "Poderes" nunca acabam com o sofrimento, com as lágrimas do mundo. E cá, ficamos nós, pensando nos "Poderosos".

A matéria de que todos nós somos feitos é igual, a forma é igual, mas o espírito que habita cada ser humano é muito variado. É como ver a mais bela Natureza de um lado e do outro lado o terror de uma guerra; bombas explodindo, mísseis cortando o espaço levando a morte certeira. Não há palavras que descrevam o pior lado dos humanos. Só vendo para crer.










46 comentários:

  1. Realmente ficamos comovidas quando vemos situações assim e, infelizmente, cada vez mais frequentes. E, também infelizmente, parece aumentar cada vez mais a prepotência dos que se julgam poderosos e não passam de "seres" insensíveis e desprovidos de nada de coração... Que coisa e dá uma raiva!!!!

    beijos, linda semana que promete ser fria ainda, chica

    ResponderExcluir
  2. "Como é bom quando vemos o lado saudável e maravilhoso das pessoas, o lado puro, o lado sem afetação. O lado solidário, corajoso, mas delicado."

    Boa noite de domingo, querida amiga Taís!
    Suas crônicas exalam sensibilidade e espiritualidade legítimas.
    Ter empatia, compaixão demostra um caráter virtuoso.
    Ainda não compreendo, por mais que me esforce, em ver gente (sim, nem parecem pessoas) ignorante, insensível, prepotente, tão feroz que nem com uma Pandemia que matou tantos e tantos no mundo inteiro se torna menos ignorante..
    Meu Deus, tão cheios alguns de "eus" que são incapazes de pensarem na humanidade sofredora, também pudera! Nem de alguém próximo não sentem compaixão, que dirá do que está atrás da tela...
    Amiga, ver noticiários está abalando muito nosso ser espiritual.
    Tanta miséria, tanta fome...
    Sem contar a violência gritante que reina.
    Deus permita que nossa natureza seja domada. Parecemos feras insensíveis da caverna, muitos de nós.
    Elevemos nossa espiritualidade para vermos e sentirmos com os Olhos divinos.
    Estou emocionada com sua crônica. Você toca nos corações.
    Tenha uma noite do dia do Amor muito abençoada e feliz!
    Que não nos falte o Amor!
    Ele redime o lado sombrio da humanidade.
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  3. Texto muito pertinente.
    Bem verdade tudo isso.
    Parece que o lado negro está a ganhar vantagem.
    Tanto sofrimento à nossa volta, parece que o mundo vai de mal a pior. Quando vemos alguém se destacar pela positiva, isso é de enaltecer. O mundo precisa tanto de amor, de pessoas boas com amor grande na alma.
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Um bom fim de domingo e uma semana mais leve Taís.
    O ser humano em sua triste tradução neste relato.
    Não se entende o poder em mentes podres, pois só desagregam e espalham o terror e o desamor. Lendo sua crônica lembrei da musica Podres poderes de Caetano Veloso (Enquanto os homens exercem
    Seus podres poderes
    Morrer e matar de fome
    De raiva e de sede
    São tantas vezes
    Gestos naturais)
    Lamentável amiga a gente receber na bandeja estes relatos da maldade.
    Beijo de paz amiga e uma linda semana para vocês.

    ResponderExcluir
  5. Yo a veces pienso que humanidad esta corrompida y rota y debe resurgir y ser mejor. Te mando un beso

    ResponderExcluir
  6. A pandemia criou situações de verdadeiro desespero.
    Macau tem uma taxa de suicídios nunca vista.
    Anda tudo distraído??
    Beijos, boa semana

    ResponderExcluir
  7. Que razón tienes en tu bella crónica. El lado malo de personas corruptas y violentas, es indestructible, solo la muerte puede acabar con ello, pero las historias se repiten y seguirán estas dos partes de la sociedad existiendo, desgraciadamente.
    Siempre interesantes tus escritos.
    Buena semana, y un abrazo.

    ResponderExcluir
  8. Uma crónica para meditar naquilo que escreveu e sentir a dor dos que sofrem com as injustiças, com todas as formas de violência e principalmente com a guerra, tão injusta, tão injustificada. A ambição do poder é tremendamente cruel. Parece até impossível que o mundo esteja como está depois de ter passado e ainda está a passar por uma pandemia que afetou todas as pessoas. Nada faz mudar o ser humano?
    Uma boa semana com muita saúde, minha Amiga Taís.
    Um beijo.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. La imagen que encabeza la entrada está muy acorde con su texto, ya que los humanos prácticamente podríamos situarnos en sólo dos planos según sea quien maneje el Poder en nuestro territorio: Los que por preparación y situación observan desde arriba, y los que, como pueden, transitan más abajo.
    O dicho más claramente, sin posibilidad de elección, la Vida puede situarnos al mismo tiempo, o flotando sobre las aguas curativas del Mar Muerto, o huyendo de una muerte cierta en Ucrania perseguidos por un misil de Putin. Dependerá de las cartas que nos hayan repartido.
    Y no hay más, Tais.

    ResponderExcluir
  10. Se fomos criados à imagem e semelhança de Deus, há qualquer coisa de errado em toda a natureza humana.
    Excelente crónica, para ler e pensar.
    Boa semana, amiga Taís.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá Tais,
    Uma crónica muito oportuna aqui partilha. Na verdade, há muitas pessoas com estas reações e atitudes. Os motivos são diversos. Mas infelizmente é uma realidade.

    Gostei desta sua crónica.

    Votos de uma excelente semana, com muita saúde.

    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Vizinha / Escvritora, Taís Luso !
    Há coisas em explicação.Este assunto de guerra, é um deles.
    Faz sofrer toda a humanidade, pois os protagonistas são
    loucoa ssassinos, da pior espécie...
    Texto verdadeiro, Amiga.
    Uma ótima semana e um fraternal abraço !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  13. Amiga Taís.
    Ao terminar a leitura desta sua Crónica de hoje, fica-nos uma dor profunda a arranhar-nos a alma. E a dor da impotência vai ganhando espaço dentro de nós.
    É inconcebível os extremos que existem na alma humana. Se de um lado a sociedade tem a obrigação de garantir trabalho que permita a um pai o garante do sustento de filhos menores, por outro, vemos a ganância absurda, sem perdão, de assistir à matança de pais e filhos, em nome de um poderio absurdo e, até, pecaminoso. Que mundo este, que mundo!

    Beijinhos, querida amiga, boa semana.

    ResponderExcluir
  14. Deixou-me em profunda reflexão sobre as mentalidades humanas neste mundo cruel.
    Concordo em absoluto com o teor do texto. A imagem é impressionante.
    .
    Uma semana feliz.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  15. " A matéria de que somos feitos, é igual " e segundo Paulo Coelho, depende do auto - controle de cada um para que o lado " mais sórdido " não se sobreponha ao melhor que cada criatura tem dendro de si. Sempre foi assim querida Tais " desde que o mundo é mundo", a única diferença é nos meios uti,izados para se praticar a maldade, , meios esses cada vez mais sofisticados. Quando entrámos na escola e aprendemos a ler, começámos a conhecer toda essa carnificina pelos livros de história, mas eramos ainda pequenos para entender a sordidez de reis e rainhzs nas suas conquistas e opressão das suas miseráveis gentes. Depois, já mais conscientes viviamos em ditadura e, no meu caso, nascida numa pobre aldeia ( agora tão diferente ..) e só chegavam a nós as noticias que os governantes permitiam e quando havia dinheiro para comprar um radinho, pois televisores eram um luxo de muito poucos. Não se falava de politica, não só por, agora sei, ser demasiado perigoso , mas também por haver demasiado trabalho muito mal pago e muitos filhos para cuidar sem qualquer apoio. Não sabiamos o que era ditadura, democacia, absolutismo, liberalismismo e outras tantas classificações de governos, todas elas " disparatadas ", na opinião que hoje tenho delas; digo isto, Amiga, porque chegada a esta idade, chego à conclusão que só deveria haver um tipo de governo, " regime humanizado " onde a dignidade humana estivesse acima de qualquer outro interesse. Sei que é uma Utopia , mas vou continuar a fazer dessa Utopia o meu lema de vida. Uma tia minha costuma dizer ( faleceu há um mês), " esta vida são dois dias e este já lá vai " Sendo assim, querida Tais, vou levar estes " meus dois dias, da melhor maneira que souber e puder, com ética e respeito por todos os seres viventes que há à minha volta, pedindo à vida saúde para mim e para todos os que me rodeiam . Não vou pedir mais nada, pois já aprendi que que há milhões de pessoas querendo, amor, paz e igualdade entre os povos e outros tantos deixando que o seu pior lado se sobreponha ao melhor que poderiam dar se quisessem. A vida de algumas pessoas emociona pela sua coragem e altruismo e é nessas que nos devemor rever, tentando fazer do mesmo modo; podemos fazer pouco ou nada pela paz no mundo, mas podemos fazer muito pela paz à nossa volta. Também temos o nosso lado pior, mas que ele nunca se sobreponha ao nosso lado humano, ao lado que nos classifica como seres humanos. É isso, querida Amiga que tentarei fazer nesta minha vida de " dois dias " . Obrigada pele reflexão que nos levas a fazer com as tuas crónicas sempre pertinentes que mostram, sem sombra de dúvidas, que és um ser com um lindo coração. Beijinho e um abraço do tamanho do mundo, mas...do mundo sem guerra, claro, Será que existe?
    Emilia 👏 🙏 🌏


    ResponderExcluir
  16. Olá Taís
    apenas venho responder ao comentário que deixou, no meu mais recente post:
    "fui pensando, fazer uma viagem desse porte sozinha eu não faria, precisaria de gente amiga comigo, marido, parente, tanto para dividir as alegrias como para não me sentir sozinha se algo me acontecesse".
    POIS, não sei se não me expliquei bem, mas eu não fiz esta viagem sozinha!
    Também lhe digo...sorte a sua se conseguir marido, parente, para dividir as alegrias
    Eu não tenho essa sorte, nem marido nem parentes para viajar comigo!

    Uma linda semana para si, querida.Um beijo!

    ResponderExcluir
  17. Querida Taís,
    A verdade é que o mundo está
    frio e as pessoas insensíveis.
    Ouço um programa na Super Rádio Tupi/RJ,
    Cidinha Livre, e por lá todos os
    dias eu me emociono e realimento minha
    sensibilidade, porque são casos assim
    de SOS ou de oversose de realidade.
    Confesso a VC que tenho muito medo
    de expor minha sensibilidade a frieza ou ao
    distanciamento.
    Vamos nós os que nos importamos
    ficarmos atentos, como quando estamos ao volante,
    com frio e casandos, isso para pelo menos
    fazermos a nossa parte.
    Mais uma vez sou grata por
    seu texto tão necessário.
    Bjins de boa semana
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  18. "Que brutal contraste ao ver um humilde e responsável homem chorar, desesperado, enquanto lá do outro lado, bem distante, a coisa não acaba, impera a brutalidade, a crueldade em nome do poder." Eu diria, que antes de referir a brutalidade e a crueldade, relevaria que a desumanidade do poder radica do que chamaria "o sistema"

    ResponderExcluir
  19. Amiga, Taís!
    Uma excelente crônica, a verdade é que somos feito da mesma matéria, mas cada um tem seu próprio espírito e com visão bem diferente.
    Aqui nos deixa uma grande reflexão!

    Tenha uma boa semana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Quisera que todos nós pudéssemos ficar como essa pessoa da imagem, a fitar apenas a beleza, captando, ainda, os sons da natureza. Os gritos da alma são ouvidos, mas por muitos ignorados. Sensibiliza-me a situação dos que tudo perdem, dos que sentem fome, dos que não conseguem assistência médica... e de muitas outras situações. O socorro aos necessitados não chega através de quem tem poder para isso, infelizmente. A solidariedade surge dos que, por vezes, passam pelo mesmo sofrimento. De que vale dominar o mundo? Anexar países a um território? E a que preço?? Inconcebível, querida Tais! Poder deveria ser algo utilizado em prol do bem comum, não o que estamos sempre a presenciar. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  21. Por vezes considero inacreditável ao constatar por noticiários o lado sórdido do ser humano. Como assim: Como pode tanta frieza, Tanta ganância, anta insensibilidade. O mundo não é justo, as desigualdades são gritantes. Apreciar a beleza da natureza é a forma que podemos ter para suavizar os gritos que não conseguem calar de dor, sofrimentos e indignações. Boa noite

    ResponderExcluir
  22. O meu comentário não ficou??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, está postado lá em cima!
      Beijo, boa semana, Pedro.

      Excluir
  23. Esta sábia crônica com forte fundo filosófico é a legitima moeda com as suas duas partes, pois começa mostrando a beleza que pode ser encontrada em certas pessoas e o outro lado que mostra o lado maldoso, para dizer o mínimo. Mas a cronista vê com clareza e profundidade a extrema maldade que captou do cotidiano, como é o caso, por exemplo, daqueles que promovem o morticínio na valente Ucrânia. A cronista mostra com maestria essa deformação da alma de um Putin, que lhe serve como paradigma para o que está tratando em sua crônica. Daí, poder dizer que nela, a crônica, há um lado de beleza, no período inicial que pode ser representada por uma rosa, e há o lado da perversão que pode ser representada pelo espinho, ambos no mesmo roseiral.
    Uma belíssima crônica que me deu muito prazer em ler.
    Um beijinho daqui do escritório.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Taís
    Uma crónica muito bem escrita e que descreve muito bem o lado bom e o mau do ser humano.
    No inicio da pandemia, eu pensei e até fiz questão de falar com as pessoas das minhas relações que me sentia agastada, triste e impotente perante a situação mas, que dentro de tanta tristeza, achava que depois do pesadelo as pessoas nunca mais iriam ser como eram antes.
    Mas, enganei-me, embora ainda estejamos em tempo pandémico, acho que as pessoas mudaram, e o que mais me entristece é que mudaram mas não foi para melhor.
    Uma boa semana com muita saúde e harmonia.
    Um beijo
    -
    :)

    ResponderExcluir
  25. Espero que esse homem consiga viver com dignidade e sustentar as suas crianças.

    Quando se iniciou a pandemia , ouvi espantada muitas pessoas afirmarem que a Humanidade ficaria melhor : que me desculpem, mas é desconhecer a História.

    Se assim fosse, não teria havido a 2ª Guerra Mundial, pois milhões e milhões de seres humanos morreram com a pneumónica.

    Seu texto mostra bem a diferença do bom e do menos bom no ser humano.

    Querida Taís, forte abraço.

    ResponderExcluir
  26. Es una excelente y realista crónica.
    Por desgracia, parece que actualmente se vive más con la parte mala.
    Es una gran pena.
    Ni la pandemia ha logrado mejorar los sentimientos.
    Un beso, Tais. Feliz semana.

    ResponderExcluir
  27. É a ganância do homem sempre acima de tudo. Ultrapassando todos os limites. Bela crônica Taís.

    Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, minha querida Taís!
    Devemos ser gratos pelo que a vida nos dá!
    Hoje em dia necessitamos de muita esperança!
    Beijinhos recheados de luz!
    💔👄💕 Megy Maia

    ResponderExcluir
  29. Olá querida Taís, gosto muito das tuas crônicas, sempre precisas, mostras uma leitura da realidade muito lúcida. A humanidade tem muito a evoluir ainda, para que tanta disparidade social e de direitos seja amenizada. Beijos ;) https://botecodasletras2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Como siempre dejándonos unos textos que nos hace reflexionar cual es el alma del ser humano.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  31. Olá minha cara, como vai?
    A vida não tem sido fácil em todo canto, mas, apesar de alguma indiferença que é exposta em redes nacionais e internacionais ainda existem pessoas que se importam.
    Quero sempre pensar que é isso. Se eu ou você não pudemos ajudar hoje, alguém certamente poderá.
    De que vale a vida, se pensarmos que só nós é que temos sorte?
    E quer saber, mesmo com todas essas misérias que esfregam em nossa cara todos os dias, eu ainda acredito no ser humano.
    Beijo grande e obrigada, pelos comentários no meu blog.
    https://escritoressemfronteiras2.blogspot.com/


    ResponderExcluir
  32. Boa noite, Taís!

    O santificado amor de uns pelos outros é sagrado. Incomparavelmente mais elevado, mais constante, mais cortês, mais abnegado do que se tem visto; infelizmente.

    Todavia, ainda que em minoria, cultivemos o amor. Esta tenra planta que precisa ser nutrida e serão arrancadas as raízes de amargura que lhe estão em volta, de modo que ela tenha espaço para circular. E então ela atrairá para junto de sua influência ao menos alguns.

    Muito bom vir aqui.

    Beijo!

    Renata

    ResponderExcluir
  33. Muitos insistem em se desumanizar, apostando no ter e por demais esquecidos do ser. Desavisados de que a morte chega para todos, os poderosos da hora, esquecem que passarão, que a roda da vida gira, queiram eles ou não; espíritos tacanhos, que espalham peçonha e fel, iludidos pelo delírio do poder.

    Mas pouco a pouco, outros tantos, buscam acordar o melhor, a cor dar a dias melhores.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  34. Passei para ver as novidades.
    Aproveito para lhe desejar a continuação de uma boa semana, amiga Taís.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  35. Aplaudindo, mais uma vez, sua excelente crônica. Infelizmente existem pessoas
    más que criam e desenvolvem crimes, geralmente contra pessoas inocentes que estão no cumprimento do seu dever. Porém, acredito, que o bem sempre vencerá o mal, querida Tais.
    Te desejo um abençoado feriado.
    Muitos beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  36. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana, com muita saúde.
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Como sempre, você sempre poê seu dedo na chaga e escreve coisas reais que passam no nosso mundo e que partem o coração de tristura e impotencia porque não somos quem de por remèdio a tanto mal.
    Asim é, querida Tais.
    Fico sem palavras porque nada podemos contra quem abusa do poder.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  38. Infelizmente assistimos a uma desumanização da sociedade.
    beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  39. Há uma música da minha época de criança, a qual gosto muito, e sempre me deixou triste pelo que ela significa. Um dos cantores que a cantava faleceu quando eu tinha 15 anos, isso me deixou mais triste ainda. Se quiser ouvir, aqui está o link, a letra está logo abaixo.
    https://www.youtube.com/watch?v=keiHSKWi8HU
    Um Homem Também Chora
    (guerreiro Menino)
    Gonzaguinha

    Um homem também chora
    Menina morena
    Também deseja colo
    Palavras amenas
    Precisa de carinho
    Precisa de ternura
    Precisa de um abraço
    Da própria candura
    Guerreiros são pessoas
    Tão fortes, tão frágeis
    Guerreiros são meninos
    No fundo do peito
    Precisam de um descanso
    Precisam de um remanso
    Precisam de um sono
    Que os torne perfeitos
    É triste ver meu homem
    Guerreiro menino
    Com a barra do seu tempo
    Por sobre seus ombros
    Eu vejo que ele berra
    Eu vejo que ele sangra
    A dor que tem no peito
    Pois ama e ama
    Um homem se humilha
    Se castram seu sonho
    Seu sonho é sua vida
    E vida é trabalho
    E sem o seu trabalho
    Um homem não tem honra
    E sem a sua honra
    Se morre, se mata
    Não dá pra ser feliz

    ResponderExcluir
  40. Crónica de excelência, humana, real...
    Se o "tal" poderoso que podia resolver a dor e sofrimento, pudesse mostrar a sua imagem, talvez aparecesse. Os egoísmos são isto mesmo.
    Eu não creio que não houvesse um "pequeno lugar" de trabalho para quem se mostrou na sua sofredora autenticidade.
    Sem mais...
    Parabéns, Taís.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  41. Ola Tais!
    Sem duvida o mundo virou muito. Agora tudos vivem na sua loucura. Fico triste ver que os homens sao seres irracionais, que o poder e um perigo nas maos erradas. Mais , infelizmente , acho que cada dia vai ir piorando. So podemos ter esperança e fazer nossa parte o melhor possivel, mudar, abrir mao da aqueles que faz dano a outros e a nos mesmos. E ter fe, que as coisas podem melhorar. ne? Meus pais esta terrivel, muita injusticia, muita corrupcao , mais as pessoas nao tem coraçao. Triste, o homen vai involuindo , em muitos sentidos . Gostei muito do seu entrada, beijos

    ResponderExcluir
  42. Pois é, a ambição do poder é tremendamente cruel e ignóbil .
    Infelizmente assistimos a uma desumanização da sociedade.
    Pensamos sempre que as pessoas vão aprender com o sofrimento. que vão acabar por se tornar melhores mas nem sempre tal acontece.
    Mas eu quero acreditar que vai ser sempre o bem quem vai ganhar mais espaço.
    Brisas doces ***

    ResponderExcluir
  43. Primeiro a pandemia... depois a guerra... despoletaram um sem fim de situações assim, pelo mundo fora... e no entanto... fortunas imensas geraram-se neste curto espaço de tempo.
    Uma belíssima crónica, que brilhantemente nos faz reflectir na natureza tão díspar das pessoas, para o melhor e o pior!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís