- Tais Luso de Carvalho
A Blogosfera é um espaço na Internet que se destina, especificamente aos Blogs. Neles são colocados ideias, conhecimentos, sentimentos e emoções. Pode ser considerado um espaço literário para as pessoas que se dedicam a escrever Contos, Crônicas, Ensaios, Poemas etc.
Os blogs são, essencialmente, os textos publicados, e a Blogosfera é o termo coletivo que reúne os blogs para interação entre autores. Um fenômeno social.
Pois hoje estive pensando nessa minha querida Rede Literária, espaço ao qual pertenço há muitos anos. Escrevo e leio muitas pessoas, e as quero muito bem. Posso dizer que na Blogosfera existe respeito, carinho e satisfação por parte da maioria. Nela não há disputas, não há agressões. É território de paz, pois temos um imenso prazer em pensar e elaborar uma crônica, conto, poema, com grande vontade de dizer as coisas que acontecem no nosso cotidiano, e tudo sem estresse. É ótimo esse processo de criação. É o mesmo processo do artista plástico que ama e sonha enquanto cria.
Há excelentes Blogs de Poesias, Crônicas, Contos, Ensaios. Também Blogs profissionais de Tecnologia, Jornalismo, Política, Jurídicos e outros tantos.
Ao ler essa gente amiga, noto que estão na Blogosfera aqueles que escrevem porque sentem prazer e paz. É uma magia a paz que se consegue, a satisfação, a calma que ficamos nesse processo de criar.
Nascemos para interagir, jamais para sermos criaturas caladas e isoladas. Colocar na telinha o que vai saindo da nossa mente e do nosso coração é muito bom.
Não estamos na Blogosfera para agredir. Não há motivos para isso. Nela estamos com o coração em festa. Conheço pessoas excelentes nesse mundo dos internautas. Ainda bem que podemos dizer que apesar de muita gente, o nível se mantém alto. Amigos de vários países se Interligam na Blogosfera, como a Espanha, Itália, França, Portugal, Brasil, Argentina, Chile, China, Equador, EUA e outros tantos.
É maravilhoso sabermos, também, onde alcançam nossos Blogs, pois a plataforma Blogger (Google) disponibiliza toda a visualização no interior dos Blogues.
Deixo aqui uma foto da Blogueira mais idosa do mundo, Dagny Carlsson, faleceu aos 109 anos. Nasceu em 1912 na Suécia e faleceu em 2022. Em 2019 ainda mantinha seu Blog.
Blogueira centenária e influenciadora sueca, Foi feliz, e isso foi maravilhoso!
Meu abraço e meu carinho a todos os amigos!
____________________________________________________
Postagem da Blogueira mais idosa do mundo, no Porto das Crônicas,
com várias fotos dela. Aqui!
Parece-me que a blogosfera é a mais suave rede social (literária e social) se comparada a outras redes mais "bagunçadas" em matéria de disputas políticas e de narrativas de todas as espécies. Militei durante um bom tempo nessas redes, principalmente em discussões políticas até que...cansei. Voltei pra blogosfera e foi um alento. Não que não haja bons blogues políticos por aqui onde podem haver discussões mais acaloradas , mas é incrível como o "ar parece diferente".
ResponderExcluirEu não deixei por completo a militância crítica política - isso de fato é impossível já que a política permeia todas as áreas da sociedade - eu só cansei. Escrever crônicas despretensiosas e que gerem risos ou boas reflexões é para mim hoje bem mais salutar.
Gostei de conhecer essa blogueira veterana que foi embora e deve estar blogando agora de algum lugar por aí.
abraços
Muito legal essa história da blogueira de 106 anos...
ResponderExcluirSerá chegaremos a tanto?rs...
A blogosfera é um lugar onde encontramos amigos, lemos, brincamos, rimos ,nos emocionamos! Gosto muito de blogar, interagir e assim sigo, enquanto der! beijos, feliz dia dos amigos, tuuuuuuuuuuudo de bom,chica
Taís, que exaltação mais linda e merecida você fez aos blogs, à blogosfera!
ResponderExcluirOs blogs tiveram o seu auge e depois muitos migraram para as redes sociais que iam nascendo - facebook, twitter e agora mais recentes Instagram, Tik Tok e outras das quais nem sei a existência. Quem ficou, ficou mesmo por amor à escrita e a esta interação, troca.
No seu texto você usou "território de paz" e eu concordo. Aqui se tornou um recanto, eu imagino uma passagem secreta que te leva a um lugar lindo, cheio de belas paisagens e cheio de paz. É para poucos. E acho que isso se deve ao amor que cada um tem com o seu cantinho e o prepara com esmero para receber os visitantes. Lá no passado já teve sim incômodos, mas isso não persistiu. Aqui é entrega, afeto, colaboração. Eu torço para que perdure por muito tempo essa plataforma!
Vou ler sobre a blogueira mais antiga e voltarei aqui porque os seus visitantes são como você, cheios de paz e acrescentam muito a cada crônica publicada.
Beijos!
Bom sábado de paz, querida amiga Taís!
ResponderExcluirEm primeiro lugar, como eu gosto de lhe chamar de Amiga, até porque nunca desmereceu o carinho do "título".
Depois, os blogs são um meio de comunicação interessante, criamos laços com quem nunca talvez nos vejamos, mas tudo é possível e não está longe nos conhecermos pessoalmente... visto que já temos uma noção, ainda que parca, de como é cada blogueiro. Enganos? Pode haver sim... mas, na maioria, não!
As palavras , se são sinceras, refletem bem como é cada um do outro lado da tela, e a PAZ reina entre nós, quem é briguento, fica de fora e ponto final.
Não ganhamos para nos aborrecermos com quem quer que seja, já podemos nos dar o luxo de escolhermos nossas amizades. É tão bom!
Se a idosa não tivesse tido conforto emocional no convívio, na certa que não continuaria. Assim acontece conosco.
Já que não ganhamos nada de material, estamos por Amor à Arte, pelo cultivo da amizade que um dia lançaram a semente em nosso coração.
Vale muito a pena termos uma sadia convivência em nossa solitude quando no sossego do nosso lar, depois do convívio necessário social, nos recolhermos entre pessoas que nos querem tão bem.
Obrigada pela partilha de temas sempre relevantes em suas crônicas e por ser tão ética no trato conosco, Amiga.
Tenha um final de semana abençoado!
Feliz Dia do Amigo!
Beijinhos fraternos de gratidão e estima
Gostei de ver a foto de Dagny, que esteja em paz !
ResponderExcluirA blogosfera é , salvo raras excepções, um espaço de convívio sereno , interessante e muito rico.
5 de Novembro de 2007 foi quando abri o "são" e tem sido uma óptima companhia e um espaço aberto ao mundo.
Querida amiga, fraterno abraço e excelente fim de semana :)
En los blogs se comparte pensamientos inquietudes y todo lo que nos hace disfrutar. Hay una buena variedad de aficiones que nos lleva a compartir.
ResponderExcluirFeliz fin de semana.
Llevo años en esta comunidad y si hay muy buena interaccion entre blogueros,si se de alguien que escribe comentarios ofensivos con nombre y otras veces anonimamente,a pesar de ello en general es un buen ambiente.Me ha gustado mucho esta entrada y llegar a tu casa.Te dejo un gran abrazo!
ResponderExcluirTaís querida, tua crônica é um verdadeiro tributo à alma da Blogosfera esse lugar mágico onde palavras nos encontram e afetos nos reconhecem, mesmo sem nunca termos apertado as mãos. Ler-te é lembrar o porquê de estarmos aqui: não por fama, não por vaidade, mas porque escrever é nosso modo de respirar mais fundo e oferecer ao mundo o que nos transborda.
ResponderExcluirE tu descreveste com tanta beleza esse território de trocas sinceras, onde a criação é festa íntima e a leitura é abraço silencioso. Sim, aqui estamos com o coração em festa e tua escrita confirma isso a cada linha. Dagny Carlsson, essa blogueira centenária que nos deixaste como exemplo, é símbolo perfeito da força que habita quem vive para expressar e compartilhar. Que legado! Que inspiração!
Obrigada por dar voz a esse sentimento tão coletivo, tão verdadeiro. É uma honra partilhar esse espaço contigo. Com carinho e admiração🥰
Fernanda 😘
Oi Taís
ResponderExcluirQue texto legal
Eu amo ter blog
Já dei algumas pausas como vc sempre vê
Mudo sempre de link
Nunca sossego né kkk
Mas não consigo viver sem
Eu amo escrever , sinto vontade de me expressar
De compartilhar o que amo e o que sinto
É a blogosfera é ótima pra isso
Gostei de saber da blogueira mais velha do mundo
Agora vai blogar no céu hehe
Abraço amiga
Boa crónica! Mas...
ResponderExcluir... por aqui, do outro lado do Atlântico,
grassa algum desencanto...
... por aqui, a blogosfera
já não é aquilo que era
Mas para mim continua sendo
tudo o que, de diverso, vou escrevendo
Escrevo, contos, memórias,
histórias
poemas,
descrevo cenas
Faço militancia
e à luta dou importância
Contudo
o meu blog não muda o Mundo
mas... só te digo
não desisto
Abraço
Minha querida amiga Taís,
ResponderExcluirPrimeiro, vamos ao ponto humano e depois ao prazer de "blogar".
A polarização também existe na "blogosfera". Seria uma ilusão acreditar que quem usa "Twitter", "Facebook", "Instagram", etc..., também não estaria AQUI. - Aliás, "Instagram" o "nomezinho mequetrefe". 😅😅😅
Um dia, nós dois (por um engano), paramos de socializar e interagir em nossos "blogs". Isso aconteceu porque, somos seres passionais, emotivos e, por que não dizer, um tanto vaidosos. Mas, o "momento de engano" passou, pois, o que é belo brilha e perdura e nós nos respeitamos e somos amigos de longa data.
Sobre o prazer de escrever... Escrever um "blog", é uma jornada de puro prazer. Não há nada como a sensação de transformar ideias, pensamentos e experiências em palavras que ganham vida na tela. Um "blog", é um espaço primeiramente solitário, onde você pode ser autêntico com suas ideias, compartilhando suas narrativas (depois de publicar), se conectando dessa maneira com pessoas que ressoam com o que você tem a dizer. Cada postagem é uma oportunidade de aprender, crescer e explorar novos tópicos, enquanto a satisfação de ver seus leitores engajando-se com seu conteúdo (lendo e comentando), é uma recompensa inestimável.
Um "blog", é também um hobby que nutre a alma e aguça a mente, tornando-se uma fonte constante de alegria e realização.
Beijos e bom final de semana!!!
El mundo de los blogs es lindo y variado. Te mando un beso.
ResponderExcluirEstou em várias plataformas de mídia social e a blogosfera é mais tranquila, talvez porque tenha menos visibilidade.
ResponderExcluirNova tirinha publicada.
Abraços 🐾 Garfield Tirinhas.
Uma bela varredura na arte de blogar Taís. Já tinha lido sobre esta nobre senhora. Assim como você eu me sinto leve e alegre na blogosfera, não me incomoda números e sim as palavras amáveis e orientadoras, que se entrelaçam nos comentários. Há leveza na blogosfera, o que nos torna mais proximos.
ResponderExcluirBonita e generosa partilha de reflexões Tais.
Bjs de paz e feliz domingo para uma semana com leveza.
Taís:
ResponderExcluirsí la blogosfera es un espacio muy interesante y maravilloso porque permite conocer a gente que, de otro modo, no conoceríamos nunca.
Abraços e bom domingo para vocês!
Gracias a este mundo virtual he podido conocerte. Me gusta decir que Internet es una ventana al mundo maravillosa.
ResponderExcluirEl mundo de los blogs une mucho y se aprende también mucho.
Unidos en la distancia.
Abrazos querida, Tais.
Que post tão interessante, dá vontade de voltar a explorar a blogosfera com curiosidade e aconchego!
ResponderExcluirBoa semana!
Com carinho,
Daniela Silva 🦋
Visita o meu cantinho: https://alma-leveblog.blogspot.com
Espaço de convívio e troca de conhecimentos.
ResponderExcluirSou fã.
Beijo, boa semana