4 de maio de 2014

UMA GERAÇÃO FELIZ

 

Cayetano A.Buigas - 1932 Espanha




- Tais Luso de Carvalho


Eu tinha pressa para entrar na idade adulta: queria ter conta para pagar, queria ter casa para cuidar, marido e filhos; eu queria andar de salto alto, usar batom e ter pencas de responsabilidades. Achava tudo isso lindo! Pois é...

Lembro de minha adolescência, não era a adolescência de hoje! Eram outros tempos. Lembro que peguei, da biblioteca de meu pai, o livro “O Muro” - de J.P. Sartre. Por algum tempo ele passou a ser meu companheiro, colocava na mochila e Bora Lá! Mas o meu objetivo era aparentar mais idade, mostrar que meu pequeno mundo valia a pena, que eu lia algo substancial, que era adulta. Adorava a polêmica que cercava o livro, as ideias de Sartre. A legítima adolescente: não incomodava, mas fazia barulho.

Meu pai descobriu e ficou preocupado com a minha suposta rebeldia. Sua filha lendo Sartre? Pobre do meu pai, eu peguei Sartre porque chamava atenção. Mas fiquei firme, deixei ele queimar as pestanas. Eu só queria fazer onda, ser adulta. E com aquele livro, pra lá e pra cá, e no colégio das freiras? Que sarna pra me coçar! Eu achava que enganava. Mas um dia vi que não adiantava muito e o coloquei no mesmo lugar. Foi um belo companheiro. Pobre Sartre, se soubesse…

Mas depois desta encenação toda, que não levou a nada, resolvi redecorar meu quarto. Fiz uma colcha e almofadas de uma cor que arrepiou minha mãe, colcha e almofadas pretas com enormes flores de feltro aplicadas - gigantes e bem coloridas! Parecia coroa para defunto. Coitada, minha mãe ficou petrificada. Mas eu achei divino, quem ousaria colocar um troço daqueles em seu quarto? Consegui fazer algo completamente fora dos padrões. Eu queria ser diferente e ter a minha linguagem. Meu surrealismo precisava ser aceito!

Minha adolescência foi um pouco contestadora, nada além disso, mas algo para dizer que eu fazia parte do mundo; marcar meu espaço. No geral fui uma garota feliz, praticava esporte (hipismo), e adorava ler. E meus pais compreenderam aquela minha fase e nunca bateram de frente com minhas ideias surrealistas. Que fase xarope, a adolescência.

Meus cabelos eram como camaleão: mudavam de cor. Eu frequentava a igreja católica, mas queria ser protestante; estudava em colégio particular, mas queria estar num público. Brincava de ser freira, mas queria ser Hippie.

Mas não cheguei a dar trabalho, não. Apenas confundia o meio de campo; fazia barulho.

Sou da geração que não conhecia silicone e nem mulher com boca de gamela. Os programas de televisão nem de longe se pareciam com os BBB da vida. Tínhamos músicas de verdade! Festivais da MPB, música italiana, francesa, americana… Que saudades! Tínhamos os Beatles, e foi com eles que conheci o histerismo feminino. Que loucura foi aquilo. Mas, se eu soubesse que viveria num mundo mais hostil, preconceituoso e agressivo, não ficaria com tanta pressa para crescer, para tornar-me adulta. Curtiria por mais tempo minha adolescência treinando em meus cavalos, inventando músicas esdrúxulas no piano, algumas coisas surreais e fazendo de meus cabelos um verdadeiro carnaval. Eu não sabia o tanto que eu era livre e feliz!

Mas sinto a falta de ídolos, hoje coisa rara! Também não imaginei que mais adiante haveria uma Indústria da Beleza que enterraria o verdadeiro sentido da vida: o de envelhecer com dignidade e sabedoria. Hoje vivemos numa luta angustiante para mantermos a juventude eterna! Que coisa doentia.

Vivo num mundo muito louco onde cada um veste sua fantasia, pula sozinho e compartilha o que não deve. Vivo num mundo globalizado, em que tudo é aberto aos outros, e perdendo muito de nossa privacidade.

Guardarei todas recordações com carinho, o que certamente não ocorreria se minha adolescência fosse hoje. Onde o excesso de liberdade deixa suas marcas.








25 comentários:

  1. 0i Tais, agora você me fez chorar, quanta recordação,tudo isso também povoa a minha alma, e eu também, igual à você, queria crescer logo. Agora acredito ser a mais nostálgica pessoa do mundo. Guardo meus discos antigos, tenho o maior ciúme. Que época maravilhosa aquela.Amei, parabéns.bjs.Ainda tenho também um vestidinho de lastex.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Loudinha, quando as coisas desandam, queremos mais é nos grudar num passado mais saudável. Lastex... lembro bem!
      Um beijo. Obrigada.

      Excluir
  2. Boa noite, querida amiga Tais.

    Sou dessa geração e me lembro de tudo isso com saudade. Havia sonhos, idealismo, música boa...

    O Elvis Presley...
    Tenho tanto material dele aqui, e quando o assisto, primeiro tomo um banho. Fico perfumada para assistir esse show da vida!

    Safra de boa música, parece que jamais existirá.

    Ainda bem que a tecnologia nos permite selecionar o que nos faz bem.

    Que a sua semana seja de paz.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquela safra de músicas não dá para esquecer... Não terá igual.
      Beijos, querida Amapola!

      Excluir
  3. Que saudade que dá quando se volta no tempo, tenho também bem vivo em minha memória tudo isso, também gostava de ler livros difíceis, rs, fui incentivada desde menina a ler, (postei no meu blogue levitar.., sobre isso), foram Anos Durados mesmo, não voltam mais, temos de seguir nos adaptando ao que está aí!
    Amei ler por aqui, me identifiquei com tudo!
    Abraços e tenhas uma linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Ivone, dá para reparar que todos falam do passado, da nossa infância, da adolescência... Belos tempos. Claro que nem tudo foram rosas, mas nossas lembranças particulares foram outras.
      Beijos, ótima semana!

      Excluir
  4. Vou-me embora pro passado:

    http://www.youtube.com/watch?v=J_2OsmoBFTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rss, adoro o Jessier Quirino! Sensacional!
      Também tenho vontade de me mandar...
      Beijo, Fábio.

      Excluir
  5. Tais, mexeste com as lembranças e recordações de muitas de nós, tuas leitoras e o fizeste brilhantemente! Adorei te ler .Ri, revivi, lembrei e me entristeci, como tu, com o final.Pena que assim seja! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica, pois é, a coisa está tão feia, tão desestimulante que é difícil de ver um futuro, mas o passado ninguém nos tira. Dá para sonhar...
      Beijão, ótima semana.

      Excluir
  6. Como eu a entendo Tais!
    Acho que a nossa geração em qualquer parte do mundo sente o mesmo. Um belo texto que assino por baixo sem complexos. Anda tudo virado do avesso e sem valores nem respeito.
    Uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, o ser humano perdeu totalmente o respeito por si, e imagina pelos outros.
      É só falcatruas!
      Beijo, querida Emilia.

      Excluir
  7. Olá minha querida amiga Tais, acho que pertenço sempre a outro tempo, talvez esse que tu falas, um passado não muito distante de tempo, mas distante em tecnologias que é praticamente coisa recente...Devo dizer que, te ler me dá muito prazer, eu não resisti e ri um bocado com tuas lembranças...mas isso de querer crescer, acho que quase todos pagamos pela língua né ?pois quando crescemos aparece um desejo profundo que tudo voltasse...Vi uma entrevista com a Fernanda Young (acho que se escreve assim rs), e ela dizia que imaginava a hora de ser maior, independente, fazer o que queria, ir para onde desse vontade, mas daí ela percebeu que ao chegar na idade desejada, pelo copntrário, sentiu-se mais presa ainda, com as responsabilidades...acho que é esse o nosso problema quando criança, não imaginamos que a suposta liberdade está eivada de responsabilidades, e que não compensa querer crescer, achei bem legal isso.
    Minha querida amiga, admiro demais este poder que tens de colocar ordem nas palavras e idéias, eu senti uma imensa nostálgia no começo da crônica, algo bom e então caímos no final, um final, não cruel, cheio de esperança, mas real. Talvez, para mim esteja aí o encanto de teus escritos, consegues um equilíbrio que eu desconheço quando escrevo, mas aqui nos teus escritos acabou se tornando algo encantador, és uma encantadora de palavras.
    ps. Meu carinho meu respeito e meu abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jair, ah... eu não tenho dúvidas que minha geração perdeu em algumas coisas mas ganhou bem mais; os valores eram outros e isso moldou nosso caráter. Diria que éramos inocentes e românticos. Valorizávamos coisas e sentimentos que hoje não vemos com facilidade. Queríamos crescer, mas que mal havia nisso? Sonhos, sonhos. Parece que o ser humano era mais valorizado, não? Sei lá, hoje está tudo muito abagunçado. Na verdade, conforme o lugar que se vai, temos é de andar de 'perneira'...
      Querido amigo,muito obrigada por tuas palavras, é sempre um incentivo para os contadores de histórias, como nós todos.
      Grande abraço!

      Excluir
  8. Taisamiga


    Como certamente já sabes, estou (infelizmente…) de volta a este vale de lágrimas em que os criminosos que dizem que nos governam reina a felicidade e até consegui(mos?)ram uma saída limpa (???) depois de quase três anos de sofrimento, de penúria, de pobreza e de resignação. Somos assim, masoquistas, gostamos de levar na cabeça, que raio de vida e de estar de cócoras.

    Goa ficou para lá voltar no próximo ano. Entretanto, estarei por cá e tentarei ir acompanhando, como habitualmente faço, este teu blogue. E, sempre que possível, comentando. Mas, hoje, ainda não comento…

    Abç ao Pedro & Qjs para tu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rss, tá bom, Henrique, hoje não comenta!! Entendo, ficou cansado da viagem a Goa. Agora descansa nesse belo Portugal que também está em crise, OK?
      Um beijo pra você e Raquel. Esperamos que estejam bem e felizes.

      Excluir
  9. OI TAÍS!
    LENDO TEU TEXTO, FIQUEI A PENSAR EM MINHA ADOLESCÊNCIA, NAS CRISES EM BUSCA DE MIM MESMA E NO QUANTO EU ERA FELIZ TAMBÉM E NO QUANTO DE ORGULHO TÍNHAMOS POR NOSSO PAÍS.
    ESTUDAVA EM COLÉGIO DE FREIRAS E AS SEXTAS FEIRAS, IMPRETERIVELMENTE TÍNHAMOS A HORA CÍVICA, QUANDO SE CANTAVA O HINO NACIONAL, O DO RIO GRANDE E O FAZÍAMOS COM MUITO RESPEITO.
    MUITO BOM TEU TEXTO, CONSEGUISTE NOS LEVAR DO ENCANTO À DURA REALIDADE.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zilani, é verdade, saímos do sonho - agora conseguimos avaliar melhor. Falamos da conturbada adolescência, mas esquecemos de ver as coisas boas da época. E como foi bom ter estudado em colégio de freiras! Eram exigentes, disciplinadas, nos colocavam no tranco certo, rss.
      Beijos, que bom você aqui, obrigada!

      Excluir
  10. É isso mesmo amiga...Também vivi o que você viveu, e muito feliz!
    Tenho muita pena das adolescentes de hoje! Pobre juventude perdida...
    Mas eu sou otimista e creio que para arrumar o que está bagunçado é preciso desconstruir primeiro...Acredito que um dia tudo volte ao normal e as crianças possam ser crianças, os jovens possam viver a adolescência e os adultos se comportarem como tais...

    Beijos

    Algumas blogueira disseram que tiveram dificuldades para encontrar meu link no perfil, por este motivo estou facilitando, deixando-o abaixo.

    http://marciagrega.blogspot.com.br/2014/05/voce-tem-compulsao-por-compras.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marineide, também penso, seria 'desconstruir'. Mas acho Impossível. É como se voltássemos ao séc 19, depois de tantos avanços. Acho que estamos sofrendo uma fase de adaptação para depois entrarmos no tranco certo: nem tanto lá, nem tanto cá. Por enquanto tudo está voltado para a tecnologia, só para ela - 24 horas...

      Beijos!

      Excluir
  11. Tais, por coincidência, enquanto tomava banho, hoje, voltei meus pensamentos para minha época de adolescente. Só desejava jogar bola na rua, brincar, como criança. Certa vez até ouvi meus pais comentarem que eu já não tinha idade para isso (rss). Nunca fui rebelde e pintar os cabelos estava fora de questão, pois minha mãe jamais permitiria. Muitas coisas eram proibidas, mas a liberdade atual é exagerada, em meu modo de ver o desenvolvimento dos jovens. Aquela educação, no entanto, em nada prejudicou minha formação. Adquiri valores e aprendi a respeitar os demais e a mim mesma. O mundo mudou, para pior. Tínhamos orgulho de ser brasileiros e olhávamos o futuro colorido de esperança, o que não podem fazer os nossos jovens. A ciência alcançou altos patamares, a tecnologia abriu portas... mas os seres humanos regrediram. E só eles podem provocar as mudanças tão ansiadas pelos conscientes. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rss, também jogava bola, amarelinha na calçada, bandido e mocinho... 'virgi', como fui criança! O carnaval dos cabelos começou na adolescência. Concordo com você; O MUNDO MUDOU PRA PIOR! Olalá... E as amizades não têm o mesmo 'gostinho'.
      bjs.

      Excluir
  12. Querida Tais: Bonitos y nostálgicos recuerdos de juventud que me han hecho recordar viejos tiempos.

    Para completar esta entrada te felicito al poner esa bonita obra de Cayetano de Arquer Buigas pintor impresionista catalán, no solo conocido por sus mujeres y sus poses de su “nuca”, aunque también toco diversos temas como pintura ecuestre, bodegón o paisaje entre otros. Su técnica principal fue el paste. Un gran representante de la pintura catalana del siglo XIX.

    Mis felicitaciones por los diversos temas que tocas tan interesantes.

    Un fuerte abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Amelia, ao postar essa obra lembrei de você!
      Agradeço seu comentário, fiquei feliz por ter gostado.
      Meu carinho pra você, amiga.

      Excluir
  13. Viajei no tempo com a tua crônica: maravilhosa! Adorei!

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís