20 de janeiro de 2009

A FESTA PARA BARACK OBAMA!


-tais luso de carvalho

 

A posse foi do 44º Presidente dos Estados Unidos; mas a festa foi para o cidadão Barack Obama! Nunca um presidente teve uma recepção igual. Assisti tudo com a emoção dos vitoriosos. Com a emoção dos negros, das minorias perseguidas e humilhadas. Gostei daquela altivez misturada com simpatia e carisma. Chegou o dia em que os negros lavaram a alma da opressão a que foram submetidos. Da injustiça por que passaram. Não dá para admitir que um povo submeta-se a outro; que uma raça se ache superior. Por isso, mais do que tudo, foi a festa das diferenças.

Emocionante foi constatar que em cada rosto havia muito orgulho; uma emoção sofrida por uma história de humilhação. Em cada coração dos eleitores de Obama, havia um pedacinho que também tomava posse da maior potência do mundo. Via-se pessoas de todas as raças e idades confraternizando pelo mesmo motivo: a eleição de Obama.

A cantora Aretha Franklin, canta My Country, e emociona demais; leva o povo às lágrimas. Ela, que já havia cantado na posse de dois presidentes, também estava emocionada; com seu canto homenageou além de Obama, seu pai, amigo de Martin Luther King. Foi lindo!

Apesar de que possa haver riscos de atentados contra Obama (os racistas estão em todas as partes), fica a esperança de que todas as raças se respeitem. Em seu discurso de posse Obama falou em seu pai, que há 60 anos, como negro, não podia almoçar num restaurante nos Estados Unidos, e hoje seu filho recebe o título de presidente de seu país. Como deverá estar se sentindo Obama com esta manifestação de confiança e esperança manifestada pelo pela maior nação do mundo?

Mudanças importantes foram exaltadas num discurso eloqüente, onde Obama pediu tolerância e trabalho ao povo norte-americano. Falou em lutar para fortalecer a paz mundial, num discurso que durou 20 minutos; não precisava mais, disse tudo.

Assisti ao trajeto do Capitólio à Casa Branca, onde todos estavam unidos em torno de uma esperança. Vi um casal unido e simpático. Acredito que Michelle Obama fará 'bonito' - personalidade não lhe falta.
Espero que, ao final da festa, os norte-americanos e todos nós além-fronteira, que assistimos a festa, não esqueçamos do que disse o presidente: ‘vivemos num mundo em que todos são livres e merecem buscar um estado de felicidade’. Pelo menos é o que se espera: que todos sejam livres!

Hoje é só festa: amanhã começa a árdua tarefa de Obama, de reconstruir o país, de manter a paz mundial, de resolver os conflitos mundiais. Nada será fácil, mas acredito que o mundo inteiro está na torcida!

13 comentários:

  1. Realmente suas palavras descrevem a posse do novo Presidente dos EUA-com mta realeza, e de forma que nos fazem refletir sobre um país que por tanto tempo na história se achava " dono do mundo"!
    É bonito ver nem que seja por alguns momentos, essa união de povos, onde deixamos para trás toda as ignorâncias que fazem o mundo pequeno, mesquinho, e vazio.
    É lindo, poder acreditar que podemos nos transformar, e trazer a tona sentimentos profundos, capaz de gerar tal felicidade!
    A única coisa que me preocupa é quando vejo a imprensa, colocar alguém nas alturas, transformando essa mesma pessoa praticamente em um "Deus", que possa resolver todos os problemas...quando o que podemos ver que a maior alegria do povo norte americano, é a sáida de Bush...pois se nós olharmos para trás iremos lembrar do nosso presidente Lula, e tudo aquilo que ele pregava...
    Vejo a parte do racismo a mais importante, pois já é tempo de darmos as mãos, e deixarmos de lado as diferenças, e decretarmos Não ao racismo! Pois pelo que sei somos todos irmãos perante as leis!
    E quem sabe um dia possamos diminuir o preconceito também contra as mulheres, que ainda é maior que a pobreza, e o negro...e quem sabe seguirmos o lema Francês que diz:
    Liberdade, Igualdade e Fraternidade
    Bjs da amiga carioca.
    Wal.

    ResponderExcluir
  2. Tais

    Obama tomou posse! quer se queira ou não, tudo mundo tem os olhos postos no homem que se elevou ao mais alto nível da governação mundial.
    Aretha Franklin, ao cantar foi o símbolo da esperança de um mundo melhor, de novo patamar social e económico.
    Agora governação em estado de graça!
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Anônimo08:45

    Quanto a mim, eu não vi absolutamente nada! Ou estava na lavoura em pleno sol escaldante ou estava no tronco recebendo minhas chibatadas cotidianas: ai, ui, ôa. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. O que me deixa mais... mais... (sei lá!) é que ele é negro com o sobrenome Hussein! Isso é incrível, salutar! Eu acompanhei a posse quando cheguei do trabalho. Ontem vi pela MTV como foram os bailes... e em todos, ele foi ovacionado como um popstar! Acho que a esperança que o povo depositou nesse homem é fascinante de se ver. O homem mais influente e poderoso do momento é negro, do Quênia, Hussein... é muita mudança e fico feliz de ter presenciado esse momento da história.

    Monteiro Lobato já previu isso, certa vez. Acho que até ele ficaria abismado.

    ResponderExcluir
  5. Ele já começou muito bem, ao meu ver. Bola pra frente!

    bjx

    RF

    ResponderExcluir
  6. Anônimo20:24

    O Obama tem todas as condições de fazer um ótimo governo, tem o apoio do povo de seu país e de todos os outros também.
    Vim agradecer sua visita e por ter decidido seguir meu blog.
    Desejo sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo21:32

    Ambos tivemos a mesma idéia de marcar com um artigo a posse de Obama. O meu mais breve no comentário procurou dar mais enfase às imagens. Acho que ambos se completam. Muito legal seu texto e concordo plenamente com vc.Temos que depositar nossas esperanças num mundo melhor Temos que acreditar na capacidade do homem de buscar justiça e fraternidade. Apesar dos Bush da vida, e ainda tem 22% de americanos que consideram o governo de Bush um bom governo e por aqui tb tem muitos Bush, parece que a humanidade dá um passo atrás mas logo em seguida dá dois a frente. Obrigado pelo seu comentário em meu Blog.
    Bernardo

    ResponderExcluir
  8. Ola td bem...obrigado pela visita no PDV Ativo...sempre que puder faça-nos uma visita...ja estou acompanhando seu blog...abrazz

    ResponderExcluir
  9. Anônimo19:05

    Passei para retribuir retribuir a visita e avisar que tem um prêmio para você lá no meu blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi, Darcy, já estive no seu blog e agradeço o prêmio Dardos. Trarei para o Porto das Crônicas e seguirei a regra: repassarei aos 15 blogs de minha escolha.

    Um abraço e obrigada por escolher o meu blog entre os seus preferidos.
    Tais

    ResponderExcluir
  11. Também gostei, também me emocionei, também estou aí, na torcida. Só tenho receio que o mundo inteiro, cansado do anormal do Bush, esteja a por a fasquia muito alta e à espera de milagres...

    vamos ver. Estou convicta que Obama irá fazer a diferença mesmo sem milagres.

    Um beijo ronronado.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo00:32

    Infelizmente já começou errando quando leu um texto da posse com erros e teve que refazer o juramento.Se fosse no Brasil todo mundo ia cair matando...

    ResponderExcluir
  13. Anônimo11:47

    Oi Taís,

    Obrigado pelo link nos seus parceiros.
    Também te adicionei aos meus parceiros em:
    http://videodeviolao.blogspot.com
    http://trabalharseguro.blogspot.com
    www.papocicuta.com.br

    Um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís