7 de junho de 2015

ACORDANDO COM DESPERTADOR


- Tais Luso

Putz, como é triste você ser cortada de um sonho lindo ou no desenrolar de um sonho surreal, com aquela trama complicada de entender, mas extremamente curiosa. Somos acordados por um despertador histérico que não espera um momento para o fechamento da história em andamento. Fico com um pesar de cão, gostaria de ter no final a revelação do meu inconsciente. Enfim ser uma surrealista, pois não é sempre que meus sonhos são interessantes para valer uma crônica. Uso pedaços de sonhos, sonhos raramente inteiros, e que no final ficam com cara de hiper-realistas. Está difícil sonhar... Difícil querer e não conseguir fugir da dureza dos noticiosos, muitos deles viram pesadelos. Difícil largar as preocupações do cotidiano, difícil cumprir todas as metas estipuladas.

Conheço gente que nasceu para sofrer - já no despertar do dia. Uns colocam o despertador dentro de uma panela para intensificar o barulho; outros colocam 2 despertadores, com o intervalo, entre um e outro, de dez minutos para tirar o ranço. Dizem que é para ir acordando aos poucos.  É uma tentativa meio paranoica, mas pode ajudar, quem sabe. 

Mas têm pessoas mais 'pesadas', que colocam o despertador no banheiro. Isso sim é o Calvário! A correria deve ser grande para que o relógio não acorde os vizinhos. E pulam da cama derrubando tudo, pisando no cachorro... E devem acordar bem mal-humorados.

Mas essa crônica nasceu porque chegou um novo despertador: em vez de gritar, ele acorda suas vítimas exalando perfume de café passado, pãozinho de queijo, cheirinho de mar … vários cheiros. Seu criador é um jovem francês Guillaume Rolland. É um despertador com sensor: Sensorwake. Custa 66 euros. 

Parabéns a todos nós, creio que acordaremos mais felizes. Só mais um pouquinho e o cheirinho de café passado chegará aqui em casa! Creio que acabou a paranoia.








48 comentários:

  1. Taís, um ex me traumatizou com isso do despertador. Bem... Não só com isso, quando a gente dormia junto ele RONCAVA FEITO UM PORCO! Ou seja, ele era o despertador (ou o "evitador") natural do sono de qualquer um. E ele tinha uma mania de programar o alarme do celular para tocar antecipadamente, começando às quatro e meia da manhã para sair da cama às sete e meia, tocando de meia em meia hora. E o alarme era terrível, o Bob Esponja gritando: "Hey, sou eu, atende. Atende o celulaaaaaaaaaaaaaar!!!" com aquela voz estridente que todos nós conhecemos, huahuahauahuahua! E pior que o individuo tinha um sono tão pesado (inveja!) que sempre voltava a dormir.
    Mas esse despertador aí com cheiro de café, será que funciona? Comigo não funcionaria, nunca um aroma de café teve o poder de me acordar quando o Rivotril resolve dar seu ar da graça.
    Tenho um despertador muito mais eficaz, porque afinal, despertador convencional e com cheirinho de café ou croissant é para os fracos:

    https://youtu.be/1s42Ge2bZNo

    Beijos amiga. Boa semana para ti. :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rss, em suma, seu namorado era O CARA! Que loucura essa criatura. Bem, acho que o novo despertador deve funcionar, diz que em 2 minutos o aroma mostra a que veio. O Rivotril deve ter 8 horas de efeito, tomando no prazo certo, não tem o porquê não funcionar, só se você for toda entupida! rss
      Vi o vídeo, que coisa fofa! Mas eu colocaria o gatinho debaixo do cobertor e pegaria no sono... Esse despertador pra mim não funciona.
      Beijo grande!

      Excluir
  2. Aqui em casa eu acordo ANTES do danado do despertador,rs... Minhas dores e pernas acordam cedo, isso quando dormem... Mas toco em frente e não dou mais bola! Esse tipo de despertador é legal...Senti cheirinho de café , pode até fazer sonhar que chegaremos na cozinha e terá uma linda mesa, daquelas de filmes ou comerciais, tudo prontinho:só sentar, sorrir e engolir!

    E acho que o DESPERTAR será nessa hora:a dura realidade. Se não fizermos o café, ninguém o toma,rs... Beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu também acordo antes, aliás, várias vezes só pra geringonça não tocar. Então é um sono horroroso! Sou inimiga de despertador. Um inimigo necessário. O legítimo "Dormindo com o inimigo"...rsss
      Beijo!

      Excluir
  3. Taisinha, a tua crônica, que não renuncia à boa qualidade, remete-me à infância. Lembrei-me do tempo em que acordava com o despertador, ainda muito cedo, para fazer o lanche e depois tomar o rumo da escola. Hoje sinto, com a estridência do despertador, relutância para acordar e nostalgia.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que adoras despertador! Temos 2 dentro no quarto!!! rssss A tua alegria é a minha desgraça! rsss O que a gente não faz por amor?
      Beijinho!

      Excluir
  4. DEBE SER MUY DELICIOSO DESPERTAR CON EL AROMA DEL CAFÉ DE BRASIL.
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que deverá ser!
      Grande abraço, uma linda semana pra você!

      Excluir
  5. Amiga Taís, detesto o som do despertador, sempre acordava antes, rsrs, hoje não preciso mais, meu marido desce, faz o café, o sol entra pela minha janela e sinto o aroma delicioso,rsrs, desço e tudo já está na mesa, pois é, tenho essa mordomia, ele precisa levantar cedo para tomar os remédios e aproveita e já faz o café e é tudo de bom!
    Amei ler, sempre muito bem escritas as suas crônicas, que bom que agora há o relógio sensorial de aromas, amei, café é mesmo o melhor aroma, adoro!!!
    Abraços linda amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rss, espero ansiosamente! Irei variar de aromas, cada dia da semana um aroma diferente. Você é uma felizarda...
      Beijinho, amiga!

      Excluir
  6. Uhhh odeio... rs ... Taís... Mas ninguém pode perder hora!!
    Seria bom poder dormir só mais um pouquinho!!
    Mas quando posso não consigo!.rs.
    Beijão amiga!, boa semana!
    Mariangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que você não consegue dormir mais, acostumou a levantar na hora certa! O sono da manhã é o melhor! aiaiai...
      Beijo, amiga.

      Excluir
  7. Boa tarde querida Tais..
    eu sofria com o do meu pai rsrs
    acordava a casa toda aquela joça que abria o vozerão do cara da rádio as 5 da matina rsrs
    eu tenho trauma de tic tac..
    a mãe comprou que é um pesadelo srrs
    eu sou tão bom de ouvido, que se a torneira pinga eu escuto e tenho de levantar fechar ela melhor se não o sono já era..
    tempos atrás uma vizinha aqui perto tinha o galo..
    putss pentelho aquele desgraçado..
    problema que não era as 6 da manha era de hora em hora rsrs
    cansou de bimbar as galinhas.. nunca mais vi o dito cujo..
    mas nada melhor que acordar com o canto dos passaros.. ainda hj consigo acordar assim..
    natureza sabe tudo não é..
    beijos e feliz sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rssss, lembro que nossas férias na Serra, também havia um galo (do vizinho) que fazia plantão na nossa janela, putz fiquei traumatizada. Vinte dias ouvindo o galo às 5 ou 6 da matina. Sempre a mesma hora. E não consigo dormir com janela batendo. Também tenho minhas histórias.
      Bjus, querido amigo!

      Excluir
  8. Soneto-acróstico
    Ao sono

    Se é imperioso acordar na hora
    Então as suas precauções tome
    Melhor saltar da sua cama agora
    Despertar já depois o sono some.

    E adianta jogar despertador fora
    Se preguiça matutina tem nome?
    Preguiçoso, mais tempo implora
    E não lhe importa sequer a fome.

    Rápido, pule do confortável leito
    Tenha em mente o compromisso
    Assim, da vida tira mais proveito.

    Dormir relaxado lhe dá algum viço
    Olente será então seu dia perfeito
    Restaure-se e fique bom do toutiço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é a maneira que se acorda, e não a hora que se acorda. Por isso espero despertar com aroma de café, pão quentinho... Não há cérebro que aguente despertar aos gritos! rss, despertador é gritaria!
      Grande abraço, Jair! Obrigada pelo ótimo soneto "Sem despertador".

      Excluir
  9. Acordar com o cheirinho de café é muito bom... Um feliz dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida. Obrigada pela sua presença,
      Abraços e também um ótimo dia.

      Excluir
  10. Olá,Boa noite, Tais...é verdade, esse ritual, que começa com o ato de ouvir o despertador, histérico ou não, na panela ou não , com intervalos ou não,no banheiro , levantar-se, tem tudo a ver com um dia produtivo e bem humorado.Todos já tivemos ou temos a dificuldade, por diversas razões, para conseguir tirar o corpo de cima da cama,seja para continuar com os belos sonhos ou por causa dos pesadelos da vida real...
    adorei o Sensorwake...hum,esse com cheirinho de mar,é o que há!Jovem mesmo...
    de lá...sim,essa é a minha bandeira,hehehe,com tantas atribuições profissionais, só me resta blogar por prazer, do contrário estarei longe,também...tudo que faço na vida , não posso permanecer no que se torna ônus, para não perder a alegria e o sentido do bônus...
    Agradeço pelo carinho,belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Junior, a maneira que somos acordados faz a diferença: ou bem humorados ou não!
      Obrigada pelo carinho do comentário, e que bom que você voltou a blogar.
      Ótima semana!

      Excluir
  11. Não preciso de despertador. Se programo o dito-cujo, acordo muito antes dele e não durmo mais.
    Mas, Taís, sou capaz de comprar esse que você falou, só para ter a ilusão de que alguém já está fazendo café para mim hehehe!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com despertador passo a noite olhando as horas! rs Tortura chinesa. Acho que criei uma fobia por despertador, tão lindo ter fobias!!! rs
      Beijo grande!

      Excluir
  12. Tais, pode estar certa de que esse novo despertador me inspiraria outros sonhos e eu me permitiria ficar mais tempo na cama (kkkk). O meu tem um apito até sonoro e, se estiver em sono profundo, não o escuto. A sorte é que continua até me acordar. Fico impressionada por algumas pessoas não precisarem deles. Despertam no mesmo horário, todos os dias. Basta saber que tenho que estar em algum lugar, com horário marcado, que fico ansiosa e demoro mais para dormir, o que me obriga a colocar o "apitador" para funcionar. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não preciso, passo a noite olhando as horas para ele não despertar! Mas inúmeras vezes acordo antes, desligo e não durmo mais com medo de não acordar na hora certa. É um drama.
      Beijo grande!

      Excluir
  13. Pra mim despertador é sempre desperta(dor). Tudo é chato. O bom da folga, do feriado, do final de semana, é dormir e acordar despreocupado, sem hora marcada. Beijos, Tais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui não tem feriado, meu marido é um despertador! rs Mas se aviso, aí tudo bem. Durmo tranquila.
      Beijos!

      Excluir
  14. A mente humana não tem limites... Isso para nin, era tiro e queda.......para outros....um cheiro a cachaça seria melhor.... Se a minha mulher põe despertador, levo a noite acordado para não ouvir o barulho e o calar....., caso contrário, acordo a horas.....sempre.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cachaça?? rsss não pensei nisso... Cruzes, detesto bebidas com álcool, mas um tiquinho de vinho do Porto ainda vá...
      Abraços, amigo!

      Excluir
  15. Consigo acordar sem despertador e se o programo, acordo antes e o desligo. Acho, porém, uma boa invenção este novo despertador.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não apago com medo de dormir e meu marido perder o horário! Mas meu sonho de consumo é dormir e acordar naturalmente. Penso que esse novo despertador dirá a que veio...
      Abraços, amigo, obrigada pelo carinho da visita!

      Excluir
  16. Minha querida amiga Tais, lembro ainda o quanto sofri na infância por não ter sono como todos os demais em casa, todos dormiam e eu de olho arregalado e apavorado no escuro rs...tua crônica inicia falando de algo, acredito, que todo mundo ou uma boa parte das pessoas já teve, ou seja, estar num sonho lindo e ser acordado e ter aquela breve sensação de injustiça ao ser acordado rs. Sofro de insônia até os dias de hoje, tomo remedinhos...mas acordar já foi um grande problema, quando em depressão, quando conseguia dormir, não queria acordar mais, e era inútil despertador, pois mesmo sabendo de horários a cumprir, algo me dizia: dorme, dorme, dorme e eu dormia. Hoje, aqui em Rio Pardo ainda preciso dos soníferos, mas acordar não é problema, desde que comecei um mantra comigo e com Deus, ao acordar me digo: mais um milagre de Deus, estou vivo e tem um longo dia pela frente, que posso arrumar o que não consegui ontem. Assim tem sido meus dias. E não abro mão de despertador, uso música no celular e programo a televisão também, mas por vezes acordo até antes. Fiquei pensando no aroma de café, e me veio forte uma lembrança de meu pai, quando em casa pedia para minha mãe me acordar para tomar café com ele, e à medida que o tempo passava eu era despertado pelo aroma do café...sempre muito bom estar aqui, sempre tenho ótimas sensações e maravilhosas lembranças. Obrigado por mais esta bela crônica.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs, Insônia, velha companheira! Perdi o medo de não dormir, minha mesinha tem livro, caneta, bloco. Se não durmo, é porque não preciso dormir. Mas naturalmente tomo 1/2 comp. de qualquer coisa - de vez em quando, para evitar o efeito rebote.
      Quanto às lembranças, veja só como um simples café traz lembranças que mexem com a gente! Bonito seu gesto com seu pai.
      Gosto de alguns programas de rádio, talvez eles tenham me viciado a ficar acesa! Tem isso, também. Amigo, você me traz muita alegria quando vem aqui, sempre agradeço sua querida presença, sempre cordial e sincera.
      Fique em paz, sempre.

      Excluir
  17. Acordar de mansinho é bem melhor.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vinda ao blog, Pérola! Nova amiga.
      Beijos, uma boa semana!

      Excluir
  18. Olá, Tais.
    Adorei a expressão: "...com um pesar de cão" - descreve bem, o sentimento de quem é acordado a meio de um sonho bom. Mas, ser arrancado dos braços de Morfeu ou de Hipnos com esse som estridente, que fere até as profundezas da alma é horrível.
    E lhe digo,"no antigamente", aquele tempo em que não havia sequer relógio digital, e era tudo à base do bom despertador de dar corda e fazer tic-tac, até aquele som ritmado do tic-ta-tic-tac-tic-tac que tique-taqueava até ao infinito me levava aos beirais do desespero! Eu chegava a colocar o dito embaixo da cama, para minimizar o impacto do irritante tic-tac no meu adormecer.
    Hoje em dia, com os toques dos celulares, o acordar tem outra calma. Minha filha tem um lindíssimo, com o chilrear de vários pássaros sobre um fundo de ondas do mar batendo: divino. Tanto, que ela custa imenso para acordar - vivo dizendo que aquele toque não é para ela, que tem sono pesado e, com aquela "música" continua, tranquilamente, embalada no sono =)

    Quanto ao Sensorwake, acho uma boa aposta, é dos melhores despertares: cheirinho de café e pão quente pela casa.

    bj amg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carmem, quem tem sono muito leve, padece! Eu não consigo dormir com barulho de janela, por ex, o que dizer de um tic-tac paranoico! Despertar com passarinhos não é mal ideia, mas se o bichinho for um pouco nervoso, não dá. Talvez ondas do mar... gostei da ideia. Mas com cheiro de café deve ser a gloria!
      Um beijo, amiga, obrigada pelo carinho do comentário.

      Excluir
  19. Aqui, a dona encrenca põe o celular para alarmar às 5,40hs, para o meu neto se aprontar para ir à escola, só que nessa hora, eu já estou fazendo a minha costumeira caminhada, pois, diariamente acordo às 5,00hs, independente de despertadores.

    A invenção é ótima, porém, o pior é que, geralmente a pessoa acorda com fome, e com o cheirinho do pão assado, pode querer morder o aparelho. Rsrs. Bela crônica Tais!

    Beijos,

    Furtado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da dona 'encrenca'! rss Cinco horas aqui é escuro. Nosso dia começa às 7 hs e termina a 1 da madruga. Obrigadíssima pela sua presença sempre muito bem-vinda! Um belo fim de semana!
      Bjus!

      Excluir
  20. Oi Tais,
    Adorei a sua crônica,
    Quando mais jovem era dura de acordar, minha vizinha me chamava e eu respondia dormindo , coitada aí batia na janela e levantava. Morava numa metrópole e fui visitar meus pais no interior e ele me deu um filhotinho de pássaro preto, eu o colocava em cima da enceradeira e quando o despertador tocava ele voava nos nossos rostos. Nunca ganhei um despertador igual, ma um dia meu cãozinho matou meu pássaro e começou tudo de novo com a vizinha.kkk
    Durma bem
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dorli, interessante esse seu passarinho! Também gostaria de ter um assim. Mas essa de acordar com a vizinha... eu teria um ataque! rss
      Beijos, amiga!! Espere o novo despertador.

      Excluir
  21. Bom dia Tais.
    Que chato é acordar com o barulho do despertador , seja estridente ou não, mas um mal muitas vezes necessário. Nós dormimos como uma pedra por isso é necessário colocar o despertador para nos acordar . Agora ate que poderia acordar mais tarde, no momento estou de folga do trabalho, mas por causa da minha filha mantenho o horário de antes para levantarmos, com isso sempre sou acordada por este incomodo barulho rsrs. Achei bem legal esse novo modelo de despertador, mas sera que de fato é eficiente só o aroma para despertar, no nosso caso acho que não, acho ate que o cheirinho agradável iria fazer que a gente dormisse mais rsrs. Um feliz dia dos namorados para você e o Pedro, que seja um dia bem agradável. Um grande abraço meus amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mirtes, acho que deverá funcionar, sim, já passou por fários testes. O aroma vai despregando devagarzinho até que entra no nosso sentido. E como é um aroma forte, deverá nos acordar. Talvez para os que têm sono muuuito pesado não resolva. Vamos ver!
      Beijo grande, sua filha está melhor? Espero que sim.

      Excluir
    2. Boa noite Tais.
      A minha filha está melhor sim. Quando experimentar, se gostar você me avisa ? sempre é bom saber de novidades desse tipo .Abrir um novo espaço http://vivereserfelizdavida.blogspot.com.br/ Uma linda noite. Beijos.

      Excluir
    3. Aviso, sim rss! Dê um beijo na filhota, que bom que está melhor. Irei visitar seu novo espaço.
      Beijo, uma ótima noite!

      Excluir
  22. Como ya no tengo obligaciones profesionales, el despertador se ha quedado un objeto de decoración.
    Felices sueños!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari, seja bem-vinda ao blog! Muito obrigada pelo sua visita e comentário.
      Grande abraço daqui do sul do Brasil.

      Excluir
  23. Incrível a capacidade do ser humano de inventar coisas...
    Deveriam inventar um que te acordasse suavente, acariciando os cabelos kkkkk...

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tal um robô??? rssss
      Beijão, uma boa semana!

      Excluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís