27 de abril de 2020

DESCONSTRUIR REPUTAÇÕES

Francisco Brennand - Sofrimento  /   no Das Artes



___Taís Luso___

Não costuma acontecer, mas ando com  saudades de uma época que já passou. Talvez  seja pelo fato do que estou vendo, diariamente, nas mídias e redes sociais do meu país. Parece que a sociedade está em guerra. Sem dúvida, vejo que estamos na  Era  da  Desconstrução  de Reputações. Que coisa triste!
Em minutos é desconstruída a boa reputação de uma pessoa que  leva uma vida para construí-la através do seu bom caráter. Em dois toques acabam com sua moral e com sua boa reputação na sociedade. Sim, tudo pode ser desconstruído, através do ódio, que em minutos alcança milhões de pessoas nas redes sociais. Que loucura. Motivos partem de emoções, não da razão.
Nasci numa época ainda tranquila, e tenho saudades da calmaria nas ruas, sem perigo algum. Não havia a informática no Brasil, ainda. Era uma sociedade bem mais calma.
Vivi intensamente um tempo lindo. Lá atrás, não me dava conta de que no futuro a vida me colocaria diante do desconhecido, das maldades do mundo, da violência, dos fracassos e medos. Recebi um pacote que foi sendo aberto aos poucos.
Fui crescendo e descobrindo as verdades, as pessoas, as alegrias, tristezas, responsabilidades, injustiças, o ódio e a ingratidão. Mas também o amor, a solidariedade, a delicadeza. E só por esses sentimentos a vida vale muito.
No entanto, causa-me pena em escutar, ainda, muitas lamúrias ditas por pessoas conhecidos que continuam a se lastimar por coisas que ficaram lá atrás: pelo que não tiveram; pelo que não fizeram; pelas oportunidades perdidas. O processo de cicatrização não se concretizou. E a culpa é do mundo, dos pais, da sociedade. Dos outros. As feridas estão tão vivas nessas pessoas que não lhes permite uma vida plena e feliz. Fazem questão de se manterem infelizes. Rancorosas. Maldosas.
Contudo, se eu tivesse de escolher entre todos os meus momentos, mesmo  um pouco saudosa, escolheria a minha maturidade atual: é a fase de maior liberdade e equilíbrio. A objetividade também se insere mais nesse período de nossas vidas - é fato. O tempo que temos não é mais uma eternidade como eu pensava na minha infância, mas sempre existirão novos sonhos e novos desafios. É só não deixar escapar.
A vida, em toda a sua complexidade, tem de fazer sentido. Não cabe mais ressentimentos, cabe é a vontade de ser feliz.



___________________//______________________








46 comentários:

  1. Boa madrugada de nova semana, querida amiga Taís!
    Ainda acordada pelo filho que não está bem e mora em Vila Velha, área vermelha do diabólico no ES.
    Entre ler e rezar, encontro sua postagem.
    Senti uma continuação de outra sua que tanto gostei e que abordava a inveja... Agora um outro contra valor associado ao despeito no meu modo de pensar.
    Lembro-me bem que no caso da inveja você fez uma colocação sobre o invejoso desconstruir uma vida de construção do outro, com sacrifícios, com esmero, com dedicação, ano após ano, num segundo...
    Pessoas maldosas são chagas na sociedade, querida.
    Usam sua inteligência com viseira...
    Que lástima!
    Também estou empenhada com toda energia que tenho em construir pontes de Amor, de doação, de ser e fazer muito feliz. Assim como termina sua tão bem escrita crônica que, ao terminar de ler, posso respirar tranquila.
    Felizes os que não maquinam contra seus semelhantes!
    Tenha dias abençoados, cheios de saúde em todos os níveis do seu ser, amiga!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
  2. Temos de pensar assim... em esperança!!!
    Boa semana e gosto das esculturas!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, querida amiga!
    Gostei! Gostei muito do que acabei de ler!
    (Andas a escolher/analisar temas super interessantes.)
    Concordo contigo, há muita maldade no mundo. Gente que vive apenas para não deixar viver os outros. Gente ruim, cega de inveja de tudo e de todos. Gente que desconhece o significado da palavra gratidão. Gente má!
    Para sorte dos que vivem e deixam viver, há gente meiga, confiável, legal. Gente cujo abraço ilumina o nosso dia. (tenho fome de abraços, amiga, fome mesmo... malvado vírus...)
    Agora, convenhamos Tais, como seria realmente a vida sem alguma maldade, sem os fracassos e medos que nos obrigam a crescer, fazer escolhas, ajudar o próximo, valorizar o bem? Uma sensaboria? O paraíso não existe, a vida é uma selva... adaptemo-nos!
    Sê feliz, querida amiga, muito feliz!
    Beijo, boa semana, saúde.

    ResponderExcluir
  4. Tempos estranhos esses que vivemos, onde se dá valor aos desvalores, numa absoluta relativização da ética, adequada aos interesses e desinteresses de grupos e pessoas, sem qualquer vínculo com a verdade.

    Um abraço. Tudo de bom.
    A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

    ResponderExcluir
  5. Taís, nesses tempos a coisa mais vulnerável é a reputação que pode ser desmoronada em segundos na internet. A coisa tá danada! E gosto também do equilíbrio que temos nessa fase madura, nos deixa melhor ver, mas que a juventude era boa ,lá isso era...Saudades daqueles tempinhos! beijos e vamos iniciando mais uma semana e será teremos a "live" das sextas feiras ,nessa também??? bjs, chica

    ResponderExcluir
  6. Um excelente texto, muito assertivo, como aliás todos os que tenho lido neste espaço.
    Eu tenho pena do tempo em que era mais nova, pelas maleitas que a idade me trouxe, e não tinha nessa altura. De resto, mentalmente não trocava a época atual por nenhuma outra. A idade trouxe-me tanta coisa boa. Desde logo um maior entendimento dos factos que a vida nos apresenta, uma maior calma e até sabedoria para os enfrentar.
    Abraço e boa semana, com saúde

    ResponderExcluir
  7. Magnífico texto com uma gama de reflexões! Também tenho saudades dos tempos em que vivíamos em segurança, vivenciando as amizades puras, os valores sendo respeitados, a dignidade preservada e o amor nos impulsionando.
    Beijos e feliz semana!

    ResponderExcluir
  8. Las esculturas me recuerdan a el cuadro "Guernica" de Pablo Picasso. El texto me parece muy interesante y una gran reflexión.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Taís, sempre as suas crónicas com relatos pertinentes de situações vividas pela maioria dos seus leitores,
    "..Fazem questão de se manterem infelizes. Rancorosas. Maldosas…." essa parte é muito triste, sim, concordo que é verdade que existem pessoas que se encaixam nesse jeito de sempre se lamentar e não deixam entrar o positivo da vida
    e de facto a maturidade é o que nos ajudar a "encaixar" todo esse rancor, desprezo, calúnia, que aparecem sem qualquer constrangimento ou vergonha nas publicações que nos entram pela casa adentro !
    temos de aceitar que juntamente com o "muito bom", o "muito mau" não estará longe!
    beijinhos amiga
    votos de boa saúde
    Angela

    ResponderExcluir
  10. Taís,
    O melhor tempo deve sempre
    ser o nosos tempo de hoje.
    Seu texto é reflexivo
    e eu lamento muito tudo
    de ruim que tem acontecido.
    E por duas semanas
    me parece que nem há
    uma doença terrível assolando
    o MUNDO.
    Muito obrigada por seu
    limpo e claro texto.
    Boa nova semana pra nós.
    CatiahoAlc. dos Blogs
    https://comentariosporaicoisatal.blogspot.com/
    https://frasesemreflexos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Toda essa euforia descontrolada que está acontecendo por todo o mundo. Eu penso que seja devido à ganância, do homem, pelo dinheiro. Os mais poderoso/arrogantes atropelam os mais fracos/humildes que trabalham honestamente e continuam a ser espezinhados, por aqueles que não olham a meios para atingir os seus fins.

    Tenha uma bao noite amiga Tais Luso. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. "se eu tivesse de escolher entre todos os meus momentos, mesmo um pouco saudosa, escolheria a minha maturidade atual: é a fase de maior liberdade e equilíbrio."

    ...É a coisa mais bela que alguém pode dizer de si!

    ResponderExcluir
  13. Olá, como está!

    Eu vi a sua grande e bela colecção, no seu outro blog.

    Gostei muito. Não conhecia esse artista. Obrigado!

    Bem haja!


    ResponderExcluir
  14. Curioso que ainda há pouco comentava que sou pouco dado a saudades.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. pois é a vida ela mesma da mtas voltas e este ano esta a dar mais mas penso que tudo isto tem haver com alguma coisa que nos nem sabemos mas bom seja como fore adorei este lindo texto bjs tudo de bom saude

    ResponderExcluir
  16. Como é costume, esta sua crónica é uma reflexão. O rancor é das piores coisas que uma pessoa pode conservar.
    "A vida, em toda a sua complexidade, tem de fazer sentido. Não cabe mais ressentimentos, cabe é a vontade de ser feliz." Estou de acordo com esta filosofia de viver…
    Que esteja bem, minha Amiga Tais.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Sinto as mesmas saudades, Tais, quando a vida se apresentava em dosagens pequenas de aspectos negativos e não vinha aos borbotões nos enredar atabalhoadamente.Fico muito triste todo este viés difamatório sem a mínima razoabilidade. A internet trouxe muitos benefícios( ainda mais na pandemia), mas trouxe outros tantos malefícios deploráveis.
    Um abração,
    Calu

    ResponderExcluir
  18. Taís, esta extensão das mentes escancaradas dá munição aos bondosos e malvados.
    Hoje tudo se fala, tudo se grava, se filme, muitos "morrem" pela boca e atitudes.
    Quem está livre do julgamento? AS pessoas interpretam como querem, podem e necessitam. Hoje pode acontecer de você deixar comida na calçada para um cachorro abandonado, alguém tira uma foto, posta com a legenda 'envenenando o animalzinho" e pronto...o estrago está feito.
    Temos que estar ligados para não cairmos nas mazelas desses tempos, que tem muita coisa boa também.
    Aos 57 anos não me jogo de cabeça nessa virtualidade de maneira alguma, é o mínimo que podemos fazer para nos preservar porque ela reflete na vida real também.
    Adorei o texto bastante reflexivo e necessário.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Eu chamaria o momento de "freio de arrumação";
    aquela freada que o motorista de ônibus dá
    para de maneira que os passageiros, de pé, se
    acomodem melhor.
    Um beijo e bom dia, minha amiga.

    ResponderExcluir
  20. "É só não deixar escapar". É mesmo, Taís. Não deixar escapar a oportunidade de sermos felizes, valorizando o que de bom vem de trás e aquilo que os tempos de agora nos oferecem, mediante o uso devido.

    É a vida com os seus altos e baixos. Tudo muda mas, na realidade, parece-me, que a História se repete, apresentando-se com "novas qualidades".

    Bela Crónica. Excelente reflexão sobre o comportamento social perante novos desafios.

    Beijos
    Olinda

    ResponderExcluir
  21. Oi Taís!
    Não há como não lembrarmos e com saudades de tempos em que as pessoas valiam pelo que realmente eram e não pelo que possuíam.
    As relações estão tão frágeis que destruir a reputação de uma pessoa não precisa muito, basta uma mentira ser lançada na internet.
    Estamos vivendo momentos difíceis jamais imaginados mas que teremos de passá-los.
    Boa noite querida amiga

    ResponderExcluir
  22. tempos difíceis os nossos! tem razão, minha amiga
    chegamos ao limite em que as "fake news" são instrumento
    de acção política do Estados e Governos.

    lucidez, inteligência e sensibilidade.
    gostei muito, Tais

    beijo

    ResponderExcluir
  23. "O tempo é como um rio onde banhei os cabelos da minha mada, água limpa que volta como não volta aquela antiga madrugada". Pois, "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". Edu Lobo, com a letra e a música de O tempo e o rio" e soneto de Camões.
    Tudo muda, minha amiga. Só não podemos perder o bonde da história. Aceitamos a dura realidade das mudanças sem a elas nos curvarmos.
    Mas que o mundo ainda cada vez mais estranho, isto é verdade!

    Um beijo, minha amiga!

    ResponderExcluir
  24. Essa paz sempre tão desejada, agora mais do que nunca, pela obrigação à que estamos submetidos.
    Fazes-nos reflexionar e, obviamente, nos invade certa nostalgia por não poder dar a volta e ir ao encotro dessa traquilidade de então.
    Abraços de vida, querida amiga

    ResponderExcluir
  25. A quantidade de ataques pessoais nas redes sociais, no essencial, tem dois males:
    1 - na esmagadora maioria dos casos é tudo mentira;
    2 - os verdadeiros corruptos, ladrões e outros malfeitores, graças à grande quantidade de notícias, passam quase despercebidos ou até inocentados pela falta de credibilidade das notícias.
    O pior disto tudo é que os media vão atrás de muitos casos e dão-lhe uma amplitude que nunca será alvo da justiça, porque são inocentes ou porque não há provas (ou nem as procuram).
    Excelente crónica, gostei muito.
    Taís, tenha um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo13:46

    É cara Taís, os tempos bons não voltam mais. Também penso na minha infância com nostalgia, em que as pessoas não se encontravam pela internet e sim só pessoalmente. Os parentes se reuniam mais. Hoje vejo que as coisas perderam o sentido.
    Belas palavras amiga. Bom fim de semana, beijos.

    ResponderExcluir
  27. La disculpa de los errores echándole la culpa a los otros, con eso de: "La sociedad me ha hecho así", siempre me provoca una sonrisa. La verdad es que sólo nosotros somos los culpables de nuestros fallos, por falta intuición o exceso de inocencia, amiga Tais.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, querida Tais, sentir saudades e voltar ao tempo em que com certeza, éramos mais felizes.Existiam tempos ruins, mas eram mais amenos em todos os sentidos ou quem sabe nós, ainda não tínhamos o conhecimento do mal em seu sentido literal.Em relação à mídia, aos fofoqueiros de plantão ajudam a destruir a paz que ainda nos resta.Que bons tempos cheguem logo. Tenha uma boa noite!

    ResponderExcluir
  29. O melhor mesmo, é o momento actual,
    é sinal que estamos vivos....E é tão bom viver.
    Muita paciência, mas ficar em casa é o mais sensato.
    Abraço

    ResponderExcluir
  30. Tais Luso não de nos lamentarmos do passado. Esse passou e nos aprendemos com os sempre com os nossos erros. É deles e com eles que temos de partir em procura de melhor futuro. Sempre havemos de seguir errando, só não podemos, nem devemos, repetir o mesmo erro. Mas é errar que podemos sempre aprender. Disse muitas vezes; Deus me dê saúde para errar, porque se erro é porque realizo. Agora uma coisa; as reputações podem "desconstuir-se" por nada, mas o grande mestre é tempo, então é deixar a onda passar, a verdade sempre vai aparecer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Bom dia querida Taís
    Uma bela postagem. Sábias palavras. O momento é de manter a serenidade e paz, não existe tempo para pensar no passado é viver de ódio e ressentimento. É hora de praticar e sentir o amor e buscar ser feliz independente do mundo está por averso. Uma linda semana. Carinhoso abraço a vocês.

    ResponderExcluir
  32. Cara Senhora,
    Existem muitos covardes na internet que podem destruir pessoas impunidade
    bjs

    ResponderExcluir
  33. Olá, Taís!

    Vivemos momentos difíceis, mas, vejo muita verdade do que abei de ler no seu pertinente texto.
    Mata-se o bom nome de uma pessoa com base em falsas verdades. Aponta-se o dedo, a A,B ou C sem muitas vezes, saber bem, com que fundamento se acusa ou , pior, destroi-se o bom nome de uma pessoa. Aliás, antes de mais, esquecemo-nos de que ninguém é 100% perfeito. Depois, olhar o outro como se fosse um espelho, dá muito trabalho e doi, se detetarmos algumas imperfeições.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  34. Olá, Taís!

    Sinto saudades da minha infância, onde fui tão feliz e livre. Mas como você, também gosto muito da minha maturidade, que me permite viver com um pouco mais de sabedoria e assim, aproveitar a vida com mais leveza.
    Seria bem melhor que todos aproveitassem o "ficar em casa" para se tornarem melhor.
    Pena que muitos ainda preferem cultivar ou espalhar ressentimentos.
    Eu tô tentando fazer minha parte, afinal, a vida é preciosa demais para não ser aproveitada. E como dizia meu querido pai: A vida é boa,mas passa como num sopro.

    Vivamos o hoje com alegria e amor!
    Um abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
  35. Deus nos livre dos invejosos e de todos aqueles, que por não saberem viver em paz, tentam infernizar e destruir a vida dos outros.
    Só se vive uma vez, por isso o importante é aprender com os erros do passado, recordar os bons momentos, sonhar com o futuro e acima de tudo, apreciar o melhor que o dia de Hoje, tem para oferecer.
    Querida amiga, fique bem, em paz e com saúde.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  36. Feito essa guerrinha ideológica de agora, eu nao votei no homem mas quero o bem das pessoas, do Brasil, acima de qualquer coisa. Essa doença agora se se alardeia na internet, TV que estão testando uma novo tratamento no Brasil, uma nova vacina por favorecer o atual presidente, os de esquerda dão de ombros, dão a impressão de torcem contra, só pra manter suas posições, conquistadas, vento a favor, mesmo a custa de muitas vidas. O que não exime os de direita, de comportamento parecido também torcendo contra a quarentena, mesmo contra todas as orientações medicas, da OMS, empresários pro presidente torcendo pro povo voltar ao trabalho preocupados com o bolso, pra não favorecer os governos estaduais que adotarão o isolamento social, o momento é delicado e incerto. O vírus da intriga.

    ResponderExcluir
  37. Cada vez ligo menos ás redes sociais tenho o meu blog e chega.
    Um abraço e uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  38. Oi Taís
    Obrigada pelo comentário que me trouxe aqui.Gosto muito de ler o cotidiano em forma de crônicas_a poesia sem rima.Sempre ajuda na reflexão que tanto necessitamos nesse mundo inimaginável e algumas vezes sombrio.A internet veio para o bem e para o mal, infelizmente.Vamos tentar ver o lado bom,e criar com nosso exemplo a melhor forma de sobrevivência para nosso jovens.
    Sim , saudade de tempos mais calmos, sem melancolia_só nas lembranças.
    Fica meu abraço

    ResponderExcluir
  39. Querida Vizinha / Escritora, Taís Luso !
    Os ponteiros do "relógio da vida", sempre giram
    para frente.
    Somente as lembranças fazem com que retornem aos
    tempos longínquos, permitindo as nossas conclusões.
    Muito difícil comparar o passado com o presente.
    Os elementos comparativos são,por excelência,
    diferentes. Somente a saudade pode explicar, como no
    teu belo texto !
    Parabens, Amiga !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  40. Penso como vc e vivi, muito antes de você, uma vida mais pacata, de brincadeiras de ruas, de folias carnavalesca, de passear nas calçadas, entre outras coisas. Tamém não tinha a mínima percepção de tudo que veio após a globalização. Minhas histórias estão presentes na minha vida, mas não nostalgia, boas lembranças, resiliências. Infelizmente, num piscar de olhos tudo que uma pessoa constroi como identidade é destruído.Penso que cada fase tem seu momento, temos que acompanhar nossas mudanças, aprender com as experiência e não dá para ficar desejando o que passou... Maturidade é uma boa companheira, bjs.

    ResponderExcluir
  41. Para destruir a imagem de alguém tem que haver um motivo sórdido, às vezes tão visível que o destruidor não o identifica. Já para os outros é claro como água.
    Revejo-me nesta sua frase: A vida, em toda a sua complexidade, tem de fazer sentido. Não cabe mais ressentimentos, cabe é a vontade de ser feliz.
    Parabéns por este artigo que tende a melhorar a nossa vida em sociedade.

    Beijos, querida Taís.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia Taís,

    Eu também vivi uma juventude sem net, posso dizer sem violência, sem maldades onde o ir e vir não causava medos. A complexidade do viver de hoje nos limita, e não é só por agora em dias de confinamento que vivemos assustados com quase tudo, uma postagem nas redes sociais quando transformada em maldade e calúnia pode destruir uma vida , e por ai vai. Viver é uma grande arte, temos perdas e ganhos , no momento só perdemos; vidas, liberdade poder aquisitivo em baixa, mas tudo isso vai passar , Deus existe e tem força superior para na hora certa debelar o mal que ora nos aterroriza.

    Grande postado, como sempre primando pela qualidade poética.

    Meu carinhoso abraço!

    Bjs de luz e cuidados!

    ResponderExcluir
  43. Também tenho igual opinião! Não cultivo o saudosismo! Olhar muito para trás... costuma dar torcicolo!... :-))
    O que importa mesmo, é fazer com que o presente conte, não o desperdiçando, com algo tão corrosivo, e inútil... como o ressentimento...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  44. É tudo uma questão de habituação, e estar de bem com a vida,
    acompanhando e vivendo o melhor possível a vida que vamos tendo,
    indo buscar ao passado, o que de bom nos vai a ajudar no presente.
    Há que ser flexível .....saber 'peneirar'...
    Gostei do vídeo do post a seguir. Dá gosto ....
    Beijo

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde Tais! Que o ontem me sirva de experiência, o amanhã me sirva de esperança... Mas o hoje me sirva como o melhor presente. Por ai vamos vivendo para o futuro sem deixar que o passado nos oriente para nos fazer seguir em frente...Com certeza temos que nos adequar, porém, sem perder nossa infância e os dias que nos moldaram para a vida. Aos poucos vou voltando! Grande beijo.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís