5 de fevereiro de 2021

PESSOAS DESAGRADÁVEIS

Pedro Escosteguy - XVI Salão Arte Moderna RJ - 1967

 


Tais Luso de Carvalho

Existem pessoas fantásticas e queridas, mas outras muito desagradáveis. Hoje, falarei apenas das pessoas desagradáveis, aquelas que não queremos encontrar nunca. Essas pessoas metem-se tanto na vida dos outros, tumultuam tanto o meio de campo que conseguem nos levar à loucura. Elas se comportam assim, quando permitimos. É terrivelmente desgastante discutir com pessoas que estão preparadas para mandarem contra tudo o tempo todo. Você diz A, elas dizem B – sem saber o porquê, mas o negócio é contestar. Uma segunda intenção sempre está por trás. É botar fogo no circo. Incomodar. Muitas vezes uma coisa sem importância vira um Dinossauro na sala.

O tempo que temos é curto para perdermos em acirradas discussões com essas pessoas. Os ânimos se alteram e vêm as ofensas e o distanciamento. E me pergunto: por que aceitar esse desgaste? E isso se dá entre amigos (onde acaba a amizade), nos condomínios, nas famílias, nas Instituições, na política (o maior inferno), e por aí vai. É muita maluquice no front. Cansei.

A conversa com essa gente que falo acima, sempre começa amena e amiga. Mas, após um tempo, a animosidade se instala e vai crescendo até virar um Dinossauro e que não sabemos o que fazer com ele. E quando o papo vai para a política a agressão sobe muito e se instala. Tudo começa sutilmente. O que antes era saudável e democrático, passa a ser um suplício. Uma batalha. 

Sim, a política desfaz amizades antigas, brigas em família e por aí vai. Onde existe gente existe a tentativa de dominar, de fazer prevalecer o seu ponto de vista. O  Brasil atravessa, atualmente,  momentos de pesados  atritos políticos, e  isso está sendo estressante,  desagradável e nauseante!

Uma conversa civilizada é o que todos os normais almejam. É perigoso polemizar, tem de haver equilíbrio, mas não há. As ofensas se instalam e depois vem um jeitinho para arrumar o que caiu por terra. Uma conversa em que as opiniões divergem, deveria ser encarada como momentos próprios da democracia, mas democracia fica linda é no papel e nos discursos de campanha política - com o maior entusiasmo do mundo! 

Tenho ignorado muitas coisas e evito o bate-boca, principalmente se conheço as criaturas, o que me dá uma sensação de alívio e de paz. Não faço questão nenhuma de dar minha opinião em campo minado, o preço é muito alto. Gosto de gente civilizada. Nada tão valioso como a paz de espírito quando conseguimos evitar tais situações.

Existem algumas coisas que são imutáveis no ser humano. Caráter não muda, assim como uma criatura que nasceu extremamente desagradável, jamais será alguém agradável, gentil e dócil. E os defeitos se agravam.

O sofrimento de estarmos em plena pandemia nos faz pensar nas prioridades. Quem sabe se um dia não teremos orgulho de nossas atitudes  pouco simpáticas mas bem mais equilibradas!




______________//________________










48 comentários:

  1. Olha,Taís! Encontramos pessoas de todos os tipos e cabeças. E essas às quais tu te referes, quando são chatas e pediram pra ser, entrando na fila mil vezes( e foram artendidas). Minha paciência foi pro saco há anos. Não tenho a menor vontade de contatar com essas.. E eu nem disfarço...Corto papo logo,logo! Vão catar coquinho no asfalto! Haja,né? beijos, tudo de bom,chica ( teremos aqui um fds fresquinho,pelo menos,né?Que pare o vento, pois aqui no alto parece tudo vai voar... Seria bom se os chatos voassem também,rs))

    ResponderExcluir
  2. Concordo em tudo. Principalmente no tocante
    a pessoa mudar, assim de repente, pois a
    meu modo de ver; quem é, é. E ponto final.
    A droga é saber quando estão falando a verdade.
    Nunca se sabe se antes ou depois quando
    aparecem com aquela cara de cachorro sem
    dono pedindo desculpa.
    O texto é sério e bonito. Fico até com
    vergonha de compará-lo aos meus (risos)
    Um beijo, Taís. Saudade da amiga.

    ResponderExcluir

  3. Um dos maiores problemas é que essas conversas que começam amigas e depois se deterioram, estão a acontecer entre os casais. Muito tempo juntos, começam as discussões, divórcios, inclusive violência doméstica. Um grave problema sem dúvida.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do post! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Vizinhga / Escritora, Taís Luso !
    Muito bem colocados os dissabores, em tais encontros.
    Como evita-los ? Conversando só aminidades, quando
    for possível.
    Sou "experto" em tais situações.
    Tenho coisas mais imporantes a tratar e, quando posso,
    saio de fininho.
    Linda e real a tua crônica, Amiga !
    Parabéns, um ótimo final de semana e um carinhoso abraço !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  6. ho minha querida isso é o que ha mais hoje em dia pois elas adoram por isso eu ja nem ligo deixo falar heheh bjs muita saude

    ResponderExcluir
  7. Uma crônica importante para refletir bastante. Há pessoas desagradáveis demais, o jeito é lidar bem com todas, com cada uma numa medida perfeita para que não nos desgastemos à toa. Não devemos dar atenção à baboseiras ou tolices, rsss!
    Guardar o coração é preciso em todo tempo...
    Bjs... Feliz fdsemana...

    ResponderExcluir
  8. Para começo de conversa, o quadro na parede sói como uma advertência. Pedro Escosteguy, no Salão de Arte Moderna de 1967, Rio de Janeiro, dá o tom conversa ou não conversa, nunca foi tão atual. Atual também é semântica do seu discurso, tão cristalino quanto verdadeiro. Como quem milita em tais meandros, ou seja, por mero acaso, ou pura coincidência, eu o sei, a utilização da terminologia do campo de futebol, pelo menos uma vez, me permite dizer que o meio de campo anda muito congestionado pelas extremas (deste modo se camuflam e confundem a todos nós) e todos jogam para os lados, daí que o campo fica minado. E, em campo minado, é melhor nos retirarmos porque fica muito difícil articular as jogadas. Só mesmo os que por hábito gostam da manipulação. E o que não falta no meio de campo supra referido (epa) são os manipuladores.
    Este bolodório (conversa animada e sem resultado prático) é só para dizer-lhe que, como sempre, você está coberta de razão. Texto maravilhoso que toca na ferida e haja mertiolate. Depois ficar soprando para aliviar a dor...
    Cuide-se bem, minha amiga!
    Um bom final de semana,
    um beijo,

    ResponderExcluir
  9. Hay temas que mejor no tratar en las conversaciones una de ellas como nos dices la política y mas con pensamientos radicales.
    Y que vamos a decir del futbol mas si es como por aquí que se mezclan los dos, política y futbol.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  10. Tais, todos ansiamos por diálogos equilibrados, ainda que permeados por divergências. Mas isso se tornou impossível, principalmente se o assunto é política. Confesso que, não podendo evitar certos encontros, opto por ficar em cima do muro rss. Há quem diga que essa é uma característica dos mineiros, mas não concordo com isso. Diria até que é um comportamento "diplomático". Mesmo em família, não temos pensamentos homogêneos, mas não precisamos fazer deles objeto de discussão. Aliás, até em blog, se leio algo que vai contra meus sentimentos, abstenho-me de comentar, para evitar aqueles atritos que nós, há muito tempo por aqui, já presenciamos. São muitos os que abraçam o "sou contra" e isso nos fará mal, se resolvermos tentar chegar a um consenso, já que ninguém vai mudar de opinião e não me sinto responsável por apaziguar o mundo. Quero paz, principalmente nos tempos conturbados que estamos vivendo. E nem faço questão de ser sempre simpática rss, pois isso é muito cansativo. Como sempre, querida, uma bela abordagem. Pessoas desagradáveis não cabem mais em nossos já tortuosos caminhos. Um lindo final de semana para você. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Taís... atualmente não gasto bem tempo com gente desagradável!
    Gostei de a encontrar por aqui!
    Bom fim_de_semana

    ResponderExcluir
  12. Ia lendo, lendo e abanando a cabeça, no sentido afirmativo. Até que tropeço neste paragrafo
    " Existem algumas coisas que são imutáveis no ser humano. Caráter não muda, assim como uma criatura que nasceu extremamente desagradável, jamais será alguém agradável, gentil e dócil. E os defeitos se agravam."

    E fiquei a pensar nas frases "a mão que embala o berço, governa o mundo", "quem sai aos seus, não degenera", "filho como és, pai assim serás" e "de pequenino é que se torce o pepino"... e não deixo de pensar quem foi determinante na formação do meu carácter e como fui eu determinante na formação do carácter das minhas filhas e de como o vou sendo na educação dos meus netos... depois a escola, o bairro e o contexto faz o resto...

    Fica para reflexão!

    ResponderExcluir
  13. Querida Amiga, finalmente cheguei, para dar a minha opinião, ou melhor, deixar aqui a experiência que tenho no trato com essas pessoas " desagradáveis ", picuinhas, cuscas ( fofoqueiras ), intrometidas e outras coisitas mais, já tive disto tudo ao longo da minha vida, já me aborreci muito, já discuti e já terminei algumas amizades por causa desta minha reacção. Costuma-se dizer que a idade ensina muito e, embora não me considere muito inteligente, consegui aprender e hoje, sinceramente, esse tipo de pessoas não fazem parte da minha vida; simplesmente exclui-as; matei, mas não enterrei, pois não é minha função. Mantenho duas, porque, além de serem pessoas excelentes, são minhas amigas de infância e também conseguiram modificar as suas atitudes , com o passar dos anos, estando agora mais sensatas. Uma delas, a que " brincava comigo de casinha" , que sempre morou perto de mim, fazia o semelhante disparate: quando janto ou almoço no restaurante, tenho o hábito de comer muito pão enquanto espero a conida, pois adoro esta " iguaria " sempre ela dizia " estás a encher a barriga de pão e depois fica a comida"; limitava -me a responder : " não tem importância, pois prefiro o pãozinho : quando o garçom começava a trazer as entradas, ela dizia logo para não colocar na mesa, pois ninguém queria e lá iam os acepipes de volta: isto, sem se importar com a opinião dos outros que a acompanhavam. Otra mania dela era que o melhor seria comer peixa, mas houve algumas vezes que tive coragem de dizer que queria carne; outras, porém, tive que aceitar o peixe, pois ela decidia logo que esse era o prato para todos. Agora com o confinamento, há muito que não jantamos juntos, infelizmente, mas,sei que continuará igual, com um pouco mais de moderação. Claro que já tive discussões com ela, mas, a amizade que nos une é tão grande que tudo foi superado e, com o passar dos anos ficamos as duas mais serenas e compreensiveis: afinal, ela tem esses defeitos, eu tenho outros e assim nos vamos desculpando.muitas outras foram " de vela " pois não havia motivo que compensasse tanta intromissão, tanta besteirada, tanto burburinho: exclui-as da minha lista e não sinto falta nenhuma; sossego absoluto! Disse-te que há uns dois meses perdi um amigo com covid, poiscesse amigo er muito " cusca", adorava saber a vida dos outros e lá ia dando voltas e voktas na conversa para ver se descobria; conseguiu os seus intentos algumas vezes, mas como já o conheciamos, dificilmente caiamos na armadilha; era boa pessoa, apesar da cusquice e lamentei muito a morte dele. E é assim, Amiga, hoje, " dou-me ao luxo " de escolher as pessoas que mereçam de facto a minha confiança; são poucas, mas boas e nunca tenho problemas com elas. Como semprem Amiga, uma crónica pertinente e, como sempre, esta tua amiga que tinha pouco a dizer, se alongou e deixou aqui, não um testemunho, mas um " testamento "; virgeeee...
    Abração e espero não ter sido desagradável com tanta " faladura. Bos moite e SAÚDE para todos
    Emilia 🥰 🌻 🙏

    ResponderExcluir
  14. Vamos aos erros....coisitas mais; já...
    E sempre ela dizia
    Outra mania..
    Peixe
    Muitas outras
    Voltas e voltas
    Sempre
    Boa noite

    Deve haver mais falhas, Amiga!!!
    Bjos
    Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não te preocupes com os errinhos, minha querida, acontece com todos nós.
      Obrigada, um beijinho!

      Excluir
  15. Oi Taís
    Pessoas desagradáveis todos nós conhecemos mas procuro evitar e não tenho permitido me aborrecer e muito menos me estressar. Que se julga o "dono da verdade" jamais vai mudar então o mais equilibrado é não polemizar. Viver pela paz. Serenidade é a melhor saída
    Beijinhos minha querida

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca vou discutir com pessoas desagradáveis, elas naturalmente esbarram em seus próprios preconceitos
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Anônimo13:57

    Olá Taís
    Pessoas desaradáveis há em todo lugar
    Devemos tratá-las bem
    pois a natureza delas serem ruins
    não pode mudar a nossa que é de ser boa
    infelizmente elas nos ofendem
    mas nós podemos mostrarn a elas que a nossa simpatia
    é maior qualquer cara feia.
    Abraços e bom fds.

    ResponderExcluir
  18. Como entendo!
    Gostei muito de te ler.
    E é assim mesmo: "os defeitos se agravam".
    Muito grata por este texto.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. E como conheço pessoas desagradáveis, Taís.
    Procuro me calar e fazer cara de paisagem quando encontro pessoas assim.
    Não vale a pena me estressar.
    Gostei imensamente do que escreveu.
    Uma linda semana para você.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  20. Oi Tais, esse tema dá o que discutirmos, é muito atual há uns bons tempos e só tem piorado.
    Saudade dos tempos que não vivíamos dentro da mente uns dos outros, éramos amigos por muito tempo porque quando nos víamos e nos falávamos era por pouco tempo e assuntos pertinentes ao nosso cotidiano, cada um ia para sua casa e continuávamos amigos felizes até o próximo encontro.
    Depois das redes sociais sabemos de tudo uns dos outros, cada um quer impor seu gosto para coisas bobas, tem situações ridículas de tretas.
    Já perdi amizades por conta de política, por isso só falo em meus perfis, raramente entro em perfil de alguém para questionar política e qdo o faço é com educação, sem ofender ninguém. Para mim não é fácil ficar calada, abomino fake news e muitas delas têm resultado em TODAS vidas, como no caso dos que negam eficácia de vacina e defendem seu "direito" de não tomar.
    A experiência me deixa a vontade para ter um bom relacionamento com as pessoas, sem ser invasiva e muito menos permitir que sejam invasivos comigo.
    Adorei seu texto como sempre traz ótimas reflexões!
    abração, bom domingo!

    ResponderExcluir
  21. Olá Tais! Eis ai um texto que precisava ler hoje. Pessoas desagradáveis, nem sempre podemos ir para longe delas. Há aqueles amigos que sempre querem se sobressair em tudo. O tal do " Eu sou" me irrita bastante. Acho essas atitudes soberbas bastante desagradáveis e, quando se trata de amigos, fica mais dificil de se afastar da situação. O jeito é dar razão mesmo estando certo; assim nos livramos de discussões tolas. Sua crônica reflexiva ajudou o dia. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  22. Taís, penso que se antes da pandemia já era complicado gerir estes conflitos, agora ainda é mais difícil até inútil pois nãos e chega a nenhum lado.
    Toda a gente opina e, se temos a leviandade de mostrar a nossa opinião, arma-se logo confusão.
    Eu fujo de confusão, levo uma vida tranquila e não tenho mais paciência para gente que vive reclamando.
    Aliás, muitas vezes digo, que há pessoas que me fazem muito bem, por não ser minhas amigas.

    Beijinho, boa semana e muita saúde.

    ResponderExcluir
  23. Incrível como nós nos enganamos Taís.
    Somos este para-raios por mais que tentamos esquivar,
    haverá sempre uma laranja podre a nos assediar.
    Bonita e dura perfeita crônica a este tipo que prolifera.
    Que estejamos cada dia mais blindado
    Uma semana feliz com leveza.
    Beijo e paz amiga

    ResponderExcluir
  24. Olá, Taís!
    Vim conhecer teu simpático blog e já li uns três posts por aqui, adorando sua maneira clara e direta de falar, se expressar e com isso torna-se atraente a leitura.
    Quanto ao que fala sobre estas pessoas de mente e coração inquietos, estamos vendo todos os dias por aí, mas o que elas não perceberam, como diz Mia Couto "A vida é demasiado preciosa para ser esbanjada num mundo desencantado", por isso a melhor forma é nos tornarmos invisíveis a elas, não entrar na pilha, distanciar-se ou, como eu, entrar no mundo da poesia. E para tanto, convido-a a conhecer meu blog de poesias declamadas, acho que irá gostar. um grande abraço, te espero por lá.
    - http://wwwmeandyou-meandyou.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beth, uma nova amiga, que bom!
      Seja bem-vinda!
      Fui ao seu blog para conhecer e segui-la, voltarei logo para ler e ouvir os poemas.
      Grande abraço!

      Excluir
  25. Procuro sempre grande distância de gente assim.
    Fazem muito mal.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  26. Não vale a pena discutir o que quer que seja com pessoas que não respeitam as ideias dos outros porque isso traz sempre discussão. Há muito tempo que não vou por aí. Calo-me se o meu ponto de vista não interessa a quem me está a ouvir. Essas pessoas desagradáveis só se ouvem a elas próprias. Excelente crónica, minha Amiga Taís.
    Que tenha uma boa semana. Cuide-se bem.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  27. Eu só quero aplaudir sua publicação: Bravo!

    ResponderExcluir
  28. Conheço perfeitamente, esse tal tipo de pessoa... espaçosa... que gosta de invadir, dominar, e fazer-se valer do espaço dos outros... até para ter mais vida própria... no meu caso... confesso, que nunca se enveredou pelos meandros políticos como fonte de desentendimento/afastamento... mas há maneiras de ser... que nos sugam as forças... quando certa pessoa, quer estar presente em tudo, na vida de outras pessoas... numa espécie de vampirismo psíquico... nunca tendo paz, nem dando paz... controlando o que fazemos, onde vamos, donde viemos, o que estamos a pensar fazer, desvalorizando a nossa opinião, escolhas...fui obrigada, a afastar-me de pessoa assim, com grande pena minha... e só de longe a longe nos falamos... e quando o seu modo de ser, começa a ganhar as proporções da intromissão de sempre, sou forçada a levantar barreiras de novo... tenho pena, pois nos conhecemos desde o liceu, e fomos amigas por longos anos... mas depois o seu modo de ser foi-se refinando, em torno desta forma de estar... que não faz bem a ninguém... nem à própria pessoa, nem aos demais...
    Enfim... o ser humano é demasiado complexo... só Deus sabe o que desperta determinados comportamentos dissonantes, a partir de um certo ponto... ou em determinadas circunstâncias da vida...
    Excelente crónica, como sempre, Tais! Beijinhos! Boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  29. Querida Taís

    Manter diálogos equilibrados em que cada um possa dar a sua opinião e esperar pela resposta do outro, que bom! É um "achado" encontrar pessoas com quem se pode conversar mesmo que as ideias sejam divergentes. E o interessante disto tudo é que se de ambas partes houver tolerância descobrem-se pontos de contacto. O pior é que essa predisposição está arredada de muita gente. Já se sabe que falar de Política, Religião e Futebol são temas incendiários. Numa reunião ou refeição de familiares ou amigos se formos por esse caminho é desastre puro. Mas nunca aprendemos e continuamos a cometer os erros de sempre. Cometem-se erros, provocam-se separações e inimizades. Enfim...

    Querida Amiga, um gosto ler esta sua Crónica. Aliás as suas Crónicas trazem-nos assuntos sobre os quais todos temos algo a dizer, pois que nos dizem respeito, directamente.

    Adorei a sua presença lá no "Xaile de Seda", na minha "Quinzena do Amor". Muito obrigada.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  30. Eu nego-me terminantemente a trocar ideias com quem não sabe conversar...
    E o radicalismo, sectarismo e mediocridade também passam para os blogues. É por isso que pus de lado alguns deles e tenho o maior cuidado em admitir na minha 'lista de afinidades'.
    Mais uma crónica coerente, pertinente e lúcida.

    Querida Taís, Voltando da minha pausa, quero agradecer os simpáticos comentários que deixou nos meus blogues, durante a minha ausência.
    Que tudo vos decorra do melhor modo. Beijos
    ~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  31. Olá, Taís
    Estava a ler a sua maravilhosa crónica e a pensar nos «outsiders», aquelas pessoas que nunca conseguem articular-se, de forma coerente com quem interagem.
    Parece que comungamos dos mesmos sentimentos.
    Muita saúde e um grande abraço
    Humberto

    ResponderExcluir
  32. Cheguei....,depois de mais de dois meses sem computador.Valeu eu ter publicado em Dezembro, uma série de Posts. No entanto estou um pouco a apalpar terreno,pois além de ser muito diferente,vai demorar a selecionar e ordenar mais uns meses de publicações. Mas também não vou a lado nenhum que o "bicho"
    não deixa,é preciso ir com calma. Que esteja tudo bem com vocês e cuidem-se-
    Beijo e abraço virtual...ahah

    ResponderExcluir
  33. Elas existem, e sair do embate é o que mais faço. Há quem não sabe dialogar, leva tudo para pé de guerra, disputa. Eu não tenho paciência, saio de mansinho, rs,rs... Sempre um assunto instifgante... Bjs

    ResponderExcluir
  34. Bom dia Taís,
    Como sempre uma excelente crónica.
    Há pessoas assim até na família, o que é extremamente desagradável.
    Não é nada facil lidar com elas uma vez que até mexem com nossa saúde.
    Já tenho usado de distanciamento e táticas para mostrar o quão estão erradas.
    São processos que me abalam muito psicologicamente.
    Um beijinho e ótimo dia.
    Ailime

    ResponderExcluir
  35. Mais um texto brilhante e necessário… infelizmente assim parece ser. Há falta de respeito e de tolerância pela opinião alheia e não consigo imaginar a situação no Brasil em particular, apesar de me assustar a subida da extrema direita em Portugal (mas não é apenas disso que aqui se fala).
    No dia a dia, parece que só uma opinião é valida, a do próprio… penso que perante isso, com o avançar da idade (pelo menos comigo acontece) sou vencido pelo desgaste e não estou já com capacidade para esse tipo de pessoas, de verdades únicas e imutáveis, sem respeito nem pelos supostos amigos, nem por ninguém, aliás.
    Penso que a pandemia acabou por reduzir as relações de amizade ao essencial e no meu caso, mesmo essas, infelizmente mantidas à distância e com uma saudade enorme do presencial.
    Um beijinho e boa inspiração

    ResponderExcluir
  36. olá, Taís. ser desagradável ou ser agradável é, diferente de outras características que também se somam formando a totalidade de um ser humano, uma questão de opção. ninguém opta pela cor de sua pele ao nascer, ninguém opta nem sequer pelo seu nome ao nascer (embora, nesse caso, seja possível mudar depois, caso haja essa vontade), mas qualquer pessoa pode optar entre ser desagradável ou agradável, assim como podemos optar por nos posicionarmos politicamente, na vida, e sobre qualquer outro assunto que seja, ou podemos simplesmente evitar determinados posicionamentos. há uma frase do escritor Caio Fernando Abreu que diz o seguinte: "é melhor ser rejeitado por ser sincero do que ser aceito sendo hipócrita". penso como ele. embora eu prefira não ser uma pessoa desagradável, também não tenho o menor interesse em agradar todo mundo, gregos e troianos, a qualquer custo, inclusive penso que, muitas vezes, em determinadas ocasiões e sobre determinadas questões, não se posicionar é compactuar com o que está errado, com as injustiças, com o mal. eu te agradeço pelo comentário que deixaste em meu blog, e estou de acordo, o governo do Brasil tem sido muito irresponsável, mas eu sempre soube que seria assim, muito antes das últimas eleições, afinal sempre esteve óbvio que esse homem que atualmente nos governa, para além de grosseiro, ignorante e maldoso, era totalmente despreparado, o que ele fez de relevante durante os 28 anos como deputado? nada. e se tem algo que eu não aceito é preconceito, só para rimar. espero que tu estejas bem, um abraço.

    ResponderExcluir
  37. Es difícil que la gente cambie, solemos ser nosotros mismos hasta la tumba. Por eso, las personas desagradables lo serán siempre.
    Por mi manera de ser, intento siempre un acercamiento al otro para encontrar un punto donde poder unirme a él. No descarto encontrarlo, pero a veces es imposible.
    Respecto a hablar de política en los tiempos que corren es una temeridad. En el fragor de la discusión se pueden abrir heridas y perder amistades. No lo recomiendo...jejeje.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
  38. Querida Taís,
    Tem uma frase minha que diz:

    “Gente chata é igual ao ‘Cebolinha da Turma da Monica’, adora levar coelhadas!” 😂😂 😂
    Quem lê o ®DOUG BLOG, sabe que primo pelo humor, mas, principalmente pela cultura e sempre ignoro essa gente oportunista, que adora polemizar por conta de nada, traçando paralelos vazios, sobre fatos que desconhecem.
    Mas, tua escrita está coerente no sentido que o tema sugere, qual também já abordei no ®DOUG BLOG em algumas postagens, como por exemplo, nessa Crônica de (2018), que repaginei uma historia do genial “Stanislaw Ponte Preta - Sérgio Porto”.

    https://blog-dougblog.blogspot.com/2019/06/ponte-preta-caibra-na-lingua-de-crioulo.html

    Beijos e fuja dessa gente desagradável, assim, como o “Conde Drácula” foge da água Benta. 😂😂😂

    ResponderExcluir
  39. Boa noite, querida Tais, sempre nos trás algo para pensarmos em relação à vida. Pessoas desagradáveis, na maioria das vezes se mostram extremamente simpáticas, até dar o primeiro bote. Há um velho ditado, do qual gosto muito:"Prefiro ter paz que ter razão", tenho levado a sério isso. Cansei de aguentar pessoas deste tipo. E, há aquelas que se acham com toda a razão, e nos deixam sem saber o que fazer. Penso que ninguém merece encontrar pessoas desagradáveis em seu caminho ou em sua vida, mas nem tudo é possível.Cuido muito com pesssoas que falam e discutem política, pois não podemos viver sem ela, mas podemos ficar distantes de pessoas com pensamentos radicais.Gostei muito de sua crônica, como sempre amiga. Cuide-se, pois por aqui também a situação está lamentável. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  40. Que crônica maravilhosa!!! Também, não aguento este tipo de pessoas, prefiro distância para não causar uma intriga e nem perder a paz.
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  41. Bom dia, Taís!

    Lidar com pessoas desagradáveis é extremamente cansativo.
    Eu procuro me afastar de pessoas que estão sempre prontas a debater e rebater ideias contrárias a sua.
    Meu círculo de amizades é algo bem restrito, somente fica quem realmente está em sintonia com meu modo de ser e viver a vida, eu quero levezas.
    O mundo anda tão pesado ultimamente e acabamos, as vezes, por nos deixar contaminar com essa energia negativa. Priorizar o que e quem nos faz bem, é essencial para nossa saúde mental.

    Um abraço querida,
    Sônia

    ResponderExcluir
  42. Concordo minha amiga e como diz o Pedro também dou distância destas pessoas.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderExcluir
  43. Na verdade, há muita gente à nossa volta que tem assuntos sobre os quais é melhor não dar opinião. E isso complica as relações, já que temos de ter na mente uma espécie de mapa de exclusões e por vezes, por esquecimento ou porque não aguentamos, cometemos o erro de opinar sobre um assunto onde o outro é fundamentalista e do qual nós discordamos. Aí o caldo entorna-se e a conversa fica azeda...
    Mas não contrariar esse tipo de pessoas tem um aspeto negativo: elas convencem-se que têm carradas de razão e ficam cada vez mais seguras e não admitem ainda em maior grau que os outros possam pensar de maneira diferente.
    A sua crónica é excelente, gostei imenso.
    Bom fim de semana, querida amiga Taís.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  44. Olá, querida amiga Taís!
    Tenho ao meu lado do pessoas agradáveis, por sorte. É possível conviver bem. Eu creio e o desagradável se afasta por não ter respaldo, por sorte. Caçam brigas e dou silêncio. Caem fora ou discutem com as paredes. Não dou guarida. A vida é curta para pouca coisa. Somos seres da paz, fomos criados para a harmonia. Vale a pena!
    Esteja bem aí, amiga!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  45. Falhei!!!
    Como deixei eu passar esta crónica magnífica?!
    Minha querida amiga, concordo com o que dizes "Caráter não muda, assim como uma criatura que nasceu extremamente desagradável, jamais será alguém agradável, gentil e dócil. E os defeitos se agravam."
    Eu, já na idade da «pouca paciência para pessoas desagradáveis», não me permito gastar tempo do tempo que me resta com «bichos» repugnantes, convencidos, intrometidos, manipuladores. Com silêncio e afastamento tenho resolvido a questão.
    Beijo, boa saúde.

    ResponderExcluir
  46. O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís