5 de setembro de 2021

A VIDA É UM LABIRINTO

 



                     - Taís Luso de Carvalho


Ando tão enfadada de política, tantas fake news no celular, que cheguei no meu limite. Estou com uma vontade louca de ir me embora para Pasárgada. Apesar das alegrias da vida, meu espírito pede por mais sossego.

O que farei com essa montanha de notícias online que recebo diariamente?

O que farei com esses políticos e seus exaustivos seguidores, que não dão um pouco de descanso, e que a cada dia aparecem  coisas  um tanto estapafúrdias?

Como escapar desse mundo, se vivo num pedaço do planeta cheio de ódio, com enorme desigualdade social, vendo o pobre puxar sua carrocinha de reciclados e ao seu lado passar uma BMW tinindo na buzina,  sem paciência alguma

Quando nasci, já ouvia promessas e palavras lindas como amor e fraternidade. Não aguento mais essas palavras tão vazias de sentido. Não digo que todos nossos governantes sejam iguais. Não; há bons e ruins. E há uns muito piores, inimagináveis! 

       Ainda escuto alguém por aí dizer que sou pessimista, que a vida será bela se cada um cuidar de si. Ai, meu Deus, dai-me forças para não ouvir mais isso.

A vida é maravilhosa sob o ponto de vista da existência. Mas nesse viver nem tudo é belo, basta haver essa desigualdade de cão para que a maioria das pessoas não ache tão bela; basta haver inúmeros preconceitos para a vida não ser nada bela; basta a fome e a doença para a vida não ser bela. Basta haver um egoísmo e uma inveja surreal para a coisa descambar. E outras tantas deformações de caráter para muita coisa virar num lamaçal.

 Estou cansada de ouvir todas as lambanças dos nossos governantes, muitas ditas como se fôssemos palhaços e mal informados. As maluquices se transformam em "piadas", e como somos um povo muito extrovertido e criativo, haja mais desgraça. Gargalhamos pela extravagância, depois choramos pela desgraça. 

Para a vida ser bela na sua "totalidade" seria preciso um verdadeiro milagre.  

          Portanto sem ilusões. Essa é a Realidade.

 



Vídeo Maravilhoso!

 
  Amira Willighagen 

 "Once Upon A Time In The West" 



__________________________________________







45 comentários:

  1. Uma noite boa Taís e que neste fim possa desligar-se e ter um sono pesado, para acordar numa manhã mais leve e alegre. Sei que será uma semana tensa e pesada para nós brasileiros com as ondas de insensatez, que beira os festejos de uma Independência que clamamos e cantamos por muito tempo e que agora é uma mera data modificada por estes, que fazem parte deste crônica do desgosto, do enfado. A nós só reste esperar que haja bom senso. O poder que temos hoje com os meios de comunicação é exorbitante e no entanto estes tem sido tão mal usados, que dá mesmo vontade de voltar ao tempo da pedra.
    Assino sua crônica amiga.
    Um abraço e feliz noite para você e Pedro.
    Beijo de paz amiga.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de domingo, querida amiga Taís!
    Música linda demais!
    Basta haver um egoísmo e uma inveja surreal para a coisa descambar. E outras tantas deformações de caráter para muita coisa virar num lamaçal.

    Parágrafo excelente!
    Eu ainda creio num milagre...
    Só assim, amiga.
    Estamos cansadas de tudo e prestes a procurar uma Pasárgada tipo Shangrilá.
    Que o desânimo não nos derrube de vez!
    Tenha novos dias abençoados!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderExcluir
  3. Bacana seu posicionamento. Sua crônica ajuda a gente a querer buscar a saída para na nossa Pasárgada interior. São tantos fatos, situações e instabilidades nos bombardeando a todo momento que nos enche de muito tédio e nos deixa a flor da pele. Tempos difíceis esses. Muita meditação é preciso para não perder o equilíbrio.

    ResponderExcluir
  4. Dias bons e dias menos bons.
    É o normal.
    Sem tragédias.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  5. Buena reflexion la vida es muy dificil te mando un beso

    ResponderExcluir
  6. "Gargalhamos pela extravagância, depois choramos pela desgraça". Uma crónica como sempre tão cheia de sabedoria, minha Amiga Tais. Não, não há milagres. Vá, sim, para Pasárgada, essa que existe dentro de cada um de nós.
    Continue a cuidar-se bem.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Taís, tens toda razão de assim estar! Não aguentamos mais essa avalanche de notícias, fakes, falatórios e mimimis que estão insuportáveis. Como disse Toninho, essa semana sera MAIS tensa ainda que as demais, portanto, só com olhar pro alto, ouvir boas músicas e da minha parte, esperar e torcer por chuva de canivetes amanhã pelo Brasil inteiro ,pra evitar as aglomerações e o vírus espalhado... Estou boazinha??? É o resultado de tanta baboseira que estamos vivendo e vendo e não é de hoje! Basta no cargo estar !!! beijos, linda semana, apesar de tudo! chica

    ResponderExcluir
  8. Efectivamente amiga Taís, mucha razón y cordura en tus palabras. La vida no es nada bella para muchos y si bella para unos cuantos sinvergüenzas que, no se cansan de engañar al pueblo y vender ideas y fórmulas que luego no aplican y hacen todo lo contrario de sus compromisos. Son verdaderos vividores de la política, desgraciadamente el pueblo les importa tres pimientos.
    Yo ya no suelo leer noticias de política, no quiero empezar mal la mañana, quiero olvidarme de todos ellos y ojalá en las próximas elecciones la gente sea mucho más sensata y voten a un partido que realmente mire por su pueblo, que haberlos los hay.
    Precioso vídeo.
    Un gran abrazo y buen mes de septiembre.

    ResponderExcluir
  9. Olá, amiga Tais!
    Concordo plenamente. A vida, é um labirinto complexo, que por vezes é difícil encontrar a saída. Por muitas voltas que possamos dar, vamos sempre parar ao mesmo mesmo sítio.
    Parabéns, por mais uma excelente crónica!
    Votos de uma excelente semana!
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, querida amiga. Percebeu que nem tenho me dedicado ao meu blog?
    Pois é, penso que tudo isso, movida pela pandemia me deixou sem vontade própria. Também sinto a necessidade de me afastar de algumas coisas, algumas atividades. Muitas coisas parecem piorar mais, e penso que vai por um longo tempo assim.
    Grande abraço, minha querida.

    ResponderExcluir
  11. Onde assino?
    Seu texto perfeito diz tudo que penso, estou cansada de tudo, desse pesadelo que parece não ter fim. Que me critiquem por ser pessimista, mas dormir na balada dos anjos é justamente o que os demônios querem, que esperemos de alguma divindade o que está nas mão dos homens. Assim caminha a humanidade desde sempre.
    Que vídeo maravilhoso, perfeito embalo dessas emoções nestes dia trevosos sem fim.
    Abraço, amiga Tais e parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Nem imagina como me identifico com esta sua análise tão lúcida e verdadeira, Taís!!

    Abraço solidário e semana serena .

    ResponderExcluir
  13. Regreso a la blogosfera después de unas largas vacaciones en la Montaña Palentina y donde todavía me encuentro.
    Es verdad, la vida aunque es hermosa, no está exenta de situaciones dolorosas, injusticias que afligen a la humanidad, sucesos que hielan el alma y las conciencias.
    Me niego a veces a ver siquiera el telediario. La indecencia de nuestros gobernantes me asfixia.
    Saludos

    ResponderExcluir
  14. Concordo com você, Taís
    Também estou farta desta situação.
    Lamentável!
    Estou preocupada com o feriado.
    O que será que irão aprontar?
    Deixo um beijinho para você.
    Parabéns pelas suas palavras.
    Verena.

    ResponderExcluir
  15. "Gargalhamos pela extravagância, depois choramos pela desgraça". É o que mais os brasileiros fazem desde que me entendo. Brincam quase sempre com todas as desgraças deste país, quando deveríamos chorar, já que não lutamos, Taís. A crônica é perfeita.
    O sonho de Bandeira está distante para ser alcançado. Sigamos a vida e esperemos que haja ainda algum juízo ou lucidez no louco que anda pelas ruas do Planalto,
    Um beijo, minha amiga. Cuide-se e esperemos dias melhores!

    ResponderExcluir
  16. Tô tão cansada de tanta baboseira que acho que vou parar.
    Oi Taís, o que faço?
    Dá vontade de me enclausurar dentro da minha casa, quebrar me computador, ou guardá-lo como sucata. Nem sei o que faço mais.
    Estou cheia de alguns pseudos amigos que acho que devem ter 3 ou mais empregadas.
    Ai! Não aguento mais!
    Desculpa o desabafo, só o fiz pra você. Se quiser excluir, pode e amanhã faço um lindo comentário para você.
    Beijos Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, entendo você, essa pandemia que nunca acaba, por si só deixa-nos muito ansiosos; a complexa política brasileira e as inúmeras dúvidas com o '7 de setembro' (amanhã), está deixando o brasileiro muito tenso. Vamos aguardar o desenrolar das coisas. Cuide-se bastante.
      Beijinho

      Excluir
  17. En todas partes cuecen habas y aquí, por no ser menos, ocurre igual. nunca me dejo engañar por las plabras, miro los hechos que es lo que retrata a una persona.

    La vida es una especie de laberinto, en el que nos perdemos, dando vueltas por el mismo sitio.

    Besos

    ResponderExcluir
  18. Tienes mucha razón.
    La vida es muy complicada y, a veces, conlleva bastante sufrimiento.
    Difícil encontrar la salida.
    Muy lindo el vídeo.
    Un beso, Tais. Felices días.

    ResponderExcluir
  19. Tu texto me ha pillado en un momento de saturación. Por su verdad irrebatible que está llevando a los pueblos a la ruina.
    Porque, ¿Qué hacemos manteniendo a tanto inútil?
    Directores válidos los hay en todas las empresas, pero cuando analizas los costes de comprar una silla para una casa y lo comparas con lo que paga cualquier Administración oficial por otra igual, la ley del mercado se transforma y el precio se multiplica hasta el infinito. Y las obras públicas, y el número de empleados para cualquier tarea. Y los equipos informáticos. Y los servicios de limpieza, y, y, y,

    Y como alguien válido intente sanear las cuentas, ya le inventarán algún escándalo para apartarlo del Poder utilizando un anatema que lo invalide socialmente.
    O sacarán a flote viejísimos motivos caducados de los que nadie recuerda, para dividirnos y entretenernos, señalando el árbol para que no veamos el bosque....

    Tais, no he leído tu crónica en un buen momento. Un beso.

    ResponderExcluir
  20. Amei tudo que você expôs nessa crônica, a pura realidade, sem romantizar e repleta de verdades. Também não aguento tudo isso que estar acontecendo e a cegueira das pessoas, o fanatismo, a falta de respeito e as desigualdades aumentando a cada dia.
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  21. É esse de mundo tá muito doido. Difícil ser otimista com tantos absurdos. Mas, seguimos; acreditando que não há mal que dure para sempre. Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Querida Taís

    O que diz nesta sua Crónica é a realidade nua e crua. Isto já não vai com paninhos quentes, é verdade. Por mais que façamos no sentido de tentar ser compreensivos e descobrir boas qualidades nos nossos semelhantes, cada dia que passa a desilusão toma conta de nós. Para onde caminhamos? Apetece perguntar. Mas a quem se estamos todos no mesmo barco?

    Mas tento convencer-me de que Pasárgada, embora utópica, seja o sítio dentro de nós, como diz a Graça, onde poderemos encontrar a paz necessária e transmiti-la aos outros, ou seja, a quem quiser apreciá-la e vivê-la.

    Sempre a admirá-la, minha amiga.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  23. "A vida é maravilhosa sob o ponto de vista da existência." É para ela que levo o meu olhar quando me sinto indignada, enfastiada pelo que estamos vivendo. Não ouço, nem vejo nada que traga esta politicagem. Hoje, tivemos manifestações de todas as formas, desde passeatas a favor ou contra Bolsonaro e paneladas. Concordo com od comentários da sua amiga Graça e da Olinda em relação a buscar dentro nós o equilíbiro para mantermo-nos bem. Bjs



    ResponderExcluir
  24. Gostei bastante da sua análise que a subescrevo.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  25. amiga desejo tudo de bom muita saude bjs

    ResponderExcluir
  26. Tais a vida será sempre bela, se vista com optimismo. No entanto, precisamos de ter políticos bem preparados, até academicamente, e não capitães de areia preta no cérebro, ou artistas autodidactas, que servem, como já se desenha, para o Brasil. Como "Brasileirão" que me orgulho de ser,desde 1968. tenho como referência Fernando Henrique Cardoso.Depois apenas a demonstração de uma sociedade brasileira, a não criar políticos com preparação para saber elevar o seu povo rumo um bom nível de vida. Em Lisboa, tenho-me encontrado com inúmeros brasileiros, que ficam fascinados, pelo nível de vida em Portugal, ainda ass8im um dos piores da Europa. Sendo o Brasil uma República federativa, porquê a falta de solidariedade, entre estados? De certo modo a Europa se transformou, numa federação de 27 estados,tanto como os do Brasil e para esbater os efeitos económicos da presente pandemia, já distribuiu milhões de Euros por cada País membro. Eu embora tenha editado novo livro: AMOR NA GUERRA COLONIAL, tenha estado sem apetência para criar poesia, panas estou postado, no blog PENSAMENTOS. Bjs




    ResponderExcluir
  27. Ah... Devo dizer que continuo a de ser fã das tuas reflexões, pelo entre férias, porei em dia, as as suas leituras.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ver você voltando, Daniel, seja bem-vindo!
      Uma boa semana, muita saúde e paz.
      Muito obrigada,
      Beijo.

      Excluir
  28. Olá, amiga Tais!

    Neste labirinto em que estamos inseridos, sem vermos uma saída digna, deixo os meus votos de continuação de ótima semana, com muita saúde.
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Para a vida, ser bela e perfeita, Tais... bastaria eliminar-se política e religião da equação... são elas que nos colocam nas maiores encruzilhadas... não é a vida que afasta as pessoas umas das outras... são as ideias... e como cada cabeça, sua sentença... não tem jeito... continuamos presos nesta Torre de Babel, que é o mundo... onde ninguém se entende... seja em que língua for...
    Performance extraordinária, a do vídeo! Que voz!!! De outro mundo... com mais leveza, sensibilidade e inocência... que este nosso, no momento... nem para visitantes do espaço se recomenda... eles bem olham para nós... mas ajuizadamente... nem poisam, desde o tempo dos faraós... devem pensar... este pessoal do terceiro calhau a contar do sol, alucinou de vez... deve ser do ar que se respira por lá... demasiado tóxico... e as naves lá vão passando quase todo o dia, em algum ponto do mundo, dado o número de avistamentos que já nem se procura mais disfarçar... mas nem adeus nos dizem. Tenho para mim, que devemos ser um caso de estudo, para eles...
    Enfim!!! Adorei sua crónica, Tais, que brilhantemente, destrinçou este nosso intricado mundo... tão enredado, em meandros políticos... que realmente, pouco nos levam a algum lado... apenas aos próprios dos políticos... a um cargo bem sentado e remunerado... e mesmo assim... nem isso só lhes chega... por isso se inventou a corrupção... e a partir daí... nunca mais ninguém para este mundo, descortina solução... :-))
    Beijinhos! Feliz semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  30. Taís,
    Eu não vejo você como
    pessimista.
    Vejo como eu mesma me vejo: cansada.
    Avida é bela. Temos sorte de estarmos
    vivos sim. Mas não é pra acenar com a
    cabeça pra tudo que nos cerca.
    Gratidão é uma coisa
    e nos sentirmos sobrecarregados
    é outra. Seu texto me fez recordar um evento
    que mudou a minha vida e da minha família.
    Passamos por uma tentativa de sequestro em 2007,
    nosso bairro era calmo, nossa casa segura, mas
    as 15h de um dia de segunda feira sofremos essa
    tristeza. Não nos levaram, mas levaram mais que bens;
    levaram nossa paz. O que me fez sentir como seu texto mostra
    foi que os vizinhos e as pessoas da comunidade religiosa
    que pertencíamos nos diziam incessantemente que devíamos
    dar graças a Deus por estarmos vivos. Depois de ouvir
    algumas vezes eu simplesmente explodi e revidei dizendo
    que Eu era grata por estar viva sim, mas
    não estava satisfeita por terem nos roubado a paz de
    viver no lugar onde era nosso!
    Me senti melhor não só por dizer isso, mas também
    por passar a agir demonstrando minha insatisfação.
    Logo nos mudamos pra esse lugar que chamo de minha Pasargada.
    Aqui tem assalto, sequestro e violência como em todo lugar,
    mas tenho PAZ aquele que tentaram me roubar.
    Querida, uma hora essa fase de pandemia tem que passar e esse
    desgoverno vai ter que dar contas.
    Como sempre: Adorei ler, me vejo através de seus
    bem escritos textos e desculpa a extensão do comentário.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  31. Querida amiga
    A vida pode ser bela, sim. Basta, para isso, que nos fechemos numa bolha, ignorando (quase) tudo que nos rodeia.
    O que hoje é uma verdade absoluta, amanhã não passa de uma enorme mentira. E damos connosco a pensar: afinal como é que é?
    Não sei se aquela serenidade tão necessária à nossa sanidade mental algum dia virá a ser realidade.
    Por enquanto, o melhor mesmo é fazer como os três macacos: não ver, não ouvir, e não falar.
    Como sou optimista (e acredito que você não é pessimista) ainda me permito esperar por um mundo melhor.

    Feliz mês de Setembro.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  32. Olá Taís,
    veja bem que há momentos, me veio assim ao pensamento uma ideia absurda!
    e vou deixar o texto que deixei no blog do Pedro!

    "Será que nos querem despertar muitas alergias à politica?! ​
    e pelo andar da carruagem imaginemos robôs a tratar
    da governação com IA e outras linguagens que os nossos softwares humanos não entendem!
    Agora acabei por ver que muitos sites tratam disso!
    Pensava eu que estava a ter uma ideia totalmente louca, mas isso já anda bem avançado !
    https://valor.globo.com/politica/noticia/2020/04/03/55-de-publicacoes-pro-bolsonaro-sao-feitas-por-robos.ghtml
    https://brasil.elpais.com/brasil/2017/11/22/tecnologia/1511352685_648584.html
    https://www.ouest-france.fr/politique/pourrait-remplacer-les-politiques-par-des-robots-4267659
    https://www.lesechos.fr/2018/06/lintelligence-artificielle-a-la-place-des-politiques-991826 "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ângela, olharei todos, sim.
      Dias felizes pela frente!
      beijo.

      Excluir
  33. Vizinha / Escritora, Taís Luso !
    Também tenho essas sensações e decepções.
    São muito amargas e cruéis.
    Passei a cuidar do mundo que está ao meu alcance.
    Assim, ajudo Deus a proceder o milagre que defendes,
    como única solução.
    Parabéns pelo belo texto, Amiga.
    Uma feliz semana e um fraternal abraço !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  34. Querida Taís,
    nem preciso de lhe dizer, o quanto concordo com cada palavra que escreveu.
    O meu espírito também está exausto, e o corpo já reflecte essa exaustão.
    Por muito que façamos para nos mantermos sãos, tudo anda em sentido contrário, um desassossego.
    Refugio-me, na escrita, na música e no cinema. Adoro ver um bom filme, e este "Once Upon A Time In The West" com os famosos, Claudia Cardinale, Charles Bronson e Henry Fonda, não me canso de rever.
    Esta música é mágica e a cantora tem voz de anjo, uma maravilha.
    Obrigada amiga, por alegrar um pouco o meu espírito.

    ResponderExcluir
  35. Olá minha querida!
    Também ando farta destes labirintos... A cada dia que passa parece que menos humanidade e dignidade vemos neste mundo! Meu coração se entristece com tantas notícias ruins... Tenho me poupado um pouco dos noticiários. Acompanho tudo à distância para não adoecer!

    Uma vontade muito grande de ir para Passárgada, para Nárnia... Até mesmo para a Cidade do Nunca.

    Grande beijo pra ti!

    ResponderExcluir
  36. Eita, a vida é mesmo um labirinto e a coisa tá superfeia. Sinceramente, sem o amor de Deus não vejo razões para achar nada belo ao meu redor, há tanta frieza, safadeza e corações cauterizados, que somente na força e alegria do Alto encontramos sentido para caminhar...
    Boa crônica, Taís. Bom sábado. Bj

    ResponderExcluir
  37. Querida Taís, houve épocas nas nossas vidas em que pouco nos importava o que se passava à nossa volta e, muito menos no mundo; queriamos viver a alegria da meninice, os sonhos da juventude, deixando as preocupações para os pais. À medida que a idade avançava, começavamos a ter noção da complexidade da mente humana, da estupidez deste ser chamado de " homo sapiens ", mesmo sem termos as noticias invadindo as nossas casas, mesmo sem os celulares e as tais, tão na moda, " fake news ". E já nos bastava esta nossa compreensão, para nos sentirmos meio perdidos, num labirinto onde conheciamos a entrada, mas não conseguiamos descobrir a saīda , mas, agora , além desse emaranhado de emoções da nossa mente que, muitas vezes são incompreensiveis, temos o labirinto em que se transformou a sociedade em que vivemos e o turbilhão de atrocidades que vemos mundo afora. Claro que essa estupidez, essa desumanidade sempre existiram, mas nós ainda não tinhamos plena consciência delas; agora,com a maturidade que nos tem dado a vida, não conseguimos ficar imunes a todos estes conflitos, esta desumanidade, esta ânsia de poder de quem nos governa, da vontade das " grandes potências "em subjugar os paises mais desfavorecidos, mas com grandes riquezas naturais; sabemos que é aí que reside o interesse deles e não na defesa dos direitos humanos. Muitas vezes , temos vontade de desligar a televisão, ficando assim, afastados das misérias do mundo, mas, será que estamos certos? Creio que nao! Afinal, somos cidadãos do mundo e, assim sendo, a vida do outro interessa-nos, embora saibamos que pouco podemos fazer. Amiga, uma crónica profunda que nos leva a reflectir na situação preocupante do nosso mundo e também na nossa atitude perante toda estes problemas. Sinto-me com tu mas, para me sentir melhor, lembro aquelas palavras de Miltin Nascimento, " ainda acredito que este meu sonho teimoso se vai tornar realidade e que o mundo vai melhorar". Uma Utopia, mas que seria de nós sem ela? A vida obriga-nos a seguir em frente e, por mais que nos sintamos perdidos neste labirinto, ela não se compadece e obriga-nos a encontrar uma saida. Tentemos, querida Amiga, encontrar o caminho que melhor nos sirva , sem nos preocuparmos com o que os outros pensam ou o que a sociedade nos quer impôr com os seus " modismos ". Se hoje o dia nos leva ao pessimiso, ...paciência...amanhã, quem sabe não estaremos com outro ânimo? A vida nem sempre é bela e para muitos é deveras horrorosa, assim é que é! Fantasiar, para quê?
    Muito haveria a dizee, mas não é preciso, pois aqui, neste belo texto, mostras muito bem as tuas inquietudes não só pelo que se está a passar no teu pais, mas também no mundo inteiro. Muito obrigada, querida Amiga e espero, do fundo do coração , que te aquietes e que a SAÚDE não falte, a ti e aos que amas . Um beijinho , muito, muito especial
    Emilia

    ResponderExcluir
  38. Olá, Lais!

    Mais uma excelente reflexão sobre a vida. Hoje, tomando café em família, a minha nora, fez um reparo ao meu projeto de livro, pois, escolhi o Chão do Vale e sua envolvência como objeto do mesmo.
    Comentário: Tenho a certeza que vai ser um bi-romance o projeto e o livro.
    Vou fazer o contraditório e mostrar que o romance vai ser plasmado no sucesso do projeto.
    Escolhi fazer a ponte entre o séc.XV e o século XXI, quedando-me no periodo em que foi construido o Aqueduto de Pegões.Obra com mais de 500 anos e que eu, quase todos os dias "visito" passando debaixo de um dos seus arcos.
    Tomar é uma cidade com muita história e, quase nem dou conta do labirinto.
    Bj.

    ResponderExcluir
  39. de uma amargura comovente a sua bela crónica, amiga Tais.
    e que me causa algum embaraço na resposta, pois desejava deixar uns pozinhos de optimismo e não vejo como ...

    e por aqui costomamos dizer que o capitalismo,causa de todos de todos os males passados, presentes e futuros, tem (não os dias) mas "os séculos contados",,,

    beijo, minha Amiga

    ResponderExcluir
  40. Carregar toda a amargura do mundo é de mais, amiga!
    Cada um deve carregar a cruz que lhe cabe e fazer algo para minimizar os que suportam cruzes mas pesadas...
    Portugal passou recentemente por anos muito difíceis, com enorme divida exterior e maus governantes... Conseguimos ultrapassar a fase péssima e não fosse a pandemia, estaríamos bem... Perder a esperança? -- Nunca!
    Boa semana. Beijinhos.
    ~~~~~

    ResponderExcluir
  41. Hola Taís, he estado viendo tu otro blog, y te felicito,me ha gustado mucho,no he encontrado donde dejar un comentario,me pasare por ahí para disfrutar del arte.
    La vida no es un camino de rosas, es cierto hay mucha desigualdad, y los políticos, la mayoría no hacen nada para corregir esto.
    Que tengas un feliz fin de semana.
    Un abrazo

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís