5 de dezembro de 2021

A ARTE DE DAR PRESENTES! - crônica

 



                    - Taís Luso de Carvalho

Pois é, amigos, esse é um assunto complicado! Mas como gosto de escrever sobre o nosso cotidiano, de A a Z, tipo complexo vitamínico, este assunto também está aqui, na minha mira. Vale para todas as datas.

Conhecemos um pouco as pessoas pela sua amabilidade, pelo seu bom gosto, carinho e, também, pelos presentes que elas dãoNão quero dizer que devemos gastar muito para presentear, jamais, mas com o foco certo em quem receberá o presente, facilitará o processo d escolha, serão mais acessíveis e bem apreciados.

Todos nós recebemos umas coisinhas difíceis de gostar. Lembro uma vez que tive a triste sensação de ter sido vista como uma adolescente de vanguarda! Ou aquelas que ficam adolescentes para o resto da vida. Sim, porque eu jamais usaria aquela roupinha! Faltou à pessoa ter me estudado um pouquinho. 

O que importa não é o gesto de presentear, como dizem algumas pessoas, o importante é dar a coisa certa para a pessoa certa! Têm pessoas que compram sabendo que a criatura vai trocar, e não estão nem aí! O negócio é resolver o problemaSim, existe esse tipo de gente. Escolhido, assim, o melhor é não dar nada.

Não é fácil: há o perigo de darmos um livro de poesia para quem curte o gênero literário de "Terror"! Como também, presentear com os clássicos Chopin, Beethoven, Schubert...  para as pessoas que amam o "rock pauleira". Então não se atrapalhe, dê o "rock pauleira"! O importante é o gosto de quem recebe, não o nosso. 

Também existem pessoas difíceis, nada serve, dá vontade de enviar uma bomba! É, esse lado também existe! É terrível. A gente compra sabendo do resultado: o presente não vai agradar! Mas, com essas não me preocupo, pois se comprarmos o sol, querem a lua.

 A boa escolha  evitará, mais uma vez, a conhecida bandeja ou mais outro porta retrato! E ainda temos de ser delicados para não mostrar o desapontamento...

- Que lindooooo, você adivinhou, como estou precisando de um porta retrato!

Confesso a vocês que estou na turma dos que preferem ganhar uma bela caixa de bombons ou livros, desde que não me presenteie com o gênero "Terror". Perfumes, nem pensar, é muito pessoal.

Nisso, os homens são muito práticos: dão bombons finos, vinhos ou espumantes de classe! São presentes que sempre agradam, delicados e de bom gosto. 

Mas, o Natal está aí, a data mais festejada em boa parte do mundo!  Use sua criatividade, seu carinho, mas também não esqueça de usar sua máscara e álcool gel nas suas andanças! 

 Boas compras para os que curtem dar presentes no Natal!




Sugestão de presente para uma família: cestas de Natal!

Todos se beneficiam!






85 comentários:

  1. Tanta creatività, nello scegliere, con gusto, ed equilibrio, i doni di Natale.
    Un articolo che ho molto aprpezzato nella sua densa lettura
    Buona domenica e un saluto,silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, querida Silvia, equilíbrio, é isso!
      Uma feliz semana,
      beijos e saúde!

      Excluir
  2. Taís, ainda não estou frequentando shoppings, mas quando procuro um presente para alguém, procuro na internet algo que possa agradar e combinar com o estilo da pessoa!
    Tão simples, mas sei bem que entre as modernidades de uma lista de casamento, p.exemplo, está o fato da certeza que muitas vezes, a troca é certa.
    E daí dá uma raiva pensar que foi investido tempo em quem nada valoriza, né?

    Gostei de ler mais uma vez!
    beijos e seguimos com cuidados! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não estou indo aos shoppings, estão lotados! E nem vou agora, só quando cair bastante as infecções e o povo quase todo vacinado.
      Sim, as trocas são certas...é um tema muito difícil.
      Beijo, Chica, uma ótima semana!

      Excluir
  3. Falar em presentes até me "dói" a alma, lol
    Só de me lembrar do que já gastei em presentes... mas são dados com amor e gosto.
    .
    Tenha um domingo de paz e amor
    Abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rssss, aqui o Pedro pensa a mesma coisa!!!
      Você não está sozinho nesse seu pensamento, servindo para o Natal, apenas.
      Bjus, uma feliz semana, Ricardo.

      Excluir
  4. Querida Amiga, sabes que li muitas vezes o teu post anterior que me comoveu, pois " ouvi ", naquelas palavras, o teu coração que deixou sair um desabafo sentido pela desordem humana que vemos à nossa volta, em todos os aspectos. Não me surpreendeu essa tua sensibilidade! Gostaria de ter sido eu a colocar em palavras, toda a minha tristeza pelas desgraças do nosso mundo, mas falta-me o " engenho e arte" para expressar tão bem como tu, o que me vai na alma. O tema de hoje, bem mais leve, no fundo trata de um assunto muito pertinente no qual devemos reflectir. No meio de tanta carência, fome e guerras, andamos nós numa correria desenfreada à procura dos presentes para o Natal, muitas vezes sem a devida preocupação com a escolha certa.E para quê, Amiga? Não poderia esse presente, às vezes tão caro e inútil, ser substituido por uma visitinha e um abraço forte e carinhoso, pondo nele todo o nosso amor, amizade e consideração? Tantas vezes tens falado, nas tuas crónicas, sobre a leveza e complexidade da vida e tens mostrado que é essa leveza que procuras e eu, Tais, também há muito que a tenho introduzido na minha vida e comecei com o fim da troca de presentes, É verdade! De há uns anos para cá que nós e os amigos mais chegados combinámos que acabariam essas trocas, tanto de aniversário, quanto de Natal. Ainda há dias, a propósito de um favor feito a um morador no meu prédio, lhe disse que nos pagaria essa atenção com Amizade; esse seria o que mais gostariamos de receber dele. Antes da pandemia, faziamos uma visita ao aniversariante e levavamos o nosso abraço de presente e agora, com os cuidados a ter, um telefonema e uma conversinha substituem o presente. Entre nós,Querida Amiga, os presentes são só para pais, filhos e netos e na escolha do meu há uma condição, nada de panelas, louças ou outras tralhas, pois o que tenho já é demais... já jogaria ao lixo a maior parte dessas coisas, de boa vontade, se não precisasse ainda de algumas delas, mas....bastam! Imagina tu a complicação que era dar presentes aqui para a minha casa, já que os nossos aniversários são nesta quadra natalicia, a 23, 26 e 28 ( filho e filha)...uma dor de cabeça e uma despesa enorme porque, infelizmente, cada vez se procura dar coisas caras. Foi um alivio para os meus amigos e familiares e para nós também, porque afinal, o mais importante é o telefonema carinhos que recebemos dos que moram longe e do abraço sincero daqueles que vivem mais pertinho. Também eu quero leveza, Tais e não tenho sentido falta dos presentes; os meus Grandes Amigos continuam a dar-me a amizade deles e a receber a minha ; as correrias natalicias terminaram e a quadra é vivida com a simplicidade que a deveria caracterizar, tentando sempre ver se o nosso vizinho do lado tem comida na mesa e se àquele sem-abrigo que conhecemos não falta uma manta que o agasalhe nas noites frias do nosso inverno . Sei que no Natal a manta não vai faltar, a comida vai chegar àqueles que nunca a têm e o brinquedinho vai também
    aparecer naquele casebre triste, fazendo brilhar de felicidade os olhinhos das criancas que nele vivem, mas depois? Depois, Amiga, as luzinhas da cidade apagam-se e o coração do ser humano volta a escurecer e a virar-se para o que mais lhe interessam o dinheiro e o poder. É assim e sempre assim será. Querida Amiga, obrigada pelo tema e pela reflexão que todos nós devemos fazer sobre ele; está na hora de trocar esses embrulhos lindos da foto por um abraço solidário, embrulhado em lindo papel brilhante e preso a ele com um bonito laço mandar o nosso afecto a todos os que nos rodeiam, principalmente àqueles que tanta necessidade têm de cainho e atenção
    É o que vou fazer agora, Amiga, mandar-te esse abraço e agarradinha a ele, toda a minha amizade com votos de saúde para todos vós. Que bom ter-te conhecido, Tais!
    Emilia 🙏 ⭐ 💝

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, querida Emília, tenho de buscar temas mais leves para intercalar com a nossa realidade atual, temerosa e sofrida. Mas na realidade, quem tem cabeça para comemorar o Natal agora? Que tem cabeça, vendo as estatísticas de mortes e infectados, várias vezes ao dia pela televisão? Eu não tenho. Natal, agora, é mais uma recordação dos anos passados onde aconteciam as reuniões de família, com nossos pais que não estão mais entre nós. Essa visão não se apaga, jamais.
      Como os dias da semana, ficaram todos iguais, domingo é igual à segunda feira, e as festas, mesmo o Natal, não terá o gosto de festa, de presentes, de alegria... Nada! Será mais um dia para a tristeza navegar, pois era a data de forte solidariedade, nossos corações se derramavam em carinho e amor. Querida amiga, fizeste um comentário em que a tua sensibilidade falou altíssimo, mostrando muita solidariedade e tristeza. A parte que falas que não precisas de mais nada, eu também não, a cada Natal, preparo um saco enorme de roupas nossas e saio para dar aos pobres de rua. O que é mais lindo nessa Festa é a união dos corações e a nossa solidariedade que alcança níveis altíssimos.
      Muito obrigada pelo teu belíssimo comentário, querida amiga, também foi um presente maravilhoso ter-te conhecido!! Saúde!
      Beijinhos, falamos!

      Excluir
    2. 💕🙏🌻
      Emilia

      Excluir
  5. A arte de presentear não é mesmo muito fácil,Tais
    Aquele versículo bíblico que diz que 'mais bem-aventurado é dar
    do que receber' é bem apropriado para quem nunca sabe como retribuir os presentes,
    tornando mais fácil seguir a bem-aventurança e presentear antes.
    Na família meus presentes desde sempre foram os livros _ os filhos avisam :'mãe, não tenho tempo de ler' ,mas não recuo e digo que arranjem o tempo rs e a filha se manda uma palavrinha errada na mensagem _ aviso logo- vou mandar livros _está lendo pouco filha e rimos juntas, da mania dos livros desde pequenos.
    Mas é realmente complicado se não conhecemos ou conhecemos demais o presenteado.
    E não sou muito de época para presentear ,(ate evito as datas), gosto do improviso_ ou seja qualquer dia é dia de acarinhar com um presentinho.
    No Natal ,o mais simples e melhor Tais é o bom e sincero Feliz Natal rs
    Já esta na hora de começar a repetir o refrão natalino e desejar que seja para todos uma data de confraternização em família, e quem quiser pode mandar presentes,claro!
    E agradecer amiga por nos presentear com tão boas e inteligentes crônicas.
    Fica também os abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é gostoso recebermos um mimo quando menos esperamos! A gente dá com gosto, escolhido para a pessoa, personalizado, sem data, sem obrigação. Também gosto assim!
      Beijinho, querida amiga, uma feliz semana e obrigada pelo carinho de tuas palavras.

      Excluir
  6. Olá, amiga Taís.

    Também penso que presentear alguém é uma arte bem difícil. Chocolates ou uma écharpe bonita, ainda são a minha escolha preferida. Livros, há que conhecer o o gosto pelo estilo literário da pessoa em questão, perfumes nem pensar!! Nunca acerto.

    Relativamente aos que torcem o nariz a tudo o que oferecemos, há muito resolvi o assunto: pura e simplesmente não ofereço nada. Parabenizo e está feito.

    Natal? Bem, desde que meu filho foi viver longe, para outro país, e a pandemia se instalou para ficar, tomara eu que nem publicidade natalícia visse passar na TV.

    Um beijinho e boas compras para si, amiga. Por mim, não tenciono comprar nada de especial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Janita, o Natal está ficando complicado, há pessoas que não dão, e outras que dão, e já vi essa festa ficar constrangedora para alguns, pois receberam e nada levaram. Os tempos estão mudando e há mais conscientização, vejo as pessoas combinando o 'não trocar' presentes, apenas a Ceia de Natal bem caprichada!
      Eu já estou concordando...
      Beijinho, querida amiga!

      Excluir
  7. De uma coisa eu tenho certeza. A sua mira é perfeita, sempre acerta no alvo ou na mosca, ainda que não tenha consumido o vidro do complexo vitamínico... Presentes, é sempre muito difícil. Quase nunca erro. É sempre um vinho de três rolhas, que é um bom vinho para se degustar em família. E livros. Duas amigas acabaram de receber um livro de arte, cada uma recebeu o seu, pois são irmãs e cada tem a sua casa, risos. E não houve ciúme, risos. Fotografias da Ilha de Fernando de Noronha. Foi tão bom ver o brilho nos olhos das duas. Mas tudo o que você disse é tão verdadeiro... que não carece de vírgula. E como disse um velho amigo da universidade, vírgula é um detalhe, deixemo-la em paz, risos!
    Beijos, minha amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está coberto de razão, tenho uma parente que vai numa loja e compra tudo no mesmo lugar, vai de lista na mão. E conforme as coisas sai com todos os presentes prontos. Lembro que no último Natal que passamos juntos comprou caixas de bombons para as mulheres e vinhos para os homens! Confesso que adorei a ideia!
      Um beijo, professor, uma feliz semana!

      Excluir
  8. Cierto es tan difícil en acertar con el regalo como nos puede pasar con un niño que le compras el juguete mas avanzado y luego se divierte mas con su caja.
    En muchas ocasiones el mejor regalo es el cariño verdadero.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrss, essa tá boa, Thomas, a 'caixa'... é verdade, eu vi isso!
      Obrigada, boa semana,
      bj

      Excluir
  9. Siempre se escoge el regalo, sabiendo los gustos de la persona a quién va destinado. Un determinado tipo de regalo, puede hacer mucha ilusión o pasar desapercibido, según la persona que lo reciba. Es importante saber previamente sus gustos, para no caer en el error.

    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga, presentear é muito difícil, os gostos são dos mais variados, até para os filhos quando já são adultos.
      Obrigada pelo seu comentário, uma feliz semana!
      Beijo, Antonia!

      Excluir
  10. Regalos y más regalos, siempre el mismo tema. Soy de la opinión que cualquier día del año es bueno para poder hacer un regalo normal, especial o un regalo sorpresa, por ello, no debe ser una fecha señalada para la ocasión, se aprecia mucho más el detalle. Para Navidad a los niños les viene bien por unas fechas tan señaladas, pero los adultos es otro cantar. Siempre he preferido una sorpresa en cualquier día del año que no la esperaba. Gastar por gastar en unas fechas señalas tan poco lo veo bien cuando tanta gente lo está pasando muy mal.
    En fin es el criterio de cada persona.
    Un gran abrazo y buena semana entrante Taís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma data imposta pelo comércio e que foi se alastrando... têm famílias que não conseguem parar, mas há muito tempo que vejo um ar de cansaço com tantos gastos.
      Obrigada, amigo Juan, forte abraço daqui!!!

      Excluir
  11. Crónica atempada, atendendo à quadra. Dá para inspirar no cuidado a ter sobre o que vou oferecer... mas, entretanto, lembrei-me de uma cena. Chega a hora da distribuição ofereci à minha Teresa... um balão! Isso, um balão que ela recebeu sem qualquer ar de resignação. Sorriu-me e com a sua voz terna, de sempre, chamou-me "meu maluco"... ia a noite já avançada, quase no fim da consoada, quando, inopinadamente... PUM! rebentei-lhe o balão. Ao ar de espanto seguiu-se outro de encanto quando apanhou do chão duas Guias De Entrega... duas máquinas, uma de lavar outra de secar... levei beijos até ao galo cantar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa deve ter sido fantástica!!! rsss
      Que ideia linda e criativa!
      Um abraço, Rogério!

      Excluir
  12. Há mais de dez anos, combinámos em família que só se ofereciam presentes às crianças pelo Natal. Aos adultos presentes nos seus anos ou nos casamentos. Combinámos que o único presente que podíamos trocar entre nós era o Amor. E é assim desde 2010 desde que meus pais morreram.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já ando pensando assim, querida Elvira, os presentes devem ser das crianças, pois Natal é sonho!
      O Natal se torna pesado para a maioria das pessoas! Dezenas de presentes...por quê?
      Beijinhos, amiga, uma feliz semana.

      Excluir
  13. Tens toda razão, é preciso critério e observação para presentear, saber dar o que para quem. E também considero fundamental, o saber diferenciar preço e valor, pois corremos o risco de comprar algo caro, mas que não tenha valor para o(a) presenteado(a), enquanto algo mais modesto, pode revelar-se de insuspeito valor para a pessoa. Como diria aquela propaganda de cartão de crédito: Saber presentear, não tem preço.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passei por isso, o que pensamos não é o que o outro pensa, e como se diz aqui, 'dinheiro posto fora'!
      Abraços, obrigada, Antonio.

      Excluir
  14. Tu texto ha sido vaporoso y fresco, ideal para limpiar la mente de tanta verborrea médica, pseudocientífica, asustante. Gracias por él.
    Y también práctico a la hora de ejercitar el arte del regalo, género difícil. Como bien dices, una buena idea es la de no arriesgarse a ser demasiado creativa.

    Buena suerte con los tuyos. Un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana, a realidade está tão dura que temos de suavizar o que dá, mas nem sempre é possível, há momentos que o 'clima' fica pesado demais.
      Um beijo, Gracias, uma boa semana na medida do possível!

      Excluir
  15. Só tenho a prenda do meu sogro.
    Beijos, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias, Pedro, vi que não passas por maus momentos, rss!
      Deve ser um descanso...
      Uma boa semana,
      beijos.

      Excluir
  16. Dar presentes. Uma tarefa difícil e uma arte, minha Amiga Taís. A sua crónica, brilhante como sempre, toca nos pontos certos. Nem sempre é fácil acertar no presente, principalmente com aquelas pessoas que nunca ficam contentes com nada. Com as que conhecemos bem, talvez o amor nos aconselhe e encontremos aquilo que as faça agradadas do que recebem.
    Continue a cuidar-se bem.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Graça, o que dá mais trabalho e até entristece, são aquelas pessoas que nada serve, a gente vê no rosto que o negócio não agradou. Uma sensação desagradável. Os que não costumam presentear, que fazem troca de presentes, são mais felizes rsss... Estamos nos encaminhando para esse 'novo estilo natalino' rs!
      Uma linda ceia deixará todos contentes.
      Beijinho, querida amiga.

      Excluir
  17. Bom dia Tais!
    Que bom que abordou esse assunto, pois é muito complicado dar os presentes e mais complicado ainda, é minha nora que tem de tudo é fitness e não conheço o gosto dela, mora longe! É bem na dela que não deixa saber do que gosta. rss
    Sendo na Família é mais complicado.

    A você e família votos de uma feliz semana.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fátyma, sem dúvida que na família é muito pior, tudo tem um peso diferente! Mas a gente sempre encontra um jeito quando quer. São coisas que todos querem modificar, mas o que impede um pouco é a tradição familiar...vem lá de nossos avós.
      Beijinho, amiga.

      Excluir
  18. Olá, Tais.
    É como diz minha amiga. Dar presentes é muito complicado, e precisamos de ir ao encontro dos gostos de quem vai ser o presenteado. E nem sempre é fácil. E eu que o diga!
    Excelente crónica! Aliás, como sempre.
    Votos de uma excelente semana, com muita saúde.
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mário, é isso, mas as coisas vão se arrumando, há muito gente aqui que já saiu dessa, fazem uma ceia no capricho e presentes, só para as crianças. Ficamos com as outras datas, aniversários... é mais fácil. É apenas um presente de cada vez!
      Uma boa semana, 'gracias' pelo comentário!
      beijinho e saúde!

      Excluir
  19. Es difícil acertar con el regalo adecuado. Creo que algo sencillo y entregado con amor puede ser lo mejor.
    Los niños disfrutan mucho con estas entrañables fiestas y la ilusión del regalo. Es bonito verlos felices.
    De una manera o de otra, lo hermoso es compartir felicidad .
    Un beso, Tais. Feliz semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acertar é o problema, creio que o melhor é uma bela caixa de bombons para as mulheres e vinho de classe para os homens! Tem agradado bastante! E livros, também!
      Quanto presentes para as crianças, sempre!
      Um beijo Amalia, ótima semana!

      Excluir
  20. Salve, Taís.
    Gosto da sua persistência. Aliás, até dar presentes é um ato de persistência.
    O importante é o gosto de quem recebe, não o nosso. É isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, José Carlos, "até dar presentes é um ato de persistência"!
      É verdade, e bota persistência nisso! rssss 😅😆
      Gostei de vê-lo aqui, gracias!
      Um abraço!

      Excluir
  21. No Natal, já há muitos anos que não dou presentes!!! Gosto de presentar surpreendendo quem gosto! Boa semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gracinha, isso eu também gosto!
      Não preciso de data! É um carinho espontâneo.
      Uma boa semana!
      bj

      Excluir
  22. Dar regalos siempre es complicado y uno debe conocer ala persona puedes dar algo que compres o puedes dar tu tiempo o algo hehco por ti. Te mando un beso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, JP, gracias pela tua simpática visita e comentário, como sempre fazes.
      Uma feliz semana pra você!
      Beijo.

      Excluir
  23. Boa tarde de serenidade, querida amiga Taís!
    Crônica numa temática atualíssima.
    Não me abalo com presentes...
    Adoro dar e não fico condicionada em receber nada de volta.
    É muito grande a alegria de doar.
    Em tempos difíceis, só mesmo aos íntimos (filhos e suas famílias).
    Livros todos adoram dar e receber por aqui.
    Vou na necessidade e gosto de cada um deles e não faço (nem fazemos) complicação.
    Natal com os doces que cada um gosta é bom demais, bem como os pratos prediletos mais os da ceia de acordo com nossa possibilidade sem nada de alarmante.
    Já cai na asneira de passar dois dias na coxinha e curtir estafa depois.
    Só o fato de estarmos com quem amamos, sermos presença, já nos basta ao 💙.
    Neste ano, nosso presente na família foi o nascimento da nossa princesinha há seis meses.
    Estivemos neste final de semana reunidos pelo seu batizado e foi uma antecipação natalina linda.
    Tenha dias pré Natal abençoados, amiga!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Roselia, sem dúvida que eu prefiro também dar do que receber! Dou com muita alegria. Mas o que eu escrevi, é quanto a escolha, estudar a pessoa para dar o presente certo, isso é carinho, comprar o que o outro gosta e não o que nós gostamos. Aí que o tiro sai pela culatra! Dar o gênero literário que o outro gosta e não o que achamos que ele deva ler ou escutar, enfim.
      O carinho tem duas mãos, se não for assim, o cansaço vem logo... Então, o que penso é dar o nosso melhor pelos parentes e amigos que gostamos.
      Gracias, querida, tua presença é sempre muito querida aqui!
      Um beijinho!

      Excluir
  24. Amei o tema. Dá e receber presente quem não gosta! Receber mais ainda. Mais o mérito está mais em dá do que receber está nas escrituras. Amei te ler aqui. Bjs querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nal, prazer em recebê-la aqui!
      Pois é, eu prefiro 'dar', rss! E receber, como disse no texto, prefiro bombons ou livros, com isso evito a mão de obra de trocar por outro número que não é o meu, o estilo etc... Já tive de atravessar a cidade para trocas.
      Muito obrigada pela tua visita, serás sempre bem-vinda aqui!!
      Um beijinho, amiga!

      Excluir
  25. TAIS,

    presentes? Detesto dar e muito mais de receber!
    Desculpe se fui o que sou e disse realmente a essência dos meu pensamento.
    Sabe a razão Tais?
    Nós por aqui dizemos que não existe "almoço grátis".
    Um abração carioca de seu antigo seguidor e admirador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certo, Paulo, és prático!
      A pessoa tem de ser autêntica, ninguém tem de viver e gostar das coisas de modo forçado! Tem é de viver da sua maneira!
      Conheço pessoas assim, preferem elas comprarem o que sentem necessidade.
      Gracias pelo carinho do comentário.
      Um beijo, amigo.

      Excluir
  26. Que linda entrada Tais! eu sou desastrada com os presentes, sempre na correria, nao sei que comprar! kkkk , gosto dar e receber , mais nao sei me organizar! Beijao grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me organizo bem antes, fico 'fora da casinha' se deixo tudo para a ultima hora, nisso sou organizada, é preciso! A fama dos brasileiros é que deixam tudo para a última hora, depois enlouquecem!!!
      Uma feliz semana, Estelita,
      um beijinho

      Excluir
  27. Taís,
    Realmente presentear
    é uma arte.
    Levei muito tempo para aprender a
    receber presentes.
    Por uma infância bem
    complicada não recebíamos
    presentes e nas duas
    datas aniversário e natal
    recebíamos uma surra.
    Porquê? Nunca recebemos
    essa explicação.
    Já adulta fui exercitando
    e aprendi a receber, até então
    eu ficava sem graça.
    Quanto a presentear
    confesso que gosto muito de presentear com algo que a pessoa goste.Acho lindo a cara de satisfação. Na família penei até entender o gosto da nora. Ela
    é dessas pessoas difíceis de presentear e diz na cara se
    não gostar e até devolve.
    Graças a Deus aprendi e já vou na certa em aniversários e natal: um bom vinho verde e taças ou ainda um Vale Presente de uma loja
    que ela frequenta.Ufa!
    Adorei a publicação e me excedi
    no comentário, mas
    Vc nos provoca, rsrs.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cátia, minha querida, só tenho de agradecer teu depoimento tão sincero! Há coisas na vida que temos de fazer força para esquecer, amiga! Mas vejo que deste a volta por cima...
      Um beijinho e meu carinho, uma feliz semana!

      Excluir
  28. Ai, Taís! o que me ri com esta sua Crónica. Só verdades. O que se sofre na procura da presentes, de como fazer o melhor possível e nesta época natalícia é um verdadeiro terror, se deixamos para mais tarde então é que são elas. Em vez de ser uma ocasião para riso e boa disposição, transforma-se em ansiedade, sofrimento quase.

    Falou em perfumes...é a pior coisa que me podem oferecer. Já uns chocolatinhos são muito bem recebidos. E, vá lá, um bom espumante não é de deitar fora. :)

    Sempre oportuna e certeira, minha amiga Taís. :)
    Adorei. E ainda havemos de nos falar antes mas, entretanto, aqui deixo os meus votos de Natal Alegre, cheio de belas prendas.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Olinda, minha família era toda de presentear, era lindo quando criança e adolescente, mas quando casei a coisa virou e tive de seguir a boiada, escolher para dar, aí tive de aprender na 'raça', como dizemos aqui. Meus pais eram muito organizados, e não sofriam com isso. Depois fiquei boa nesse quesito, organizo tudo bem antes e isso é para tudo, até quando tenho hora marcada para alguma coisa, consulta etc. Por pouco não durmo já vestida e de salto!! rsss Mesmo assim, não é moleza, não, a gente faz tudo para dar certo e muitas vezes, nos surpreendemos com certas coisas...
      Muito obrigada, sempre, pela tua presença.
      Beijinhos!

      Excluir
  29. Eu tenho poucos presentes para comprar e ainda não comecei, compro com a preocupação de conhecer a pessoa e perceber o que gosta!
    Ainda bem que não tenho ninguém que prefere a lua quando ofereço o sol! Rsrsrs

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte a tua, Micaela, eu tenho umas 'pessoinhas' que quase morro... a gente vê que não agradou, que nunca irei agradar! É, isso existe.
      Um beijinho, amiga, uma ótima semana.

      Excluir
  30. Nice post, I loved the idea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pelo sua visita de tão longe!
      Seja bem-vindo ao blog!
      Saudações!

      Excluir
  31. Olá Taís
    Hoje não tive um bom dia e lendo a sua crônica fiquei mais alegrinha...rs
    Gosto do seu bom humor.
    Minha mãe sempre dizia que devemos dar o presente que nós gostariamos de receber.
    Flores, biscoitos, ou chocolates por exemplo.
    Tenho seguido este conselho e as pessoas gostam.
    Te desejo um Feliz Natal e que o Ano Novo traga muitas alegrias.
    Um beijinho carinhoso
    Verena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Verena,
      obrigada pelo carinho das palavras, querida amiga.
      Bem, dar o que eu gostaria de receber? Sim, também já escutei isso, mas quanto à tratamento, educação, delicadeza etc. Mas presentes? Eu gosto de músicas clássicas e instrumentais; gosto de poesia, de crônicas, contos e alguns romances, nem todos. Não gosto de receber roupas e bolsas...e por aí vai. Mas tem milhões que não gostam do que gosto, e como fica? rsss É de pensar.
      Um beijinho, Verena, obrigada, sempre, pelos teus comentários sinceros!

      Excluir
  32. Sempre gostei de presentear como gesto de carinho. Assim, a escolha é importante. Presentear como obrigação não considero que vale a pena. Enfim cada qua com seus valores. Uma crônica, como sempre, que gostei de ler... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Norma, muito obrigada, sempre, por tuas visitas e comentários que sempre aprecio muito.
      Uma feliz semana,
      beijo

      Excluir
  33. Minha querida, roubando a frase ao amigo Pedro Coimbra, onde assino?

    Para evitar esses equívocos e desagrados mútuos resolvi de modo muito prosaico e que não me agrada muito, mas paciência : vou enchendo mealheiros comprados nas minhas viagens com moedas (e algumas notas) e dou no Natal e nos aniversários.

    Certa vez ofereci uma bolsa de pele comprada em Córdoba(Espanha) e a pessoa quase nem olhou e nunca a usou. porque preferiu uma que lhe tinham dado e que era de plástico....

    Beijinho, bom resto de semana!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida São, obrigada, sempre, pelos comentários simpáticos, verdadeiros e esse que me tirou boas risadas... bolsa de plástico por uma bolsa de Córdoba?
      rssss, tá bem, amiga! Cruzes! Acho que eu daria a essa pessoa muitas bolsas, sacolas e carteiras de plástico...rs Assim são as surpresas com presentes.
      Um bom restinho de semana,
      beijinho

      Excluir
  34. Vizinha / Escritora, Taís Luso !
    Que crônica, amiga !
    Tem tudo a ver comigo.Nao sei
    escolher presentes...
    Para mim, é um martirio.
    Também, não gosto de recebe-los.
    Sinto-me constrangido.
    Parabéns, entretanto,pelo belo texto.
    Uma ótima semana, muito grato, e um
    fraternal abraço.
    Sinval.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo Sinval, penso que a maioria dos homens são assim, mas há mulheres que também são assim, mas, fica para nós, infelizmente, a tarefa árdua de carregar esse piano' tão pesado, deve ser 'piano de cauda'...rsss
      Muito obrigada pelos seus ótimos comentários!
      Beijo.

      Excluir
  35. Minha querida Taís
    Esta sua crénica, excelente como sempre, fez-me lembrar os tempos em que eu e meu saudoso marido calcorreávamos quilómetros e quilómetros de lojas para comprar os presentes de Natal, Geralmente começávamos em Novembro, para não andarmos aflitos à última hora porque tinha esquecido qualquer coisa...
    Com nove netos e mais oito adultos - os pais e os avós (só a família mais chegada...) não era tarefa fácil. E depois, não havia embrulhos como agora, esses sacos bonitinhos que tanto facilitam a vida. Era tudo à força de papel ilustrado, fica colorida, lacinhos e afins... Uma trabalheira!!!
    Mas o que aqui está em causa é a dificuldade, tantas vezes posta à prova, do presente adequado e ao gosto de quem recebe. Difícil mesmo!
    NÃO SERIA MUITO MAIS FÁCIL OFERECER APENAS AMOR E CARINHO???

    Vemo-nos no dia 16? Há postagem extra na CASA.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro que a gente comprava papeis bonitos e fazíamos embrulhos decorados, era lindo. Mariazita, mas bota 'gente' nisso! Que trabalheira. É... mas os tempos mudam, os hábitos mudam, temos de adequar muito bem as coisas nos tempos de hoje.
      Um feliz restinho de semana, beijinhos, querida!

      Excluir
  36. Olá, Tais!
    Passando por aqui, relendo esta sua crónica muito oportuna, e desejar a continuação de ótima semana!
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amigo Mário, pra você também continuação de dias felizes.
      Que bom que gostou.
      Beijinho.

      Excluir
  37. Realmente, não é tarefa fácil dar um presente,
    A preocupação de agradar é, pelo menos um bom sintoma, pois essa preocupação revela pelo outra um certo respeito e amizade.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, gostei de suas palavras: revela, sim, respeito e amizade.
      Muito obrigada pelo seu comentário aqui e também no link sobre a 'História do Tango'.
      Abraços daqui do sul do Brasil!

      Excluir
  38. Realmente, Taís, é sempre complicado dar o presente certo ao gosto de quem recebe. Tem muitas variáveis envolvidas... por isso prefiro os bombons finos, não tem erro, a gente acerta sempre. Claro, rs toda regra tem exceção né? rs.
    Parabéns pela crônica. Bjs, Marli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marli, pois é... um dia pensei: 'antes que eu morra num Natal!'...
      virei a página ​e comecei a me cuidar mais com essas coisas emocionais...
      Um beijinho, obrigada sempre por teus simpáticos comentários!

      Excluir
  39. Vou comprando com muita antecedência dando preferência a artesanato...
    Já todos sabem que não cedo ao comércio natalino, com preços inflacionados...
    Detesto a hora dos presentes na noite de Natal... Já presenciei algumas cenas que pareciam feiras. Não me parece próprio de uma festa que se quer minimamente espiritual...
    Por mim, as ofertas seriam só para crianças e distribuídas no Dia de Reis, como acontece em Espanha.
    Tentei ultrapassar da melhor maneira as dificuldades que cita na sua ótima crónica.
    Dias leves e animados, querida amiga. Beijinhos
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Majo, também nós aqui, há muito, decidimos por outro procedimento, finos bombons, vinhos, espumantes e sendo casal ou família, uma bonita cesta de Natal. Podemos escolher os produtos ou também existem já prontas. E outras pessoas, um bonito cartão de Boas Festas!
      Gracias, querida amiga, um bom fim de semana!
      Beijinho

      Excluir
  40. Es difícil acertar con el regalo ideal, a pesar de conocer bien al interesado de nuestro afecto.
    La mayoría de las veces ocurre que aquello que regalamos o nos regalan, no es lo esperado. Pienso que lo importante es el gesto.
    Además, tenemos tanto de todo...
    Abrazos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maripaz, é difícil acertar, por isso tomei outro rumo, Bombons, Vinhos, Espumantes ou para um casal ou a família, uma 'Cesta Natalina', variada.
      Como não gostar?
      Um ótimo fim de semana, amiga!
      Beijinhos

      Excluir
  41. Uma crónica brilhante, não é realmente fácil dar presentes, penso como a Tais, o importante é antes de comprar, pensarmos um pouco na pessoa para quem o presente se destina. Infelizmente, à pessoal que dá apenas por obrigação e não com o coração, esse gesto de dar é vazio de conteúdo, mais valia darem uma simples caixa de Bombons, uma prenda útil e saborosa, do que darem inutilidades mesmo que sejam dispendiosas.
    Lembro-me de um ano darem à minha mãe uma camisola vermelha, quando ela estava de luto e por isso só vestia de preto e é claro, que a pessoa sabia dessa situação.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  42. Taís:
    cada día resulta más difícil buscar un regalo para los familiares y amigos ¡porque todos tenemos ya de todo!
    Para mí el mejor regalo siempre un libro o una botella de vino. ¡No pido más!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  43. De facto a arte de dar presentes tem muito a ver, com o facto de realmente se conhecer bem determinada pessoa... no entanto este é um problema que deixei de ter, desde que começou a pandemia... quando ela não representar mais nenhum risco sério, para ninguém aqui de casa... certamente retomarei os antigos hábitos... mas agora, deixei de frequentar lojas e Shoppings, a não ser para o estritamente necessário.
    Não sei porquê, mas analisar alguém sempre foi bastante intuitivo para mim... e apesar de tantas vezes, comprar coisas com talão de troca, para deixar a pessoa bem à vontade, caso não aprecie... o que é facto... é que acerto em cheio muitas vezes... pois acabo por ver as minhas ofertas, serem realmente "adoptadas"... :-))
    Excelente crónica, Tais, sobre um tema, que nos dá, no meu caso dava, que fazer todos os anos por esta altura... e sempre muito em que pensar, durante algumas semanas...
    Beijinhos! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho do teu comentário, querida Ana, o pior é quando estudo ao máximo a criatura, nada mais resta de misterioso, e ainda vejo um rostinho não muito agradável, mas existe muito isso! Mas nada mais a fazer, já me doei ao máximo! rsss entrego os pontos e não me preocupo mais com acertar para a tal pessoa.
      Beijinho, querida.

      Excluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís