Operários 1933 - Tarsila do Amaral / Brasil |
- Taís Luso de Carvalho
Pronto! As Festas estão terminando, o Natal já se foi, sorrisos mais contidos, e nada de novo à vista, na Terra de Cabral. Apenas uns trololós rançosos, tudo velho. Nada novo.
Talvez eu comece aqui uma daquelas listinhas famosas, mas não muito otimistas, mas um Rol de Mudanças nesse mundo mais idoso, já fazendo 2022 anos da era cristã.
São anos de muitos pedidos, mas nunca acertamos muita coisa! E agora piorou. Mas segue a esperança. Queira Deus que eu esteja errada, e que agora a coisa mude o suficiente. A palavrinha Otimismo está um pouco surrada devido ao uso constante, mas também não gosto da outra, o Pessimismo, prefiro sempre a palavra Realista. É mais fofinha, mais confiável, né? Não gosto de sonhar acordada.
Pois bem, peço que os habitantes desse planeta sejam agora mais tolerantes, bem mais afetivos, mais solidários, e que diminuem, consideravelmente, os crimes no planeta, os maus-tratos com os animais e que sejam punidos todos os tipos de crimes. Que o meu país passe a ter uma Justiça que possamos confiar.
Que nossos governantes se interessem pelo povo mais pobre e que esse povo não acorde mais pela manhã com terríveis pesadelos e com enxaquecas crônicas procurando trabalho ou algum bico para poder comer.
Ah, ia esquecendo, peço que, democraticamente, se renove uma grande parte do Congresso Nacional, do Executivo e de outros Poderes nas próximas eleições brasileiras. Que descansem esses homens tão preocupados com o povo, com o Brasil e com suas riquezas! Que descansem, peguem um bronzeado numa praia linda e por lá fiquem.
Que todo o povo brasileiro, povo tão espirituoso, tão afetivo e alegre, passe a ter uma vida digna como em outros tempos. E, que nossas Polícias tenham o necessário para trabalharem com dignidade e o respeito que merecem.
Enfim, que Deus não se esqueça dos homens de boa vontade, que abaixe os Seus olhos para o Brasil, e para o povo brasileiro.
Esse Ano, vou pedir pouco, entendo que se eu exagerar, o PAI lá não vai gostar, pois tem outros países a olhar.
Mas Senhor... pense bem, a coisa aqui está séria, e muito mais com essa Pandemia, estamos nos sentindo muito abandonados... ou estou exagerando?
Prometo me comportar, não falar mal de ninguém, e não odiar nenhum político! Só não prometo perdoá-los.
______________________🧡💜💛_____________________
UM FELIZ ANO NOVO A TODOS!
Olá, amiga Tais.
ResponderExcluirConcordo com a sua visão que aqui lançou nesta crónica.
Também não sou otimista nem pessimista, mas realista.
A realidade do dia a dia, nos faz pensar dessa forma, em todas as vertentes da vida.
Como se diz na gíria, vamos esperar para ver.
Votos de excelente semana, e continuação de festas felizes!
Beijinhos.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Querida Taís, que o Natal de família tenha sido na paz e que possa sim investir no otimismo que nos resta. Finda-se um ano atípico de muitas mazelas, que queremos esquecer. Um 2022 que bem sabemos vai ser quente pela politica, que nada de novo de lá virá, para amenizar a crise instalada. Um ano de novas decisões e resgate do respeito à liberdade, de busca da diminuição da fome e miséria.
ResponderExcluirQue possamos ter e usar nossa voz para criar um novo processo humanização.
Perfeita sua crônica com acidez pertinente.
Grato sempre pela companhia amável e que possamos estar na nova viagem em 2022.
Feliz semana e tudo de bom para vocês.
Beijo de paz amiga.
Promesse e speranze, per l'anno a venire, in una dimensione di vita, che ci lascia assai dubbiosi per gli eventi non belli che accadono...
ResponderExcluirAuguri di buon anno, silvia
Bom dia, Tais! Gosti dos pedidos até bem contidos para nós todos. A coisa esse ano no quesito política vai ferver. Só com Deus na causa pra nos olhar e ter piedade! Feliz 2022! beijos, chica
ResponderExcluirAqui
ResponderExcluirno 5º país mais idoso do Mundo
e no 3º municipio mais idoso do distrito
faço minhas
palavras tuas
faço meus
desejos teus
e junto a tais desejos
uma mão cheia de beijos
Bom 22
Amiga Taís.
ResponderExcluirQue Deus oiça e atenda os seus pedidos. Afinal, neste Planeta tão desordenado, o Brasil é um dos países cujo povo necessita urgentemente do olhar Divino.
Saúde muita, Tolerância bastante e Alegria q.b. é o meu desejo para Todos.
Um beijinho e tudo de bom, querida Amiga.
Pronto! O Natal acabou, o Menino Jesus nasceu e lá está ele aconchegado no colinho da mami, confortado com os miminhos do pai, na sus inocência de bebé, sem a mínima noção do que o espera. Mas, claro, vai crescer e a primeira desilusão vai ser o ridiculo das pessoas com aqueles rituais " bobos " na passagem do ano, as passas, os pulinhos, a cor branca das roupas, o brinde nas dozes badaladas, etc, etc. Mais tarde, ao ver tanta miséria humana, vai pensar que teria sido melhor ficar sossegadinho no útero da mamãe mas....que há-de Ele fazer? Puseram-no cá sem que o pedisse, como acontece com todos nós, mas, o que é pior, com a função de salvar o mundo, um mundo que Ele acaba por descobrir, ser de uma complexidade terrivel. Todos sabemos que Ele esforçou-se muito, passou toda a sua curta vida a tentar, mas acabou por ser " assassinado " sem conseguir mudar a mentalidade do ser humano. O mundo pede, as pessoas fazem promessas na altura do brinde ao novo ano, mas, depois da festança tudo volta à triste normalidade. Também eu, Tais, sou realista, tento viver um dia de cada vez, sem pedidos, nem promessas, procurando ser, a cada dia que passa, uma pessoa melhor. Consigo? Nem sempre, claro! Todos os desejos que aqui manifestas são os meus e o único pedido que arrisco a fazer é que o Menino Jesus me dê saúde para continuar por cá mais algum tempo e que para os politicos e poderosos deste nosso mundo lhes dê uma melhor saúde mental, pois, sinceramente, creio que estão todos a precisar de um aperto nos parafusos; estão mesmo a precisar de ir para o hospicio, isto, com o meu maior respeito por todos aqueles que lá estão, realmente doentes, muitas vezes por causa da insanidade de quem nos governa; a esses, o meu carinho e aos outros o meu desprezo por não fazerem o minimo que garanta uma vida digna ao seu povo.
ResponderExcluirVou deixar aqui, como é costume, os meus votos de um Feliz Ano Novo, mas, o que realmente penso é que a diferença vai ser só no número, em vez do 1, vai aparecer no calendário um dois. Espero estar enganada, sinceramente, creio que tudo continuará igual. A ti, deixo um forte abraço , o meu agradecimento pelo grande carinho que me dedicas e a certeza de que por aqui continuarei, enquanto a vida me permitir. Obrigada por tudo, querida Amiga e conta sempre com a minha sincera Amizade. Será cada vez maior, isso posso prometer. Saúde para todos vós! Bela crónica, como sempre!
Emilia 💝 🙏 👏 🥂
que o 2022 traga tudo o que deseja bjs saude
ResponderExcluirOi, Taís, sejamos realistas então. Não vai acontecer nada diferente "no ano que vai nascer" porque no galinheiro as raposas sãos as mesmas, elas quanto mais papam as galinhas e engordam as suas burras mais querem porque são insaciáveis com o dinheiro público. E povo, como diria o deputado Veríssimo, que se exploda!
ResponderExcluirDe coração, desejo que não percamos a esperança de dias melhores.
Muita paz e saúde, minha amiga, junto aos seus, para o Ano Novo, cuidando-se sempre!
Um beijo,
Que todas tus ilusiones se cumplan, querida Tais.
ResponderExcluirMis mejores y sinceros deseos de un nuevo año lleno de salud y suerte.
Un beso. Felicidad para todos.
Oi, Tais!
ResponderExcluirNão está exagerando, está sendo coerente, afinal, diante de tanta bagunça no mundo, o que queremos é um pouco de ordem, mas para isso, acreditar que pessoas possam mudar é a esperança que temos para um mundo melhor. Se continuar do mesmo modo, estaremos fritos em pouco tempo.
Feliz ano novo!!
Beijus,
Boa noite de última semana do ano, querida amiga Taís!
ResponderExcluir"Que Deus não se esqueça dos homens de boa vontade, que abaixe os Seus olhos para o Brasil, e para o povo brasileiro."
Ah! Que ano!
Creio que pior não ficará... Entre um meio termo, frisando o "Olhar divino" acima recortado por mim e escrito por você, estou na torcida de que as coisas aqui no Brasil fiquem amenizadas.
Tantas tragédias pelos nossos Estados, tanta dor de tantas famílias, mas a esperança não nos abandone.
Recordo-me mais do que nunca que estava cheinha dela no início deste e tive um ano de muita dor. Imagine se não a tivesse.
Peço ao Bom Deus que restaure nossa Verdinha, nossa alegria e aos menos favorecidos seja restaurada sua dignidade.
Associo-me aos seus pedidos, muito justos.
Tenha um final de ano abençoado, querida, junto aos seus!
Beijinhos carinhosos de gratidão e estima
Saudades, querida Taís. Mais uma excelente crónica em final de ano. Subscrevo os teus desejos.
ResponderExcluirFeliz 2022! Beijo.
Ojala seamos mas empaticos con nuestro planeta y todos los seres. Te mando un abrazo y te deseo un feliz año a ti y a tu familia.
ResponderExcluirAmei cada um dos seus pedidos para 2022 e comungo com todos eles, sobretudo o último parágrafo. Desejo-lhe um ano novo próspero, feliz e abençoado com todos esses pedidos atendidos.
ResponderExcluirBeijos no coração!
Querida amiga Taís,
ResponderExcluirSabe qual é neste momento o meu maior desejo?
Que os seus pedidos se realizem!!!
Mas apesar de eu ter findando o ano com uma publicação que apela ao otimismo, também sou realista.
Enquanto a humanidade não olhar para o planeta como a sua casa, nada vai mudar.
Enquanto a humanidade não decidir o seu destino, se informando e votando em conformidade, nada vai mudar.
Enquanto o dinheiro falar mais alto que os valores essenciais a todo o ser humano, nada vai mudar.
Mas vamos ser otimista, afinal o que nos resta?
Como sempre uma crónica com o seu cunho pessoal que tanto admiro.
Feliz 2022 minha amiga, que ele seja mais leve e nos devolva o sorriso.
Grande e grato beijinho de amizade
Fê
Minha querida amiga
ResponderExcluirVou fazer suas minhas palavras, e transferir para Portugal tudo que você deseja para o Brasil.
Há só mais uma coisinha, e essa eu peço com todo o fervor: saúde!
Tenho o meu genro doente, muito doente (internado no hospital, em estado comatoso) desde o dia 8 deste mês. Por isso o nosso Natal foi passado em família sim, mas foram mais as lágrimas do que os risos...
Esperemos que o próximo ano comece mais risonho do que este termina. A luzinha ao fundo do túnel ainda se mantém acesa mas está muito trémula e fraquinha. Não sei se se manterá acesa muito mais tempo... 😥
Para si e toda a família desejo um maravilhoso 2022!!!
Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Junto-me a essas preces Taís
ResponderExcluirpara que a sociedade dê mais atenção aos mais pobres, que haja menos desigualdade social, que os governantes sejam esclarecidos sobre os grandes perigos que a humanidade poderá enfrentar no futuro e que medidas sejam tomadas,
porque as palavras leva-as o vento!
beijinhos amiga, continuação de boas Festas
Desejo a você: Um feliz natal... 365 dias de felicidade;
ResponderExcluir52 semanas de saúde e prosperidade;
12 meses de amor e carinho;
8760 horas de paz e harmonia;
Que neste novo ano você tenha milhares de motivos para sorrir...
O seu texto , com algumas adaptações, poderá servir também para Portugal.
ResponderExcluirNão estamos, felizmente, nem de perto nem de longe na situação de angústia daí, mas coisas se passam neste "jardim à beira-mar plantado " completamente abstrusas,,,
Que 2022 seja melhor para toda a Humanidade , que o Brasil consiga sair do actual pesadelo e que a minha querida Taís e família tenham saúde e felicidade.
Caloroso abraço .
Querida Tais, espero que todos seus desejos viren realidade. COmo voce, eu quero o melhor para meu querido Brasil, se que vao conseguir sair adiante. Espero poder pasar minhas ferias, logo en Santa Catarina =) . Aqui as coisas tao pior com a pandemia, vai passar, tenho esperança: que 2022 nos liberte do Covid!!!
ResponderExcluirBeijao bem grande e feliz ano novo!
I hope that new year will be better than this one;) This picture is so amazing! follow:) hope U follow back!
ResponderExcluirTais, querida, passando para deixar os votos de um Feliz Ano Novo e ele é exatamente como o seu, REALISTA e isso deixa aquele calorzinho de um quem sabe...Não é possível que não haja luz diante de tanta crueldade, destruição e incompetência explicitos..
ResponderExcluirObrigada pelo carinho durante o ano, muita saúde e democracia! Abração!
É isso, minha amiga Tais
ResponderExcluirSejamos "optimistas pela vontade
e "pessimistas" pela Razão
os melhores votos de Boas Festas à ilustre Família Luso"
beijo
Na Esperança de um ano mais consolador, entremos com Fé e Gratidão em 2022.
ResponderExcluirEntre perdas e tristezas vivemos, mas vibremos pelo dom da nossa vida.
Coração ao Alto!
Deus caminha conosco. Não tenhamos medo do que há de vir. Que o novo nos surpreenda!
Com todo meu carinho pelo seu apoio fraterno incondicional no ano que termina.
Seja muito feliz e abençoada, querida amiga Tais
Beijinhos carinhosos com estima e gratidão.
🥂🍾🕊️🙏💐😘
Querida amiga, desejo de coração que todos os teus pedidos se concretizem.
ResponderExcluirEu deixo apenas um: que continuemos amigas em 2022, em 2023, em 2024...
Feliz Ano Novo, com muita saúde, paz, amor, mais momentos bons que maus.
Obrigada por tudo. Desculpa qualquer coisinha.
Beijos, para ti para o Pedro.
💚
Olá, amiga Tais.
ResponderExcluirPassando por aqui, relendo esta excelente crónica, que muito gostei.
E desejar para si e toda a família, um Feliz Ano de 2022 com muita saúde, paz e amor.
Beijinhos!
FELIZ ANO NOVO DE 2022!!
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Olá Tais, excelente crônica que nos faz refletir a respeito da realidade sendo nem pessimista, nem otimista. E me fez perceber também como uma prece com os pedidos. Que o Ano Novo nos traga todos eles. Por ser um ano de eleições, deveremos enfrentar tantos blá-blá-blás e mimimis, então ainda acrescentaria aos pedidos muiiiiiita paciência e sobretudo discernimento em nossas escolhas.
ResponderExcluirParabéns pelo blog, bjinhos
Olá, Andrea!
ExcluirBem-vinda ao Porto das Crônicas, feliz com sua visita!
Um bom Ano Novo pra você, saúde, paz e alegria!!
Beijinhos
have a great day!
ResponderExcluirO prazer é imensurável vir aqui e ler a sua crônica tão plena de realismo amiga Taís
ResponderExcluirQue as conquistas no Ano Novo cheguem na sua vida como confetes: abundantes, alegres e festivas!
Sei que o próximo ano será o melhor de sempre, pois conto com sua amizade!
Um feliz e venturoso Ano Novo
Beijinhos
Taís:
ResponderExcluir¿perdonar a los políticos? ¿Es eso posible?
Espero que la situación económica mejore en todos los países y que crezca la conciencia medioambiental.
Deseo para ti y tu familia todo lo mejor.
¡Feliz 2022!
Abraços.
Perdoar? Jamais! Impossível!
Excluir"Só não prometo perdoá-los." Foi minha última frase uma 'conversinha' com Deus para olhar por nós...
Beijo, Boa entrada de Ano, Dyhego!
Bom dia, querida Taís
ResponderExcluirHoje, último dia de 2021, venho aqui com os meus Votos de que 2022 se
apresente mais amigável e compreensivo para com as nossas necessidades.
A sua lista, entre bem-hunorada e séria, tem razão de ser e subscrevo-a
para o nosso cantinho com as devidas adaptações.
Aliás, são pedidos com razão de ser e diria que abrange as outras realidades, em qualquer latitude.
Agradeço-lhe as belas palavras de apreço que me levado
ao "Xaile de Seda", as quais retribuo com muita amizade.
BOM ANO DE 2022, minha amiga.
Beijinhos
Olinda
corrigindo...
Excluir"bem-humorada" :)
bj
Gostei e aproveito para desejar um Excelente Ano de 2022.
ResponderExcluirAndarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Boa tarde querida Taís.
ResponderExcluirUma postagem como sempre dizendo muitas verdades. Nos últimos meses no meio do caus resolvi lutar para quê a o tão não me prejudicasse mais do quê fez. Nem todos são corruptos onde ele acha quê seja apoiando aquele ser das trevas rsrs. Não podemos mesmo odiar, no meu caso até a liberdade de expressar o quê acho pode me trazer consequência, vindo dessas pessoas que só pensam em lucrar o melhor mêsmo é me calar dentro do possível e fazer minha parte em pro no menos favorecidos e mais atingidos. Um lindo e abençoado 2022 para você, o Pedro e toda sua família. Carinhoso abraço.
Cara Senhora
ResponderExcluirDesejos de um feliz e próspero Ano Novo!
um beijo grande
Um excelente ano sem espinhos.
ResponderExcluirSaúde.
Bjs
Não é o destino, mas a jornada de cada dia de 2022. Os meus desejos se fundem com os justos anseios manifestos.
ResponderExcluirBela Mensagem.
Feliz Ano.
Beijos
SOL da Esteva
Beijo
SOL da Esteva
Después de unos días de inactividad paso a desearte todo lo mejor para este nuevo año que acaba de comenzar junto a los tuyos, te deseo salud, Paz, Amor, Felicidad... por un año mejor y más humano.
ResponderExcluirUn gran abrazo desde Alicante-España.
¡FELIZ AÑO!
Feliz Ano Novo!
ResponderExcluir2021 finalmente acabou.
Recomendo que você use a experiência adquirida durante o ano de 2021 para tornar 2022 um ano sensacional.
Espero de verdade que todos os seus objetivos sejam alcançados durante 2022.
Se você precisar de ajuda pode contar comigo.
Um abraço.
arquitetoversatil.com
Taís,
ResponderExcluirVim começar minha leitura e
visitas a blogs por aqui.
Falando claramente seus
pedidos são poucos e justíssimos!
Eu realmente só peço
que tenhamos ESPERANÇA, como digo lá na 1a publicação desse novo
ano.
Deixo aqui meu beijo
e meu abraço de gratidão
por sua companhia lendo
e comentando.
CatiahoAlc.
Un beso, TAIS.
ResponderExcluirFeliz año 2022.
Uma belíssima crónica, Tais, em modo pós-Natal!... :-))
ResponderExcluirÉ tanta a expectativa e a tentação logística, com que somos bombardeados, assim que chegamos a meados de Setembro... e depois o dia em si mesmo, passa tão rápido... é que quando entramos mesmo no espírito... já as 24 horas de duração, se esgotaram!...
Para este ano, apenas peço saúde... já que depois de um decepcionante 2021, não me atrevo a pensar em optimismo... seguindo mais na onda do cepticismo, que sempre nos vai mantendo em modo de alerta... para o Brasil... peço a Deus, que providencie um Presidente, que haja e fale como um Presidente, com sentido de estado e de dignidade, e que não deixe o mundo embaraçado, com tanta ignorância, tolice e grosseria, igual a de um miúdo de escola... mas daqueles mesmo muito, mas muito mal educados...
Um beijinho! Feliz 2022, com saúde, para todos! Tudo de bom!
Ana
Que tenhamos saúde, melhores condições sociais para nosso povo, que a liberdade de ir e vir nos seja contemplada com a Paz. bjsss
ResponderExcluir