24 de janeiro de 2022

UM VIVA À CIÊNCIA!


 

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)  - 121 anos /  Rio de Janeiro

 <  Castelo Mourisco  >



                - Taís Luso de Carvalho 

 

Quando a gente pensa que a coisa vai se acalmar, ledo engano, a paz não é para agora. A esperança fica adiada. E assim, continuo com compras rápidas pelo bairro, não dá para colocar as manguinhas de fora, temos muito a nos cuidar, e ignorar aqueles que pensam que esse novo vírus - Ômicron - não se alastra, que tudo é política, e que é um vírus com consequências leves, que não faz grandes estragos.

O vírus Ômicron faz estragos, sim. As consequências são mais leves para os vacinados com 2 a 3 doses. Mesmo assim, em duas semanas esse vírus já dobrou o número de infectados no Brasil, o bastante para criar uma crise no Sistema Hospitalar, impedindo doações de sangue, doações de órgãos e cirurgias importantes. Muitos hospitais já estão lotados.

Que cada um mande na sua vida, concordo, mas não ao ponto de comprometer a vida dos outros.

Vacina é Ciência, é pesquisa, é comprovação. Acredito na Comunidade Científica Mundial, acredito na Comunidade Científica do Brasil. Fiz todas as vacinas a que eu tive direito. E agora vivo uma novidade descabida no Brasil.

Em 1900-1901 foram criados no Rio de Janeiro, o Instituto Soroterápico, dirigido por Oswaldo Cruz, que veio a ser a Fiocruz, como também o Instituto Serumtherápico, com Vital Brasil, hoje o Butantan, em São Paulo.

Em 1927 iniciou-se as vacinas contra a Tuberculose, e vieram as vacinas contra a Febre Amarela, Varíola, Meningite Meningocócica, Poliomielite, Tétano, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Pneumocócica, Hepatites, HPV, Peste Bubônica e por aí seguiram, ano após ano, todas as vacinas contra as cepas variantes das Gripes, todas gratuitas  pelo Sistema Único de Saúde no Brasil.

Vacina é uma conquista, um Direito do povo, e estamos em Janeiro de 2022 e não será agora, navegando em águas turvas que viraremos as costas para uma conquista desse porte em que, mais do que nunca, as evidências são claras, legítimas e incontestáveis. É estarrecedor ver alguém contestar vacina. Está provado que com elas o número de óbitos baixou expressivamente.

Porém, está cada dia mais impossível de entender o tal negacionismo atual. Na verdade, esse negacionismo, descabido, tem outras razões, e pouco importa  a essas pessoas o resultado final dessa tragédia.



Instituto Butantan 118 anos - São Paulo / Brasil

Um dos maiores Centros de Pesquisa Biomédica do mundo.




___________________//___________________




45 comentários:

  1. Boa noite, minha querida amiga Taís!
    Vacinar é o caminho a seguir!
    Um doce abracinho!
    Gratidão!
    Megy Maia 🌼🌻🌼

    ResponderExcluir
  2. Oportuna crónica, querida amiga.
    O tema negacionismo, está na ordem do dia.
    Trago outro. A existência de inúmeros países sem recursos financeiros para desenvolver um programa de vacinação com uma cobertura significativa é uma ameaça, não só à saúde pública desses países como é um obstáculo a que se atinja, no Mundo, a fase de endemia.

    É necessário e urgente que a saúde pública prevaleça sobre os direitos de propriedade intelectual para que se possam produzir vacinas nos laboratórios preparados e nos vários países. Para isso, é mesmo muito urgente libertar as patentes a preços razoáveis.

    Falta de vacinas em África está a ameaçar o mundo

    Com apenas 7% de vacinados, o continente africano torna-se num laboratório vivo para as mutações do coronavírus que causa a doença covid-19, como o omicrom, recentemente detetado na África do Sul.

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade, Rogério, a ajuda total ao continente Africano é pra ontem, jamais conseguiremos erradicar o covid do mundo sem prestarmos ajuda não só à Africa mas aos países mais necessitados, também.
      Gracias, Rogério!
      Beijinho

      Excluir
  3. Esta variante (Omicron) é menos letal mas muito mais infecciosa e rápida no contágio.
    Só os idiotas negacionistas (vide Eric Clapton) é que continuam a negar a ciência e o óbvio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Credo anche io che il vaccino sia indispensabile, in questo delicato momento di pandemia, che speriamo abbia ancora breve durata.
    Un caro saluto,silvia

    ResponderExcluir
  5. Aplaudindo daqui,Taís! VIVA A CIÊNCIA e nosso reconhecimento pra ela. Não consigo entender o motivo, o que move quem nega a eficiência das vacinas...Se não fossem elas, como estaríamos hoje... Incrível a ignorância,mas...E vamos nos cuidando novamente! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  6. O negacionismo é uma coisa que eu não entendo. A ciência sabe o que está a fazer. E se por vezes se engana, isso é próprio da ciência. Só os ignorantes têm a certeza de tudo. Desde crianças que temos vindo a vacinar-nos de todas as doenças, que foram erradicadas, ou quase, devido às vacinas. Não percebo a resistência a esta vacina quando está mais que provado que os vacinados têm muito mais proteção. Uma crónica oportuna, minha querida Amiga Tais.
    Que tenha muita saúde e se proteja.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Tais.
    Concordo plenamente com a sua crónica. Também tenho plena confiança na comunidade científica. Não se intruduz um qualquer medicamento no mercado, sem os devido testes con provando a sua eficácia. E a vacina é em si própria um medicamento.
    Eu, pessoalmente, já tomei a dose de reforço, e nunca tive qualquer efeito perverso. Por isso, tenho a total confiança na vacinação.

    Excelente crónica, amiga Tais!

    Votos de uma excelente semana, com muita saúde.
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Quando um negacionista adoece por covid-19 quem paga os seus tratamentos?
    É o estado com os impostos dos contribuintes. Se calhar não deveria ser. Não consigo entender a negação nas pessoas. Então não vacinam os seus filhos bebés? Não vacinam os seus filhos? E se esses adoecerem, será que caso falecem a sua consciência não lhes vai doer a alma e o coração?.
    .
    Boa semana …Saudações cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  9. Por desgracia ocurre en casi todo el mundo. Si hoy día no estuviéramos vacunados de muchas o todas las enfermedades que has mencionado o no se hubiese encontrado sus vacunas correspondientes, me imagino que las cifras de mortalidad así como otros tipos de dolencias hubiesen sido desastrosas y las muertes hubieses sido mucho más prematuras.
    No tienen suficiente los médicos que lidiar con esta maldita pandemia que después de poner sus vidas en peligro, aún existe el típico desalmado negacionista que no quiere vacunarse.
    Un gran abrazo Taís y debemos seguir cuidándonos.

    ResponderExcluir
  10. Que viva a Ciência. E o SUS. Nosso esforço deve ser para preservar instituições tão caras à nossa saúde e, se possível, esconder o fosso que as últimas eleições presidenciais nos reservaram, deixando a sociedade brasileira no osso.
    Um beijo, minha amiga Taís. E cuide-se!

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante! Confesso que não conhecia!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  12. Eu também não compreendo tanto mimimi
    Em relação às vacinas, Tais.
    Excelente a sua crônica!
    Vacina,sim!
    Um beijinho carinhoso
    Verena.

    ResponderExcluir
  13. Vizinha Escritora, Taís Luso !
    Que orgulho para nós, brasileiros, amiga !
    Críticas maldosas tentam desmoronar um império
    científico deste porte...
    Parabéns pela belíssima matéria.
    Uma ótima semana e um fraternal abraço !
    Sinval;

    ResponderExcluir
  14. Penso que politizaram muito essa questão que deveria estar relacionada com a ciência e com a medicina, Taís
    Existem muitas dúvidas na cabeça das pessoas
    mas temos de acreditar nos médicos e nos cientistas,
    e nos profissionais de saúde que trabalham para uma maior segurança dos cidadãos

    beijinhos

    Por ver o Instituto Butantan, encontrei as seguintes curiosidades,
    Esse laboratório foi reconhecido como instituição autônoma em fevereiro de 1901, sob a denominação de Instituto Serumtherápico, tendo como primeiro diretor, o médico sanitarista Vital Brazil.
    Vital Brazil de nome completo,
    Vital Brazil Mineiro da Campanha (1865-1950) médico, sanitarista e pesquisador brasileiro. Pioneiro no estudo das toxinas desenvolveu o soro antiofídico para tratamento de mordidas de animais peçonhentos (serpente, escorpião e aranha)., filho de José Manoel dos Santos Cabral, descendente de portugueses dos Açores que se mudaram para o Brasil
    Um especto inusitado em sua família foi o fato de o seu pai não ter dado o próprio sobrenome aos filhos, substituindo-o por outros com características quase que exclusivamente toponímicas brasileiras...
    no caso de Vital Brazil,
    por ter recebido a vida (Vital) no Brasil, em Minas Gerais, na cidade de Campanha.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Tais!
    As vezes me falta argumento diante do caos que já está aqui em meu estado, hospitais de urgencias e Upas abarrotados de gente doente, filas e mais filas de gente aguardando atendimento médico.
    Além disso tudo, os profissionais de saúde estão ficando doentes.
    Governo e prefeito, não se unem, cada um com uma opinião diferente. E o povo não quer tomar a vacina. Enquanto isso a Omicron está contaminando toda a população.
    Só Deus para nos livrar dessa pandemia.

    Tenha uma boa semana.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  16. Olá Taís!
    Depois de muito tempo, embora indo sempre com muito gosto lendo as suas crónicas, regressei.
    O que mais me faz ficar admirada é, como pelo mundo fora, se conseguem opiniões tão similares (penso só nas boas). Assim os povos se conseguissem unir para resolver os graves aspectos da humanidade. Seria possivel encontrar muitos mais pontos de convergência para resolver os graves problemas que este mundo?
    Boa semana. Beijos Tais

    ResponderExcluir
  17. Estoy totalmente de acuerdo contigo ya que gracias a las vacunas no solo del Covid también antes de otras enfermedades se han salvado multitud de vidas.
    En España la sanidad publica también nos la pone de forma gratuita desde el nacimiento estableciendo fechas en que poner cada una de ellas.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  18. Creo que hay que confiar en la ciencia.
    Las vacunas han salvado muchas vidas de importantes enfermedades.
    Gracias a ellas, se han salvado muchas personas.
    Un beso, Tais.

    ResponderExcluir
  19. Querida Taís

    Serviço público é o que eu chamo a esta sua Crónica. Ela é clara, informativa e afirmativa. Li as informações que nos trouxe com toda a atenção e interesse. Vi os videos que as complementam.

    Ao sermos inoculados com aquele bocadinho de líquido não nos passa pela cabeça o trabalho minucioso a que foram sujeitas todas as etapas até chegar a nós. Pensar que tantas outras doenças foram erradicadas deveria ser o suficiente para que as pessoas se vacinassem sem mais delongas.

    As doenças infantis, a tuberculose, as hepatites, a varíola e muitas outras só foram vencidas porque a Ciência teve esse trabalho imenso, longe das vistas do comum dos mortais. Talvez por isso não se lhe dê o devido valor, a não ser que a desgraça nos bata à porta.

    Bem haja, minha amiga, pela oportunidade das sua Crónicas!

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  20. Tengo las vacunas correspondientemente puestas y por ahora nos vamos librando del virus...lo malo son las gentes que acostumbrar a ir fumando en terrazas y en la misma calle.

    Besos

    ResponderExcluir
  21. Amiga Taís.

    Nunca é demais falar sobre este tema, e quem melhor do que a minha amiga para expõr o assunto? Concordo inteiramente com tudo o que escreveu, todos os alertas que faz e todos os seus temores são justamente lícitos.
    Li alguns do comentários e igualmente concordo com tudo, de modo que, querida amiga, apenas me resta reiterar o que já foi aqui expresso.
    Continue a proteger-se, só assim poderemos garantir a protecção dos demais.

    Um beijinho amigo.
    Muita saúde.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite querida amiga, Taís.
    Aqui em Natal está lindo de vê a aceitação e o otimismo das crianças para serem imunizadas.
    Lindo de vê o alivio e emoção depois de serem vacinadas. É uma benção poder sentir gratidão no olhar de uma criança.

    Amiga, tenha uma boa noite e feliz quinta-feira.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Hola Taís, yo tengo puesto las tres vacunas, y creo que es necesario ponérselas, no solo por uno, sino también por lo demás.
    Feliz día.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  24. Bom dia

    "Está cansativo demais", concordo plenamente. Não sei o que passa na cabeça de tantas pessoa que mesmo vendo os resultados positivos, não acreditam nas vacinas e não se protegem nem com as máscaras e acabam prejudicando a coletividade.
    Todis queremos respirar com mais leveza, alcançar nosssos sonhos, masé tempo de passos lentos para cancelarmos este virus que só se alastra.
    Percebi que meu link não foi alterado, pois nos seus favoritos continua o meu post de dezembro.

    Altere, se desejar, e terá as atualizações.
    https://pensandoemfamilia.com.br

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. " Um viva à ciência ", um viva a esse país maravilhoso onde se faz investigação de excelência e onde algumas especialidades são consideradas das melhores a nivel mundial, Esta é a resposta que dou àqueles " infelizes " que me dizem que o Brasil é um país de corruptos e onde só importa o samba, carnaval e futebol. Poderão dizer-me que não sei do que falo, mas, enganam-se; esse país deu-me tudo aquilo que hoje sou, obrigada que fui a partir numa altura em que a minha Pátria passava por momentos complicados. Com essa minha ida, aprendi a respeitar todos os paises, pois todo têm coisas boas e menos boas. Somos um pequeno país, à beira mar plantado, onde a corrupção é a quanto baste, o fanatismo no futebol leva a que muitos tenham receio de ir assistir a um jogo, no estádio, adoramos carnaval, de tal jeito que importamos do Brasil a maneira como o vivem e, se lá gostam do samba, nós aqui temos o vira. O ser humano é igual em todo o lado, com o seu lado bom e o seu lado terrivel. Temos a sorte de ter a comunidade cientifica mundial engajada na luta contra esta epidemia e mesmo assim há aqueles que, não entendendo nadinha do assunto, negam-se a aceitar as vacinas. Já se morreu de uma simples gripe, de tuberculose, de sarampo e de outras tantas maleitas e quem dera que nesses tempos tivesse havido um medicamentozinho que os livrasse da morte. Muitas doenças estão de volta, porque, infelizmente está a virar moda não se vacinar as crianças e assim segue o ser humano, com a sua prepotência, achando que sabe mais do que os que, com toda a dedicação , investigam , tentado descobrir a cura para as doenças que nos afligem. A conversa já vai longa, Tais, mas, gostaria de deixar aqui um depoimento, acontecido há 30 anos, mas que não esqueço e não canso de agradecer, Quando voltei para Portugal, foi diagnosticado, no meu filho, um problema na visão, complicado e que desconhecia por completo. A oftalmologista, um dia, sabendo da minha ligação ao Brasil, aconselhou-me a consultar em S Paulo, uma clinica que, segundo ela, era muito conceituada nesta área. Segui os conselhos dela, claro; felizmente, o problema foi resolvido e hoje não existe. Conto isto, porque é muito dificil um médico achar que um colega é melhor que ele e, muito menos, dizer que num outro país determinada especialidade é muito boa.
    Respeitemos todos os paises e todos os povos, porque, em cada um deles há
    belezas impares, gentes lutadoras, governos ora bons, ora maus, misérias terriveis e riquezas absurdas e, infelizmente, não creio que algo mude nesse aspecto. Querida Tais obrigada pela crónica tão pertinente e " Viva a ciência " , Viva a ciência que se faz no nosso querido Brasil. Um beijinho e saúde para todos aí
    Emilia 👏 🇧🇷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um belíssimo depoimento de uma querida amiga portuguesa que viveu muitos anos no Brasil, e sabe ver que os países tem suas virtudes e seus defeitos. As vacinas para o tétano, por exemplo, aplicadas aqui, já há longos anos, tem 95% de eficácia, e recebemos, desde a infância 6 reforços, o que evitou milhões de mortes. E tantas outras que citei no texto. Será que os que negam a vacina contra o vírus covid 19 nunca fizeram as vacinas na sua infância e outras tantas? Não vacinaram seus filhos com as vacinas da próprias da infância?
      Obrigada, minha querida amiga Emília.
      Beijinho

      Excluir
  26. Totalmente de acuerdo contigo querida Tais.
    Esto es un problema global y como tal todos tenemos que colaborar si queremos salir de esta...
    Hay muchas personas que niegan lo evidente.
    Muy ilustrativo todo lo que has compartido.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
  27. Muito triste ver atitudes como esta minha querida. Para mim, é com se as pessoas estivessem com vendas sombrias nos olhos. Fico estarrecida com as barbaridades que ouço as pessoas mencionarem. Torcendo para abrirem logo os olhos enquanto há tempo!

    Abraço pra ti!

    ResponderExcluir
  28. Boa noite de paz, querida amiga Taís!
    Passava diariamente pelo Instituto Osvaldo Cruz na época da Universidade.
    Anos depois, fui curada de uma desidrose cujas vacinas foram levadas pelo meu pai a outro país onde morava.
    Não sei porque a pinima contra a vacina se ao nascermos já somos vacinados.
    Enfim, cada um com seu pensamento.
    Muita coisa acontecendo ultimamente e outras mais virão, certamente.
    Sempre com temas atualíssimos em suas crônicas.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos carinhosos de gratidão e estima

    ResponderExcluir
  29. Olá Taís entendo e sei o quanto é triste o que vivemos neste país, onde as pessoas não tem consciência do que seja uma pandemia e ou querem ignorar por pura falta de informação ou por recebê-la deformada, pois estamos na era da comunicação rápida e liberada com todas as falhas e maldades e assim o negacionismo criou forças e vem atrapalhar e comprometer todo um trabalho da ciência e dos técnicos. Salvador está a beira de um colapso na saúde, tal é o grande numero de pessoas contaminadas em cada dia, o que já gerou uma serie de medidas restritivas governamentais, pois começam a faltar pessoas para o trabalho em todos os setores. Uma lástima amiga.
    Cuidar e tentar conscientizar é nosso papel, não poder calar diante dos que não se importam com a vida alheia.
    Vacinar e cuidar.
    Ótimo grito da consciência amiga.
    Um bom fim de semana que renove nossas esperanças.
    Beijo e paz amiga.

    ResponderExcluir
  30. Muito boa publicação. Ficamos a conhecer o castelo Fiocruz, uma joia arquitetónica de grande valor artístico e o instituto Butantan com os seus credenciados laboratórios, ao serviço da vida.
    Aplaudo o texto da crónica, pois nunca é demais alertar para a necessidade de estar vacinado, para proteção individua e coletiva.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  31. Olá, amiga Taís.
    Passando por aqui, relendo esta excelente crônica que muito apreciei,e desejar um feliz fim de semana com muita saúde.
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Hola, Tais. Totalmente de acuerdo contigo y aquí va mi ¡Aplauso a la Ciencia! Muy interesantes los dos vídeos, tanto que me fui a WP en inglés a leer las biografías de los Dres Vital Brasil y Oswaldo Cruz. Así se erradicó la Viruela, pero el Dr Cruz tuvo que enfrentar en 1904 una revuelta anti-vacunación cuando quiso instaurar su obligatoriedad y tuvieron que morir 9000 personas en 1909 para que los negacionistas -ahí sí- corrieran a vacunarse. Está visto que el ser humano no aprende de los errores.

    Beijo e abraço



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Myriam, exatamente, a 'Revolta da Vacina' foi um motim popular ocorrido entre 10 e 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, naquela época capital do Brasil.
      O povo não aprende, tem a política no meio, aí fica difícil. Juntamente com o protesto contra a obrigatoriedade da vacina varíola, também pelos serviços públicos prestados. Essa história é longa.
      Um beijinho, obrigada!

      Excluir
  33. Querida Tais
    passando aqui para reler sua crônica, que nos faz refletir por tudo que está acontecendo em nosso país.

    Desejo-lhe um excelente fim de semana junto a sua amada família.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  34. É realmente difícil entender esse negacionismo às vacinas, quando está provado que elas nos protegem e em caso de sermos contagiados pelo vírus, os efeitos serão bem mais leves.
    Infelizmente, penso que por todo o mundo existem inegacionistas, se essa atitude só os afectasse a eles tudo bem, o problema é que as suas atitudes afectam todos nós.
    Excelente crónica.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  35. Querida Táis, aplaudo esta sua pertinente e bem desenvolvida crónica. Obrigada!

    António Guterres, bem apela à solidariedade dos países ricos para uma distribuição de vacinas justa aos menos desenvolvidos.
    As mutações mais agressivas ameaçam tornar-se dominantes se rapidamente não houver essa distribuição. Mas o que assistimos é uma total insensibilidade e claro interesses obscuros" para que tal não aconteça.
    Mas para o armamento já há dinheiro e vontade, veja-se o caso da Rússia e Ucrânia que podem desencadear uma guerra mundial.
    Depois individualmente vemos este negacionismo, que nos revolta e assusta.

    Adorei saber sobre o trabalho científico desenvolvido pelo Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro e sobre o Instituto Butantan , principal produtor de imunobiológicos do Brasil.
    Como tenho uma filha ligada à ciência, estes temas são sempre para mim relevantes.
    Junto-me ao seu VIVA À CIÊNCIA!

    Desejo-lhe minha querida amiga, muita saúde e um feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
  36. Grata por esta estupenda postagem, minha amiga.


    Lamentavelmente as pessoas que pensam tudo ser sem gravidade parece que aumentam.

    Eu tenho duas doses Pfizer e vou apanhar a terceira. Porém, parece-me que enquanto a maior parte da população mundial não estiver vacinada, será bem complicado.

    Querida Taís, muito cuidado e que tenha um fim de semana sereno .

    Fica o carinho do meu abraço.

    ResponderExcluir
  37. Táis
    Vivemos tempos conturbados e dolorosos.
    Dois anos que a pandemia já nos roubou, e o alerta e o medo que nos acompanha.
    Uma excelente crónica,muito bem documentada, como já é habitual por aqui.
    Gostei bastante.
    Desejo que tenha um bom fim-de-semana cheio de saúde e paz.
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  38. Da mucha tristeza ese negacionismo . A veces creo que el ser humano se esta volviendo más estúpido con el paso del tiempo. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo13:58

    Nossa amiga nem me fale
    Estamos todos isolados aqui
    Difícil demais
    O que vai ser desse nosso mundo nessa situação...
    Esperamos sair dessa vitoriosos um dia.
    Abraços querida.

    ResponderExcluir
  40. Olá Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito apreciei, e desejar uma excelente semana com muita saúde.

    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Taís:
    las vacunas salvan vidas. Eso está demostrado. No entiendo por qué hay gente que está en contra de las vacunas. Quizás tengan algún efecto secundario (todos los medicamentos lo tienen) pero si ponemos en la balanza: vida/muerte, ¿qué elegimos?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  42. Aplaudindo daqui a sua postagem de excelência, Tais! Na era do conhecimento, só bucéfalo mesmo, pode colocar a ciência em causa!...
    E dou-lhe toda a razão, Tais! Este vírus mesmo em modo leve, continua abalando com a saúde da gente!
    Ainda me estou recuperando da dose de reforço, um mês depois de a apanhar... mas apanho todas as demais que forem necessárias... no meu caso... acho que a minha reacção se deve já a um excesso de anticorpos... Tive uma estranha gripe em 2020 que me fez andar sem forças e a respirar fininho durante meses a fio, e após 3 doses de vacina... acho que estou mais do que protegida... o resultado da última dose foi dores no corpo, sono e mais sono, fadiga ao máximo, e uma névoa mental, que por aqui ainda anda... mas ao que apurei houve muito boa gente, que também passou bem mal, durante 1 mês como eu... tudo depende das defesas de cada um... e eu creio que as minhas já andam bem activadas, pois não vivemos num mundo estanque, e volta e meia o contacto com a virose é inevitável... a minha mãe, apanhou as 3 doses e nela, o processo foi pacífico... pois também tem andado resguardada ao máximo... e a partir de uma certa idade, perdem-se mais as defesas do organismo...
    Acho que com apenas 10% de pessoas vacinadas em todo o continente africano, é muito prematuro acharmos que o fim da pandemia já foi atingido... por mim, continuarei a ter os cuidados de sempre, mesmo que as restrições sejam aliviadas... para saúde da economia... mas da nossa... temos de ser nós a continuar a zelar por ela...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís