7 de fevereiro de 2022

SABER ENVELHECER

 

Pôr do sol  -  Fortaleza / Brasil



          - Taís Luso de Carvalho


Embora a estética esteja ligada à beleza e à arte, o que vou dizer é quanto ao "exagero". Como tudo na vida, o excesso acaba com o belo, pode estragar tudo. Por isso o equilíbrio é tão importante. O Brasil é o segundo país do mundo onde se faz mais procedimentos estéticos e atrás, apenas, dos Estados Unidos.

É muito exagerado o número dos procedimentos estéticos feitos no Brasil, um país tropical, de muito sol, muita praia e carnaval. Todos querem estar no topo da beleza. Mas nisso, existem riscos, como não? Uma pálpebra caída incomoda, amenizar algumas rugas, tirar umas gorduras é natural. Porém, uma pele semelhante ao de uma boneca de porcelana é forçar muito numa  mulher madura. Não é natural. Nota-se que o bisturi passou pesado por aquele rostinho dando uma aparência que não combina com o resto do corpo e com os anos de vivência. É esquisito. Acho que cuidar de si é maravilhoso, mas com equilíbrio. Portanto, menos.

Quantas pessoas que sofrem, que não lidam bem com o tempo, e que valorizam muito a beleza física apegando-se demais numa juventude eterna? É muito vazio.

Filtros potentes nas televisões, e photoshop nas melhores revistas nacionais. E muitas mulheres idealizam o rosto ou os lábios das fulanas famosas! Querem igual.

Quantas mulheres idealizam um novo nariz, olhos amendoados, arriscam um preenchimento labial e ficam com a conhecida boca de repolho, sem contorno e sem beleza! As bochechas lisas que travam o sorriso bonito e espontâneo? Que triste isso.

É preciso aceitar o tempo, é preciso ajudar na sua ação para que os danos ocorram lentamente. Essas mudanças físicas fazem parte da nossa história e que está sendo esculpida lentamente. Ninguém, na idade madura, está com tudo certinho. Não somos só beleza, somos mais que isso, somos mais interessantes: temos carisma, simpatia, cultura, generosidade, senso de humor e tantas outras qualidades. Um dia temos de envelhecer, e se possível chegar aos 100 anos, mas  com cara de quê? De menina moça?

Sou a favor, sim, de alguns procedimentos, mas sou contra a ditadura da moda, a ditadura da ilusão, e pagamos um preço muito alto. Boca é a nossa principal marca, por que arriscarmos  ficar com um bocão horroroso?

Eu só pensaria em procedimentos de maior porte se minha pele ficasse a mesma para o resto da vida; se minha boca ficasse a mesma e se a minha alma não ficasse vazia. Como nada disso aconteceeu optei por envelhecer lentamente e com uma cuca saudável.



Uma casa no campo / Elis Regina




_________________💙💛💚_________________





56 comentários:

  1. Gosto de envelhecer.
    A alternativa é que não me agrada nada.
    Sei lá, gosto de estar vivo.
    Beijos, boa semana

    ResponderExcluir
  2. Osservazioni sull'eccesso dei trattamenti d'estetica, esposte in questo interessante articolo, che condivido, nel uso significato..
    Buon settimana e un saluto,silvia

    ResponderExcluir
  3. Muito bem dito tudo por aqui!
    Também concordo que se façam procedimentos,quem coragem tiver.
    Eu,como tantas cirurgias de verdades e realmente necessárias fiz, não me opero por nada mais nesse mundo,que não seja pela saúde. Mas, cada um faz da sua vida ,rosto e corpo o que quiser,né?
    E vemos caaaaaaada resultado! Sacramento...Era bem melhor antes,rs...
    Até a simples harmonização facial, vi cada resultado que pelo amor de Deus! Aff...Melhor aceitar o envelhecimento e pensar muito bem antes de qualquer "reforma" fazer...
    beijos, linda semana, chica

    ResponderExcluir
  4. Taís,
    É assim como seu texto
    diz que penso.
    Envelhecer é algo que
    precisa ser vivido com
    Paz.
    Bjins de boa nova semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  5. Envelhecer com sabedoria, não é para todos minha Amiga Tais. Saber cuidar-se é o mais importante. A juventude eterna é um embuste. Por mais que a tal "ditadura da moda" nos queira convencer, a verdade é que não há procedimento estético que nos devolva a juventude. Viver bem com a vida e com os outros parece-me a melhor maneira de nos valorizarmos. Mais uma crónica muito reflexiva.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia de serenidade, querida amiga Taís!
    Vou começar pelo final da sua crônica:
    Envelhecer lentamente com a cuca saudável.
    Que difícil está sendo para muitos de nós, termos "a cuca saudável", visto que não vemos quase pessoas serenas, promovendo o bem e a paz ao seu redor!
    Muitas idas aos esteticistas e cirurgiões e pouca dedicação à meditação, às sadias leituras (dentre outros tantos recursos), às práticas que nos induzem ao relaxamento de corpo e alma.
    Bocas imensas (iguais a do Lobo Mau) não para beijarmos, com pureza de espírito fazendo aos que amamos felizes...
    Olhos transfigurados, não para olharmos com amor para os que amamos e pelos necessitados de afeto com delicadeza e ternura...
    Rostos deformados e corpos travestidos por ânsia de beleza física que se tornará pó igual a todos.
    Quando começo a perceber alguma coisa que possa me incomodar, digo para mim mesma: não se preocupe, tudo passará ...
    Por sorte, tenho medo e, por outro lado, gasto meu dinheiro com outras coisas menos temporárias e não findas. Ele não cai como água da fonte na natureza.
    Cuidar da saúde e do excesso de gordura corporal sim, vale a pena. Hidratar a pele para sentir leveza, sim. Deformar rostos e parecer um ET, não.
    Submeter-nos à morte precoce por excesso de vaidade e pouco amor-próprio, não!
    Cada vez que vejo nos noticiários pessoas tão jovens morrendo por estéticas inadequadas e inseguras, me sinto muito bem como estou e me basta.
    Autoestima, saúde, sim, excesso de vaidade não dá paz.
    Excelente abordagem!
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos carinhosos de gratidão e estima


    ResponderExcluir
  7. NUNCA APRENDI A ENVELHECER!
    SERÁ POR ISSO QUE NÃO ENVELHEÇO?


    Não tarda serão setenta e sete vezes
    que isto me acontece
    Das primeiras vezes,
    crescia-me um corpo
    e uma alma
    aprendendo
    a falar um com o outro
    de forma serena, calma.
    Mas tarde,
    cabiam já alma e corpo no mesmo espaço,
    começaram os conflitos e o embaraço
    de ir amadurecendo a servir de juiz
    num por vezes doloroso desaguisado
    exercício de manter o equilíbrio
    entre Minha Alma e Meu Contrário
    Foram tempos de tudo
    De raiva, de luta, de ausência, de regresso
    que não esqueço
    Vieram então tempos de esperança,
    e de poupada alegria
    (pois que desta nunca há abastança
    e se dela gastasse a esmo por certo já não haveria)
    Chegado agora, ao dia de hoje
    os três olhamos este meu rosto
    Contamos-lhe as rugas,
    umas leves outras fundas...
    Estas aqui, na fronte, que tantas são,
    são as dos desgostos, das incertezas e da apreensão
    Estas, outras, na face, que muitas se atropelam
    São as do sorriso, e é a alegria que revelam
    Minha mão as tacteia e afaga
    ao mesmo tempo que as vai contando
    E que coincidência, e que espanto
    umas e outras somam o mesmo e tanto.
    Para as desempatar
    Vou sair
    E sorrir
    À primeira pessoa que passar

    ResponderExcluir
  8. Será que eu estou a saber envelhecer? Tento, Amiga, tento muito! Todos nós queremos chegar a velhos, mas quando começamos a ver os efeitos da velhice, não só em nós, mas, principalmente em muitas pessoas que conhecemos, surge aquele medinho inevitável . Vimos esses efeitos nos nosssos pais e aí, sim, o meu receio começou a aumentar muito e a pensar que o pior que a velhice me poderia fazer era tirar-me a lucidez e ainda hoje peço à vida que ma conserve até ao último instante. Sabes, Amiga, vejo muitas vezes, aqui na cidade, a minha professora da 4a série e sempre paramos a conversar; como era linda nessa época!!! Continua a ser, mas, quando olho para ela, apoiada numa bengala, andando com dificuldade, invade-me uma tristez muito grande; no rosto, as marcas do tempo estão lá e tenho a certeza que não se preocupa com elas, mas, sim com as pernas que estão a tolher a sua costumeira agilidade. Continua com a boa disposição que sempre lhe foi habitual e, quando nos encontramos, aluna e professora, a conversa é muito agradável e as recordações entram no diálogo, provocando-nos algumas risadas. Então, Amiga, são estes factos que nos fazem recear a velhice, mas, ao mesmo tempo, nos levam a pensar que será muito bom poder continuar a ver a D, Adozinda, apoiada na bengala e no marido, sempre com um sorriso nos lábios e as rugas no seu lindo rosto, provando que o que lhe importa é poder continuar a sair à rua e encontrar as pessoas amigas que fez durante a vida e que, felizmente, são muitas. Costumo dizer, Tais, que só quero o sofrimento que a vida me impuser e nunca aquele que eu mesma procurar. Olho o espelho com toda a serenidade e não me afigem as rugas, os pneuzinhos que começam a notar-se e a celulite espalhada por todo o corpo. Quero saúde, lucidez e o coração feliz, sentindo-me amada pela familia e acarinhada pelos poucos, mas bons AMIGOS que tenho conseguido até aqui. Como bem dizes, essas intervenções cirúrgicas, não nos tiram o tempo que já temos em cima dos ombros e, pelo contrário, tantas vezes são causadoras de morte ou de grandes sustos. Tais, uma cronica pertinente que, como de costume, nos leva a refletir na importancia de sabermos viver com qualidade e essência, deixando de lado as aparências. Sejamos pessoas por inteiro, aceitando-nos como somos e dando valor aquilo que realmente importa, uma " cuca " saudável e um coração cheio de amor e amizade. Obrigada, Amiga, por este momento de reflexão. Que continues com esse coração lindo e que a vida te conserve a saúde fisica e mental para envelheceres com dignidade. Beijinhos mil
    Emilia 👏 🌻 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Tais, esqueci de te dizer que gostei muito do video. Adoro a Elis Regina e já fui ver, ao coliseu do Porto, a Maria Rita que tem a voz muito parecida com a mãe . Beijinhos e obrigada por partilhares esta linda música da " Pimentinha "
      Emilia

      Excluir
    2. Eu também adoro, querida Emília, ela é daqui de Porto Alegre!
      Maria Rita tem a voz muito parecida, sim. E a letra dessa música é linda!
      Um beijinho, querida!
      Gracias!!

      Excluir
  9. Há muita gente que fica ridícula com as operações estéticas que faz para parecer mais nova.
    Há que saber aceitar a imagem da velhice. As rugas também podem ser lindas...
    Magnífica crónica, gostei muito de ler.
    Boa semana, amiga Taís.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Tais,
    Concordo com esta crónica que aqui deixou.
    É de facto saber envelhecer, sem artifícios de estéticas para parecer mais jovem. Porque a data do bilhete de identidade, não significa ser inútil ou velho/velha. Porque o mais importante é a nossa juventude interna.

    Parabéns!

    Votos de uma excelente semana, com muita saúde.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Assunto premente dos nossos dias, querida Taís.
    E já vem de trás essa loucura pelo elixir da juventude.

    Antigamente, não havia as ferramentas que há presentemente.
    Agora, o descalabro acontece mais depressa.

    O que me frustra, realmente, é ver caras
    jovens que não precisam de mais nada para serem felizes, a
    deixarem-se intervencionar e a querem isso como do pão
    para a boca. Logo, logo, acontece a desgraça de se tornarem
    irreconhecíveis.

    Envelhecer mantendo a mente fresca e aberta é uma dádiva dos
    Céus, a par com alguma mobilidade e o bastarmo-nos a nós
    próprios. É a verdadeira felicidade, já que não podemos
    permanecer jovens eternamente. :)

    Bela Crónica, minha amiga. Um prazer vir aqui e encontrar
    problemas do quotidiano tratados com essa competência.

    Boa semana, minha amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  12. Como diz nosso amigo Pedro Coimbra, onde assino?

    Além disso, concordo totalmente com nossa querida Chica: operações , só por questões de saúde.

    Quando olho para determinadas pessoas, fico com pena delas, pois ficariam muito melhor se não tivessem sido plastificadas...

    Minha querida amiga, grande abraço, boa semana :)

    ResponderExcluir
  13. Olá querida Tais!
    Que gostoso ler aqui, sua crônica está muito boa, como seria bom se todos pudessem envelhecer com leveza né mesmo?
    Eu nunca me preocupo muito com isso, somente com minha saúde, alimentação adequada e sem dietas, sentir a vida em todas as suas nuances, até as da velhice, espero envelhecer bastante e bem, espero isso, quem sabe?!
    Amei ler aqui, concordo contigo, se cuidar é bom, tem de ser assim, mas sem exageros, encarando a realidade com paz e amor!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  14. O seu dardo não falha, acerta sempre no ponto vital... Também quero uma casa no campo para um envelhecimento com dignidade. No mais, é reconhecer que ponto a ponto você faz um bela reflexão do quanto o homem se perde nos caminhos da vida, que é tão curta, cuidando de coisas pequenas...
    Continue se cuidando minha amiga!
    Um boa semana,
    Beijo,

    ResponderExcluir
  15. Los años pasan factura y hay muchas personas, que no aceptan el cambio que se produce en su cuerpo.

    Besos

    ResponderExcluir
  16. Saber envelhecer é uma arte, só envelhece com sabedoria quem está de bem consigo mesma.
    Não digo que não me entristeço quando vejo fotos do meu tempo de menina e moça, mas lá está, era uma menina moça que não sou mais.
    Aceito-me. Nunca arriscaria uma plástica que me deixasse como era com vinte anos, mas...se pudesse retirar do meu aspecto uns dez anitos, até arriscaria... :))

    Um beijinho e muita saúde, minha amiga Taís, o resto a gente vai levando.

    ResponderExcluir
  17. Buena reflexion los años tambien son parte de la vida. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  18. Buenos días, Taís, pasando a saludar poco a poco a las amigas/os después de ese corto parón bloguero. Estoy totalmente de acuerdo en tu exposición. Lamentablemente vivimos y hemos creado una sociedad totalmente ajena a una realidad, donde todo se mueve en fase a una belleza de la eterna juventud totalmente falsa. Es lamentable comprobar como gente joven, se somete a una serie de intervenciones quirúrgicas corriendo un riesgo innecesario que muchas veces puede terminar en tragedia. La belleza, también se alcanza con los años como el buen vino que reposa en barricas de roble.
    Un gran abrazo y buena semana.

    ResponderExcluir
  19. ... "almas vazias". disse tudo, minha querida amiga. em duas palavras certeiras
    como está? e a ilustre família Luso?

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido amigo, por aqui tudo bem na medida do possível, estamos mais caseiros, mas isso cansa, esperando a volta da vida normal, mas está demorando, para todos, infelizmente.
      Beijo, uma boa semana!

      Excluir
  20. Olá Tais,
    Compactuo com teu pensamento. E atualmente, essa moda de harmonização facial, tem deixado as pessoas ainda mais desarmônicas.
    Quais as necessidades dessa excessividade de procedimentos? Para alguns, parece ser uma válvula de escape, mas... a que custo vale tudo isso.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  21. Querida Taís
    É preciso ter em mente que a “velhice” não é uma doença e sim um processo normal do desenvolvimento ...
    Não faria um procedimento estético.
    É preciso saber envelhecer.Nada de boca de repolho...rsrs
    Tenha um dia abençoado.
    Muitos beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  22. Me dejas en reflexión Tais, es cierto, los años forman parte de la vida, sin ellos no habría vida,
    No debemos fijarnos en nuestro cuerpo, los años se llevan dentro, como una buena lección de la vida.
    Un placer siempre venir a tus escritos.
    Feliz día Tais. Un abrazo

    ResponderExcluir
  23. Tais.
    Uma crónica desempoeirada e cheia de verdade.
    Saber envelhecer com a saúde mental em alta é o mais acertado.
    Boa semana com muita saúde e harmonia.
    Um beijo
    :)

    ResponderExcluir
  24. Hay que saber aceptar el paso del tiempo.
    Con los años, se experimentan cambios inevitables. Es una realidad que hay que afrontar con optimismo.
    Aceptarse es fundamental. Así es el paso de la vida.
    Un beso, Tais.

    ResponderExcluir
  25. Envelhecer é a possibilidade da vida longa. Amo a vida, gosto de me cuidar, mas extravagâncias não combinam comigo. Fazer pequenos procedimentos que ajudam a manter a bem a autoestima considero cabível. Mas o principal é ter saúde. É triste ver belas mulheres se transformarem em et. Ótima crônica. bjsss

    ResponderExcluir
  26. En demasiadas ocasiones buscamos la belleza exterior pero no sabemos ver la del interior. La interior suele ser mejor que la exterior y tal como sucede con los buenos vinos mejoran con los años.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  27. O Brasil é o segundo país do mundo onde se faz mais procedimentos estéticos e atrás, apenas, dos Estados Unidos.
    A sério?
    Não fazia a mínima ideia.
    Mas sei que o Brasil tem o culto do corpo

    Acho que cuidar de si é maravilhoso - diz!
    AMIGA TAÍS
    pois eu nem quero saber, perdi a vontade de tudo, já há alguns anos
    CONCORDO em absoluto consigo:
    Não somos só beleza, somos mais que isso, somos mais interessantes: temos carisma, simpatia, cultura, generosidade, senso de humor e tantas outras qualidades.

    Ora bem,convido-a a ver os últimos 2 posts
    são bem interessantes, um deles fala de uma das maravilhas do MUNDO ANTIGO,
    não sei se gosta de História,
    mas olhe, eu que nem gosto muito dessa disciplina gostei do que vi e do que aprendi agora nas pesquisas que fiz para o meu post de hoje
    http://tempolivremundo.blogspot.com/

    Deixo um beijinho, estimando que se encontre tudo bem consigo por aqui continuo "fechada em casa" ainda não tenho coragem nem confiança nas saídas
    Votos de continuação de uma óptima semana e um excelente Fevereiro.
    Tudo de bom! Tulipa

    ResponderExcluir
  28. Espero sentir prazer em casa ruga e em cada cabelo branco que me aparecer... Bj

    ResponderExcluir
  29. Querida amiga Taís!
    Concordo plenamente com suas sabias palavras
    "Não somos só beleza, somos mais que isso, somos mais interessantes: temos carisma, simpatia, cultura, generosidade, senso de humor e tantas outras qualidades".
    Para que possamos viver bem devemos aceitar as mudanças que vem com a idade.
    Com saúde a vida é bela!

    Beijinhos e boa noite.

    ResponderExcluir
  30. "Como escreveu Lya Luft "A vida é um ciclo. E envelhecer é um privilégio." Algumas pessoas não conseguem envelhecer com sabedoria. Conheço algumas. Não importa a idade, pois a melhor delas é viver, estar vivo. Estou sobrevivendo com câncer vai completar nove anos no final do mês. Meus pais estão vivos, sinto muito pelos seus pais. E obrigada pela sua visita e simpatia.
    Beijinhos da Sol"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Solange, bem-vinda ao Porto das Crônicas, com alegria recebo você, mais uma amiga, muito obrigada.
      Uma ótima semana pra você, com saúde e paz.
      Beijinho

      Excluir
  31. Querida Taís

    Adorei ver a referência ao "Xaile de Seda" e à "Quinzena do Amor",
    com a grande Céline Dion, numa das suas mais belas interpretações.

    Muito obrigada, minha amiga, por essa gentileza.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  32. OLÁ TAÍS
    muito obrigada por ter ido visitar o meu post de ontem
    e como me pediu que lhe vá dizendo quando há posts novos
    hoje passei neste meu blog e vi que a Taís a última vez que lá foi
    foi em Dezembro
    por isso tem posts novos aqui
    http://pensamentosimagens.blogspot.com/

    Beijinhos da Tulipa

    ResponderExcluir
  33. Sábias palavras, Taís, como sempre escreve!
    Agora essa da "boca de repolho", não conhecia o termo, hihihi!
    não apetece nada não, só de imaginar a foto!
    vamos com juizinho pela vida fora, o essencial é a saúde, e melhor não estragar essa parte com operações radicais:)
    beijinhos, feliz semana

    ResponderExcluir
  34. Envelhecer normalmente é tão incrível e legal.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período! Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  35. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito apreciei, e desejar a continuação de ótima, com muita saúde.

    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Minha querida amiga Taís,
    Neste nosso Mundo pandêmico, conseguir envelhecer com saúde e sabedoria já será uma dádiva, pois, “estamos morrendo” cada dia mais cedo... Principalmente algumas mulheres (em leitos cirúrgicos), ao fazer procedimentos estéticos (muitas vezes desnecessários), na vã tentativa de fazer “o tempo engatinhar”.
    Porém, ter de viver e conviver com a “turminha dos clichês”, que revelam à máxima do: “Envelhecer faz parte da vida!” - não nos consola e muito menos anima.
    Gostei do teu ponto de vista.
    Beijos e cuide-se bem!!!

    ResponderExcluir
  37. ¡Preciosa foto! Cuidate y pasa un muy buen día :)

    ResponderExcluir
  38. Querida Taís,
    Convido bem com minha idade, mas com os problemas de saúde que sei agravados por ela, já é mais complicado, mas vou gerindo, cuidando da minha saúde, e calro sem esquecer o aspeto que gosto de ter cuidado.
    Seria incapaz de fazer uma operação estética só para aparentar ser mais nova, quem já passou por cirurgias, sabe bem os efeitos delas.

    Vou transcrever aqui um excerto de uma entrevista que uma actriz e cantora bem conhecida em Portugal, uma Senhora com 80 anos que admiro muito, Simone de Oliveira, deu a um conhecido jornal português.

    " Simone de Oliveira afirmou que se sente confortável na sua pele e não desdenha as suas rugas.
    Bem consigo própria e plenamente confiante na sua imagem, a actriz confessa: «Nunca fiz uma cirurgia estética, nunca fiz um tratamento de beleza, nunca entrei num Spa.
    Botox «nem pensar», diz a diva, acrescentando:
    «Sofri tanto para ter as minhas rugas que não quero que as apaguem».
    Tantas mudanças para nada, o que a leva a citar António Lobo Antunes: «E depois, onde estava a minha alma?».

    Um beijinho grato por mais esta excelente crónica querida Táis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. «Sofri tanto para ter as minhas rugas que não quero que as apaguem».

      Taí a maturidade, o equilíbrio e a beleza de assumirmos a nossa trajetória!
      Gostei muito de ler isso, querida Fê. A ditadura da juventude é terrível, parece que todos os valores da vida estão nela... Nada mais vale?
      Obrigada, querida, um ótimo fim de semana!
      Beijinhos.

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta querida Taís, desculpe só agora vi vários erros gramaticais, convivo e não convido, calro em vez de claro :)
      Os anos minha amiga, já se notam nestes "pequenos" detalhes (risos)

      Beijinhos e optimo fim de semana para a amiga e para os seus.

      Excluir
  39. Olá, Tais! Muito importante o assunto que trazes. Fico realmente assustada com tanta necessidade de mexer em algo que foi nos dado pela Natureza divina. Penso que os modelos de beleza que nossa sociedade enxerga fazem as pessoas adoecerem demais. E os resultados são tristes demais quando passam da medida.


    Um abraço querida!

    ResponderExcluir
  40. Olá Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito apreciei, e desejar um Feliz fim de semana, com muita saúde.

    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Oi, Tais!
    Está corretíssima em suas colocações. Fico assustada com a falta de bom senso de algumas pessoas que fazem do consultório do cirurgião plástico, um puxadinho de casa. Fazem tanta plásticas que ficam deformadas, algumas irreconhecíveis.
    Bastante pertinente sua postagem!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  42. Gostei muito dista postagem e concordo totalmente. Nada como o natural, o que a vida vai mudando em nos e acepta-lo com naturalidade e sem complejos.
    Eu ja ha muito que deijei minha cor de cabelo como veu vindo e tudo o demais. O que temos a fazer e coidar alimentação, ejercicio e ser otimistas e agradecidos/as.
    Eu acho horroroso o semblante de algumas mulheres que estirarom a pel ou injectarom oa labios. Parecem sem expresião. Se virarom robots!
    Bom finde e um abraço, amiga Tais.

    ResponderExcluir
  43. A Natureza revela-se com naturalidade. Tudo o que lhe é aposto até pode harmonizar, mas deixa de ser natural.
    Este Post merece ser elevado ao mais alto do conhecimento, pois atesta que a beleza não deve ser artificialmente exposta. Igualmente me refiro ao Amor ou ás relações interpessoais.
    Parabéns, Amiga. Amei.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  44. Olá Taís,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crônica que muito gostei, e desejar um feliz dia dos namorados, e ótima semana.
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Uma publicação que não poderia surgir em melhor hora!
    Ontem estive a ler uma reportagem sobre Linda Evangelista, e o motivo do seu desaparecimento nos últimos anos... vale a pena conhecer o seu caso...
    Eu sempre tive uma relação meio estranha com o passar do tempo... em toda a minha juventude, sempre me deram bem mais idade do que na realidade tinha... à medida que o tempo foi passando, sempre me foram dando menos idade do que na realidade tenho... :-))
    Adorei as suas palavras sobre a passagem do tempo, Tais... e sobre tudo aquilo que nos define... que não nos reduz apenas a uma boa imagem... que nem as estrelas de cinema conservam, se não tiverem uma imensa equipa de maquilhadores e técnicos de luzes em volta o tempo todo, retocando...
    Não consigo imaginar-me a fazer algum procedimento muito intrusivo... mas nunca se deve dizer nunca... pois não se sabe o dia de amanhã... mas faz-me muita confusão as pessoas que se sujeitam a procedimentos... e não sabem mais quando parar... ao estilo Rodrigo Alves, e as suas 72 operações... :-)) Um caso levado ao extremo...
    Eu tento ficar-me pelo meu trio de sucesso para a pele... bons hidratantes, esfoliação de pó de café, e suminho de limão para eliminar todas as manchas e sinais inestéticos... e não me tenho dado muito mal, com a receita... simples, prática, e sem recurso a muitas complicações... com ingredientes que temos sempre em casa, a toda a hora...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  46. nice your article, and happy nice day unimuda

    ResponderExcluir
  47. Pois é.
    Saber envelhecer é uma grande aprendizagem.
    Confesso que sempre me deram mais idade do que eu realmente tinha e isso nunca me preocupou.
    Gostei muito de ler o que escreveu.
    Penso que todos nós devemos cuidar-nos. temos essa obrigação .
    Depois temos de saber gostar de nós com as marcas do tempo.
    Só é pena, quando as pessoas ficam presas na armadilha de acharem que vão ficar sempre jovens.
    A ser jovem que sejam de espírito...que esse não tem problemas de estética..
    Mas custa sim perdermos com a idade ,agilidade, porque os ossos já estão "roídos" pelo tempo.
    Mas como dizia a minha avó : não podermos correr....rebolamos :)
    Brisas doces*
    (e hoje fico por aqui, mas vou voltar)*


    ResponderExcluir
  48. Nice post,thanks for sharing very useful
    Visit Us IT TELKOM SURABAYA

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís