6 de janeiro de 2012

BRASILEIROS E SEUS FERIADOS!



            - Tais Luso de Carvalho

Brasileiro adora entrar em recesso e voltar para casa bem descansadinho e com a cabeça flutuando de contente.  É o que a maioria gosta de fazer: ir para a praia  ou subir à Serra, dar uma relaxada  no decorrer do ano.  Boa parte do povo diz que precisa descansar, que feriados encurtam o ano!  Eu nunca vi gente que goste mais de feriado - que vira feriadão - como  brasileiro. E de férias nem se fala: enquanto as férias de outros povos são curtinhas, as nossas se esticam.

Mas é no ponto de encurtar o ano é que fico encucada: fico pensando o porquê de um ano mais curto,  com tantos feriados. Eu não tenho nenhuma pressa de chegar a lugar nenhum. Não entendo essa pressa para entrar noutro ano. Para fazer o quê? Ir onde?

Pensando bem, não tenho pressa nenhuma em comemorar mais um ano, pois terei  um ano a menos no ciclo da vida. Já vivi essa vontade, na adolescência, agora, não mais. Tenho a plena convicção de que aqui está bom demais, mesmo entre escombros e tsunamis. Então, vida longa ao ano!

Mar, sol,  futebol, música, cervejinha  é tudo que brasileiro gosta. Por isso somos um povo alegre - o que não quer dizer que sejamos felizes o tempo todo! Alegria é uma coisa, felicidade é outra.  Trabalhar é duro, muito sufoco para os que são mal remunerados. Muita notícia preocupante; muita gente na contramão, muita conta pra pagar, planos de saúde cobrando alto demais, milhões de precatórios trancados,  e um povo sonhador. Sim, brasileiro sonha bastante, pois  muita coisa aborrece. Então o negócio é se alegrar para esquecer. E um feriado, aliás vários feriados, vêm na medida - pra brasileiro ficar bonzinho.

Nero oferecia ao seu povo pão e circo; o Brasil oferece feriado, carnaval e futebol. Talvez seja uma maneira para acalmar o estresse do nosso povo e suas necessidades básicas, como educação, saúde, segurança, enfim, todas as suas carências. Plantam vários feriados pra falar mais em futebol, bebericar na beira da praia ou um churrasquinho de picanha ao ponto. Hum...

Toda a mudança de ano vamos para o calendário  dar uma olhada nos feriados do próximo ano. Quantos feriados poderão virar feriadão? Sim, o povo se programa! Vai dar pra emendar uma coisa na outra, tipo vagão. Aliás, tem muita gente que adora emendas. Lá no Congresso, aquele  pessoal conhece tudo sobre emendas. E como emendam! 

Mas nosso país têm feriado demais, enche a paciência. Emendamos Natal com Ano Novo; o carnaval, a Páscoa, o Dia do Trabalho, Proclamação da República, Finados, Nossa Senhora Aparecida - nossa Padroeira -, e outros feriados regionais que aproveitamos pra botar o pé na estrada. De um limão, fazemos uma limonada.  Somos latinos,  gostamos de boa vida. Mas o tiro sai pela culatra.  Tiro no pé !

Mas que nosso povo viva feliz, pois se nossos representantes trabalham apenas uns dias por semana – lutam feito leões em defesa de 'nossos'  interesses, por que o povo trabalhará como um condenado para ganhar muitíssimo do que eles ganham? 
Acho que está explicado porque adoramos tantos feriadões. Melhor deixar assim, pessoal, a vida é tão breve...

          



 mas linda demais!












20 comentários:

  1. Bons feriados para vc tbém!! Eu, com uma bebê de 11 meses, com certeza vou esperá-los com mais ansiedade que o costume...

    ResponderExcluir
  2. sempre comento que a gente pede para ficar velho estamos sempre torcendo para chegar o fim do mês o feriado o fim do ano para recebermos o décimo terceiro!

    ResponderExcluir
  3. Tais,
    Você está afiada com essa crônica, parabéns e boas férias, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaís,

    Eu também não estou com pressa nenhuma. Acho que a maturidade nos traz esse presente.

    Boas férias a todos que vão tirar férias neste verão!
    Não é o meu caso, mas aproveitem bem!

    Bjs Thaís

    ResponderExcluir
  5. Taís, você tem toda razão, brasileiro adora uma folguinha, mas veja bem, desde que seja empregado de alguém. Quem é comerciante anda odiando esses feriadões pois é prejuízo na certa.
    Parabéns pela bela crônica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. É adoramos feriados.As vezes na ânsia de descansar cansa bem mais.Bem não olhei no calendário, mas já haviam me dado a notícia.Mas torcer para o ano passar depressa esta não entendo...
    Querida bela tua crônica.Parabéns são todas uma delícia.Saio daqui sempre encantada com teu dom de olhar o cotidiano com tanta percepção.Que o ano de 2012, seja para você, pleno de felicidades.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  7. Tais,
    O assunto de tua crônica é muito interessante, penso nisso de tempos em tempos... pra que tanto feriado, afinal?! Exatamente como você falou, uns emendados nos outros, e existe em alguns estados até a tal 'semana do saco cheio'! Imagine que beleza, uma semana inteira de folga!

    Claro que, brasileira que sou, me empolgo com os feriados, afinal eles estão no calendário, são uma enorme tentação... Mas, se não estivessem, no fundo penso que seria melhor. Mais produtividade, menos gente morta no trânsito pelo consumo de álcool, mais vida real e menos ilusão.

    ResponderExcluir
  8. Nós também nos 'esfolamos' por umas
    pontes...Veja a luta que por aqui vai, por terem tirado dois feriados civis e dois religiosos....
    Mas vá lá...já são menos quatro...
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Pois é...A maioria dos brasileiros dão as coordenadas e nossos políticos agradecem.
    Tua crônica é a mais gritante verdade!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. quando a gente já conhece o caminho e o final, não tem mais pressa nenhuma,rsrs
    tua lucidez é incrível. parabéns. estou adorando tuas crônicas...
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu concordo - o brasil tem excesso de feriados e excesso de problemas.
    Uma coisa compensa a outra. É pão e circo, churrasco e futebol!
    Um abraço Taís e feliz 2012

    ResponderExcluir
  12. Boas férias e muita paz.Forte abraço

    ResponderExcluir
  13. A crônica está perfeita: brasileiro, adora feriados, principalmente quando viram FERIADÃO...

    Mas, na verdade, não está explicado: uma "coisa", não justifica a outra "coisa", bem temos consciência...

    No entanto, a gente sabe: sempre foi assim, nunca vai mudar,DUVI D O DO, que um dia mude...

    Um abraço, Taís,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  14. Pois é, querida, a gente já "descansa" por antecipação... Esse é o nosso Brasil!!! Tenha uma linda tarde, minha querida, beijos

    ResponderExcluir
  15. De fato nosso povo adora um feriadão, se desse então para esticar por uma semana e mais um "poucão", ninguém reclamaria não!

    Como citado pela amiga, pressa só leva a velhice antecipada pelo não aproveitamento da vida.

    Creio que a meta da humanidade é a velocidade da luz e falando nisso a NASA descobriu tempos atrás um planeta, Kepler22-b, a 600 anos luz daqui, que aparentemente pode subsidiar a existência de vida, devido a sua localização e temperatura. Cada ano dele equivaleria a cerca de 290 dos nossos, imaginemos então que por lá somente comemoraríamos um fim de ano e um Natal durante a vida, mas tenho certeza que nesses 150848 dias restantes dezenas e dezenas de feriadões seriam criados!

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Taís. Vim conhecer teu espaço, adoro crônicas (as escrevo tb) e por isso escolhi primeiramente este. Já e seguindo por aqui, parabéns pelo belo espaço. Voltarei, é claro! Abrçs.

    ResponderExcluir
  17. Vim agradecer pela sua visita ao meu blog, e te elogiar por tamanho dom, como costumo falar são poucas pessoas que se expressão tão bem através de palavras!!1 Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo18:03

    Thais concordo com você: Temos feriados demais e ainda o espichamos com o recesso, com o ponto facultativo e por aí vai...
    O que tenho sempre a impressão é que deixamos a vida passar pelos dias como areia na ampulheta. Vivemos como se fossemos infinitos e que os dias não trouxessem o diminuir ao nosso crédito da vida.
    Assim mesmo Thais, a vida é curta e sempre há expectativa em encurtá-la, projetando nossos anseios, desejos e esperanças láaaaaaa pra frente.
    Beijokas doces e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  19. Muitos criticam a quantidade enorme de feriados no Brasil, por causa das atividades industriais que declinam nesses dias. Por outro lado, quem gosta muito dessas datas e trabalha mais ainda é o pessoa do turismo (donos de pousadas e restaurantes, postos de combustíveis, oficinas mecânicas...). O turismo é uma indústria importante no país e se aproveita dessas épocas para faturar mais. Um abraço e gostei do blog!

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís