15 de dezembro de 2019

O MÊS DAS EMOÇÕES


__Taís Luso __   


Por que será que nossas emoções se diferenciam tanto nessas Festas de dezembro?  Há uma expectativa e uma ânsia em torno do mês de dezembro. Também uma avalanche de coisas boas que desejamos aos parentes e amigos e com absoluta sinceridade. Tudo bem. Porém, existem pessoas  que não gostam dessas despedidas de ano, há sempre a possibilidade de se fazer uma retrospectiva de nossas perdas, momentos saudosos e outros não tão bons que vêm à tona através de nossas lembranças. Enfim, momentos um pouco tristes e, justamente na época onde as emoções estão em alta. As expectativas estão rondando. Gosto do Natal, mas não da passagem para o Novo Ano.
Mas assim somos nós, seres complexos, ora alegres, ora depressivos; ora sentimentais, ora apáticos. E sabendo disso, não é difícil de entender essas pessoas que não mostram nenhuma euforia na última noite do ano. Noite normal.
Desde criança  faço parte da turma dos que não gostam dessa festividadeConstatei, desde sempre, que os abraços à meia-noite, sentimentos com hora marcada, desejando as melhores coisas do mundo, não me encantavam. Não sabia o porquê de minha atitude ainda de criança.  Abraços e desejos de felicidade imperavam,  mas  no dia 5 de janeiro o mundo voltava a ser o que sempre foi. Essa constatação me incomodava, uma vez que desde criança eu pensava que alguma coisa iria mudar para melhor. Queria sentir todos aqueles votos e carinhos  para o ano todo. Mas o encanto desaparecia, as pessoas retornavam da festa e o ano que passou estava mais do que presente, nada mudava. Eram apenas instantes de beleza. A solidariedade e aquele afeto esperado, juntamente com os votos, desapareciam entre a multidão  e davam lugar à hostilidade,  tudo era  esquecido pelo mundo afora.

Hoje torço por um mundo melhor, torço pelo meu país. Que tanto se fala em sentimentos e paz se as sociedades se matam, se trucidam pelas suas ideologias políticas? Vemos famílias agonizando; intolerância entre irmãos, primos, pais e filhos!   Desse jeito jamais mudaremos o curso da nossa  história, jamais mudaremos coisa alguma nesse ranço doentio e onde dá muito trabalho separar o joio do trigo.
Somos oito bilhões de pessoas no planeta esperando por um mundo de mais respeito, de mais solidariedade, de mais felicidade. Mas pouco mudou  no front. Só me resta aguardar por novos rumos e desejar que o mundo não ande para trás. Precisamos acreditar  para que a vida tenha suas razões. E seu sentido.

____________________________

Queridos amigos,  desejo Boas Festas a todos vocês juntamente com seus familiares. Foi um ano maravilhoso  que passamos juntos. Grande abraço, meu carinho a todos! Até breve.
Taís Luso. 
___________________________________





83 comentários:

  1. Emoções que, para muitas pessoas, são fatais.
    Um médico amigo dizia-me isso há já muitos anos.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderExcluir
  2. Um estado de espírito diferente!
    Que seja um belo Natal... Bj

    ResponderExcluir
  3. Que bem ponderadas tuas palavras! Também tenho sentimentos misturados nessa ápoca. Saudades sempre presentes dos outros dezembros, outros Natais... Interessante é ver que tem jovens que essa saudade já sentem e também percebem que o mundo não muda após o novo ano...Mas as tradições não podem faltar...
    Que tenhas junto à tua família um lindo Natal, ótimo 2020 e que nele possamos nos encontrar sempre om saúde e alegrias! beijos, tuuuuuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Querida Taís,
    No dia 14 de dezembro, fiz uma postagem que "namora" com essa tua postagem, devido ao teor dos textos.
    Creio que as respostas para as nossas postagens, são os próprios textos que escrevemos.
    Eu aprendi com a vida, que não preciso de uma data marcada no calendário, para ser feliz e também para poder presentear aqueles que gosto, pois, Natal para mim é outra coisa... E nada tem a ver com: 🎼 Jingle bells, jingle bells, Jingle all the way... 🎼
    Bom começo de semana (que antecede o Natal)... Ou seja, O último a sair apague a luz... Ou melhor, o "pisca-pisca" 😂😂😂
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Ei Tais! Me parece que cheguei cedinho nesse. Eu na verdade não sinto tanta emoção nessa época do ano. Meus pais se foram , e com eles toda a espectativa por essa época. Não é tristeza . Acho que me equilibrei emocionalmente e não me iludo com tantas felicitações que duram apenas alguns momentos. Penso que o ano inteiro deve ser festejado em nossos corações, assim, como o nascer da esperança"Jesus" deve nascer todos os dias e deixarmos ele ser morador permanente. Não curto muito essas festas confesso, mas participo da alegria, feliz, por meus entes assim se sentirem. Grande beijo. Bela postagem , como sempre. Feliz dia!

    ResponderExcluir
  6. Tais, o mundo sempre teve tendência a andar para trás, se falarmos em valores morais, não obstaste o progresso material que nos vai encaminhando para a globalização. Quanto à quadra do Natal, o próprio dia, será o único em cada ano que sinto uma certa depressão. Já o fim do ano, me sinto em festa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu não acredito que o mundo mudará, assim, de um momento para o outro, com o estrondo de uma garrafa de champanhe se abrindo e uns tantos copos brindando à entrada de um novo ano; não mudará o mundo, não mudará o ser humano! Teremos de continuar a acreditar para preservar a nossa sanidade mental e continuar a caminhada com mais tranquilidade, mas, numa coisa eu acredito, Querida Amiga, tenho a certeza que, independentemente do mundo em que vivemos, a nossa linda amizade continuará firme, forte e sincera; bendigo a hora em que criei o começar de novo que me permitiu conhecer pessoas lindas, como tu e o Pedro, pessoas que, apesar da distância, me querem muito bem e não hesitariam em correr para o meu lado para me darem um abraço em momentos menos bons que a vida a todos dá. Sei que o Natal tem muito de fslso, mas, façamos com que o nosso seja aquela festa alegre, com familiares junto a nós, num convivio sincero, com muito amor e ternura; ao nosso lado estarão com certeza aqueles seres muito amados que já partiram, mas continuam vivos dentro de nós. Obrigada, querida Amiga, por todo o carinho que me tens dedicado e daqui mando um abraço enorme, carregadinho de amizade muito sincera. Feliz Natal, Tais, Pedro e familia
    Emilia

    ResponderExcluir
  8. Son los contrasentidos, amiga Tasis de las fiestas.Muy bien expresado, con gran sentimiento y sinceridad.De cualquier modo te deseo muchas felicidades junto a Pedro y tu familia.

    Abrazo.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom! Existe muita gente que não pode passar por emoções fortes. Como diz o Pedro, pode ser fatal. :))

    Hoje : Deslumbras-te na essência da minha tez

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda Feira.

    ResponderExcluir
  10. This is very nice post. Thanks for sharing with us.
    ��

    Online Study Care 24

    ResponderExcluir
  11. Desejo-lhe, querida Tais, para si e família, Festas Felizes.
    Como bem diz; aguardemos que o Mundo siga em frente, rumo a dias melhores.

    Um forte Abraço e o meu muito obrigada, pela companhia que as suas belas Crónicas me proporcionaram durante este Ano.

    Beijo de Amizade.

    Janita

    ResponderExcluir
  12. Lúcidas suas considerações sobre as sociedades, o mundo que não toma um rumo melhor. porém compartilho meus sentimentos em relação à tradição natalina que traz para mim memórias que vivificam em mim meus entes amados. Escrevi num post recente um pouco sobre (A casa amarela) e amanhá na participação na Interação Natalina da Rosélia. Assim, considero esta festa a mais bonita do ano e sempre reafirmo a minha esperança de tempos melhores.
    Boas Festas. Amei o vídeo.

    ResponderExcluir
  13. Sou teu irmão gémeo nesta ideias. É apenas um calendário que muda de dia e à noite escurece. Um mundo onde a religião... e a politica...
    Hoje somos oito biliões e daqui a 10 anos vamos precisar de três planetas...
    Prefiro a turma dos que não ficam no sofá.
    Boas caminhadas por estes dias.
    Bjs e abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi Tais! Na minha infância não se comemorava a passagem de ano, mas no dia 1° sempre tinha um almoço especial, todas usavam roupas e calçados novos, todos os primos e tios na casa da nona.
    O mundo está mesmo de pernas para o ar, contra o ódio não há muros que nos defenda, complicado para todos, independente do lado que se está do muro.
    Que cada um se sinta feliz ao seu modo nestas datas, sós, com poucos, com multidões, estar em paz é a melhor escolha.
    Adorei a leitura e reflexão!
    Deixo desde já meus votos de dias de alegrias e harmonia junto aos familiares e amigos, abraço!

    ResponderExcluir
  15. "Mas assim somos nós, seres complexos, ora alegres, ora depressivos; ora sentimentais, ora apáticos."

    Gostei muito do texto… pessoalmente, o Natal não é a quadra mais fácil, pelas pessoas perdidas, ainda assim é celebrado, sem euforia, talvez um pouco do mesmo com Ano novo, ainda assim, eu celebro, todos e cada um dos dias do Ano e talvez por aí, reduza, um pouco a "euforia" da data… a vida é muito curta e devemos celebrar tudo o que de bom temos em nosso redor.

    Abraço e bom início de semana

    ResponderExcluir
  16. Boa noite querida Tais
    Uma bela e compreensiva postagem. Eu penso exatamente igual a você. Dezembro é um mês de maior índice de suicídio. Acho quê as pessoas ficam mas sensíveis. Outras mais eufóricas, cheia de planos para um novo ano. No meu caso sempre é o mesmo sentimento medo de não virar o ano rsrs. É verdade. Sempre no mês de Dezembro o bicho pega. Mas com fé em Deus vou entrar em mas mais um ano com esperança de ser um ano melhor. Enorme abraço. Volto ainda este ano para desejar a vocês um lindo Natal e ano novo. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde querida Tais
      Vim lhe desejar um ótimo final de semana e lhe agradecer pelo carinho. Lembranças ao Pedro. Enorme abraço.

      Excluir
  17. Querida amiga Taís, concordo com muitas coisas que li aqui no seu belo texto que induz a refletir, principalmente sobre a correria de fim de ano, festas, presentes, eu nem saio de casa pra comprar nada nessa época.
    Ainda bem que os meus também não são deslumbrados, isso até nos dá uma paz, a verdadeira, a de estar junto com a família na medida do possível, pois nem sempre isso é possível.
    Então vamos indo com o clima de Natal, a esperança de um ano melhor.
    Amei ler aqui, desejo de oração que tenhas, junto aos seus, um Feliz Natal no verdadairo sentido, de paz, amor,união familiar, mas para o ano novo todo!
    Abraços bem apertados!



    ResponderExcluir
  18. Anônimo22:04

    Olá querrida Taís,
    Eu também penso como quase todos, uma noite que nunca me propocionou nenhum encanto, uma noite igual às outras, vejo nos cumprimentos um tanto de hipocrisia, prefiro mesmo me retrair e refletir em meus aposentos, rogar a Deus por um mundo melhor, por mudanças significativas, a esperança está no ar.

    Vamos que vamos cutir o aniversário do Deus Menino.

    Desejo a voce e sua família um Natal de Paz com alegrias e renovação.

    Bjs no coração querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo?? Um comentário tão bonito...e Anônimo? Que pena.
      Pra você também, um Natal de paz!
      Muito obrigada.

      Excluir
  19. Sim, era tão bom poder prolongar este sentimento por todo o ano. E podemos. Não podemos mudar os outros é certo mas podemos fazer a nossa parte. Tantas vezes nos esquecemos de abrir o coração a bons sentimentos só por falta de tempo, cansaço extremo, falta de saúde, etc.

    Votos de um Santo Natal Tais,
    Vanessa Casais

    https://primeirolimao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Alio-me ao seu desejo por um mundo melhor
    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Concordo com você, minha Amiga Tais. Todos desejamos um mundo melhor, não só no Natal, mas todo o ano. E digo também: "Hoje torço por um mundo melhor, torço pelo meu país. Que tanto se fala em sentimentos e paz se as sociedades se matam, se trucidam pelas suas ideologias políticas? Vemos famílias agonizando; intolerância entre irmãos, primos, pais e filhos! E desse jeito jamais mudaremos o curso da nossa história, jamais mudaremos coisa alguma nesse ranço doentio."
    Para reflexão…
    Que tenha um Natal cheio de conforto e um ano de 2020 com tudo o que deseja.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  22. Uma crônica excelente. O tema desta tua crônica nos é muito familiar. Quantos Natais passamos com a trabalheira toda! Pior é que o Dia de Natal sempre começou na metade do ano com os planos para as festividades, com a programação para a compra dos presentes para os filhos, para as avós e alguns amigos. A lista era interminável. Uma trabalheira muito intensa. Eu, particularmente, sempre tive a esperança de que o dia 2 de janeiro não demorasse muito. Era nesse dia que eu me apegava. Com isso quero dizer que as festividades do final de ano felizmente nunca comemoramos. Essa fuga veio dar um pouco de equilíbrio, compensando a correria de Natal.
    Meus parabéns à minha cronista favorita pela bela crônica.
    Um beijinho daqui do escritório.

    ResponderExcluir
  23. Sé que a veces no es muy común el sentirse bien en estas fiestas, porque faltan seres queridos o nos vienen a la mente pueblos enteros que sufren guerras y hambrunas.
    Sin embargo, creo que todo en la vida es cuestión de actitud y temperamento.
    Hay personas que han pasado infancias terribles, carencias, abusos y han reciclado sus vidas hacia el bien de los suyos en lugar de traumatizarlos transmitiéndoles su propia amargura.
    O quienes ven necesario irse al otro lado del mapa para hacer una labor humanitaria con desconocidos, mientras dejan a sus padres o abuelos en la más negra soledad dependiendo de vecinos y de la solidaridad gubernamental, algo bastante común por desgracia.
    No hay nada que juzgar ni criticar. Cada uno sabe su vida y es dueño de emplearla como mejor crea.

    Pero si he de pensar en algo que me hace feliz en Navidades, no hay duda de que es el abrazo de muchos de los míos a quienes no veo en el resto del año. Ese contacto, ese aroma que me sirve para tenerlos siempre presentes, compensa todos los inconvenientes que pueda haber.

    Es lo que te deseo en estas fiestas, Tais. Un fuerte abrazo.

    ResponderExcluir
  24. Querida Amiga
    Um texto muito sentido e intimista...
    Pessoalmente, nunca permiti que o Natal me stressasse...
    Já tive natais de sonho e natais complicados, já tive passagens de ano faustosas e
    outras muito simples...
    Desde menina sinto haver nestas festas um sentido de 'faz de conta' que acalenta e é absolutamente inofensivo...
    Nunca tinha refletido seriamente neste assunto e gostei de o fazer.
    Então, que a sua grande festa seja muito animada e feliz.
    O meu terno abraço natalino.
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, querida Majo, não haverá grande festa! Será simples como gosto. Natal será festejado, mas dentro da mais absoluta normalidade, sim, felizes.
      Ano Novo nunca gostamos, não festejamos.
      Beijinho, querida amiga. Ótimas Festas pra você!

      Excluir
  25. Só eu entendi o porquê
    Da tua foto da serra,
    Visto que foi dessa terra
    Que o amor chegou a "você"!

    E a foto é uma mercê,
    Daquele amor que encerra
    Tua descendência: a guerra
    Vencida e hoje se vê

    Tua existência afim
    Aos filhos e eles assim
    São tu já eternizada

    Pelo... tim-tim por tim-tim:
    Desceu de São Joaquim
    A ti, por aquela estrada!

    Abraços a esse casal maravilho com votos de muita paz, saúde, amor, felicidade e contentamento nas festas de fim de ano - Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos e a cada um dos vossos + Utinguaçu e + e + e ++++ Porto Alegre - minha paixão! Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe, querido amigo Laerte, adivinhaste da foto, da descida...sim, tim- tim e também à Porto Alegre, tua paixão! Amizade antiga, essa que conheço de dois estudantes da PUC, bem antes do que isso.
      Abraços à todos vocês, Sandra e Artur.

      Excluir
  26. Também nunca fui de grandes comemorações pelo fim de Ano... gostando de o passar em paz e sossego, junto de família ou amigos... em ambiente aconchegante, entre uns "comes e bebes"... apreciando uma boa conversa, filme, música... sem festejos exageradíssimos... saltando, gritando, pulando e bebendo... em inexplicável euforia até cair... tal também nunca fez muito sentido, para mim...
    Quanto a mudanças para o mundo... não creio, Tais!... Os mesmos erros e atitudes vêm acompanhando a história da humanidade desde a ancestralidade... muito jogo de poder, visando dominar o próximo, e ganhar vantagem e supremacia, por vezes a qualquer custo... desde a caverna à luz da fogueira, até ao escritório do trabalho... apenas o que mudou, muitas vezes... foi a data, e o cenário...
    O mundo só muda, quando as pessoas decidirem efectivamente mudar... e nem Cristo as conseguiu realmente demover até hoje... o mundo continua hoje, se digladiando pelas mais insignificantes questões... e às vezes se abstraindo das mais sérias... Alterações climáticas... o que é que é isso? Tal nem existe, diz um... Até consta que é a estrela de cinema do filme Titanic, que agora virou incendiador da Amazónia, porque se deve ter cansado de meter água no filme, e agora saiu botando fogo, diz outro... E como é que se chegou a este tipo de coisas sem sentido?... Com a cumplicidade do mundo!... E o mundo continuará rodando... na maior tontaria... Enfim!... Acredito que o mundo mude... e seja um lugar fantástico, mas apenas para o caldo de bactérias que nos sobreviverá a todos... quando o ar rarear, o mar subir e os últimos recursos da Terra, forem a caminho de Marte, para tentar salvar meia dúzia de espécimes humanos desesperados... sem terem mais onde poisar!...
    Mais uma crónica, com uma temática super bem abordada e desenvolvida, Tais!
    Um beijinho grande! Continuação de uma feliz semana! Ainda antes do Natal, certamente passarei por aqui, de novo...
    Ana

    ResponderExcluir
  27. Pronto
    cá estou marcando o ponto.

    E sobre teu escrito
    sou um pouco assim
    como te li

    Só há uma em que não...
    «Somos oito bilhões de pessoas no planeta esperando»?

    Ocorre-se Geraldo Vandré:
    « esperar não é saber
    quem sabe faz a hora
    não espera acontecer»

    Ah, e gosto de montanhas...!

    ResponderExcluir
  28. Boa noite de semana pré natalina, querida amiga Taís!
    Já havia lido sem a calma suficiente que gosto de fazê-lo.
    Que video, amiga!
    Embala minha noite com ternura angelical.
    Temos muito em comum em relação aos festejos que passaremos...
    Também como você, o Natal me fascina.
    Já o final do ano não comemorei muito ao longo da vida. O dia 1 eu admiro.
    Sim, no inicio de Janeiro tudo volta ao normal... Com positividades e maldades...
    Que vocês passem um abençoado e festivo Natal com muito Amor e todas as benesses que lhe forem concedidas!
    Sei que o " principal" voces têm...
    Com todo afeto como no ano todo: seja feliz e abençoada, amiga!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  29. Concordo plenamente com a minha amiga e aproveito para desejar a si e à sua família um Santo e Feliz Natal.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  30. Não há datas marcadas para as mudanças para melhor. E, por isso, os rituais da passagens de ano não valem de nada ou quase nada...
    Magnífica crónica, como sempre.
    Taís, tenha um bom fim de semana.
    E um Feliz Natal.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  31. Si que de pequeños disfrutamos mas estas fiestas pero a medida que nos Hacemos mayores las cosas van cambiando.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  32. Olá, Taís!
    O natal pra mim sempre foi uma data mágica, na infância, raramente ganhava um presente, por falta de condições financeiras dos pais.
    Mas ainda assim, era a melhor data do ano. Na véspera não era feito nada, íamos dormir cedo, nas no dia 25 era só festa, alguns doces e salgados que só eram feitos nessa data, tornavam o almoço, um verdadeiro banquete.
    Família toda reunida em volta da mesa, alegrias, brincadeiras e muito amor.

    Seu texto é muito reflexivo, há tantos que não tem o suficiente durante o ano, ainda mais nessas datas.

    Mas ainda faço questão de me alimentar dessa alegria infantil que guardei na memória em relação ao Natal e durante o ano todo, fazer a parte que me compete como ser humano, estender as mãos a quem precisa e a quem posso auxiliar de alguma forma.

    Não há mérito em amar e fazer o bem só no natal, que possamos então, nos esforçar pra fazer isso o ano todo. Celebrando assim, diariamente, o real significado Natalino.

    Gostei muito de passar por aqui hoje.

    Festas de muito amor e paz, ao lado das pessoas que lhe são queridas.
    Abraços
    Sônia

    ResponderExcluir
  33. Oi Taís,

    Reminiscências dos Natais da minha infância brejeira, o Papai Noel, o presente, da Missa de Natal. Ah! eu nem dormia para tentar ouvir o Papai Noel trazendo o meu presente de Natal, fingia que dormia e vi meu pai adotivo vagarosamente com minha bicicleta novinha encostando-a atrás da minha cama.Acordei no escuro e lhe disse: Papai, sempre soube que o sr. era o meu Papai Noel e lhe dei um grande abraço, pegou-me no colo, me beijou e me colocou na cama e me disse baixinho:Você é esperta, minha "filha" mineirinha.
    Eu enxuguei aquele dia as suas lágrimas e lhe beijei.
    Meus Natais sem você é só de orações.
    Beijos no coração
    Lua Singular
    Quantas saudades daquele Papai Noel que nunca o esqueci.

    ResponderExcluir
  34. Le cose più belle della vita non si trovano sotto l’albero, ma nelle persone che ti stanno vicino nei momenti speciali.
    Buon Natale!

    ResponderExcluir
  35. Passando a deixar um beijinho... e porque os meus próximos dias, serão um pouco incertos, aproveito para deixar desde já os meus votos de que passe um Natal muito, muito feliz, na companhia dos que lhe são mais queridos! Com muita saúde, alegria, paz e amor!...
    Tudo de bom, Tais! Festas Felizes!
    Ana

    ResponderExcluir
  36. a"Natal é quando um homem quiser...", dizia assim uma conhecida canção popular, que aqui se escutava anos atrás e, com os tempos deixou de ouvir-se...

    compreende-se, fazer o Natal fora da época é um tanto subversivo da "ordem do Mundo"...

    gostei muito do texto, amiga Tais
    a tua lucidez e sensibilidade sempre presentes.

    beijo

    ResponderExcluir
  37. Acabei de chegar aqui mesmo agora,
    a sua crónica já tive tempo de ler
    da qual gostei por ser maravilhosa
    por isso nada contra tenho a dizer!

    No video ouvi André Rieu,
    cantar, gostei, Ave Maria
    por isso bem a pena valeu
    aqui ter vindo neste dia!

    De igual modo retribuo o desejo de boas festas para si e para os seus familiares cara amiga Tais Luso. Um abraço.

    ResponderExcluir
  38. Bela crónica de fim de ano! Vamos rasgar a página do calendário, esperando que a vida seja um pouco melhor. Quando eu era pequena as condições de vida na aldeia eram muito, mas muito piores do que são hoje.

    Grande abraço de Boas Festas, querida Taís.

    ResponderExcluir
  39. Taís,
    Você escreveu grandes verdades.
    Eu amo a data, amo as festas
    mas realmente em mim celebro
    o Cristo sem me importar se
    a data de nascimento é mesmo dezembro.
    Gosto de todo movimento, Entretanto
    esse ano não consegui escrever
    uma linha sobre. E quando
    minha amigafilhada me passou o link do
    Bessa, nem hesitei e já fiz
    da poesia dele a minha mensagem e publiquei
    em vários espaços meus.
    Desejo a Você e a sua Família
    dias festivos de paz, alegria e harmonia.
    Por aqui meus filhos cresceram
    e hoje tenho duas netas e
    é por elas que celebro esses dias.
    Nós iremos embora, mas elas ficarão
    para seguir o legado
    de viver bem.
    Bjins e abraço querida Taís.
    CatiaoAlc.

    ResponderExcluir
  40. Querida Tais

    Adorei esta sua reflexão. Um mês que mexe connosco, nas nossas
    recordações, no nosso imaginário. Também marcado por momentos tristes
    de pessoas queridas que nos deixaram. Sim, somos seres complexos.
    E nessa complexidade nos desdobramos e mostramos as nossas fraquezas
    e também aquilo que teremos de mais altruísta e solidário.

    BOM NATAL!

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
  41. Querida Vizinha/Escritora, Taís Luso !
    O mundo em que vivemos é grande demais para nós.
    Não podemos consertar tudo o que entendemos de errado.
    Entretanto, podemos consertar muitas coisas que estão
    ao nosso alcance, proporcional ao nosso tamanho.
    Quanto às festividades de final de ano, no mínimo, servem
    para treinarmos nossa solidariedade, nosso amor, etc.
    FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO, minha Amiga, junto aos
    teus amores ! Parabéns pelo belo texto !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  42. Como sempre uma excelente reflexão e para terminar uma música que adoro.
    Que a magia e luz do Natal, consigam prevalecer no coração dos homens ao longo de todos os dias do ano, para que seja sempre NATAL.
    Querida amiga, desejo-lhe um Natal muito Feliz e um Ano Novo repleto de estrelas de amor, alegria, paz e felicidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  43. Olá querida Taís
    Compartilho de sua reflexão e sempre me incomodou tantos desejos que não são cumpridos. São palavras vazias já que as atitudes permanecem imutáveis
    De que adianta desejar paz e fraternidade se não há respeito entre os pares
    Esse mundo melhor tem que ser construído por todos e não por uma diminuta parcela da população. Vamos acreditar que cada um faça a sua parte e pratique verdadeiramente os ensinamentos contidos no espírito do natal
    Que esta época desperte em você os melhores sentimentos e eles venham para ficar no seu coração.Que receba muito amor, carinho e atenção, e esses sejam seus melhores presentes deste ano.
    Neste Natal espalhe sorrisos, ofereça abraços e faça com que a luz desta época brilhe ainda mais forte de esperança e bondade!
    Beijinhos minha amiga

    ResponderExcluir

  44. Happy Christmas for your whole family.

    ResponderExcluir
  45. Maravilhosa publicação. Deixando votos de um Feliz e Santo Natal, bem como, um Ano Novo (2020) repleto de Paz, Saúde, compreensão, ternura, e alegria entre amigos.

    BOAS FESTAS

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde amiga!
    Todo ano me preparo para chegar no final e estar a todo vapor e finalmente conseguir sair ás compras,viajar,enfrentar os trombas trombas,mas eu sempre deixo para o próximo,antes me frustrava agora já não me frustro mais.Amei teu texto, toda verdade nele contida se para viver sem festejar a vida é curta,para festejar o faz de conta a vida é curta também.Felicidades.Eu amo você!

    ResponderExcluir
  47. Con todo mi respeto por el sentir de cada ser humano, quiero pedir tanto para ti como para toda tu familia, una muy FELIZ NAVIDAD llena de amor, paz y esperanza en un futuro mejor.
    Cariños.
    Kasioles

    ResponderExcluir
  48. Muy feliz Navidad.
    Salud y mucha suerte.
    Muchas gracias.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  49. Hola querida amiga, cada año que pasa me gusta menos la navidad, estas costumbres son innecesarias, apariencias solo, totalmente de acuerdo con el texto.
    Feliz salida y entrada de año Tais.
    Un albarazo con mis mejores deseos.

    ResponderExcluir
  50. UM FELIZ NATAL e um grande beijo

    ResponderExcluir
  51. Para si e para a sua família,
    sempre e não só nesta altura
    amiga, haja paz, saúde e alegria
    Feliz Natal com amor e ternura.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  52. Muy felices fiestas para ti y para toda tu familia. BOM Natale. Y que el año nuevo 2020 te traiga muchas alegrias. Beijos

    ResponderExcluir
  53. Olá... Cheguei exatamente hoje para te dar um abraço neste dia "tão badalado". Entendo o que dizes e sinto um turbilhão de sentimentos parecidos, mas me apego ao verdadeiro sentido: "Jesus, o caminho perfeito!"
    Vamos adiante, contentando-nos com a verdade e vivendo a alegria que satisfaz...
    Foi muito bom ler as tuas crônicas sábias em 2019... Certamente, em 2020 nos encontraremos...
    Com carinho...

    ResponderExcluir
  54. Natal


    Tempo de paz e amor

    De confraternização

    Essencialmente de família reunida

    Ao redor da mesa farto pão...


    Sentimentos de ardor

    Invadem o nosso coração

    Permanecer, a quem se ama, unida

    Com muito carinho e união...

    Incrível como tudo adquire um clima ideal

    O menino Deus é a razão do nosso Natal.

    Viva o Natal!

    Viva o Menino Deus que alegra o nosso coração!
    Feliz Natal, amiga!
    🌸😇💠🎁🎁

    ResponderExcluir
  55. Acreditar, sempre!
    Feliz Natal, Taís!

    ResponderExcluir
  56. Que paisagem!!! Quanta beleza!
    São dias de grande azáfama mas compensa quando no calor da família se gera essa felicidade que proporciona a data que vivemos.
    Bom Natal e um muito feliz 2020.
    Abraços de vida

    ResponderExcluir
  57. Querida Taís, este sentimento é perceptível em muitas pessoas, que declaram não gostar de Natal como de transformou e que preferem Virada de ano cada um para si. Dezembro é um mês atípico mesmo, que nos leva a fazer contabilidade e esta nem sempre é favorável e faz as pessoas assim meio que desencantada. Eu fui perdendo encanto com as perdas que se processaram daqueles que fizeram meus Natais no tempo de feliz idade. Mas levo um sorriso carregado de saudades e logo é novo ano.
    Grato pela companhia e sintonia neste ano e que possamos estar na mesma no novo que se aproxima.
    Muita paz para você e Pedro dois belos amigos nesta blogosfera.
    Carinhoso abraço amiga.
    Beijo e bom fim de ano.

    ResponderExcluir
  58. Continuação de Boas Festas:))

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde Tais,
    Desculpa a demora de vim desejar a você e ao Pedro um Natal feliz. Mas aqui estou os desejando tudo de bom na vida. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  60. OI TAÍS!
    SENTIMENTOS SÃO DE CADA UM E COMO TU, JÁ VI MUITAS PESSOAS QUE NÃO SE SENTEM INCLUÍDAS NAS FESTIVIDADES DE NATAL E DE FINAL DE ANO, ACHO QUE IMPOSTA MESMO É O QUE TEMOS NO CORAÇÃO.
    MESMO ASSIM TE DEIXO HOJE AQUI, MEUS VOTOS DE MUITAS BÊNÇÃOS PARA TI E TUA FAMÍLIA E MAIS QUE TUDO MEU AGRADECIMENTO PELA PARCERIA DO ANO QUE HORA FINDA.
    ABRÇS AMIGA

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  61. Acreditar...,a gente acredita....,mas a realidade
    não nos dá muito espaço para reverter as coisas,
    do caminho que estão a tomar.
    Não acredito em 'Gretas'....,soa a encomenda envenenada..
    Vamos votar na mudança de ano e que as melhoras apareçam...!!??
    Beijo grande e muita esperança.

    ResponderExcluir
  62. Passei para ver as novidades.
    Amiga Taís, aproveito para lhe desejar um bom fim de semana e um Feliz Ano de 2020.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  63. Beautiful post.
    Thank you for your kind wishes.
    I wish you and your family good health and happiness in 2020.

    ResponderExcluir
  64. Sou dos que tem pena que o Espírito das Festividades de Dezembro o não seja pelo ano inteiro, dia a dia...
    Por isso queria augurar que o Ano Novo não seja apenas "Estético", mas que o seja verdadeiramente NOVO a cada dia do mesmo.


    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde, querida Tais, ler sua crônica empolgante ao som de Andre Rieu executando a Ave Maria é fascinante.
    Realmente, as emoções se afloram neste período.Quando meus pais eram vivos tudo era diferente, tudo iluminado para o Natal, a festa era maravilhosa, o Ano Novo era brindado com toda a família unida, hoje muitos já partiram e a minha família ficou menor.Por isso, não gosto destas datas, meu coração dói muito, e as lembranças chegam junto com os desejos de Feliz Natal e Ano Novo. No entanto, precisamos lembrar de que o aniversariante é Jesus e tentar ficar feliz na festa que é Dele.
    Querida Tais, desejo que 2020 seja cheio de Bênçãos! Abraço!

    ResponderExcluir
  66. Querida Taís
    Uma passagem muito rápida apenas para dizer:
    Obrigada por me teres acompanhado durante todos este tempo que passámos juntas, visitando-nos mutuamente.
    Que o teu Natal tenha sido muito bom e o próximo ano seja espectacular!
    FELIZ ANO NOVO.


    Desejo, também, bom Fim-de-semana
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  67. Estimando que tenha passado um óptimo Natal, na companhia dos seus, Tais, votos de um feliz e promissor 2020, com muita saúde, e pleno de realizações e alegrias!
    Beijinhos! Continuação de Festas Felizes!
    Ana

    ResponderExcluir
  68. Aquí van cuatro ltras para desearos un 2020 con todo lo bueno que merecéis.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  69. Não podemos nem devemos ser apenas filósofos ou somente poetas. Importa juntar um pouco de ambos, para não sermos totalmente maduros e responsáveis nem deficitariamente crianças impreparadas para os embates da vida.
    Texto muito bom, o seu, amiga Taís
    Votos de um glorioso 2020

    ResponderExcluir
  70. Tais passei só para desejar um Feliz Ano Novo com tudo de bom.

    Beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  71. "Todo dia é Ano Novo
    Entre a lua e as estrelas
    num sorriso de criança
    no canto dos passarinhos
    num olhar, numa esperança...


    Todo dia é ano novo
    na harmonia das cores
    na natureza esquecida
    na fresca aragem da brisa
    na própria essência da vida.

    Todo dia é ano novo
    no regato cristalino
    pequeno servo do mar
    nas ondas lavando as praias
    na clara luz do luar...

    Todo dia é ano novo
    na escuridão do infinito
    todo ponteado de estrelas
    na amplidão do universo
    no simples prazer de vê-las
    nos segredos desta vida
    no germinar da semente.
    Todo dia é ano novo
    nos movimentos da Terra
    que gira incessantemente.

    Todo dia é ano novo
    no orvalho sobre a relva
    na passarela que encanta
    no cheiro que vem da terra
    e no sol que se levanta.

    Todo dia é ano novo
    nas flores que desabrocham
    perfumando a atmosfera
    nas folhas novas que brotam
    anunciando a primavera.
    Você é capaz, é paz
    É esperança.

    Todo dia é ano novo
    no colorido mais belo
    dos olhos dos filhos seus...
    Você é paz, é Amor, a alegria de Deus.
    Não há vida sem volta
    e não há volta sem vida
    no ciclo da natureza
    neste ir e vir constante
    No broto que se renova
    na vida que segue adiante
    em quem semeia bondade
    em quem ajuda o irmão
    colhendo felicidade
    cumprindo a sua missão.

    Todo dia é Ano Novo...
    portanto...
    Feliz Ano Movo todos os próximos dias!"

    Com carinho fraterno, obrigada pelo 2019 em sua amiga Taís.
    Tenha dias abençoados e felizes em 2020!
    Bjm carinhoso, fraterno e festivo

    ResponderExcluir
  72. Em paz, com saúde e alegria, cara amiga Tais Luso, para si, bem como para a sua família desejo FELIZ ANO NOVO. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  73. Querida Taís
    Que o amor, a paz a harmonia, a solidariedade e a sabedoria, estejam em nossas vidas durante o próximo ano. Muita saúde, sucesso e prosperidade. Feliz ano novo para você e seus entes queridos. O meu afetuoso abraço e meu beijo recheado de poesia

    ResponderExcluir
  74. Che l'anno nuovo possa riempire la tua vita con felicità, gioia, prosperità e che possa realizzare tutti i tuoi sogni.
    Un augurio per te è quello di trovare sempre l'alba anche quando arriva l'imbrunire.
    Buon 2020!

    ResponderExcluir
  75. Cumprimentando a querida amiga Taís no primeiro dia do ano. Superstição? Acredito que não. Simpatia, isso sim. Falando nela, também não sou 'ligado' a nenhuma festa de dezembro, o que não me impede de desejar a você o melhor dos melhores neste 2020.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  76. Boa noite querida Tais
    Vim desejar um lindo més de Janeiro para vocês, que seja de realizações, muita saúde e paz. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  77. Querida amiga Taís, passei para lhe desejar um bom resto de semana e um Ano de 2020 muito feliz, extensivo à família e amigos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  78. Olá, querida Tais!
    Passada a confusão de Dezembro, venha o novo ano com muita calmaria e alegria!
    Eu, cá estou para ler tudo o que publicaste na minha ausência das lides bloguistas e, depois da leitura desta crónica, juntar as minhas mãos às tuas para torcermos juntas por um Brasil melhor, por um mundo melhor.
    Beijo, querida amiga.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís