25 de novembro de 2022

POLUIÇÃO, POBRE PLANETA

 




                      - Taís Luso de Carvalho



Pobre desse belo planeta, é meio difícil encontrar um canto despoluído, mais limpo e saudável. Todo lixo químico e tudo o mais é despejado em seu solo, nos rios ou voam pelos ares; gases poluentes, ácido nítrico, dióxido de carbono, monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, entre outros. Poluição atmosférica vai longe, pois o ar se desloca. A poluição rola nos rios, nos mares, nos bilhões de automóveis soltando carbono pelos seus canos e as indústrias soltando tóxico pelas suas chaminés é o flagelo do mundo em que vivemos. Então temos solo, mar e ar poluídos. Saturados.

Tudo fruto da cobiça, da irresponsabilidade e do ilícito. E o planeta esvaindo-se em súplicas por melhores tratos, agonizando devido a esse lixo tóxico em estado líquido, sólido e gasoso. Também muito do lixo encontrado nas cidades são orgânicos, o que entopem facilmente os bueiros em dias de chuva.

Há muito tempo, várias organizações  não governamentais, estão alertando e interferindo em várias frentes em defesa do planeta na tentativa de salvar ou de minimizar os estragos causados. Mostram às pessoas, de diferentes nacionalidades, que existe um comportamento alternativo na defesa do meio ambiente e que muitos chefes de governo não estão a fim de cuidar. Países gastam milhões, mas mostram pouca coisa. É o que acompanhamos na mídia, diariamente.

As mudanças climáticas, causadas pelo aquecimento global, atingem tanto o Polo Norte como o Polo Sul. E tanto as secas como as enchentes se multiplicam no mundo inteiro. Só há promessas, nenhum comprometimento sério. E de promessas o inferno tá cheio. As pessoas não ajudam, vemos de tudo jogado nos rios, nos riachos etc. O que não querem em casa, jogam na rua. Triste isso.

Enquanto poucos se esforçam em atos responsáveis, muitos não fazem nada, muito pelo contrário – acham um tanto desagradável aqueles que defendem a fauna, a flora o meio ambiente e lutam contra toda a carga tóxica que voam pelos ares. Aquela fumaça produzida por motores a diesel causa câncer, mas fica por isso mesmo; esgotos a céu aberto mostram-se permanentes nas grandes cidades e também fica por isso mesmo; o lixo hospitalar é encontrado por aí... e fica por isso mesmo. Atualmente existem milhões de produtos químicos conhecidos, tornando cada vez mais difícil o seu tratamento.

Como podemos destruir tamanha grandiosidade? São bilhões de pessoas fazendo as mesmas besteiras. Em alguns países a poluição está tão grave, que é vista a milhares de quilômetros no espaço. A poluição está fora de controle: desde os países emergentes aos de 1º Mundo.

Numa ilha distante, no meio do Pacífico, e onde não existe vida humana - portanto deveria ser um paraíso -, milhares de animais agonizam com seus estômagos cheios de lixo, de plásticos entalados em suas gargantas e em seus estômagos. Triste de ver - os vídeos correm pela Internet. Não existe lugar onde não apareça a mão do homem destruindo: destrói mais do que constrói.

Muita conversa para pouca ação, tudo depende dos bons e animados ventos políticos: das trocas, das vantagens, dos apoios. Não existe luta dos sozinhos! Não há como sobreviver. 

Só temos a lamentar a falta de conscientização das pessoas e a irresponsabilidade  das  autoridades  constituídas.



                 


O descarte inadequado de lixo é responsável pela poluição do solo.

Plásticos no fundo do mar

Poluição do Ar

Queimadas das florestas


Rios
                    

Dos rios os plásticos seguem para o oceano



________________________//_______________________





42 comentários:

  1. Muito bom este post. Parabéns.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, amiga Tais.
    Uma realidade muito triste, que os senhores do mundo fingem se interessar, mas na prática nada fazem.
    Temos o exemplo desta última cimeira do clima no Egito, que falaram, falaram, mas nada fizeram para diminuir o aquecimento global.
    É lamentável, esta atitude dos decisores políticos em relação às alterações climáticas. Esperemos que acordem de uma vez por todas, deste marasmo em que se encontram, para bem da humanidade.
    Excelente e oportuna crónica, que aqui partilhou.
    Votos de um excelente fim de semana, com muita saúde.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Un gran escrito, Tais, en el que reflejas una triste realidad.
    Por desgracia, hay muy poca responsabilidad y todo va empeorando día a día.
    Todo conlleva a efectos nocivos para la salud.
    Cuidar el medio ambiente es fundamental.
    Muy buenas y representativas las imágenes.
    Un beso. Feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
  4. Taís, essa realidade é assombrosa e muito nos preocupa.E cada um de nós, pequenina partes, pode fazer algo, mas os grandões devem assumir responsabilidades...Não podemos admitir que nosso planeta seja tão mal tratado.Uma pena! Belo artigo! beijos, (ainda só de longe),tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Ainda que a Taís apenas tivesse escrito um ou dois parágrafos, acerca deste tema, as imagens falam por si. Gostaria de destacar esta frase que sintetiza todos os motivos do Homem destruir de forma selvagem o Planeta que todos habitamos.

    "Tudo fruto da cobiça, da irresponsabilidade e do ilícito. E o planeta esvaindo-se em súplicas por melhores tratos, agonizando devido a esse lixo tóxico em estado líquido, sólido e gasoso.".

    Podem organizar Cimeiras, podem garantir que vão tomar medidas para controlar o excesso de poluição, mas depois cada Chefe de Estado regressa ao seu país e tudo fica como dantes. Creio bem que o povo, de um modo geral, há muito tempo se consciencializou para reduzir o consumo e reciclar o que for reciclável, quem não está consciente do quanto o mar e a terra se está a transformar numa enorme lixeira tóxica, são os governantes de conluio com a ganância capitalista.

    Façamos nós a nossa parte, mesmo sendo um pequeno contributo, representará muito a nível global.
    Um grande beijinho, amiga Taís e um bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  6. En muchas ocasiones aunque quisiéramos poner nuestro granito de arena para disminuir los efectos no nos lo ponen fácil por los muchos intereses de grandes compañías. No se por Brasil pero aquí en los grandes supermercados antes te dejaban las bolsas sin control hasta que les entro la conciencia "ecológica" y si las pagas no hay "contaminación".
    Algo que veo contradictorio es querer energías verdes y protestar por la instalación de instalaciones de este tipo por impacto visual que causan. como los aéreo generadores.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  7. Há um "dito" popular, cá em Portugal, que diz: "OLHA PARA O QUE DIGO E NÃO PARA O QUE FAÇO". É uma espécie de verdade política e, como tal, tem o aval de quem se sente cómodo dentro do seu ego.
    Falta Educação na formação das pessoas.Está tudo dito, né?
    Magnífico(s) trabalho(s), Taís. Parabéns.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  8. Así es Tais, los poderosos que son los únicos que podrían arreglar esto de alguna manera, no actúan en consecuencia para eliminar o minimizar los residuos, y la contaminación de esas fábricas que humean todo el espacio. Las personas de a pie, hacemos lo que podemos separando las basuras que se generan en las casas, y tirándolas al contenedor correspondiente, pero los políticos lo único que les preocupa es que en las próximas selecciones que les toque, los vuelvan a votar.
    En fin, creo que esto como otras tantas cosas en el mundo, no tienen solución, mientras el dinero este por el medio.
    Una buena denuncia Tais.
    Un abrazo y buen fin de semana.

    ResponderExcluir
  9. Por desgracia amiga Taís, esto es ya un hecho tal vez irreversible, muchas son las proclamas pero muy pocas las intervenciones. Pensemos por un momento que somos ya en este planeta ocho mil millones de seres humanos, esta cifra ya de por sí es alarmante, si añadimos como bien dices todos los desechos que producimos y que algunos van al mar, terminan en las alcantarillas… y el gran derroche de consumo que existe en este planeta, más la contaminación de todo tipo que ya existe creo que se avecinan tiempos muy complejos, difíciles y de ahí parten nuevas enfermedades que van apareciendo.
    El ser humano no tiene arreglo, somos lo peor de lo peor que habita en este planeta.
    Un gran abrazo amiga Taís y feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
  10. Pois é, Taís, parece que nos resta fazer a nossa parte: manter a cartilha do lixo reciclado junto à cesta do lixo para que nenhum de nós a esqueça aqui, em nossa casa. E, ao sair à rua, não abandoná-la e segui-la. Claro que não basta. Mas será um alento. Pelo menos, como diz Janita, fazemos a nossa parte. E se todos nós o fizéssemos?
    E não podemos deixar de continuar denunciando a mazela dos governos que não cumprem a sua parte neste "latifúndio".
    É bom saber o quanto você está atenta e quanto a sua crônica adverte aos seus leitores para que não nos isentemos das nossas responsabilidades.
    Um bom final de semana, minha amiga Taís!
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  11. Estamos caminhando para a nossa própria extinção. O planeta vai-se alterando até acabar connosco. Depois recompõe-se e outra qualquer espécie povoará o planeta e nós seremos para eles uma espécie para estudo, tal como hoje nós estudamos os dinossauros. Dirá que sou demasiado pessimista. Talvez seja, mas é o que penso.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderExcluir

  12. Poco a poco me pondré al corriente de las publicaciones en los blogs.
    Mi ordenador no ha tenido arreglo y ya tengo un ordenador nuevo al que ahora me tengo que acostumbrar. He estado bastante tiempo, pensando en la elección.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite de sábado, querida amiga Taís!
    Um post bem realista como convém em se tratando da realidade do nosso Planeta.
    Oxalá as catástrofes sejam minimizadas!
    Fico tão desolada de ver o que estamos presenciando ultimamente.
    As fotos são muito expressivas.
    Que tenhamos esperança numa contenção de maiores tragédias anunciadas!...
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno
    😘🕊️💙💐

    ResponderExcluir
  14. "Muita conversa para pouca ação, tudo depende dos bons e animados ventos políticos: das trocas, das vantagens, dos apoios." Só posso concordar com esta sua premente crónica, minha Amiga Taís. Fala-se muito, grita-se nas ruas, mas ninguém cumpre o que lhe cabe nas mínimas coisas. Faz pena ver este nosso planeta a ser destruído devido à incúria, não só dos políticos, mas de quase toda a gente. Uma reflexão que todos devemos fazer.
    Tudo de bom para si.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. Olá querida , Tais! Poluição é um termo com diferentes definições na literatura, entretanto, de maneira geral, podemos considerar como poluição a modificação prejudicial do meio ambiente, modificação essa que afeta diferentes formas de vida, inclusive os seres humanos. A poluição está relacionada, muitas vezes, com a ação humana e suas exageradas atividades, infelizmente. Muito reflexiva esta sua postagem. Grande beijo.

    Veja mais sobre "Poluição" em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/poluicao.htm

    ResponderExcluir
  16. VERDADE Pobre desse belo planeta!
    No meio de muitas aldeias em Portugal felizmente ainda se consegue encontrar um canto despoluído, mais limpo e saudável. O problema na realidade é esse... a poluição atmosférica vai longe, pois o ar se desloca.
    Querida Taís, as pessoas NÃO PARAM PARA PENSAR
    isso é que me irrita a sério...tenho um exemplo na família, meu marido, filho, nora e netos não praticam reciclagem de nada, vai tudo junto para o lixo, que horror.
    Grande irresponsabilidade, por mais que eu fale e dê o exemplo, ainda sou criticada!
    Convido-a a ver outro post meu, aqui:
    http://momentos-perfeitos.blogspot.com/
    Bom domingo
    Beijinhos da Tulipa

    ResponderExcluir
  17. En Valencia, nuestra ciudad del Mediterráneo reina de la cocina del arroz, como la paella, hay una frase famosa: "Mucho arroz para tan poco pollo", que podríamos hermanar con la muy acertada que acabas de escribir, "Mucho discurso para tan poca acción".
    El tema es tan serio, con tan poca solución a corto y medio plazo, que paraliza.

    Después de pasar 2020 con su trágico balance en vidas, escuché a un "entendido" celebrar que la inactividad de ese año trágico nos había llevado a unas cifras mínimas de contaminación. Una solución fantástica...

    ResponderExcluir
  18. Estou de volta.
    A partir de amanhã começarei a comentar nos blogues dos amigos.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  19. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e desejar uma excelente semana, com muita saúde.
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. excelente e oportuna descrição do lugar a que chegamos por inc«uria e ignorância dos homens, ...
    quem comanda o barco é a economia e a pulsão do lucro.
    enquante asssim for, oorremos o risco "rebentar" todos e afogari.nos no lixo, quer dizer, na merda..
    parab+ens pelo texto, miotp bem escrito

    beiso
    parabéns, amiga Tais
    um beij

    ResponderExcluir
  21. A Humanidade caminha alegremente para uma enorme e trágica devastação, mais uma vez.

    Lamento as gerações futuras.

    Minha querida amiga, beijinho de serena semana

    ResponderExcluir
  22. un mundo fraccionado Tais donde la lucha de clases , el poder y el dinero hacen de esta
    globalización quizas el fin de la civilización como la entendemos ahora.. , interesante relato y documento grafico Tais donde sus impresionantes fotografias son un ejemplo de la situción , esperemos se mejore y les dejemos sa nuestros hijos una humanidad mejor ..., te deseo Tais una Navidades llenas de amor paz y felcidad , feliz semana , tu amigo . jr.

    ResponderExcluir
  23. La humanidad va camino a su auto destrucción y a la del planeta. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Tais
    Um crónica muito realista e que causa muita inquietação, vendo as fotos, ficamos ainda mais aflitos e realmente, algo tem que ser feito urgentemente.
    Muito triste ver o mundo caminhando para a sua destruição, quando podia ser tudo tão belo.
    Desejo uma semana abençoada com saúde e harmonia.
    Um beijo
    :)

    ResponderExcluir
  25. Amiga, é desanimador o cenário. Pior de tudo é saber que o ser humano é quem polui. E se continuar assim, não haverá futuro para as próximas gerações. Digno dos piores filmes de ficção científica. Fica com Deus. Beijinho

    ResponderExcluir
  26. " Eu não diria só que " o ser humano destrói mais do que constrói ", mas acrescentaria que sempre destrói muito quando constrói.. quantas construções não vemos em encostas, derrubando árvores, para satisfazer os desejos de alguns ricos de terem belas casas com paisagens incriveis? E mudanças no curso de rios para que, perto , nasçam belos apartamentos? Existe aqui , na minha cidade um prédio que, pouco antes de terminado, começou a afundar, pois os alicerces estavam sobre um riacho; ficou interditado por muito tempo, mas lá está ele, pronto e bonito, com frente para o nosso lindo Parque da Cidade. Um dia a natureza vem buscar o que lhe pertencia. Queres outro caso? Há coisa de uma semana, uns pedregulhos enormes, com a chuva que caía há bastante tempo, desabaram sobre uma bela casa construida mesmo no sopé da pequena montanha que havia por traz; matou um jovem casal que se encontrava a dormir no primeiro andar, tendo escapado as que se encontravam no andar acima. Havia outras casas no mesmo local, nessa linda cidade costeira, perto da minha, mas agora pergunto, quem autorizou essas construções nesse lugar? Não se trata de casinhas pobres e ilegais, construidas em lugares perigosos por falta de opção , mas sim de pequenas mansões, em terrenos caros e que precisam de licenciamento. Mas, o dinheiro compra tudo, mesmo que a vida das pessoas corra perigo. Agora, amiga, querem pôr a autarquia em tribunal por já terem avisado que o deslizamento estava para acontecer, trazendo com ele os pedregulhos que derrubaram parte da casa. E o que dizer dos colchões velhos, sofás e outras lixos semelhantes colocados nas bermas das estradas secundárias ou então jogados aos rios? Incompreensiveis semelhantes atitudes, quando um simples telefonema para as câmaras municipais ou juntas de freguesia resolveria o problema, marcando um horário para virem a casa das pessoas e levarem esses artigos para o local apropriado. Aqui no meu concelho funciona assim, além de haver um eco centro, onde as pessoas podem levar todo o tipo de material que não é carregado pelos camiões do lixo que passam todos os dias, inclusive aos sábados; mesmo assim, Taís, ainda há quem coloque os saquinhos na rua, ao Domingo, sabendo que gatos e cães " farão a festa " deixando a rua suja até segunda à noite. Muito mais haveria a dizer sobre a insensatez do ser humano, mas, acho melhor não continuar, pois a " conversa " já vai longa e tu qualquer dia zangas-te comigo; falo demais e isso cansa, não é verdade? Bem...a culpa é tua, pois trazes sempre temas pertinentes que " dão pano para mangas" e que, por, isso levam a longas e interessantes conversas. Mas quem sabe, um dia, eu aprenda a escrever menos? Pode ser....não sei..." quem torto nasce.......
    Beijinhos, Amiga e saúde para todos, apesar de tanta poluição Obrigada pelo tema!
    Emilia

    ResponderExcluir
  27. hoy mismo Tais se han enfrentado dos paises en el mundial , que dejaron las puertas abiertas al odio y la destrucción entre los aficionados en el suelo europeo , es un mundo disparatado y detras de las pandemias más aun , los valores se ven sobrepasados y el ser humano va camino de su propia destrrucción , polución , desordenes, guerras y una enorme falta de respeto hacia el más debil todo una anarquia de sentimientos encontrados que perfectamente ilustras en tus fotografias ...espereos haya un cambio para mejor Seneca apuntaba que el hombre pierde el dia
    esperando que este pase y que llegue el nuevo ...como yo te deseo pases una feliz semana Tais con todos tus seres queridos donde la alegria y esperanza alborozada por un planeta y esmerado cuidado por los seres que lo conforman mas humano y de mejor convivencia sea una realidad ..un abrazo , tu amigo . jr.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo22:16

    Resposta a Tais sobre o ambiente

    Minha querida Taisamiga
    De volta para junto de quem gosta de nós e de quem naturalmente nós muito gostamos. Este afastamento demais de três anos foi-me consumindo de tal maneira que cheguei a meditar numa soluço drástica: suicídio. Mas, felizmente isso passou e eis-me com 81 anos, virgem (20 de Setembro de 1941…) com a melhor família do Mundo: vale a pena viver!

    O teu artigo é um manancial de verdades que ao serem enunciadas trazem a público questões cada vez mais prementes que envolvem pessoas, entidades, empresa, estados, países e, sobretudo, interesses instalados; em última análise cifrões. O ambiente anda de mão dada com a corrupção. A todos os níveis. Gangrena da humanidade é a poluição seja ela qual for, envenena a Terra, o nosso planeta azul que cada vez mais vai sendo encoberto por nuvens espessas carregadas da morte anunciada.

    Entre nós, a Agência Portuguesa do Ambiente, APA, organismo oficial, pulica no seu boletim informativo o seguinte: «Hoje em dia é já consensual que a saúde das populações são influenciadas por uma multiplicidade de fatores, a maioria dos quais (estima-se que 70%) fora do âmbito usual dos sistemas de saúde propriamente ditos, que constituem o fim de linha quando os problemas já estão instalados.
    Por isso têm-se vindo a reforçar os novos conceitos “Uma Só Saúde” (a do Planeta, a dos Animais e a das Pessoas, inextricavelmente associadas) e “A Saúde em todas as Políticas” (como um mecanismo institucional promotor de saúde em setores onde a saúde não é por tradição uma consideração primária).
    De entre os principais determinantes de Saúde surgem os fatores Ambientais. As Nações Unidas estimam que atualmente 1 em cada 4 mortes no Mundo está relacionada com riscos ambientais.»

    Como muito bem dizes, este é um problema cuja magnitude exige que o empenho de todos nós cidadãos do Mundo seja orientado no sentido de erradicar os maus hábitos que, entretanto, se instalaram por toda a parte. Tarefa impossível? Será; mas para se ganhar um campeonato tem de se ir ganhando jogo a jogo…
    Beijo & queijo
    Henrique (do lado de cã do nosso Atlântico tão poluído…)


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido amigo Henrique, "tudo vale a pena quando a alma não é pequena", como diz o grande poeta português Fernando Pessoa.
      Tudo passou e estás bem, estás de volta à blogosfera, aos teus amigos e ao Porto das Crônicas, o que me dá muita alegria.
      Beijo, meu amigo, muita saúde e paz para ti e tua querida Raquel !

      Excluir
  29. Olá, Tais.
    A sua crônica é das mais belas, cujas ponderações são
    Irrefutáveis. Deveria ser lida pelo maior número possível
    de pessoas não só do Brasil, mas de todo o mundo.
    O futuro atemoriza, pois as intenções humanitárias
    nesse sentido não se concretizam a contento e a grande
    maioria da população também não se empenha para
    minimizar os graves problemas ambientais.
    Urge políticas emergenciais e propagação educativa
    de orientação ao povo.
    Receba o meu respeitoso abraço de profunda admiração
    pelos seus sentimentos altruísticos e tão envolvente
    literalidade,

    ResponderExcluir
  30. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana com muita saúde.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Anônimo19:50

    Minha querida Taisamiga
    Um comentário. Duas vertentes:
    A) Confirmo o meu problema, a minha burrice bloglática: estraguei o meu GMAIL e não o sei reparar. Talvez – e julgo que já to escrevi – o meu neto-secretário-conselheiro-professor-consultor técnico-etc.-à borla e primogénito João o possa fazer ou outro deles ou mesmo um dos meus três filhos. Se isso não se resolver não poderei continuar com A NOSSA TRAVESSA. Oxalá tudo se resolva.
    B) O dia de hoje para nós falantes em português foi no Qatar uma verdadeira desilusão. Se o pudesse postar n’A NOSSA TRAVESSA ele seria assim:

    Desilusão à portuguesa
    mas também à brasileira

    Finalmente quem ficou com os olhos em bico fomos nós os portuguesinhos que pensávamos que a partida com a Coreia do Sul eram favas contadas. E afinal com as festas natalícias já ali â esquina e os bolos reis nas pastelarias quem apanhou a fava foi a selecção das quinas. No restaurante que funciona na antiga cave do prédio onde moro o dono estava, minutos depois de acabar o desastre nipónico, a afixar um menu num cavalete junto à porta: DESILUSÃO À PORTUGUESA (COM TODOS). Valha-nos esse espírito…

    A expressão do Cristiano Ronaldo, sentado no banco, depois de ter sido substituído era bem a imagem do espanto misturada com o desapontamento, o desencanto, a tristeza, a desilusão – tudo q.b. Recordar que fora ele quem dissera que penduraria as chuteiras se Portugal ganhasse o Mundial 2022. Por este andar o que temos de ganhar é bom senso e paciência porque a jogar assim temos de esperar pelo próximo Mundial…

    Ainda há muito campeonato pela frente e tudo pode acontecer – incluindo à equipa nacional – mas pelo andar da carruagem não me parece fiável vaticinar quem será o vencedor deste singular Mundial no Qatar. Por isso e pela minha parte resta-me aguardar para ver em que vão parar as coisas. E, claro, onde vai ficar a “equipa de todos nós” frase feita mas que as mais das vezes nos causa uma verdadeira… desfeita.

    Mas há quem diga que todo o mal acaba de certa maneira por servir de exemplo para que quem o sofra não volte a cair na mesma, Não é bem assim, infelizmente. Tentava acalmar o sistema nervoso quando me chama a minha esposa: ia começar o Brasil – Camarões. Tite, o patrão da lancha canarinha aliviava o escrete e até punha na direita os 39 anos do lendário “barcelonense” Dani Alves. Que tinha dito aos media que se fora convocado para “tocar pandeireta” a selecção tinha o melhor tocador de… pandeireta do Mundo. Tudo numa boa.

    O mau foi ter havido – o raio dos árbitros deste Qatar 2022 não se cansam de aditar minutos, muitos, aos noventa regulamentares… - mais um prolongamento, e logo aos 46 depois de mais um ataque em massa dos brasileiros, os camaronenses reagem rapidamente através duma vertiginosa corrida pelo flanco direito. Cruzamento perfeito, cabeça do veterano Aboubakar: golo, vitória dos Camarões, mesmo assim eliminados. Mas – ganharam ao Brasil!
    Sexta-feira para esquecer? Não. Para recordar que vitórias antecipadas nem no Monopólio…
    Beijos & queijos (e um abração ao Pedro)
    Henrique


    ResponderExcluir
  32. Releio esta tua magnífica e oportuna Crónica, Taís, e me arrepio pelo caminho que a Humanidade está traçando.
    Políticos, política e e os demais.

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  33. Adorei sua notável crónica, Tais, que me remeteu para um artigo sobre o Deserto de Atacama, que li há alguns dias atrás... uma verdadeira lixeira a céu aberto... de extraordinária dimensão. Até os desertos... passaram a ser contentores de lixo.
    O que eu sei... é que a energia nuclear, passou a ser considerada uma energia verde... e muitas centrais estão a ser reactivadas, com esta crise energética que o conflito despoletou por todo o planeta... e a piada... sem graça... é que cada vez mais evidências científicas apontam para fins de civilizações há milhares e milhares de anos atrás... devido ao uso de energia nuclear que por algum motivo terá varrido partes do nosso planeta. Parece que neste mundo... estamos mesmo condenados a repetir erros... vezes sem conta. Os mesmos erros... o que é pior ainda!...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  34. Olá, Taís!
    Choro este Natal com a guerra e a poluição que a todos contamina.
    Eu e a minha mulher andamos indecisos entre, comprar um carro elétrico e um mais amigo do ambiente.
    Em consciência, andar de transportes públicos, a pé ou de bicicleta seria a melhor opção. Veremos se somos capazes.
    Não basta pensar, temos de agir.
    Acomodar é proibido para nós e para os vindouros.
    bj.

    ResponderExcluir


  35. Já podes voltar e comentar n’A NOSSA TRAVESSA. O problema blogo-informático foi inteiramente RESOLVIDO pelo meu primogénito Miguel Antunes Ferreira que, apesar de ser especialista (e licenciado) em Economia e Finanças também dá uma mãozinha neste domínio. E, pelos vistos, bem boa. Não lhe paguei nada…
    Permito-me, agora que estou mais calmo - até me assustei deveras com a hipótese de com o susto poder te uma recidiva da maldita bipolar (lagarto, lagarto, lagarto!) - tecer um comentário sobre a ninha família mais chegada, a Raquel, os três filhos (Miguel, Paulo e Luís Carlos) os cinco netos (João, Rodrigo Xavier, Vicente e Madalena( e respectivas/o "adjacentes" bem como a minha (solteirona) cunhada Maria Alice.
    É a MELHOR FAMILIA DO MUNDO!!! E não aceito (democraticamente) objeções! .
    Beijos & queijos
    Henrique
    Henrique

    ResponderExcluir
  36. Antes de me aprofundar em meu comentário, que será longo, quero repetir tua frase: "São bilhões de pessoas fazendo as mesmas besteiras.". Bilhões de pessoas, e é exatamente aí que está a chave do problema. Mas, depois, volto a este assunto.

    Antes de continuar o período acima, quero deixar aqui um trecho de uma crônica que escrevi lá em 2010, que é o seguinte: "E hoje, olhando para nosso sofrido planeta, posso dizer que o homem e a natureza não co-existem em harmonia, e alguém terá que prevalecer. O engraçado é saber que, destruindo a natureza, estamos destruindo a nós mesmos. Cabe, então, dizer que basta a natureza cruzar os braços, para deixar que o homem se destrua sozinho?". Caso queira ler a integra, pode acessar http://cronicasdeareia.blogspot.com/2010/12/tudo-tem-um-fim.html

    Nesta crônica, discuto a essência de gafanhoto que nos move. A ganância, a soberba, o egoísmo e a fome pelo poder. Isso destruirá o mundo, e não a poluição. Esta última, a poluição, é apenas um reflexo daquilo que precisamos fazer para alimentar esse gigantesco bando de gafanhotos que permeiam a terra.

    É claro que a poluição é nefasta. Não discordo disso! Mas, ela existe para mantermos a nave mãe em órbita. Quanto mais gente pendurada pelas paredes do planeta, mais coisas são necessárias para que elas vivam.

    Então, está mais do que na hora de conscientizar o tal humano de que a terra não aguenta mais o peso. Chega daquela máxima bíblica do "crescei-vos e multiplicái-vos"! Não dá mais. Mas, se continuarmos a aumentar o número de viventes, mais poluição precisaremos emitir!

    Apelo necessário e bem fundado, Taís! Amei.

    Marcio

    ResponderExcluir
  37. Pois é, Taís, tudo isso é horrível, principalmente porque eu morro de pena dos animais, que são os que mais sofrem. As grandes corporações têm a sua culpa, mas eu observo que o povo não tem educação. Jogam lixo nas ruas e praias, maltratam animais, cortam árvores. Jogam óleo na pia, jogam pilhas no lixo comum... enfim... tá difícil.

    ResponderExcluir
  38. Uma triste e lamentável realidade. No encerramento do ano no colégio da neta a apresentação das turmas foi sobre o planeta e as ações humanas. Foi lindo e emocionante. Temos que plantar as sementes nas nossas crianças, pois são o futuro do planeta. Qua ainda tenhamos tempo.... Ótima crônica bjsssss

    ResponderExcluir
  39. Taís:
    lo más triste es que la Tierra seguirá dando vueltas cuando ya no podamos vivir en un planeta contaminado. No nos damos cuenta. La Tierra seguirá dando vueltas. Nosotros no.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  40. We are really grateful for your blog post. Gadjup

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís