12 de dezembro de 2022

É NATAL?

 





                   - Taís Luso de Carvalho


Sim, já é Natal, e penso, penso… olho a tela branca e dá uma tristeza em não ter inspiração, em não deixar nada de encantador, de festivo numa época tão linda.

Sinto que estou travada, sem ânimo por ver chegar um mês de dezembro tão cheio de ódio, de rancor, muita coisa tão difícil de deglutir no meu país num ano de eleições e ainda com a maldita pandemia que ainda se faz presente.

Famílias brigando, defendendo suas ideologias de direita ou de esquerda, brigando em defesa de seus políticos de estimação. Pais e filhos magoados e amigos se distanciando. É só política. Política que todos falam, que as televisões mostram e noticiam quase todo o tempo neste país. Parece ser a cereja mais importante em cima do bolo nesse momento. Parece que a vida, em si, não tem valor.

Gostaria que descesse um véu para encobrir todos os danos causados, discussões acirradas, todas as mágoas e muito distanciamento entre as pessoas.

Não consigo pensar em nada muito festivo ao ver aquela  guerra dramática e descabida da Rússia a dar-nos a última visão da Ucrânia, de seu povo fugindo, chorando, morrendo em total desespero. E penso naquelas crianças ucranianas que sonham com uma bonequinha ou uma bola.

Muitas coisas me tiraram o foco do “Feliz Natal” neste ano. Em outros tempos, mais amenos, o Natal era época de muita alegria, de amor, de solidariedade em que os corações se uniam e as pessoas se abraçavam nas ruas, sensibilizadas com a data natalina. É, o brasileiro é assim, é festeiro e carinhoso. Neste ano que se encerra não sobrará muita coisa para dividirmos, senão lembranças de outros Natais.

O Natal é a única data capaz de unir e fazer com que esqueçamos as desavenças, os preconceitos e as encardidas disputas. O Natal é a única data que mostra que viver em harmonia e paz com os familiares, amigos e colegas é uma dádiva.  Que desçam as bênçãos dos céus e que iluminem o povo desse planeta.

Contudo, deixo meus votos de um Feliz Natal e um  Ano Novo bem melhor para todos vocês, meus queridos amigos! 

Todos juntos e mais felicidade em 2023! 💗💛💚💜💗









89 comentários:

  1. Minha querida Taís
    Que neste Natal o menino Deus esteja com você te abençoando ricamente.
    Que o Ano Novo te traga muita saúde e muita paz.
    Um beijinho carinhoso
    Verena.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Taís. Infelizmente, o mundo parece correr para uma derrocada. Perdão, não o mundo, mas o tal humano, que com suas panças rijas e gananciosas, coloca tudo a perder.
    Concordo com absolutamente tudo o que você falou. Estou desmotivado como nunca estive. Cheguei ao ponto de me isolar da TV e de outros meios de comunicação. Fico aqui pela web, com alguns blogs selecionados a dedo, isto para filtrar o que não me faça mal, leio apenas as notícias que quero ler por canais de confiança, e assim vou. Será que adianta eu fazer isso? Vou conseguir arrumar alguma coisa no mundo me isentando dos problemas? A resposta é NÃO, NÃO VOU, mas precisei fazer isso, ou enlouquecia.
    Somos bombardeados a todo instante com as maiores agruras que se pode cometer, e te digo, o que mais me assusta é NÃO MAIS ME ASSUSTAR com coisas terríveis mas que, de um tempo para cá acabaram entrando em nosso cotidiano e nem mais ligamos.
    O Natal, antigamente, tinha cheiro, tinha magia, tinha festa por dentro do corpo. Ele era aguardado e depois guardado lá no nosso íntimo, esperando pelo próximo. E hoje? Muita coisa que se comia na data, hoje tem o ano inteiro. O que se vê é muito consumismo e pouca divisão. O interesse maior é no presente, e não na significação da data. Consumir, consumir, consumir... gastar, gastar, gastar! Não sou religioso, mas creio que não viemos do nada. Tem um Deus, sim, sobre nós. E gosto do Natal como um dia especial para lembrá-lo. Mas procuro sentí-lo em mim todos os dias.
    Está faltando Natal nas pessoas. Mas o verdadeiro, e não esse que os humanos corromperam.

    Crônica perfeita e verdadeira. Uma ótima semana pra ti, e, claro, que seu Natal seja o melhor. E se não conversarmos mais daqui para o fim de ano, Um lindo nascer de ano. Abraços.

    Marcio

    ResponderExcluir
  3. Quanta razão tem, amiga Taís!
    Que se faça Natal! Que o Milagre nos beije!
    Santo e Feliz Natal!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Prezados Taís,
    Sim, as pessoas deixam-se sofrer lavagem cerebral nesse comportamento!
    É preciso uma vontade forte para não ceder a isso...
    Mas sim, vemos isso ao nosso redor e nas notícias certamente está saturado. O diabo trabalhando ao longo do tempo.
    Que Deus tenha misericórdia deste mundo mau... e que as pessoas caiam em si!
    A tática é antiga – dividir para reinar...
    Que Deus não deixe o maior país cristão da Europa – a Ucrânia – sozinho em desespero...
    Abraços e desejos-lhe um significativo 3º Advento e deixe-nos manter o Natal firmemente em nossos corações!
    Mariette

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, amiga Tais! Espero que esteja tudo consigo.
    Assim é minha amiga. O mundo está num autêntico reboliço em todos os contextos. Seria bom que esta quadra natalícia mudasse a atitude, o comportamento do ser humano.

    A humanidade precisa de paz, amor e tranquilidade.
    Excelente crónica minha amiga! Muito oportuno esse olhar.
    Votos de uma excelente semana, com muita saúde, paz e amor.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Anônimo14:14

    Olá Taís
    A situação está precária para comemorações né.
    O mundo está virado e falta união entre as pessoas
    cada uma só pensa em si e nós sonhamos com um mundo melhor.
    Sem corrupção e falsidade, sem ódio e sem mentiras.
    Mas temos um Deus que deve ser o presidente de nossa vida.
    Que Ele dite as regras e a mudança começa em nós.
    Um abraço de um feliz natal de uma pessoa que te admira muito e gosta muito de você. Abraços...

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente o mundo e até pertinho de nós vemos coisas que não combinam com o mágico e santo Natal. Mas, vamos que vamos, um dia de cada veza ,não nos deixando contaminar pelas ruindades que aparecem e pintam as vidas de cores feias. S'imbora se animar. É quase Natal! Desejo que seja lindo e sem discórdias, na melhor PAZ e AMOR que pudermos ter! beijos, chica

    ResponderExcluir
  8. Nada de pensar nessa tortura que nos aprisiona, embora você tenha razão.
    Abracemo-nos enquanto a vida nos sorri e que a felicidade bata à nossa porta neste e em outros natais que ainda desfrutaremos. Muita paz.
    Sempre neste época do ano, lembro-me de Assis Valente que escreveu Anoiteceu...
    "Eu pensei que todo mundo / Fosse filho de Papai Noel / Bem assim, felicidade
    Eu pensei que fosse uma / Brincadeira de papel /Já faz tempo que eu pedi / Mas o meu Papai Noel não vem / Com certeza já morreu / Ou então felicidade / É brinquedo que não tem..."
    Meu abraço para toda a família e votos de muita paz!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma cronica de pensamento profundo e um espírito inquieto e sensivel...
      e,,, no entanto "Natal é quando um homem quizer....
      Beijo, Tais
      desejo todas as venturas

      Excluir
    2. Um ótimo fim de ano, boas festas e que 2023 venha renovado e com muita saúde e realizações. Beijinhos

      Excluir
  9. Querida Tais,
    Que saudades de visitar o seu blog e ler os seus textos! Eu precisei me ausentar por um tempo do blog, infelizmente eu acabei perdendo a minha mãe em outubro com o avanço do Alzheimer que foi diagnosticado alguns anos atrás. Realmente esse foi um ano complicado e com poucas alegrias, não há muito o que festejar. Espero que 2023 traga esperança e dias melhores pra todos, nós brasileiros necessitamos disso. Aproveito para te desejar um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de muita paz e amor, pois é disso que estamos precisando. Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Boa noite de paz, querida amiga Taís!
    Hoje fui ao Shopping da capital sem planejar, depois da Pandemia é a primeira vez em quase três anos, claro que de máscara e alcool à mão.
    Na realidade, entre consultas médicas, aproveitei o tempo para me abastecer de alegria na ornamentação do Espaço Papai Noel. Crianças felizes, bem vestidas, pais de nível médio, ambiente colorido cheio de luzes, doces, guloseimas típicas. Uma magia encantadora aos infantes.
    Por outro lado, eu fotografei o que pude a uma certa distância, para ficar contemplando e constatar exatamente o que você aborda em sua crônica, Amiga.
    O saudosismo toma conta de nós, mesmo sem luxos como agora os meninos têm, mas tínhamos felicidades no coração junto dos familiares reunidos, sim, felicidade no plural... Tínhamos mil motivos.
    Agora, como você também colocou muito apropriadamente, familias estão divididas, sem amor e perdão.
    Mesmo assim, é Natal e o Aniversariante merece nosso carinho e preces cada qual no seu credo religioso.
    Excelente crônica!
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho fraterno



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Na noite natalina lembremo-nos dos sofrimentos de tantos pequeninos e peçamos a Deus que Ele tenha compaixão. Na noite em que Jesus nasceu os anjos cantaram Glória. Alegrem-se e, como os anjos, rendamos graças ao nosso Deus."

      Querida amiga Taís, boa tarde de antevéspera de Natal!
      Feliz e abençoado Natal para você e sua família!
      Beijinhos com carinho de gratidão e estima

      Excluir
  11. La navidad se ha vuelto algo comercial pero a pesar de todo siempre tiene algo de magia. Te deseo una feliz navidad para ti y tu familia.

    ResponderExcluir
  12. Nem no Natal há pausa nessas lutas tontas?
    Beijinhos, Feliz Natal

    ResponderExcluir
  13. Cada vez tiene menos credulidad, la clase política. Ellos van a sus intereses y no al bienestar de las personas.
    Besos.

    ResponderExcluir
  14. Querida Taís.
    Este seu lamento dolorido, que transparece em todas as suas palavras e sei terem saído do mais fundo da sua alma, deixou-me um nó na garganta e um certo sentimento de culpa. Culpa, porquê? Perguntará a minha amiga. É simples.
    Este ano, apesar de todos os horrores, do sofrimento e da dor que grassam pelo Leste desta Europa desmembrada, dos estragos incalculáveis que as chuvas torrencias têm causado por este meu pedacinho de jardim à beira-mar plantado, da cirurgia da minha filha, felizmente agora a recuperar, das minhas próprias maleitas que parecem não ter fim, das catrefadas de medicamentos que tomo entre eles um químico, que me fornece o Hospital onde sou vigiada por um especialista em Hematologia e me provoca uma queda de cabelo que me deixou de rastos...
    Enfim... apesar deste rol de coisas más ou menos boas, algo aconteceu comigo em relação a esta Quadra Festiva, pois desde há anos não me sentia imbuída de um espírito natalício tão profundo.
    Será isto o prenúncio de algo bom para a Humanidade, que vem a caminho?
    Não sei. Só sei que peço a Deus e a Todos os Santos para que o meu desânimo não volte. Se possível, que o Mundo dê uma reviravolta e traga Paz e Harmonia para todas as pessoas de boa-vontade... Incluo-a, querida Tais, neste meu forte e sincero desejo.
    Assim, o Poder Divino me ouça e atenda.

    Agradeço os seus votos de um Bom Natal e retribuo com todo o carinho.
    Um grande beijinho e vamos pensar positivo, depois da tempestade sempre vem a bonança. Força, querida Taís!

    ResponderExcluir
  15. Unas fiestas entrañables en las que siempre deberían reinar la alegría y la Paz.
    Muy agradecida por tus palabras, te deseo mucha suerte y felicidad.
    Mantengamos la esperanza por un mundo mejor.
    Un beso. Mis mejores deseos.

    ResponderExcluir
  16. Lindo texto, parabéns.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Todos estamos más o menos algo tocados con el devenir político. Si en tu país está mal en el mío ni te cuento. Unos cuantos, incluyendo al presidente de gobierno, quieren terminar con la democracia y todo lo que está haciendo jamás lo llevaba en su programa de gobierno cuando se presentó a las elecciones; así pues, ha engañado a todos sus votantes y ahora mismo estamos casi en un golpe de estado muy parecido a lo que ocurrió recientemente en Perú. Así que fíjate que Navidades se nos presentan. Aún tengo fe de que no consiga llevarnos a la locura de nuevo a este país.
    Un gran abrazo Tais y te deseo todo lo mejor para estas entrañables fiestas.
    Un gran abrazo, amiga y FELIZ NAVIDAD!!

    ResponderExcluir
  18. tiempo de Navidad , fusiones ,paz entre las personas de buena voluntad , precioso arbol el de la ilustración Tais , reflexivo relato sobre la epoca navideña , donde las penas son soplos del corazón que alberga recuerdos , y los olvidos de aquellos que ya se fueron ...y ahora abren parentesis para otros , Tais te deseo para ti y toda tu familia unas dichosas y venturoso año nuevo que entre la luz y desvele los peligros reinantes y que están siendo muy recurrentes ..., mucha salud , y armonica felicidad tengais Tais , tu amigo .jr.

    ResponderExcluir
  19. Querida Tais, sim, é Natal! Uma época em que as cidades se enfeitam de luzinhas, piscando já desde o dia um de Dezembro e, apesar dos pedidos para que se economize energia, pelo menos aqui onde vivo, não se vê qualquer poupança. Hoje, o Natal passa despercebido, porque cedo demais começam a prepará-lo com as iluminações, carroceis para as crianças e o trenzinho do papai noel passeando-as pela cidade, dizendo eles que, assim é preciso para ajudar os comerciantte e é nisso que se tem tornado o Natal, num periodo de grande consumo e de enorme desperdicio. ; é verdade que, nesta quadra, o ser humano mostra aquilo que tem de melhor, a sua solidariedade, a sua preocupação para que nenhuma criança fique sem o seu brinquedo, embora saibamos que, mesmo assim, muitas estão a sofrer os horrores da guerra e outras tantas a morrerem de fome. Tais, todos os dias conversamos, todos os dias damos o " bom dia " ou " boa noite " uma à outra e por isso não fiquei nada espantada com este teu " lamento " , com a tua tristeza pelos desmandos do mundo, com a pouca vontade de festejares o Natal como fazias antigamente, mas, Amiga, não és a única. Para mim, há muito o Natal perdeu a graça; à mesa começaram a faltar as pessoas mais importantes da minha vida e, se não fosse a minha sapequinha de quatro aninhos, a princesinha, como a tratas, então seria mesmo um dia como outro qualquer: os filhos cresceram, os outros dois netos já não acreditam em Pai Natal e portanto vai ser uma noite passada em familia, uma familia que se quer bem e que tantas outras vezes se tem reunido. Mas, a princesinha acredita que o Pai Natal vai chegar, vai dar-lhe presentes porque porta-se muito bem e para ela, querida Taís, as pessoas são todas boas, não maltratam crianças, não fazem guerras e os meninos, pequenos e grandes, têm pãozinho com manteiga, leitinho e nunca lhes falta a frutinha de que tanto gosta . Por ela, vou fazer um esforço para acreditar que o nosso planta é azul, que a maldade não existe e que, quem sabe, o pai Natal não faz um milagre e acaba com a fome de tantas crianças ? Não acredito em milagres, mas... não custa esperar por ele, não é verdade? Amiga, apesar do desânimo, tenho muito a agradecer à vida pelo tanto que me tem dado e a única coisa que peço é que continue a dar-me saúde. Não vou, hoje desejar-te um Natal feliz, porque ainda há tempo, mas deixo o meu pedido para que te animes, porque, infelizmente, não podes acabar com as misérias humanas...és pequenina demais apesar do grande coração. De certeza que no dia 24, receberei uma mensagem com o habitual " Bom dia Amiga ", assim como há poucos minutos recebi uma , muito bonita, a desejar-me boa noite, São pequenos gestos que têm contribuido para a nossa grande Amizade e que espero, continuem, porque fazem-me um bem tremendo. Obrigada, Querida Amiga, por seres assim. Uma pessoa de coração lindo. Boa noite! Beijinhos mil e saúde!
    Emilia 🙏 🌲 ⭐

    ResponderExcluir
  20. Un relato que refleja no solo lo que esta pasando en tu país en todo el mundo y ojala se cumpla durante todo el año los deseos de PAZ y AMOR.
    Que tengáis unos felices días.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  21. Viva, minha amiga!

    Aí é a política , aqui é tudo quanto se relaciona com Cristiano Ronaldo, tão só um jogador de futebol em fim de carreira.

    Realmente, é uma pena a situação que a Humanidade vive de conflito , de distanciamento entre pessoas, de falta de empatia, no mínimo.

    Deixo aqui meu grato e carinhoso abraço, retribuindo seus votos, querida Taís.

    ResponderExcluir
  22. Identifico-me bastante, com as suas sentidas palavras, Tais!
    Este também ainda não foi o ano, em que consegui recuperar o espírito do Natal de anos anteriores... pois ainda não consegui recuperar sequer as rotinas pré-pandemia, por uma questão de cautela... quando se tem próximo, alguém com um quadro de saúde mais problemático. Depois... aqui, todo o ano, sentimos um clima pesado... com uma guerra às portas da Europa. As imagens... entram-nos em casa, todos os dias, pelos meios de comunicação, com as maiores atrocidades e escabrosas descobertas... e todas as consequências económicas que tal tem implicado a nível global, reflectindo-se mais nuns países que noutros... e para rematar o ano... este Dezembro está a ser altamente problemático, com o mau tempo que se fez sentir nos últimos dias, especialmente na região de Lisboa e arredores! Nos últimos dias, muitas casas aqui da região de Loures, sentiram ter ficado com uma vista privilegiada para o rio... quando este lhes começou a entrar literalmente pela casa dentro... após a rutura de uma represa, com as imparáveis chuvas que se fizeram sentir na última semana... e o caos em Lisboa... certamente estará mais do que documentado, em muitas imagens, dos meios de comunicação... com certas zonas alagadas duas vezes, no espaço de uma semana...
    Enfim! Como não há males que sempre durem... vou arrumar o espírito de Natal, numa gaveta... para o desembrulhar com bem maior entusiasmo... talvez para o ano!
    Um beijinho, Tais! Festas Felizes, com saúde, e a tranquilidade possível que estes atribulados tempos nos vão permitindo... mas ainda antes do Natal, conto passar por aqui de novo...
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
  23. Querida Taís
    Demorei um pouco a aqui chegar mas, creia, sempre com as suas crónicas e a forma directa e sincera com que enfrenta os problemas do quotidiano, dando-nos conta da sua visão do mundo, que vai ao encontro daquilo que também sentimos no nosso íntimo.
    Como bem diz, é mais um Natal, mas que Natal? É uma pergunta que nos assalta quando vemos que por mais que os dias avancem a vontade do poder e ganância parece não abandonar o ser humano, em especial àqueles que têm a força do seu lado e podem castigar os mais fracos. É uma tristeza.
    Tenhamos em nós esse sentimento de pertença de que tudo à nossa volta nos diz respeito. Talvez se cada um olhar para outro com olhos benignos, procurando relevar um pouco os defeitos e dando mais importância às qualidades, talvez, dizia, o Céu se abra e ilumine a nossa estrada.
    Apesar de tudo, desejemos um Natal Feliz mutuamente, com muitos abraços e beijinhos.
    Olinda

    ResponderExcluir
  24. Dezembro por si só já é um mês de reflexão e gratidão por mais um ano e temos o Natal que para uns é festa para outros introspecção . De verdade ,a maioria esquece o sentido da data e as confraternizações são meras reuniões barulhentas
    e com mesa farta. Para alguns, um dia comum com s mesmas dificuldades vividas durante o ano. Para mim são lembranças da meninice., quando esperávamos ansiosos a noite de Natal vestidas com aquelas roupinhas vermelho-bordô enfileirada no coral da igreja ,cantando como gente grande ...
    Concordo com seu texto, Taís , nada a acrescentar, está tudo dito _Natal sem inspiração.
    Também te desejo Feliz Natal e que o Novo Ano seja de Paz.

    ResponderExcluir
  25. Te he leído pensando: ¿Y qué puedo añadir yo a la reflexión de Tais?
    Porque tu texto muy bien podría haberlo firmado yo. Mis conclusiones son las mismas que las tuyas.

    Soy una persona de natural alegre, pero lo triste de estos días es, que lo primero que me ha venido a la mente al ver que ya tenemos aquí las Navidades, han sido los familiares mayores que ya no están.
    Y que al pensar en la sencilla felicidad y armonía que conseguíamos entre todos hasta hace unos cinco años, casi he celebrado que ellos no puedan vivir hoy nuestra actualidad no sólo gris, sino también desesperanzada. ¡¡¡UFF!
    Esto no hay quien lo resista. Me voy a comer una paella y que sea lo que Dios quiera.
    Tais, por encima de todo os deseo unas Felices Navidades con los vuestros.
    Besos y un fuerte abrazo.

    ResponderExcluir
  26. Hola Tais, que alegría me has dado, estamos tiempo sin intercambiar, pero nunca es tarde si la dicha es buena. ¿Verdad? Y que decirte, pues en estas fechas me ocurre lo mismo que ati, que no me siento inspirada con el tema de la navidad. Pero hay que levantar el ánimo y seguir, y celebras que pronto cumplimos un año nuevo, un año más. Te deseo un feliz 2023 y que lo pases genial con tus seres queridos y amigos. Un abrazo fuerte y muchos besicos con cariño.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 🌹🌼🌷🌺😂🙏
      Um beijinho, minha querida, retomamos, sim!
      A gente se perde na internet, é verdade.
      Mas retoma-se! 😂

      Excluir
  27. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e desejar um bom fim de semana, e um Feliz Natal!
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Así es Tais, la Navidad se nubla cuando se oyen las noticias malas, y los políticos peleando todos los días por mantenerse cada cual en su puesto, mintiendo al pueblo con descaro. Pero por unos momentos cerraremos los oídos para disfrutar con nuestros seres queridos de estas Fiestas tan entrañables. Lo mismo te deseo para ti y tu familia.
    Feliz Navidad y un gran abrazo.

    ResponderExcluir
  29. Crónica de excelência e oportunidade. Realmente, o que há de negativo "quase" se sobrepõe ao Espírito do Tempo e é pena.
    Natal é (sempre foi) o símbolo da Paz e da concórdia.
    Esforce-mo-nos para que a Estrela de Natal brilhe e harmonize os Povos.
    Desejos de que a felicidade seja o teu Caminho de Natal.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  30. Querida amiga, Taís!
    O que podemos ver, é que parece que a humanidade perdeu o foco
    de viver em paz e ser feliz. O nosso país perdeu a paz, muitos só pensam
    em como derrubar o próximo. Estão esquecendo que unidos somos mais fortes.

    Quero desejar a você e família.
    Um Natal iluminado com saúde e muita Paz e que o Ano novo seja Próspero e nos traga Esperança de um Mundo melhor.
    BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO 🙏🌲

    Beijinhos e meu carinho 🌷

    ResponderExcluir
  31. Olá, Tais.
    Com a belíssima literalidade de sempre, você descreve
    a realidade presente nesse Natal de forma irretocável. É
    muito lamentável presenciarmos tantos martírios, tantas
    guerras e tão condenável falta de respeito e solidariedade
    humanas, principalmente nos meios políticos.
    Quado me lembro do que ocorre na Ucrânia fico até com
    certo sentimento vergonhoso de pertencer à nossa espécie.
    Que os nossos desejos humanitários possam chegar a Deus
    num encanto e que tenhamos mais esperança e sejamos mais
    felizes nesse Natal e no novo ano que se avizinha.
    Voejei nas entrelinhas de sua encantadora sensibilidade.
    Fique com Deus e com meus votos de promissor fim de
    semana. Feliz Natal e abençoado 2023 é o que desejo de coração
    a você e familia.
    Afetuoso abraço.

    ResponderExcluir
  32. Seus sentimentos estão muito de acordo com tudo que nos envolve no mundo, mas apesar de precisamos mantet no coração tudo que esta data nos remete . Amo ver as luzes que nos ceracam pela cidade e quepodem nos ajudar a esperanças, acreditando na magia, numa vida mais tranquila, sem tantas discóridias e que o Amor prevaleça.
    Feliz Natal, bjsss

    ResponderExcluir
  33. Cuanta razón tienes. La política mancha y ensucia las relaciones humanas en tu país y en el mío.
    ¡Tremendo!
    ¡La vida es tan hermosa y tan corta!
    No vale la pena enzarzarse en horribles guerras y enfrentamientos.
    Pero en la actualidad, eso es lo que campa en la sociedad.
    también te deseo unas felices fiestas junto con un abrazo.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde minha querida Tais!
    O mundo tem tantas cores iluminadas!
    Que o próximo Ano seja tão tão iluminado quanto a Arco -Íris!
    Um Feliz Natal recheado de Amor, Paz, Esperança e Gratidão!
    Beijinhos no seu coração!
    Megy Maia💗💕💗

    ResponderExcluir
  35. A sua crónica relata um a crua realidade. Mas pior do que as disputas políticas, entre as diversas fações, no Brasil, é a violência e a desumanidade da guerra, na Ucrânia.
    É em situações como esta que não podemos nunca perde a esperança e acreditar.
    Feliz Natal.
    Abraço natalício.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  36. Tão sentida a sua crónica, minha Amiga Taís. A humanidade parece que está a regredir e a ficar sem valores. Mas vamos ter esperança.
    Que tenha um Natal cheio de amor e conforto e que o ano de 2023 traga muita saúde e paz.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  37. Minha querida Taisamiga
    Quando o Natal era Natal… Assim começava o meu avô Braz Antunes, o “Senhor Tenente da Guarda Fiscal” aposentado quando nos reunia (nós, as netas e os netos) na sua casa em Portalegre, Alto Alentejo, para nos contar estórias, as melhores que eu herdei e que vou escrevendo de vez em quando.
    Nasci em 1941, em tempo de guerra e de racionamentos, apesar de não me recordar, obviamente, da situação: Mas tenho uma foto em que o meu saudoso pai, Henrique Silva Ferreira está numa bicha (como então se dizia, agora usa-se fila, por vossa causa…) com as senhas na mão para o pão. Era assim o Portugal “neutral” do ditador Salazar.
    Por isso, nos Natais da minha infância – que saudosismo… - as estórias do meu avô materno ficaram-me gravadas no córtex cerebral. Tal como o seu bigode branco encerado com as pontas reviradas para cima, o seu lugar ao pálio nas procissões e o seu conjunto de medalhas diversas.
    Donde falar da guerra seja ela qual for em época natalícia mesmo para quem já foi crente mas deixou de o ser (como é o meu caso) é um insulto à humanidade. Já escrevi que o novo czar da Rússia é filho da putina mas isso não explica a criminosa agressão cotra a Ucrânia.
    As armas têm de parar. Mas como? Zelensky em quem eu não acreditava nada tem vindo a revelar-se um lutador do maior estofo, mas tal não chega para terminar com o sangue que todos os dias corre na Ucrânia.
    O melhor Natal possível para nós – já que para os ucranianos fazer tal desejo é chover no molhado – é vivê-lo com saúde, paz, amor, fraternidade, solidariedade, honradez, democracia e Liberdade. Não é pedir muito…
    Beijos & queijos & bolo-rei
    Henrique

    ResponderExcluir
  38. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, relendo esta excelente crónica que muito gostei, e desejar uma excelente semana e um Feliz Natal com tudo de bom!
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Estimada y apreciada amiga Tais, paso de nuevo a desearte todo lo mejor en estas entrañables fiestas navideñas, que la paz, el amor, la salud, la harmonía… reinen y brillen estos días en toda tu familia y allegados. Por un mundo mejor y más humano.
    Recibe un afectuoso abrazo con todo mi cariño de tu siempre amigo Juan de Alicante-España.
    ¡FELIZ NAVIDAD!

    ResponderExcluir
  40. Olá Taís
    O mundo precisa de uma revolução de amor. Natal linda festa, onde se comemora o nascimento de Jesus, Ele é o nosso perfeito Salvador, Deus conosco. Feliz Natal e um 2023 abençoado, obrigada pela visita no meu blog, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  41. Desejamos-lhe Boas Festas e continuação de excelentes postagens.
    Feliz Natal para si e todos os que a rodeiam.
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  42. Taís:
    tienes toda la razón. ¡Este año la Navidad se presenta especialmente triste, por la guerra, la subida de precios, el clima y la sensación de que todo el mundo está enfado con todo el mundo!
    Pese a todo, intentemos ser un poco optimistas.
    Gracias por tus deseos.
    ¡Feliz Navidad y mejor 2023!

    Feliz Natal!!!

    ResponderExcluir
  43. Agradeço e retribuo os seus votos, desejando que a magia do Natal 🎄 lhe traga para si e para toda a sua família, harmonia, saúde, paz e amor.
    Feliz Natal e um Bom Ano Novo
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  44. Querida amiga Tais, do Sul do Brasil.
    Você sabe bem o que escreve e põe o dedo na chaga en cada uma das suas crónicas.
    Estou muito de acordo co que trasmite.
    O Natal, eu não festejo dende ha algúns anos que meus progenitores não estão e o fijho festeja na familia politica.
    Mas também porque não hacho ração para me sentir "especialmente" feliz por iste feito quando no mundo hai tanta gente que não tem felicidade nen modo de vida digna de chamarse vida.
    Eu desejo que o novo ano nos sorprenda com coisas boas para tudo o mundo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  45. Uma crónica que colhe a amargura e a revolta do tempo que estamos vivendo. Sempre acutilante, minha querida Taís. Aguardemos a Boa Nova!
    Vivamos o espírito do Natal!
    Deixo-te um carinhoso abraço.
    Saudades.

    ResponderExcluir
  46. Hoy he visto su rostro entre los comentarios de mi blog y ha sido muy grato ver la amable sonrisa reflejada en todo su semblante pues los ojos acompañan. Gracias por sus amables palabras.
    Acabo de leer su entrada y comprendo que no es fácil aceptar las duras circunstancias que nos ha tocado vivir. Las democracias no consiguen dar la imagen del juego limpio entre las diferentes tendencias. La política se enfanga porque lo que realmente les preocupa es cómo conseguir alcanzar el poder o cómo sostenerse en él. Esta es la imagen que dan en todas partes. Si no consiguen abandonar este sistema, terminaremos en manos de sistemas fascistas porque la gente se desespera, ante la corrupción y la ineficacia y concibe que, quizás, la mejor manera de enfrentarse con los problemas, sea elegir alguno de estos individuos a los que da miedo oirles hablar: es lo que me pasa a mi cuando les escucho. Creo que podrían acabar dejando a Franco -nuestro dictador- como un bendito. ¡Santo Dios!
    Tiene razón en todo lo que comenta pero, al mismo tiempo, no debemos dejar que las circunstancias nos amarguen la vida. Llegará el tiempo de los abrazos y de las sonrisas y los buenos deseos porque es lo mejor que tenemos. Deseo que todos sus días sean días de paz y de alegría, feliz Navidad. Un abrazo de paz y de amistad.

    ResponderExcluir
  47. Querida Taís
    Grata pelas belas palavras que me levou ao Xaile.
    Retribuo desejando que o Natal seja para si e para os
    seus bafejado de muitas bênçãos. Que Ano Novo venha
    com tudo de bom.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  48. que
    haya
    paz
    en la
    luz
    y luz
    en la
    paz
    esta Divina
    Navidad ...

    para ti Tais y toda tu famila , vuestro amigo , un fuerte abrazo .jr.

    ResponderExcluir

  49. Querida amiga , passei para lhe desejar um Natal muito feliz com muita saúde e muito amor junto de seus entes queridos. Beijinhos com muito carinho

    ResponderExcluir
  50. Uma hora essa obsessão politiqueira vai passar e resgataremos alguma normalidade após tanta insanidade e estupidez. O Natal, com ou sem Noel, há de resgatar Deus, Jesus, o amor, a paz, o bem... Os de verdade, é claro. O resto, cairá no lixo da história.

    Um feliz natal e um verdadeiramente renovador ano novo, para lá de qualquer ideologia.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  51. Querida Tais, uma reflexão realista e muito oportuna. Tanta coisa feia e ruim está acontecendo nesse mundo 🌎, mas olhemos para Jesus e renovemos novo fôlego de vida, Ele é o verdadeiro Natal e a alegria que vale a pena cativar.
    Continuarei em pausa, em 23 nos encontraremos outra vez. Bj

    ResponderExcluir
  52. Vizinha / Escritora, Taís Luso!
    BOAS FESTAS, vom votos de muitas felicidades, junto aos
    teus amores !
    Um fraternal abraço.
    Sinval.

    ResponderExcluir
  53. Querida Tais, já sinto isso há alguns anos infelizmente!
    ...chegar dezembros tão cheios de ódio, de rancor, famílias brigando, Pais e filhos magoados e amigos se distanciando. Oh há quanto tempo eu assisto a isso...
    Para mim o Natal era época de muita alegria, de amor, de solidariedade até 2008...depois disso....tudo acabou e agora está muito pior
    Fiz hoje o último post antes do Natal
    caso queira ver, aqui:
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/
    Boas Festas
    beijinhos meus, Tulipa

    ResponderExcluir
  54. Feliz Natal querida amiga Taís. Que nessa data especial possamos nos saciar não apenas com a ceia, mas também com amor e felicidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  55. Amiga Taís!
    Passando para desejar um Natal iluminado com saúde e paz,
    a você e família.
    Que 2023 traga consigo a realização de todos os seus
    Sonhos.
    BOAS FESTAS!

    Beijinhos.
    Meu carinho e gratidão

    ResponderExcluir
  56. Buon Natale a te e a tutti coloro che porti nel cuore.

    ResponderExcluir
  57. Amargura e revolta não podem perturbar o Espírito de Natal. Releio e, concordando, não quero que o Natal se esfume com o andar dos tempos.
    Te saúdo desejando uma Noite de Paz e de felicidade.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  58. Feliz Natal para si e todos os seus.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  59. Publicação que muito gostei de ver e ler. O meu elogio. Quero deixar votos de um FELIZ E SANTO NATAL, extensivo à sua família e amigos
    .
    Poema de Natal: “” Jesus, é a luz, o caminho “”
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde Taís
    Uma crónica brilhante tão ao seu jeito, mas especialmente desiludida com o que a rodeia. Acredito que essas emoções lhe tirem a vontade de sentir o Natal de paz e concórdia familiar de outros tempos.
    De qualquer forma, embora o coração doa, desejo que passe um Natal o melhor possivel, junto de sua amada Familia.
    Santo e feliz Natal para todos vós, na esperança de um 2023 melhor.
    Beijinhos
    Ailime

    ResponderExcluir
  61. Quanto tempo aqui distante,
    Com saudades deste espaço
    De luz do amor e com o traço
    Do gênio da arte e amante
    Da literatura. Ante
    Teu texto, se ilumina
    A nossa alma por divina
    Beleza da tua arte
    Literária que faz pate
    Do teu saber que ensina.

    parabéns, querida amiga. Desejamos a você e a todos os seus, estimados amigos,
    Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Laerte, Sandra e Arthur.

    ResponderExcluir
  62. Querida Tais, passando para lhe desejar um feliz natal! Boas festas! Que todos nós possamos realmente saborear e viver o verdadeiro significado do nascimento de Jesus. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  63. Boa noite querida amiga Taís.
    Um texto realista e emocionante. Desejo a você, ao Pedro uma noite de muita saúde e paz amiga. Abraços.

    ResponderExcluir
  64. Great blog. Happy holidays and God blessed you

    ResponderExcluir
  65. "Natal é quando o homem quer", disse alguém. Mas não é verdade. Por isso, há que acrescentar à célebre frase "se o outro deixar".
    E este Natal foi assombrado por Putin e a sua maldita guerra. Nada que se compare ao povo que está a ser bombardeado, mas no final todos sofremos, seja porque somos humanos e solidários, seja porque chegou uma inflação que nos consome pelo menos mais 10% para o mesmo consumo.
    Apesar disso, espero que o seu Natal tenha sido bom.
    Boa semana e FELIZ ANO NOVO, amiga Taís.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde Taís
    e, num estalar de dedos, numas horas apenas, o Natal terminou...
    A VIDA CONTINUA
    ....
    8 MESES DEPOIS
    finalmente pego neste blog e faço um post da viagem à TURQUIA
    http://tempolivremundo.blogspot.com/

    espero que goste
    assim me despeço de 2022
    com a promessa de em breve continuar a descrição desta viagem
    que está quase a chegar ao fim!

    TAMBÉM FIZ UM POST AQUI:
    http://pensamentosimagens.blogspot.com/

    BOM ANO com saúde e paz.
    Beijinho da Tulipa

    ResponderExcluir
  67. É, o cenário é triste mesmo! Muita maldade e falta de sabedoria! Para mim, tudo isto é falta de sabedoria, já Jesus disse na cruz - «Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem. » E continuam não sabendo, não sabem o verdadeiro significado da vida, não sabem que esta Terra não é nossa, tudo é emprestado e vamos embora daqui todos. De que vale tudo isto??? Todo esta raiva, ganância, vontade de poder, de apropriar terras, de defender a sua cultura, identidade? Nada disto é real, para quê causar tanto sofrimento. Eles, são ignorantes!!!!

    Querida Taís, tudo de bom para e muita saúde. Rezemos pela sabedoria e pela paz!
    Abraço grande.

    ResponderExcluir
  68. Minha querida amiga
    Tem toda a razão - o Natal, nos últimos anos, perdeu muito do seu encanto e magia.
    Por todo o lado para onde se olhe só se vêem desgraças. E nós, aqui, com uma guerra tão perto (relativamente), guerra estúpida, sem sentido, irracional, só porque há um louco a quem ninguém faz o favor de dar um tiro na testa! E a minha empregada é ucraniana, imagine, e tem uma filha e um genro a viver em Kiev. Todos os dias a pobrezita me chega aqui em prantos! Até quando?

    Para além de vir agradecer a sua visita e amáveis palavras deixadas no meu cantinho, a minha missão é também desejar um Ano Novo especial:
    Muda-se de ano, muda-se de sonhos, muda-se de objectivos, muda-se de aparência, mas jamais se mudam os verdadeiros amigos!
    Feliz Ano Novo!

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  69. Não consegui afinal passar aqui a tempo do Natal, como tinha idealizado... pois o tempo neste mês, não colabora nem um pouco a nosso favor... desaparece a uma velocidade inexplicável... como se caracterizam todos os bons momentos...
    Estimo que tenha passado um Natal muito feliz, na companhia dos seus, Tais, com saúde, alegria, e muitos sorrisos por perto!
    Vamos torcer para que 2023, se mostre bem melhor... para todos nós e para o mundo, e nos devolva alguma tranquilidade... já que este ano, que em breve termina, foi constante em continuada turbulência!...
    Que 2023, não nos falhe em saúde, para nós e para os nossos... que tudo o mais... a gente enfrenta!...
    Votos de um muito feliz 2023, para todos aí desse lado! Beijinhos! Continuação de Festas Felizes! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
  70. Olá, querida Tais, sua crônica está perfeita descrevendo as emoções deste Natal;
    e, assim está em todos os lugares. A tristeza pelas guerras, pela situação na política não nos deixam espaço para o sorriso farto e o abraço caloroso. Tudo está mudado e para pior. Há muitas pessoas adoecendo devido aos acontecimentos. A insegurança no futuro traz consigo as lágrimas. Que haja mais amor neste ano. Desejo a você, ao Pedro e seus filhos e família, um Ano Novo com muita saúde e prosperidade, que saibamos reconhecer o verdadeiro amor ao nosso próximo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  71. I wish you a happy year 2023, especially good health!

    ResponderExcluir
  72. Great article. God blessed you and happy new year 2023

    ResponderExcluir
  73. http://tempolivremundo.blogspot.com/
    estive 8 meses sem publicar nada neste meu blog
    Alguém me perguntou 2 ou 3 vezes o que se passava por eu não continuar com publicações no tal blogue...agora regressei e convido-a a ir ver o novo post, espero que goste!
    Olá, querida Tais
    será que está de férias? se sim, aproveite bem!
    2022 chegou ao FIM
    façamos de 2023 um ano em que haja Paz, tentemos atingir os nossos objectivos e principalmente SAÚDE...
    Muito grata pela sua presença nos meus blogues durante 2022!
    um Bom Ano Novo para si e os seus,
    beijinho da Tulipa

    ResponderExcluir
  74. Querida amiga Taís, Feliz 2023!

    Que o novo ano comece abençoado por Deus e que nossos passos e decisões sejam protegidos por Ele!

    Na esperança de um ano melhor, seja feliz, mas muito feliz e abençoada!
    😘🕊️💙💐🙏🥂🍾

    ResponderExcluir
  75. In questo nuovo anno vorrei che tu avessi uno splendido gennaio, un dolce mese di febbraio, un marzo felice, un aprile senza stress, un maggio all'insegna del divertimento, gioia e spensieratezza da giugno a novembre, ed infine un indimenticabile Dicembre colmo di felicità e amore. Possano i miei desideri diventare realtà. Buon 2023.

    ResponderExcluir
  76. Que o ano de 2023 seja muito abençoado, com saúde, amor, alegria e paz.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  77. Buenos días, estimada amiga, después de unas cortas vacaciones navideñas, pasando a visitar a los buenos amigos para desearles que este nuevo año que acaba de comenzar sea un año de Paz, Amor, Felicidad… en tu vida y en la de tus seres queridos.
    Poco a poco nos iremos poniendo al día y seguiremos leyéndonos mutuamente.
    Recibe un fuerte abrazo.
    ¡FELIZ AÑO 2023!

    ResponderExcluir
  78. Passei para ver as novidades.
    Aproveito para renovar os meus desejos de um feliz ano novo e boa semana, amiga Taís.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  79. Thanks for your kind wishes.
    Your post is nice.

    ResponderExcluir
  80. Vivemos um tempo de desamor, de degeneração dos valores morais e éticos, de violência gratuita, de guerras tão cruéis quanto absurdas. Um tempo tão complexo e amargurado, que torna difícil manter a esperança em dias melhores.
    Magnífica crónica, escrita com verdade e sensibilidade.
    Beijo, querida amiga. Feliz 2023 para ti e para os teus

    ResponderExcluir
  81. Olá, amiga Tais,
    Passando por aqui, para desejar uma ótima semana, e um Feliz Ano Novo de 2023, com muita saúde, paz e amor.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  82. Olá Taįs
    Gostei muito de ler as suas palavras.
    Gosto de saber que acha que o Natal é uma época de união, em que se esquecem as desavenças.
    Era bom, muito bom que assim fosse.
    Que

    ResponderExcluir
  83. Não consegui acabar o comentário 😏 mas quero deixar o desejo, que apesar de tudo o seu Natal e de todos os que aqui vieram tenha sido cheio de carinho e muito doce...aquele que adoça o sorriso e engorda a alma.
    Abraço e brisas doces**

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís