(Salão Nacional de Arte Moderna RJ 1967)
NOVO ANO, NOVA VIDA!
- Tais Luso de Carvalho
Sabemos que há pessoas que não mudam, e que não irão mudar, mesmo que seja para fazer um mundo melhor. Estamos fora do poder, e das decisões no âmbito da política. Mas, podemos tornar nossas vidas um pouco melhor, independentemente do que farão os políticos.
Acabarão as guerras? Não.
Acabarão os interesses obscuros, a corrupção, as propinas, os poderosos absolutos e tantas outras coisas que trancam a felicidade do nosso povo? Também não!
Então, não adianta mais chorar, o ideal é cuidarmos das nossas vidas da melhor maneira possível para termos um pouco mais de paz e felicidade. Ler bons livros, viajar, atuar num voluntariado e tantas coisas mais. E sobretudo, não brigar com amigos e parentes, discutindo política e ideologia, que foi o que mais vimos no ano que findou.
Vi muitos amigos se separando pela paixão política e ideológica, também vi parentes se distanciando por esses mesmos sentimentos. Que coisa triste e absurda!
Será que valeu a pena? Há pessoas que acham que sim, então não é para essas que escrevo. O que quero é poder mostrar que o amor e a compreensão devem ser mais forte do que tudo isso! Esses sentimentos não se misturam com política e ideologia. Lastimo muito tudo o que presenciei no ano que se foi.
Todos nós já perdemos muito, fizemos inimizades e sufocamos lágrimas.
É assim que recomeço este ano de 2026, munida de confiança, colocando cada coisa em seu lugar, para não perder valores importantes para a vida. Sendo assim, espero que o novo ano, uma criança ainda, dê seus passos semeando esperança para todos, mudando o que deve ser mudado.
___________________///__________________

Querida Tais
ResponderExcluirQue texto!
É como um descanso depois de um ano que ainda dói na memória. Você nos lembra que, mesmo diante de um mundo que parece não aprender, ainda podemos escolher o cuidado, o afeto e os pequenos gestos que salvam. Que 2026 seja esse recomeço possível: menos trincheiras e mais passagens; menos debates inflamados e mais acolhimento. O amor não precisa vencer ninguém só precisa viver entre nós. Obrigada pelas palavras e pela coragem de cultivar esperança onde tantos só enxergam ruído.
Com carinho lindona!
Nandinha 😘🙏🏻
Te deseo feliz año para ti y tu familia . Te mando un beso .
ResponderExcluirTambém espero, minha amiga Taís. Também espero. Não quero saber para onde o fardo do ano velho vai, o que não quero é vê-lo pelo caminho da criança que acaba nascer, segundo me diz. Tampouco quero ouvir as surdas queixas. Vamos sonhar com campos breves, cidade limpa, lucidez na poesia. Tampouco quero saber do flautista que se despediu. O que eu quero é que música ao vivo permaneça o ano inteiro para que esta criança cresça feliz.
ResponderExcluirCom certeza dias melhores virão é que desejo para você e toda a família. Dias melhores e boas realizações!
Bom Ano Novo, minha amiga!
Beijo, amiga Taís!
Beijos, Feliz 2026
ResponderExcluirTodos assistimos essas confusões e mimimis por política por aqui e temo muito pelo que vem pela frente nesse novo ano no quesito eleições e o que vem antes e depois delas...Afff... E pior que veremos aquelas brigas bobas, discussões infrutíferas...Parece as pessoas não se tocam que não vale a pena!!!
ResponderExcluirQue no mais, 2026 seja lindo pra todos nós! beijos, chica
Tais há coisas que não mudam entra ano sai ano e elas sempre permanecem, mas temos que ter esperança, em dá um mundo melhor para uma criança, Tais feliz 2026 bjs.
ResponderExcluirVida nova, novos planos, metas curtas. Vamos ser felizes, essa é a lei. Um ótimo 2026, cara Taís.
ResponderExcluirTotalmente de acuerdo con lo que nos dices, si hay algo por lo que no merece la pena discutir es por futbol y política.
ResponderExcluirSi todos pusiéramos nuestro granito de arena estoy seguro que a los políticos les haríamos cambiar de rumbo y no al contrario.
Desearos un feliz año nuevo.
Saludos.
Um Feliz 2026 amiga Taís.
ResponderExcluirQue texto bonito, cheio de verdade.
É em nós que começa a mudança.
Se cultivamos a amor na nossa família já será o suficiente para mudar um pouco o mundo que nos rodeia.
Um abraço.
Minha querida amiga Taís,
ResponderExcluirCom o tempo, até as retrospectivas de fim de ano se tornaram no "vale a pena ver de novo".
Os erros se repetem porque, as pessoas são as mesmas... Fulano não emagreceu em 2025, mas comeu macarrão instantâneo, com refrigerante, o ano todo e não foi à academia um dia sequer; Beltrano não conseguiu mudar de emprego, mas, se esqueceu do básico: ter um emprego, ser capaz de produzir e receber um salário faz toda a diferença em um país com desemprego recorde; Sicrano passou o ano inteiro reclamando do calor em dias ensolarados, do desconforto em dias chuvosos, odiando o inverno pois, os dias são muito frios e também diz não gostar do outono... Mas, as estações mudam e isso sabemos no calendário. Quem não mudam suas atitudes são certas pessoas.
Quanto à polarização política, CHEGA! - é tudo o que posso dizer.
Tenha um 2026 cheio de sonhos realizáveis e, se alguns deles não derem certo, não se estresse, muitas vezes o que não acontece acaba sendo providencial.
Beijos!!!
Un texto excelente.
ResponderExcluirQue el Año Nuevo venga cargado de esperanza y traiga la Paz tan deseada.
Mis mejores deseos de un año lleno de cosas bellas y sueños cumplidos.
Un beso.
E veja, Taís, dizer que "estamos fora do poder" teoricamente é falso, pois como diz a Constituição, "todo poder emana do povo". Mas emana? Todos os nossos representantes que NÓS colocamos em Brasília nos representa de fato? Vivemos numa crise política de representatividade. E este ano é ano eleitoral, ou seja, preparem suas armas ideológicas que o bicho vai pegar.
ResponderExcluirOlá, amiga Tais.
ResponderExcluirSeria bom que fosse ano novo vida nova. Mas não tenho a certeza que assim seja.
O Mundo está em constante sobressalto. Não sei o que o futuro nos vai oferecer. Espero que apesar de tudo, seja melhor do que este ano que agora termina.
Deixo os votos de um bom fim de semana, e a continuação de feliz 2026, com tudo de bom!
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Taís:
ResponderExcluirque este año crezca la concordia, el respeto, la convivencia...
Difícil, pero hay que intentarlo.
Obrigado e ótimo fim de semana!
Amiga tais feliz 2026!
ResponderExcluirVamos viver um novo ciclo.
É tempo de mudanças.
Tenha dias abençoados e felizes!
Beijinhos fraternos e festivos
Olá Taís!
ResponderExcluirUma boa e bela cronica para iniciar um Novo Ano, que já me parece com cara de velho mesmo, ao ver pelas redes pessoas se agredindo por impor sua opinião. Vi gente dando chineladas no outro como se assim pudesse expor toda sua ira. Para ter um Ano Novo ainda temos muito o que marchar, muito o que mudar. Nunca perder seu tempo em querer convencer alguém de suas preferências.
Mas será um prazer estar neste trem que inicia sua viagem e vamos pelas doze plataformas espalhando simpatia.
Bjs de paz no coração e Feliz 2026 !
Que texto maravilhoso!!
ResponderExcluirVocê tem toda a razão, não importa o que esteja acontecendo ao nosso redor, o amor e a positividade entre nós nos salvarão!
Feliz mudança, feliz novo começo, feliz cada novo dia do ano novo.
🌲⛄🎁🧡🎉
Quando se diverge politicamente de alguém que apreciamos , o melhor é não se falar do tema.
ResponderExcluirO voluntariado em Portugal é feito de capelinhas, isto é , grupinhos e interesses. Aliás e infelizmente , como (quase) tudo.
Quando pretendi ser voluntária em Timor por um ano e na área que pretendiam e é a minha (Educação ) ,a católica Associação Leigos para o Desenvolvimento recusou-me por ser velha e eu tinha 55 anos. Porém , poderia contribuir com a verba que entendesse . Coisa que não fiz, obviamente.
E este é tão-só um exemplo, houve mais. E também com outras pessoas.
Minha querida amiga, para si e família um sereno 2026.
Caloroso abraço.
Caríssima Taís,
ResponderExcluirA beleza da sua narrativa aliada à profundidade da
reflexão faz com que os seus privilegiados amigos
e leitores se encantem com suas incontestáveis
ponderações.
Infelizmente, pelo "andar da carruagem" são
poucas as perspectivas de melhora social para o
ano que se inicia, mas você tem toda razão: jamais
devemos deixar de manter esperanças no porvir
apesar de tudo.
Meus efusivos parabéns por sua escrita alicerçada
em tantos sentimentos altruísticos e respeito ao leitor.
Receba meu carinho e sinceros votos de Feliz 2026,
com muita saúde, renovadas alegrias, sucesso e paz.
Fraterno abraço.
Discutir? Porquê discutir? Na verdade podemos falar de tudo, dar opinião, concordar ou discursar, mas... discutir? Isso faz-me lembrar o que, em criança, o meu Pai já dizia: "fala de tudo, mas nunca tomes a posição de discutir política ou futebol. Dá sempre para o torto". As pessoas não estão prontas para aceitar opiniões diferentes. É mal da educação que, infelizmente se vai deteriorando rapidamente e desde o berço.
ResponderExcluirBela Crónica para meditar este Ano inteiro e outros que virão.
Beijo,
SOL da Esteva
Bom dia querida. Estamos em sintonia com nossa primeira postagem. Parabéns por este seu espaço que sempre nos traz excelentes reflexões, humor e muitos aprendizados. Sigamos confiantes e fazendo nossa parte.
ResponderExcluirFeliz 2025!
https://pensandoemfamilia.com.br/blogagem-coletiva/poetando-68/
Uma crónica brilhante com a qual concordo na integra.
ResponderExcluirVamos tentar viver o melhor possível, em paz e harmonia. Para quê discutir sobre politica ou assuntos que não conseguimos mudar e que nos vão separar de amigos ou familiares. Penso que a melhor atitude, é evitar essas conversações e nos focarmos no que importa, a amizade que nos une.
Um excelente Ano 2026!
Beijinhos
Oi, Taís! Escolher a harmonia seria para todos o melhor caminho. Mas como bem você disse, não temos este poder. Então, que sigamos tentando trazer o que há de melhor e mais harmônico para a nossa volta! E que façamos um 2026 sem vontades de ter razão. Em vez disso, que estejamos ansiosos por compreensão e compaixão!
ResponderExcluirUm 2026 de muita luz para você!
Um abraço!
Antigamente, as pessoas curiosas olhavam ao redor para observar o que as cercava. Hoje, a polarização é dominada por zumbis grudados em telas. rsrsrsrs
ResponderExcluirFeliz Ano Novo!
Nova tirinha publicada. 😺
Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.
Taís, também acho que esse mundo melhor tem que começar de dentro pra fora, até porque, a América iniciou o ano em guerra.
ResponderExcluirHá esperança sim, no entanto, a transformação é lenta como plantar uma semente na terra e colher o fruto.
Um auspicioso 2026 pra ti e a família.
Excelente a sua resolução para 2026, querida Tais!
ResponderExcluirQue tudo lhe corra de feição, indo ao encontro de seus desejos.
Saúde, Paz e Amor.
Beijinhos meus.
Parece que combinámos , querida Taís , pois no Começar de novo falei deste assunto. Como tu, também eu não creio em mudanças, pois as pessoas continuam as mesmas; os políticos fazem muitas promessas nas campanhas eleitorais, mas, depois, nada acontece ; o povo fica esquecido e cada vez mais desacreditado; os senhores do mundo não páram com as guerras e o maldito do Trump teve a ousadia de prender Maduro para ser julgado nos Estados Unidos; sim, talvez ele precise de ser levado aos tribunais, mas, na terra dele, julgado pelo povo que tem sofrido com os abusos dos seus governos. Mas, assim vai o nosso mundinho, cada um se achando dono do outro, sem o mínimo respeito; infelizmente, não se vê isso só nos governantes, mas também entre amigos e familiares; zangas que ficam para a vida só por pequenas divergências em politica, futebol e outras " besteiradas ". A época Natalícia acabará com o dia de reis, a iluminação das ruas será desligada e toda a solidariedade que sempre se nota nesta época, será jogada ao lixo, juntamente com as luzinhas que ainda enfeitam as cidades. O ano mudou num só número e não vai ser esse número que trará paz ao mundo, comida e assistência para Gaza, companhia para os idosos abandonados em lares e muitos deixados nos nossos hospitais por não terem quem os vá buscar depois de tratados. Amiga, aqui estamos em época de gripes e os hospitais estão lotados, mas, acreditas que muitas camas estão ocupadas com idosos que foram lá deixados pelos filhos e não puderam voltar para casa? Uma vergonha, querida Amiga!
ResponderExcluirTemos de ser nós, como bem dizes, a procurar uma vida melhor para nós e para os que connosco convivem, porque se estivermos à espera dos políticos, nada se resolve. Não fiz promessas, não manifestei desejos na noite de passagem de ano, porque a única coisa que quero hoje é a mesma que desejava em 2025....viver, simplesmente, de preferência com saúde e muitos miminhos dos meus queridos, marido, filhos, netos e irmão.. O resto.... a vida decidirá.
Bela crónica, Amiga, como sempre.
Beijinhos e saúde para todos aí em casa.
Ps .Esqueci uma coisa muito, muito importante...também quero continuar a receber os teus miminhos, pode ser????
Emília 🌻 🌻
rsrsrsrs, não só pode como vais receber!!
ExcluirTu és demais, amiga! 😅🙏🙋♀️
Uma excelente semana!
Beijinho.
Tais,
ResponderExcluirquerida amiga que tanto prezo e respeito,
Hoje estou passando para
minha 1a leitura em blogs do ano
e para desejar que 2026 seja um tempo
de ler aqui ótimas publicações suas.
Também quero agradecer pela companhia
lá nas ConVersas do Espelhando.
Bjins e Abraço de esperanças.
CatiahôAlc.
Olá, acertado texto
ResponderExcluirmuito adequado ao contexto
Retirando o que não concordo
concordo com tudo o resto
E com é que não concordo?
ir "Ler bons livros, viajar, atuar num voluntariado e tantas coisas mais."
é coisa que cheira a fuga, a bolha, ao não afrontamento dos males do Mundo... e eu quero continuar a ser interventivo
ou sinto
que não teremos Ano Novo
Beijo amigo
Olá, amiga Tais.
ResponderExcluirPassando por aqui, para desejar uma feliz semana, e a continuação de um bom 2026, com tudo de bom!
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https:/soltaastuaspalavras.blogspot.com
Uma belíssima orientação!
ResponderExcluirFaçamos, pois, isso que diz: "o ideal é cuidarmos das nossas vidas da melhor maneira possível para termos um pouco mais de paz e felicidade."
Tenha, e sua família, um abençoado 2026!
beijinhos.
Somos muchos los que pensamos como tú querida Tahis, hemos de dejar a un lado cuanto nos daña y vivir lo mejor posible, necesitamos paz interior, ésta vale más que meterse en polémicos ideales que más bien nos la roban
ResponderExcluirEspero que este año sea mejor para el mundo entero, que ahora está demasiado conmocionado por cuanto pasa, climatica y politicamente....tengamos paz
Un fuerte abrazo amiga
Bella Tais, en todo coincido contigo, maravillosa entrada.
ResponderExcluirTe deseo de todo corazon un feliz año, cada uno tiene que hacer de su pequeño mundo un lugar de esperanzas, amor y humildad.
Besos bella
Olá Tais, ótimo texto... bjs e feliz ano novo!!
ResponderExcluirBom dia, Querida Taís
ResponderExcluirVotos de um ano novo que nos traga coisas boas para nós, para a família
e para todos aqueles que querem fazer do mundo um lugar de paz.
O seu texto vem com esta coroa de alegria que nos alcança o coração
e que faz com que nos amemos e nos defendamos de situações que
nos podem fazer mal.
Feliz 2026, minha amiga. Para si e para a família.
Beijinhos
Olinda
Boa tarde Querida Taís
ResponderExcluirUm texto tocante e extremamente lúcido para iniciar o ano.
Entre realismo e esperança, a Taís lembra-nos que, apesar das grandes forças do mundo parecerem inalteráveis, ainda podemos cuidar do que está ao nosso alcance: a serenidade, os afetos, os valores e as relações que realmente importam.
Uma reflexão necessária, humana e profundamente sensível para 2026.
Agradeço muito o comentário à minha postagem.
Meu pai morreu era muita nova e todos os anos no dia 1 escrevo ou um poema um prosa, nem sempre publico, guardo para mim. Este ano publiquei!
Muito, muito obrigada.
Continuação de um Ano Feliz.
Deixo um beijo.
:)
Realmente o que li em seu blog, dedicado ao seu pai,
Excluirme emocionou muito, querida Piedade! Lembrei muito do meu.
Um beijinho, amiga. 🌹🙋♀️
Agradeço muito...de coração.
ResponderExcluirBeijo
:)
Querida Taís
ResponderExcluirQue seu Ano Novo seja repleto de Paz.
Mais uma crônica que elogio e que adorei ler.
Um beijinho carinhoso
Verena
Siempre es un placer comenzar el año con tus magníficas reflexiones querida, Tais.
ResponderExcluirEs tan poco lo que podemos hacer, que lo más sensato es cuidar nuestras vidas para tener un poco de paz y felicidad como bien dices.
Abrazos.
Querida amiga Tais, demorei um pouquinho para aparecer, mas ainda dá tempo de te desejar um lindo e feliz Ano Novo!
ResponderExcluirOs problemas políticos e estruturais demoram para se resolverem, pois interesses escusos sempre existiram e creio que ainda continuarão, mas sou pisciana e acredito que um dia poderemos, quem sabe, ver tudo sendo bem encaminhados, mesmo que demore!
Abraços apertados, querida amiga, estou tentando entrar em uma nova fase da minha Vida, mas sempre agradeço aos bons amigos que tenho!
Tanto senso e tanta razão!
ResponderExcluirConcordo com o ponto de vista, plenamente.
Um abraço
Taís lhe desejo um muito feliz 2026. Beijos
ResponderExcluirBonita despedida do ano, Taís ,
ResponderExcluirreforçando a esperança de dias muito melhores e mais produtivo.
Grande abraço ,amiga
Que assim seja !
Sabe Taís,
ResponderExcluirÉ muito triste que algo externo
ou seja de fora da casa da gente
interfira nas relações familiares.
Logo no início do Governo anterior
recebi ligações de pessoas me
pressionando para apoiar por
eu ser mulher e cristã. Outra
pessoa muito querida me
faltou o respeito tentando me
fazer revelar meu voto. Isso
foi triste e decepcionante.
Já na minha familia uma tia
e sobrinho demoraram anos
para se olharem novamente.
E há outro momento que vivemos
que é quando recebemos visita e
tentamos não deixar o assunto
entrar em pauta. É muito ruim.
Então querida, eu desejo que
sigamos em frente sem aceitarmos
que nos enfiem nada que
não quisermos por nossa goela.
E sua citação final, fecha muito bem
o que também penso:
"É assim que recomeço este ano de 2026, munida de confiança, colocando cada coisa em seu lugar, para não perder valores importantes para a vida. Sendo assim, espero que o novo ano, uma criança ainda, dê seus passos semeando esperança para todos, mudando o que deve ser mudado." Taís
Bjins e linda nova semana.
CatiahôAlc.
Que o ano 2026 seja como deseja. Eu também o desejo assim. A sua reflexão é cheia de verdades, como sempre.
ResponderExcluirQue 2026 seja um ano de paz e saúde para si e para os seus.
Um beijo.
O ritmo da vida não é influenciado pela mudança de ano.
ResponderExcluirQuase nada muda, a não ser no calendário
Magnífica crónica, gostei de ler.
Um bom 2006 para você e para a sua família.
Um abraço.