AS CRÍTICAS INÚTEIS
- Taís Luso de Carvalho
Se existe algo doentio no meio em que vivemos são os críticos de plantão: como gostam de baixar o sarrafo! Possuem uma crítica ferina, lançam suas verdades e, muitas vezes, sem fundamento algum. Esta gente se acha no direito de falar tudo o que pensa, pouco importa o sacrifício dos outros. Ver a arrogância de perto é algo muito irritante. Não falo em conselho de amigo, isso é outra coisa.
Essa desgraça de criticar publicamente tudo o que os outros constroem, em nome de uma crítica construtiva, a tal critica para ajudar, acho lamentável. Deve ser sensacional colocar uma criatura pra baixo do tapete, pisar em cima para que ela se reinvente… Deve ser maravilhoso, sem dúvida. Que mal pergunte: por que suas críticas precisam ser públicas?
Pois bem... Postei, no meu outro blog, Das Artes, a segunda parte do meu texto sobre Portinari, os momentos finais de sua vida. Optei por mostrar a amargura de um homem diante das críticas; a tristeza de um homem que tinha amor por pintar sua pátria e sua gente. Não incomodava ninguém com o seu trabalho, ou incomodava? Era admirado e querido, mas tentaram destruí-lo, a crítica chamada de profissional e os novatos que trilharam o caminho aberto por Portinari, diziam que ele estaria ultrapassado, era o momento do abstracionismo. Muitos queriam que ele mudasse seu estilo. A inveja é coisa detestável, difícil de aguentar, inspira aversão.
Penso nas pessoas que adoram fazer uma crítica, segundo eles, construtiva. Gente que se coça para amargurar a vida dos outros em nome de seu altruísmo! Em nome do seu grande espírito de solidariedade!
Não sei de onde essa gente tira tanta força a ponto de incomodar um monte. Viver com gente assim por perto é estressante. Há críticos que desmontam, numa bicada, o que muitas pessoas levaram anos para construírem em suas vidas. Não é justo.
Quantos relacionamentos se acabam; quantos empregos se perdem; quantas amizades se desfazem; quantos relacionamentos familiares vão pro brejo; quantos de nossos sonhos não alçam voo por críticas sem fundamento lançadas pelos reformadores do mundo!
Para esses eu digo, peguem no "batente", senhores, pintem uma obra de arte digna de ficar na história; escrevam um poema de primeira linha; escrevam um romance digno de ser lido; um conto, uma crônica; naveguem com Amyr Klink numa noite de tempestade; subam o Everest num dia de inverno; escrevam-se na Fórmula Indy…
Com certeza todos seremos mais felizes!

People who criticize or insult others are for the most part very unhappy 🙁 ☹️ They do it because it takes the focus off of their own faults. It's a shame that this happens. I think they criticize because they think that this makes them look better, but what it really does is push people away. Those are my views.
ResponderExcluirÉ preciso dizer isto?
ResponderExcluirE é preciso dizer isto agora?
E tenho de ser eu a dizer?
Sem três respostas positivas é mais avisado ficar quieto.
Beijos
Minha querida amiga Taís,
ResponderExcluirO que tu denomina "crítico", eu chamo de "especialista". São "bananas do mesmo cacho" e como adoram menosprezar tudo sem dó e nem piedade.
Veja a loucura que se instala quando um destes especialistas/críticos se propõe a analisar peças de teatro... Raramente li alguma destas análises positivas. E os especialistas/críticos gastronômicos, que são muito rigorosos ao analisar pratos com tão pouca comida dentro. Tenha dó! 😂😂😂
Eu sou bastante "ácido" em algumas opiniões, mas, não tento "cancelar" ninguém. Por exemplo: leio vários "blogs" e comento em "posts" que sei que posso deixar palavras positivas... E quando não gosto de algo, guardo para mim e espero outra oportunidade para comentar.
"Puxar o tapete" debaixo dos pés de alguém, postei este ditado popular no ®DOUG BLOG junto com outros 19.
Agora, não peça a especialistas/críticos para pintar uma obra de arte; para escrever um bom poema; para compor um romance; um conto, uma crônica dignos de serem lidos... Deixe-os navegar em uma noite tempestuosa (mas, desacompanhados); deixe-os escalar o "Everest" (sozinhos), ou deixe-os correr na "Fórmula Indy" (sem freio), porque, estas pessoas estão se escondendo atrás de "avatares" diante de "telas", no conforto de seus lares sombrios, cuidando da vida alheia.
Que a tua semana siga repleta de momentos tranquilos.
Beijos!!!
Olá, Douglas, chegou!! Espero que suas férias tenham sido excelentes!
ExcluirComentário perfeito, querido amigo, faço assim também!
Bem vindo à Blogosfera, aos amigos!
Beijo
Querida amiga Taís,
ExcluirMinhas férias foram ótimas, é uma pena que o tempo esteja passando tão rápido... Já estamos quase no final de 2025.
Obrigado pela calorosa recepção de volta à blogosfera! 🌹_(ヅ)_/¯¯
Bah,Taís, foste na "pleura"...
ResponderExcluirHá sempre chatos de plantão que não tendo o que fazer,nem assunto, resolvem criticar as pessoas que, diferente delas, fazem alguma coisa!
beijos, lindo dia! chica
Querida Tais,
ResponderExcluirteu texto simboliza o que muitos evitam olhar, talvez porque ele revela uma verdade desconfortável: a crítica inútil, essa que não edifica nada, só arranha o brilho alheio. Impressiona como há gente que se alimenta do ato de diminuir o outro, como se a demolição do esforço alheio fosse algum tipo de medalha.
Portinari sofreu com isso, nós sofremos, qualquer um que ouse criar sofre. Criar já é trabalho de alma exposta, e ainda assim há quem chegue com o martelinho da superioridade para testar a resistência do que não construiu.
E você tem razão: conselho de amigo é outra coisa. Conselho chega manso, chega para somar. A crítica cruel chega para provar poder ou a falta dele.
No fim, a lição que fica é clara: quem realmente cria sabe o peso de cada linha, de cada pincelada, de cada tentativa. E por isso, quase sempre, critica menos e acolhe mais.
Aos que só sabem apontar, o melhor comentário é o silêncio enquanto seguimos criando, vivendo, fazendo o que eles jamais tiveram coragem de tentar.
Belo texto. Verdadeiro como um retrato sem filtros.
Preciosidade eu diria.
Amei!
Beijos lindona
Fernandinha😘
Bom dia de Paz, querida amiga Taís!
ResponderExcluirVocê está coberta de razão.
Enquanto eles criticam.....nòs fazemos amizades, estreitamos laços fraternos, escrevemos e lemos.. convivemos, publicamos, nos enriquecemos de valores.
Deixemos os mal amados para lá...
Vamos nos ocupar com quem nos mereça.
A vida é tao curta, quando vemos, estamos descendo a montanha...
Os critiquentos ficam soterrados na sua amargura eterna, se achando grandes sabichões, kkk.
Post sempre atual.
Tenha dias de dezembro abençoados!
Beijinhos fraternos
O que não faltam nesse mundo são os críticos que falam o querem, agora vai você criticar eles, eles viram uma fera, Taís boa quinta-feira bjs.
ResponderExcluirÉ, cara Tais, sabemos bem o que é isso. Os críticos de tudo, com ou sem conteúdo, estão sempre de plantão. Um abraço minha nobre.
ResponderExcluirÉ Taís, isso é lamentável. Mas uma coisa é certa: se atiram pedras é porque a árvore está dando frutos. Do contrário ninguém ligaria. Também detesto esses críticos de plantão, gente inútil, completamente alienada. E o por é que se "acham"... e têm público, rs, tem um bando de robozinhos ignorante que aplaudem as babaquices que eles dizem para se auto promoverem. Infelizmente é esse o mundo em que vivemos. Uma pia cheia de louça suja, um tanque cheio de roupas pra lavar e eles teriam alguma utilidade. E estamos conversados. Quer saber, também estou de saco cheio desses sabichões. Parabéns pela crônica.
ResponderExcluirBjssssssssss, marli.
Taís:
ResponderExcluires una costumbre muy arraigada. Me temo que en algunas ocasiones yo también soy así... Intento opinar lo menos posible, pero...
¡Tienes toda la razón!
Abraço e boa sexta feira.
Trato de no lanzar criticas y ser positiva. te mando un beso.
ResponderExcluirBoa critica cronica Taís. Eu nunca digeri esta coisa de critica construtiva. Acho que se está bom elogia e pronto. Se está ruim, despreze não veja. Creio que todos temos autocritica e que esta faça seu papel na nossa vida.
ResponderExcluirGostei da ilustração usando sua arte.
Bjs e paz amiga com feliz fim de semana para você e Pedro.
Criticar é fácil, mas até para se criticar é preciso ter fundamento, consciência e conhecimento acerca do assunto.
ResponderExcluirBom fim de semana.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes
Olá Tais, realmente, concordo com você ....penso que arte é arte, artista expõe o que vem da alma e quem quiser gostar ótimo, quem não quiser tudo bem também, mas o que percebo bacana é que quando um artista cativa alguém, ninguém muda sua opinião...abçs
ResponderExcluirMuy de acuerdo contigo.
ResponderExcluirLas críticas pueden ser muy perjudiciales y, pocas veces, son constructivas.
Normalmente, nunca llevan una buena intención.
Un beso y ,muy feliz fin de semana.
Es tremendo el daño que pueden hacer los "críticos" con su mala baba y su deseo de estar por encima de cualquier artista bajo su poderosa mirada.
ResponderExcluirLes digo lo mismo que tú: "Pónganse a trabajar señores"
Un abrazo querida, Tais.
Olá, Taís
ResponderExcluirPessoas que criticam tudo são difíceis demais. Tem uma frase que diz: se não tiver algo bom para dizer, fique calado. Focarmos em construir, em vez de apenas criticar, realmente faz uma grande diferença na vida das pessoas. Desejo um ótimo final de semana, bjs querida.
Oi, minha querida! Que saudade!!!
ResponderExcluirSempre digo que é bom te ler e não me canso de repetir!
O texto que compartilhas neste post é um chamamento à humanidade. Estamos nos tornando menos humanos a cada dia que passa e nosso senso de coletividade está se esvaindo. Que bom poder te ler e refletir contigo sobre a vida em sua essência. Se estamos aqui para destruir, o que mais nos resta?
Que sejamos todos construtores!
Um beijo grande no coração!
Oi, minha querida! Passando aqui novamente para lhe desejar um bom final de semana e boas festas! <3
ExcluirEu acho que tudo pode ser criticável, mas que se veja como se critica. Hoje todo mundo critica todo mundo, virou quase um esporte nacional, impelido que foi pelas redes sociais. É o criticar pelo criticar. Os famosos "haters". Acordam pela manhã, entram na rede à procura de qualquer coisa que possa ser criticada. É um saco. Há a crítica profissional, como sabemos. Os críticos de arte, de música, de cinema, literários...a arte talvez seja a profissão mais exposta à críticas, e não somente à crítica do dia dia mas da crítica dita profissional.
ResponderExcluirNão sabia desse caso do Portinari. Críticos de arte são os mais contundentes. Afinal de contas, se vemos um filme que não gostamos, automaticamente já fazemos a nossa crítica. Quem produz arte não pode fugir da crítica. A crítica incomoda. Não é bom você criar alguma coisa e vim algum crítico profissional e dizer que sua arte é ruim, mas são coisas da vida. Se os criadores de arte fossem dar ouvidos a todas as críticas ruins, eles simplesmente iriam vender picolé na praia em dias de verão. Ou simplesmente não dar bolas à críticas, como fez Sidney Sheldon que vendeu milhões de livros no mundo todo e era tido como um alguém que não escrevia "literatura".
Precisamos dar menos importância à críticas.
Abraços, Tais.
As pessoas estão ficando "sem noção" querida Taís.
ResponderExcluirExcelente a sua crônica.
Te desejo um abençoado Natal de paz.
Um beijinho
Verena
Oi Tais
ResponderExcluirTudo bem, amiga? sempre chego quando você está quase indo ... rs
Criticar é fácil né Tais _ quero ver ir lá e fazer melhor ... geralmente assim que falamos. A crítica faz parte e é válida quando buscamos avaliar um livro que lemos um filme, uma obra de arte, quando demos nosso parecer sem desmerecer ,mas o que vemos hoje é a galera apontando o dedo ,muitas vezes de forma cruel e irracional. Há em todo ambiente aqueles que gostam de dar palpites e como citou quando se trata de um conselho de amigos (as vezes ),vale um toque se algo bateu errado. e se é seu amigo de verdade ,certamente que deve ser com delicadeza e cuidado. A internet por ex. está cheia de gente mal educada.
Um bom Natal, amiga que tudo de bom se realize no Novo Ano . Muita saúde ok ?
Beijinhos .
Olá querida Taís! Na minha ótica está muito acertada nesta crítica! As pessoas têm a mania de achar que "dizer as verdades" é motivo para espezinhar tudo e todos. Não concordo com isso. Sou a favor de diálogos educados. Abraços! 🤗
ResponderExcluir
ResponderExcluirBoa noite, amiga Tais.
O que há mais são sabichões que nada sabem. Criticam tudo e todos, na maior parte das vezes sem fundamento nenhum. Dizendo as suas "verdades enganadoras", para confundirem os mais incautos.
Excelente crónica, estimada amiga.
Gostei bastante.
Deixo os votos de uma feliz semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
How right everything you write Tais!!!
ResponderExcluirIt is certainly so, the couch critics destroy lives, but they also do damage to society itself since they criticize anything that would ultimately lead to progress!! Very timely article!!
We have many armchair critics these days!!
A crítica virou passatempo. Porque as pessoas não de ouvem umas às outras, porque não querem compreender que todos têm o direito de serem como querem ser. Então criticam. Construtivamente? É o que pensam, mas muitas vezes a crítica é mais destrutiva porque se baseia em invejas veladas. Uma crónica muito oportuna, minha Amiga Tais.
ResponderExcluirAproveito para desejar para si e para toda a sua família um Natal cheio de amor e um ano de 2026 com muita saúde e conforto.
Um beijo.
A esmagadora maioria dos críticos são, em verdade, seres frustrados que jamais atingiram êxito em suas atividades. É mais fácil apontar erros na criação ou atividade alheia do que dar a cara pra bater.
ResponderExcluirUma ótima semana, Taís.
Querida Tais
ResponderExcluirNavidad es tiempo de agradecer y compartir. ¡Feliz y bendecida Navidad!
Que el amor de Dios te acompañe en estas fiestas y siempre.
Abrazos y te dejo un besito
*♥♫♥**♥♫♥**♥♫♥*--*♥♫♥**♥*
Tais, vim deixar um beijinho lindona!
ResponderExcluirOlá, meu amiga Tais, obrigado por este artigo e pelas suas amáveis palavras. Um dos meus autores favoritos, Roman Kołakowski, disse certa vez que "Um crítico é como uma galinha que só põe bobagens". Acredito que a crítica é inútil, e quem mais critica é quem não faz nada. Um abraço caloroso e forte! Beijos fraternos.
ResponderExcluirQuerida Tais,
ResponderExcluirÉ muito fácil para certas pessoas criticarem outras pelos seus trabalhos, pela sua ideologia ou pelas suas escolhas. O ser humano não é perfeito, todos nós temos os nossos defeitos e as nossas falhas, mas quando uma crítica ofende, diminui ou arrasa com uma pessoa isso não é algo aceitável, é desumano. Falta muita empatia com o outro, ninguém se coloca no lugar daquela pessoa, das suas dificuldades, de tudo o que ela passou ou viveu nesta vida, então não é atirando pedras que você estará fazendo algo construtivo para essa pessoa. Ótimo texto minha amiga!
Desejo a você um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!
Um beijo!
Se alguém for atirar pedras em mim, que sejam pedras de diamante. rsrsrsrsrs
ResponderExcluirNova tirinha publicada. 😺
Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.
Sou apologista que não tenho críticos nem inimigos, mas sim fãs revoltados! Não vale a pena perder tempo com essas pessoas!
ResponderExcluirBjxxx,
Pinterest | Instagram | Blog
Caríssima Taís,
ResponderExcluirO contexto traz verdades irrefutáveis sobre os sentimentos
baseados em críticas infundadas que acabam por desgastar
tudo que sugere o novo.
É muito acertado o seu pensar em volver os olhos para
as pessoas de forma mais compreensível, sem julgamentos,
mesmo porque, só temos um juiz, e as crísticas desestimulam,
corroem a alma e bloqueiam as esperanças futuras.
Maravilhado com seu ponto de vista parabenizo-lhe com
muito entusiasmo, ao tempo em que lhe desejo um Feliz Natal,
bem como a toda sua família, e um Ano Novo repleto de saúde,
alegrias e prosperidade.
Cordial e terno abraço, e que você e sua família sejam
abençoados sempre.
Bella Tais, excelente tu post.
ResponderExcluirAlgunos críticos no saben nada del tema que critican, son gente que nunca lograron nada importante y en cada critica dejan sus miserias al descubierto.
La critica constructiva es buena, nos ayuda a crecer, pero la mayoría lo hace con odio, yo quisiera verlos a ellos haciendo algo de lo que critican, no saben nada, es gente mal intencionada, frustrada, dan pena.
Que pases un hermoso día, lleno de amor y alegrías.
Besos bella
É mais fácil falar das pessoas do que olhar para si próprio. e, infelizmente, algumas críticas, ou "fofocas", destroem pessoas e suas conquistas. Falar sem medir as consequências. Bjssss
ResponderExcluirGostei muito da sua crónica. De facto, este mundinho tem gente que anda de muito mal com a vida e faz de tudo para dar cabo da vida dos outros... Enfim!
ResponderExcluirBeijinhos, amiga Taís,
Com votos de feliz e santo Natal!
E que o Ano que aí vem lhe seja favorável!
Olá, amiga Tais.
ResponderExcluirPassando por aqui, para desejar um bom fim de semana, e um Feliz Natal com tudo de bom, junto de quem mais ama!
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Excelente , minha amiga, excelente !
ResponderExcluirCríticos profissionais , então, são um desastre...
Subscrevo todo o texto na íntegra.
Querida Taís, doce Natal e excelente 2026 com paz e saúde junto a quem ama.
Carinhoso e forte abraço.
Olá, querida Taís
ResponderExcluirTraz-nos sempre assuntos que ferem diariamente a sociedade,
como esse das críticas e, mais, dos comentários televisivos
que faz parte da vida de muita gente. Deduzo que também nas
redes sociais se padeça disso, embora não subscreva nenhuma.
As críticas "construtivas" dá cabo da vida de muita gentes.
Atiram para o ar tudo o que de mau existe na própria vida.
Amiga, desejo-lhe um excelente Natal com a família.
Beijinhos
Olinda
Uma interessante e brilhante crónica. Quantas criticas sem fundamentos acabam por destruir carreiras e vidas pessoais e acredito, que muitas vezes quem critica, é por ter inveja, esse sentimento tão desprezível.
ResponderExcluirAproveito para desejar. um Feliz Natal e um excelente Ano Novo pleno de tudo de bom.
Beijos e abraços Natalícios
Olá. Independentemente da publicação que vi e li com todo o gosto, aplaudo e elogio, passo a fim de desejar um NATAL MUITOS FELIZ, para si, família, e a quem mais residir em seu coração.
ResponderExcluirBOAS FESTAS.
.
“ Natal, haja bondade no coração “ .
.
Happy Christmas and happy holidays.
ResponderExcluir
ResponderExcluirTaís,
Aproveito para deixar aqui meus
votos de lindos momentos de
festas. Que sejam tempos de
alegrias e reencontros.
Seja com você e sua família
e com outros que ama.
Bjins e Abraço com afeto.
CatiahôAlc.
“Luz no Coração”
“Natal é um instante de eternidade,
quando o coração se faz estrela
e ilumina, por dentro,
o escuro do mundo.”
Clarice Lispector
Bom dia retornando para deixar o link da minha mensagem Natalina para você, bjsss
ResponderExcluirhttps://pensandoemfamilia.com.br/poesia/natal-5/
Un post intenso e coraggioso che denuncia l’arroganza della critica sterile e difende con forza il rispetto, la creatività e la dignità di chi costruisce invece di demolire.
ResponderExcluirAuguri di buone festività
Feliz y linda Navidad para todos.
ResponderExcluirUn beso.
Feliz Natal e um próspero 2026. A sua crónica de hoje acertou o no alvo. Criticar por criticar, via de regra é "inveja" disfarçada,
ResponderExcluirSempre pertinentes e bem fundamentados os seus textos.
Querida Tais,
ResponderExcluirque o Natal chegue até você com a delicadeza das coisas simples e verdadeiras. Que traga silêncio onde houve cansaço, luz onde o ano foi pesado e esperança onde o coração precisou ser forte demais.
Que o amor encontre morada nos pequenos gestos, que os encontros sejam acolhedores e que a fé seja ela qual for renove por dentro, do jeito mais bonito e necessário. Que não faltem abraços sinceros, palavras que aquecem e a certeza de que recomeçar também é um presente.
Desejo que este Natal seja menos pressa e mais presença, menos expectativa e mais gratidão. E que a paz que nasce nesta noite especial acompanhe teus dias ao longo de todo o novo ano.
Com carinho,
Feliz Natal.
Nandinha
Dear friend, I am stopping by to let you know I am thinking of you and to wish you a very Merry Christmas. I wish you good health, peace and joy now and always.
ResponderExcluirI would like to thank you for your visits and kind comments on my blog. I really appreciate it so much.
faço minhas as suas palavras! Algumas criticas são tão inúteis que só servem mesmo para perceber que estar calado é uma virtude!
ResponderExcluirBjxxx,
Pinterest | Instagram | Blog
Minha amiga Taís,
ResponderExcluirjá passei pelas críticas e saí sobranceiro delas, risos. Acho, como disse, nossa amiga comum, Chica, você foi na "pleura".
Gostei deste modo de olhar dela e, sobretudo, do seu. Quase sempre os caminhos da crítica são devaneios da desocupação e da inveja.
Nunca é tarde. Afinal, seria bom o se pudéssemos comemorar Natal todos os dias.
Agradeço seu olhar sempre atento, sua amizade e os votos de um Feliz Natal. E aproveito para desejar-lhe um Ano Novo de muita luz, de muita paz e de muitas realizações. Que possamos esquecer o ponto de interrogação que circunscreve o mundo, sem deixar de observá-lo .
Abraços para a toda a família.
Beijo, querida amiga!
Olá, boa tarde: Passando, vendo e relendo, elogiando, e também, a fim de desejar continuação de boas festas, Que a Saúde, a Paz, e a boa harmonia. marquem residência no vosso lar e no lar da vossa família e amizades.
ResponderExcluir.
Deixo votos das maiores felicidades.
..
“” Poema: - Corações em Chama “
.
Olá Tais, olha eu aqui outra vez....quero desejar a vc e sua família um feliz ano novo, com muita saúde e felicidade! bjs
ResponderExcluirOlá, amiga Tais!
ResponderExcluirEspero que o seu Natal tenha sido repleto de amor, paz e fraternidade, assim como foi o meu.
Deixo os votos de um feliz fim de semana, e continuação de festas felizes com tudo de bom!
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Olà Tais, gosto sempre de ler suas crónicas e concordo com cuanto diz nelas.
ResponderExcluirMeus melhores desejos para um novo ano.
Beijinho
Olá, amiga Tais!
ResponderExcluirPassando por aqui, para desejar uma ótima semana, e um Feliz 2026, com tudo de bom!
Beijinhos, com carinho e amizade!
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Che sia per Te un 2026 ricco di gioie inaspettate e bellissime, vivi il tuo presente, sogna il tuo futuro, ma abbi cura di ripescare nel tuo passato quei tasselli che ti aiuteranno a costruire ciò che vuoi essere.
ResponderExcluirOi querida Taís
ResponderExcluirPassando aqui n a sua casa ,nesse s últimos momentos do ano, para
deixar meu abraço e votos de um lindo nascer do Novo Ano.
Sigamos ,amiga com Fé e saúde . Beijinhos
Minha cronista preferida, bom ano novo para você e para a família. saúde e paz e muita coisa pra escrever.
ResponderExcluirbeijos
Querida Tais
ResponderExcluirQue 2026 te encontre com o coração cheio de sonhos e a alma descansada. Que seja um ano de portas abertas, de boas surpresas e de pequenas alegrias que fazem toda diferença.
Desejo que a luz da esperança te acompanhe,
que a saúde seja tua parceira constante e que o amor em todas as formas te abrace com força.
Que cada passo seja abençoado e cada conquista celebrada.
Com carinho e votos sinceros:
Feliz Ano Novo, Tais para ti e Pedro 😘🙏🏻
Nandinha
Olá, querida Tais, minha amiga espiritual!
ResponderExcluirVim desejar a você um Ano Novo maravilhoso, repleto de sucesso e saúde, e que a felicidade em todas as suas formas esteja com você.
Saudações, abraços e votos de muita saúde e sorrisos todos os dias!
Muito obrigada, do fundo do meu coração, por visitar meu blog, por ler e comentar minhas postagens — isso significa muito para mim, é muito importante, e me sinto orgulhosa por ter encontrado uma pessoa tão maravilhosa como você neste vasto mundo virtual.